A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Leitor Oculto 31/10/2020

Bem chato!
Arrastado, confuso e pouco esclarecedor. Me desculpem os amantes da obra - sei que é um clássico - mas para mim não rolou.

Ton 27/09/2021

Vale a pena ler
Este livro é bom, cheio de suspense que deixa a gente com mais vontade de ler a cada pagina que se passa. Eu estou até agora impressionado com este final, parece que alguns pequenos detalhes ficaram em aberto ou os meus olhos não conseguiram ver tais informações, recomendo muito esse livro.

Camila | @abismos.literarios 08/06/2022

A outra volta do parafuso, de Henry James (1898)
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Na véspera de Natal, alguns amigos estão reunidos compartilhando histórias de fantasmas e assombrações, com um anúncio de uma história muito perturbante, Douglas pede que o grupo espere até o dia seguinte, para ele solicitar os registros originais que estão guardados em sua casa, os quais foram escritos pela própria governanta, e que lhe confiou tais escritos. É então que Douglas começa a narrar a história ali escrita:

Uma governanta é contratada pelo tio de duas crianças que perderam os pais há algum tempo, sendo essas muito dóceis e tranquilas. Tendo uma oferta generosa, com a única regra de não importunar o tio, independentemente do aconteça, a governanta (que em nenhum momento é nomeada ao longo da história) aceita o emprego e se muda para uma mansão distante. De primeiro momento tudo é maravilhoso, as crianças são dóceis e amigáveis, sua colega se torna uma grande amiga, e ela ama o que faz. Mas então coisas sinistras começam a acontecer nessa casa, será de fato que os fantasmas dos antigos trabalhadores estão a assombrar as crianças ou tudo não passa de loucura?

Com esse cenário de dúvidas e inquietações, conforme avançamos na leitura, mais difícil fica adotar um posicionamento de fato. A governanta passa a pensar em formas de confrontar essas aparições e proteger as crianças, mas ao mesmo tempo certas situações parecem querer testá-la. Que desfecho terá essa história?

Bom, ainda estou processando esse livro e o final, que abre um leque de inúmeras possibilidades de interpretações. É uma leitura muito fluída e instigante, que te deixa totalmente submersa na história pela forma como é relatada pela protagonista. Conforme você avança, página após página, nem você consegue mais perceber se os acontecimentos são de fato sobrenaturais ou se podem ser algo de teor psicológico, e essa dualidade presente em todo o livro te deixa com a cabeça processando mesmo após finalizar a leitura, mas o final aberto não torna, de forma alguma, a leitura ruim.

Essa edição da @penguincompanhia nos presenteia com um posfácio muito importante, que lhe conduz em algumas reflexões necessárias e até norteia algumas respostas que ficam abertas a interpretação ao longo do livro. A tradução é excelente e super acessível.

site: https://www.instagram.com/p/Cei-7cILXqK/

Newi 24/10/2020

Ótima história, porém requer atenção.
O livro conta a história de uma governanta que é contratada para cuidar de duas crianças em uma antiga mansão inglesa. Até que essa governanta começa a ver fantasmas e desconfia de que as crianças também conseguem ver os espíritos e estarem sendo influênciadas por eles. Eu gostei de como o autor deixou em aberto se realmente a casa era assombrada, ou se a governanta estava ficando louca e vendo alucinações. O filme "Os Inocentes" (1961) me ajudou bastante a imaginar as cenas e a compreender melhor a história.

@apilhadathay 28/12/2020

NÃO LEIA DE MADRUGADA

"A Volta do Parafuso" é um romance gótico escrito por Henry James. A história se passa numa antiga mansão isolada no interior da Inglaterra (Bly Mannor), onde uma jovem preceptora é contratada para cuidar de duas crianças órfãs, Flora e Miles. Ao passo que a narrativa avança, a jovem presencia eventos estranhos e acredita que os espíritos malignos dos antigos empregados estão tentando possuir as crianças! O suspense aumenta, a linha entre realidade e imaginação fica cada vez mais sutil até chegarmos a um desfecho pra lá de ambíguo.

James nos entrega, com este livro, uma obra-prima do gênero gótico, cheia de suspense e duplos sentidos. De forma habilidosa, ele cria uma trama psicológica que mantém leitoras/es envolvidas/os do começo ao fim. A atmosfera sombria e a sensação constante de inquietação são peças-chave para construir tensão ao longo do livro. A narrativa é permeada por uma dualidades e não sabemos se os eventos sobrenaturais são reais ou apenas frutos da mente perturbada da preceptora. A escrita detalhada de James e sua capacidade de criar personagens complexos fazem desta experiência de leitura algo tão intrigante quanto angustiante.

Para leitoras/es que apreciam narrativas de suspense psicológico e atmosferas sombrias: ficarão sufocadas/os até o final! Amantes do Gótico literário encontrarão nesta narrativa algo arrepiante e misterioso. Ademais, para quem aprecia uma escrita minuciosa, uma construção complexa de personagens e um banho de metaficção, fascínio é o que sentirá com o estilo singular de escrita do Henry James. Mas friso que a trama ambígua, com seu final aberto, pode frustrar leitoras/es que preferem respostas mais conclusivas! A VOLTA DO PARAFUSO é perfeito para quem curte suspense, enigmas, cutucadas no cérebro e batidas fortes do coração!

Jennie 27/12/2020

Um livro mediano, um final aberto, e uma escrita confusa e enrolada demais.

Foi até divertidinho de ler e fazer teorias, mas ele é tão enrolado que eu só queria terminar e acabar logo com a chatice, o fato de deixar as assombrações em aberto deixa ainda mais chato. Não tenho muito o que falar, mas o enredo é realmente legal se você ignorar a enrolação.

