O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Rafa 09/06/2023

Obrigado, Gabo!
Em algumas raras ocasiões temos a sorte de nos separar com algo verdadeiramente genial. Algo feito com tanto esmero, talento e desenvoltura que merece ser chamado de obra-prima. O amor nos tempos do cólera me deu um desses momentos.

Escrever sobre amor é, provavelmente, a coisa mais recorrente na literatura. Sempre tive um pouco de receio de pegar esse livro para ler por achar que seria apenas mais um romance superestimado, mas cheguei a conclusão que eu precisava esperar o momento certo. Foi a primeira obra que comecei a ler após perder meu pai e o Gabo me ajudou a colocar algumas coisas em ordem na cabeça.

O dilema de Jermiah de Saint-Amour, mesmo sendo apenas uma.curta passagem, me colocou em perspectiva medo da velhice que enxerguei no meu velho; o amor de amores do Florentino me levou a tentar compreender a vida do meu avô e os ensinamentos que meu próprio pai recebeu, mesmo que indiretamente.

Para mim não foi "apenas" uma jornada pela vida a qual Gabo escreveu tão magistralmente, foi viagem de reflexão por mentes que me eram distantes e incompreensíveis em diversas questões.

A história é linda por si só e uma vez superado o anacronismo, é admirável ver a capacidade de fluidez e domínio que um autor consegue ter. As mudanças de tempo e personagem são feitas tão habilidosamente que não não há nenhuma percepção de quebra, nenhum sentimento afoito para o retorno da narrativa para o ponto anterior. Você simplesmente aceita a viagem por um rio sinuoso e torce para que o final seja tão brilhante quanto o caminho.

Florentino e Termina são dois dos meus personagens favoritos da literatura e esse livro se tornou um dos meus favoritos e certamente o recomendarei por toda a vida. Gabo é genial e lê-lo é um prazer

lamarchatropical 08/06/2023

O processo
Queria saborear essa leitura aos poucos e acho que fiz a escolha certa. O relato de tantas vidas não poderia ser lido de maneira apressada, pelo contrário, não se analisa uma vida como se lê uma revista.

A história do livro não nos poupa da realidade, então temos personagens com muitas camadas (pra não dizer muitos defeitos) e ações não tão aceitáveis.

Mesmo assim, acho que a magia na leitura de Gabriel García Marquez é o envolvimento com a história como um todo, uma vontade de compreender esses protagonistas e, é claro, torcer por eles.

Não é uma leitura dividida em capítulos, por isso pode ser cansativa para quem lê muito, mas deixo a recomendação: leia como quem vive a vida. Não corra, caminhe e viva o processo.

anaclaraleitegomes 04/06/2023

Por toda a vida
?Primeiro, é importante que eu fale da qualidade de escrita deste homem! Que tiro certo, ter pego esse livro na biblioteca da faculdade!!! Por mais que seja uma leitura densa e que tenhamos que anotar algumas coisas, são muitos personagens. A leitura me parece muito fluída, sabe?!
?Eu não sei se esse é um romance de formação, já que está falando sobre o crescimento ao longo dos anos dos personagens.
?Particularmente, não gosto de romances de amor, mas esse foi um 5 estrelas. Que obra perfeita, singular e única. Nunca li algo parecido com isso.
?Eu estava vendo que algumas pessoas aqui no skoob, estavam dizendo que o amor deles era uma obsessão, mas os alecrins dourados das redes sociais nunca fizeram isso. Infelizmente, tenho uma obsessão amorosa que está durando 2 anos e se ele quiser eu espero mais.
?Um romance com cartas, belas frases, história e etc.
?Acho que esse foi o melhor livro do semestre, valeu a pena os dois meses de leitura contínua e abandonos.
?Simplesmente, leiam

Márcia 02/06/2023

Quantos amores são possíveis?
Falar de amor pode parecer muito clichê, mas esse livro surpreende pois vai nos mostrando inúmeras formas de amar e, algumas vezes, mistura outros sentimentos com o amor. Aqui o amor aparece de múltiplas formas :trocado, traído, para todas as idades , tímido , envolvente, louco e apaixonado , maduro... o amor não termina nunca! Até no título pode ter mais do que uma interpretação.
Com o passar da estória acompanhamos o processo de envelhecimento das personagens, o enrolar de suas vidas e como lidaram com isso.
A história da Colômbia também é retratada com suas guerras civis e a epidemia de cólera. Sempre navegando pelos rios e mares.
O texto é muito envolvente , franco e muitas vezes hilariante.
Só a genialidade de um Nobel da literatura consegue juntar tudo isso em num único lugar surpreendente e muito gostoso de ser lido.

MarianaSATasca 01/06/2023

Os sintomas do amor são os mesmos do cólera
Li ?O amor nos tempos do cólera? no início da pandemia, quando não sabíamos quanto tempo ela iria durar e o medo do futuro pesava no ar, dificultando a respiração.

À época, vivia as fagulhas internas causadas pela paixão avassaladora. Eram meus primeiros meses de namoro.

A narrativa de Gabo, nesse cenário, tomou contornos especialmente encantadores.

O livro conta a história de um amor perene nutrido por Florentino Ariza por mais de 50 anos, sobrevivente ao tempo, à distância e aos rumos dados pelo destino à vida de sua amada Fermina Daza.

O romance, embora sutil, é grandioso e arrebatador, revelando a beleza do amor maduro, que é puro, sereno e incondicional.

A sensação, durante toda a leitura, é de que estamos envoltos por uma brisa morna de uma tarde primaveril. Parte disso, para além da potência dos sentimentos causados, liga-se ao fato de que a trama é ambientada numa fictícia Cartagena.

Datando da transição entre os séculos 19 e 20, Gabo brinca com o título eleito, já que, neste período, a Colômbia enfrentou severas guerras civis e o país, pobre, sofreu epidemias de cólera em razão da precariedade sanitária. Fica, então, o questionamento: é possível amar em tempos de guerra e doença?

Eu tenho certeza que sim. Pois, fazendo das palavras de Gabo as minhas, ?os sintomas do amor são os mesmos do cólera?.

@tascadoslivros

le.soulluna 30/05/2023

Acho que posso dizer que se trata de uma história intrigante...passei o livro todo com a impressão de estar testemunhando a trajetória de um amante carregado de um romantismo incurável, irremediável e talvez insano, delirante. Mas no instante final, já no fechar das cortinas, o entendi de outra forma...Que talvez o amor persistente e perseverante de Florentino Ariza tratou muito pouco, ou quase nada, sobre romantismo, ele tampouco teve inspirações ou motivações para isso ao longo de sua vida. Mas tratou-se talvez de algo muito mais relacionado à sua razão e pensamento, do que pude perceber à primeira vista. Penso que ele Amou sustentado sobretudo por uma decisão de um modo de existir, foi um amor que resistiu às intempéries do tempo baseado no seu desejo genuíno de praticar e de se dedicar ao ato de amar, à mercê dos riscos e armadilhas do caminho. Ao final, Florentino Ariza me trouxe a percepção de que Amar realmente, talvez tenha muito pouco a ver, ou quase nada, com o romantismo, é muito mais sobre um desejo genuíno de viver esse sentimento, enlaçado com a decisão de se dedicar e perseverar nesse ato, às custas do que vier...
Mas só talvez, ainda há muito o que refletir sobre essa obra, há ainda passagens difíceis, denunciando preconceitos e práticas inaceitáveis nos dias atuais, que nos faz pensar no quanto já evoluímos.
É uma obra que vale muito a pena conhecer.

thai 29/05/2023

Do amor
Demorei três semanas e dois dias para terminar esse livro.
Entre indas e vindas ?do 🤬 #$%!& ?, pude me aprofundar na vida e formação de Florentino e sua pá de amores inconsequentes, entregues e desnorteantes, Juvenal e sua carreira médica extensa, legado interminável e morte inconfundível e, sem menos importância, Fermina Daza e sua com fantasmas do passado acobertou por um presente aconchegante e facilmente acostumavel.
Mesmo com suas 400+ páginas, letras miúdas e descrições estarrecedores, sinto no meu âmago que Gabo, se tivesse a chance, poderia contar essa, e todas suas outras histórias, pelo resto de uma vida. A facilidade com que esse homem consegue imaginar e transmitir é fascinante para qualquer um que possa, e eu espero que façam, colocar suas mãos juvenis de amor em um dos livros desse romântico incurável.
Digo mãos juvenis, aliás, por ser uma das primeiras lições que tomo da obra: a muita idade acumulada não te tira a capacidade de amar, só a aumenta. Gabo nos transporta para um universo em que um amor passado de anos apenas se torna mais forte. Nunca tendo esquecido seu primeiro amor, um homem vive muitas vidas antes de ter, finalmente, a elegida por ele mesmo.
Ainda assim, não posso simplesmente deixar de lado a clara pedofilia com America Vicuña: um homem passado dos 70 e uma menina colegianda me enojou, revirou-me o estômago e quase me fez esquecer todas as boas memórias que consegui lendo o livro. Ainda não sabendo como reagir, tento tirar da leitura aquilo que me moveu de um jeito pleno: a formação de um coração forte e apaixonado.
Uma boa leitura, para falar o óbvio.
thai 29/05/2023minha estante
acabo de perceber q o skoob me censurou

rogerbeier 28/05/2023

Amores doentios
O livro é lindo. Gabo é genial. Os amores são magistralmente narrados nesta história, porém, são todos eles doentios, como o título da obra já nos sugere. Alguns desses amores são, até mesmo, muito repugnantes, como o de América e Florentino. Jamais irei me esquecer desta obra. Os clássicos são assim. Mexem com a gente de um jeito que somos incapazes de olvidá-los. Fermina Daza, Juvenal Urbino e Florentino Ariza são desses personagens que ficarão para sempre em nossas memórias.

skuser02844 24/05/2023

Épica Leitura
Após mergulhar nas páginas do livro "Amor nos tempos de cólera", de Gabriel García Márquez, me sinto profundamente tocado e encantado com essa obra-prima da literatura. A história épica de amor que se desenrola ao longo de décadas capturou minha imaginação e me deixou maravilhado com a maestria do autor.