Eliza.Beth 29/12/2023

Terror psicológico
Eu adorei esse livro. Aparentemente, ele não faz muito sucesso entre os leitores, mas funcionou super comigo.
Ele tem uma escrita desafiadora, personagens complexos e, na minha opinião, um suspense que prende.
Eu amei ter que ficar tentando decifrar se as coisas eram reais ou não. E amei mais ainda terminar a leitura e não ter uma conclusão.

Esse livro fala muito nas entrelinhas. Todas as possibilidades que passaram na minha cabeça faziam sentido.

Em determinado momento, eu senti até um certo incômodo, talvez um certo grau de medo. Gostei do sentimento.

Eu consigo entender as pessoas que não gostam dessa leitura, mas fico muito feliz que esse livro conversou comigo e foi uma excelente leitura em 2023.
Carolina.Gomes 12/01/2024minha estante
Já comprei o ebook.

Eliza.Beth 13/01/2024minha estante
Vc vai gostar, pode confiar!

Lala 23/01/2024minha estante
Eu não consigo entender quem não gosta da leitura não kkkk, tô julgando todo mundo mentalmente aqui, que absurdo esse livro ter 3.5 estrelas!Tudo bem o livro não ter feito o estilo da pessoa, mas tem uma galera chamando ele de clichê, batido e mal desenvolvido, e pra mim esse livro é tudo menos isso. Ele segue sendo uma das histórias de terror mais intrigantes e complexas até hj, na minha opinião, e pra mim qm chama de clichê não sacou o objetivo do livro e que ele é muito mais q sobre casas mal assombradas. Finalmente outra pessoa q deu 5 estrelas, tava difícil de achar

Juliana Raasch 24/11/2020

Decepcionante
Definitivamente não era o que eu estava esperando. Achei a linguagem extremamente cansativa, o modo como a história foi contada ficou muito confuso e monótono.
O plot twist do final não me convenceu de jeito nenhum.

Jackie! 01/11/2023

Bom, mas sem metade do brilho da série!
Esse livro foi inspiração para a série Mansão Bly e mesmo tendo o mesmo plot e núcleo de personagens principais, não tem nem um terço de riqueza em detalhes que adaptação criou.

Senti que lia o roteiro bruto da série, faltou um tchan, faltou aprofundamento, sentimentos, um certo casal aí... Talvez se eu tivesse lido antes de ver a série, eu tivesse gostado mais.

Ainda assim não posso negar o peso que o plot twist deve ter dito para a época em que foi escrito e como a história (mesmo sem os tais detalhes criativos) é muito bem escrita.

loyollabritto 31/05/2023

Me deixou assim ???
Passada chocada com o final, sinceramente, eu não esperava aquilo. No decorrer da trama, pensei em milhares de teorias, não sabia quem tava mais doida, eu ou a protagonista. No final, ela ganhou de mim. Doida maluca de pedra.
Adorei a história, me deixou de boca aberta e cheia de doideira na cabeça.

Donizeti 31/10/2023

Livro decepcionante
Embora seja um clássico escrito em 1898, e eu entenda sua importância na literatura, esse livro é simplesmente péssimo.
A história parece não avançar, a escrita é desconfortável, o enredo é bem chato, assim como todos os personagens, sem exceção, sem contar o fato que tudo que acontece na trama fica em aberto. Seria as aparições vistas pela governanta uma realidade ou apenas loucura de sua imaginação?
Resumindo: livro extremamente cansativo, chato e prolixo.

Notas da SubLinha 07/12/2021

Um clássico das histórias de fantasmas
O típico livro de terror do século XIX, com uma história emoldurada por dois narradores: um, que nos conduz, à beira da lareira, na noite de Natal, a acontecimentos horríveis que se passaram com uma mulher que lhe confiou um manuscrito; a outra, a narrativa em primeira pessoa da própria mulher que escreve o manuscrito depois dos eventos que vamos conhecer ao longo do livro.
A escrita é simples, por um lado, mas não recomendo uma leitura desatenta, porque cada sentença é cheia de apostos, o que torna tudo o que é dito repleto de camadas. Também cheio de camadas é o que viemos a saber pela voz da mulher, que é um clássico entre os narradores não confiáveis - por definição, como é de se esperar de Henry James.
Não vá esperando um desfecho espetacular, ou vários "plot twists", porque o final do livro é tão insidioso quanto o terror que espreita o coração da narradora.
Recomendo fortemente, para fãs de literatura e do gênero gótico ou de terror, a leitura do texto de apoio, que fecha o livro. Um primor!

Rodolfo 15/10/2023

Uma babá recebe a missão de cuidar de duas adoráveis crianças que ficaram órfãs e das quais seu responsável, um tio, não quer nem saber notícias. Acreditando ser uma missão fácil, a babá é surpreendida por uma carta da escola de uma das crianças, informando que ela estava expulsa.
A empreitada da jovem babá fica ainda mais macabra quando ela começa a ver pessoas desconhecidas rondando a propriedade onde as crianças moram e que após breve especulação, descobre que são ex-funcionários que já morreram.
E aqui pra mim (opinião bem pessoal) a história parou. Isso porque após as duas aparições, por volta do meio do livro, a babá entra numa grande divagação e questionamentos e a história não anda, não tem cenas de terror ou assustadores, como a história nos leva a acreditar, e muito menos resoluções dos questionamentos.
Tudo bem que muitos especialistas na obra do autor identificam a ambiguidade em suas obras, deixando para o leitor a grande escolha do que realmente aconteceu e aqui ele consegue isso, porém leva-se um tempo gigante de mais do mesmo para tentar mostrar isso.
Talvez pelo estilo de escrita ou até mesmo pela época em que a obra foi concebida, pra mim a leitura não "aconteceu".