Através das palavras habilmente escritas por Márquez, fui transportado para uma cidade portuária do Caribe colombiano, no final do século XIX e início do século XX. A atmosfera exótica e mágica dessa região é ricamente retratada, criando um cenário perfeito para os eventos que se desenrolam.

Os personagens principais, Florentino Ariza, Fermina Daza e Dr. Juvenal Urbino, são retratados com uma profundidade e complexidade impressionantes. A paixão intensa de Florentino por Fermina é palpável em cada página, e sua espera paciente e interminável pelo amor verdadeiro é de partir o coração. A figura de Fermina, por sua vez, é retratada como uma mulher forte e decidida, que se debate entre a obrigação matrimonial e a busca pela felicidade genuína.

Ao longo do romance, o tema do amor é explorado de maneiras diversas e fascinantes. Márquez apresenta-nos não apenas ao amor romântico e idealizado de Florentino, mas também ao amor prático e comprometido de Fermina e Juvenal. As diferentes perspectivas sobre o amor e os desafios que cada personagem enfrenta em suas jornadas criam uma narrativa envolvente e complexa.

Além disso, o contexto da epidemia de cólera que assola a cidade serve como uma metáfora poderosa para as emoções intensas e imprevisíveis do amor. Essa temática nos lembra da fragilidade da vida e da efemeridade dos momentos de felicidade.

A escrita de Márquez é uma obra de arte por si só. Sua prosa poética, repleta de metáforas e descrições vívidas, transporta o leitor para o mundo dos personagens e os envolve em uma teia de emoções. Cada palavra é cuidadosamente escolhida, resultando em uma leitura fluida e prazerosa.

"Amor nos tempos de cólera" é uma leitura profunda e reflexiva, que me fez questionar minhas próprias crenças sobre o amor e a vida. A passagem do tempo, a velhice e a solidão são temas delicadamente explorados, tocando em aspectos universais da existência humana.

Em suma, este livro é uma joia literária que cativa e emociona. Recomendo "Amor nos tempos de cólera" a todos aqueles que desejam se perder em uma história de amor arrebatadora, repleta de emoções intensas e personagens inesquecíveis. Gabriel García Márquez conquistou meu coração com sua narrativa sublime, e esta obra perdurará em minha memória como uma das mais belas que já tive o prazer de ler.

thalitamirom 21/05/2023

O amor nos tempos do cólera conta a história de amor entre Fermina Daza e Florentino Ariza. Uma história de amor platônico, que se arrasta por 53 anos, 07 meses e 11 dias.

Acho a construção da história interessante, o enredo no geral é bem pensado. Porém, preciso dizer que foi uma leitura arrastada e difícil de concluir por diversas questões.

Acho que a paixão de Florentino se tornou obsessão e isso me incomodou muito durante a leitura. Ao mesmo tempo, dizia amar tanto, mas até pedófilo foi. Ainda teve a coragem de dizer a ela, depois de tudo que já havia aprontado: ?é que me conservei virgem para você?.

Perdão ao Gabo, mas esse romance não funcionou para mim.

SraD 20/05/2023

Maravilhoso!
Um amor que espera silenciosamente por mais de meio século para que duas pessoas que não puderam ficar juntas, devido às diferenças de classe social, se encontrem.

Os personagens tem profundidade, sentem o peso dos anos, o "cheiro da carne fermentada" pela idade, porém o autor não se perde em descrições tediosas.

Como em "cem anos de solidão" Gabo, para os íntimos, nos envolve em uma trama que te faz voltar para ler mais um pouquinho e te dá uma gota de esperança toda vez que parece não haver saída.

Leiam!

Sofia136 16/05/2023

O amor nos tempos do cólera traz uma perspectiva real do que é o amor . Para quem já leu algum livro do Gabo sabe o quanto sua escrita consegue ser poética e totalmente sem pudor , o que atrai ainda mais o leitor para dentro da história.
Seguindo nessa linha de pensamento, o enredo vai nos guiar por um "amor torto" , no qual Florentino Ariza esperará por várias décadas por sua amada , mas a pergunta que realmente fica é : será que era realmente amor? O que é o amor?
Gabo deixará claro que o dito "Amor " pode ser belo , maléfico, asqueroso ao ponto do leitor querer vomitar , o amor não possui índole, é colérico...
Para quem ainda acredita no amor de conto de fadas sinto muito , mas este livro não é para você!

Ina 13/05/2023

O melhor do Gabo
Este é o quarto livro do autor que leio e já posso dizer que se tornou o meu favorito dele, anotei tantas frases lindas? O começo da leitura achei um pouco difícil engatar mas depois fluiu, tenho que reforçar que, apesar de ter gostado do romance, tem muitas passagens preconceituosas? É bom fazer a leitura com o olhar crítico e se deliciar com a escrita do ganhador do prêmio Nobel.