A outra volta do parafuso

A outra volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

va 19/11/2020

História de fantasmas
A volta do parafuso, livro que inspirou as séries da netflix ?A maldição da mansão Bly? e ?A maldição da Residência Hill?, é uma história de fantasmas, de mistério e de imaginação. A história se inicia quando uma esperançosa preceptora chega na mansão Bly para cuidar de duas crianças, essas muito inteligentes e dissimuladas para o intelecto infantil. Ao meu ver, o Henry James não deixa explícito qual é realmente os horrores que os fantasmas provocaram, então cabe à imaginação do leitor pensar no pior. Essa foi uma leitura bem fácil e curta, mas confesso que me entendiou um pouco, além disso, o autor se perde um pouco na narrativa, o que deixa a escrita meio confusa; não li outras obras dele mas creio que isso faz parte de seu estilo.

boemillys 27/11/2021

Mansão Bly
Percebi que estava lendo a história que já conhecia e resolvi pagar pra ver. Bem, definitivamente não consigo ler quando já assisti a versão cinematográfica, as comparações são inevitáveis. A escrita é intrigante e eu gostei bastante, só me incomodou já saber a história.
Patricia677 27/11/2021minha estante
Quero muito esse livro. E não olhei a adaptação ainda por causa disso. Quero ler primeiro.

Matheus.Duarte 21/04/2020

Adorei o estilo de escrita do Henry James. Com certeza irei procurar outros livros do autor. A história é imersiva e é capaz de te fazer criar várias teorias sobre diversos acontecimentos que são apresentados no livro.
Justi 21/04/2020minha estante
Ele tem livros ótimos

Marcio Claver 20/12/2021

A Volta do Parafuso
A Volta do Parafuso, publicado por Henry James em 1898 de forma serial entre os meses de janeiro e abril na revista norte-americana Collier’s Weekly, acabou se tornando um grande clássico da literatura de horror. A ambientação sombria, a narração em primeira pessoa que torna pouco confiável a apresentação dos fatos, todo o questionamento de quem poderia ser realmente o culpado, se é que há um culpado.

Jules8 15/01/2022

Nada demais
Muito alarde no início para um final mixuruca. Nao reclamo da forma como a história é escrita, mas sim da própria história. Esperava mais.

Clarissa Bruno Monteiro 17/07/2021

Acho que é a primeira vez que uma adaptação supera o livro original, eu amei muito a série e foi por causa dela que eu comprei o livro. A leitura é muito rápida, não da nem tempo de ficar entediado, tudo acontece num piscar de olhos. Mas eu tive dificuldade de me conectar com a história, não sei se era pela escrita em si ou por ser um livro de "terror" tão antigo. Terror entre aspas por causa do caráter psicológico do livro, que eu não entendi pq sou burra. Não é um livro ruim, só achei meio sem sal, mas deve ser pq eu não entendi mesmo. Tive que ler a última frase três vezes pra entender oq tava acontecendo.
Maila15 17/07/2021minha estante
Concordo com você, o livro não achei ruim, mas série é bem melhor.

Reginaldo Pereira 04/11/2023

A verdade é aquilo que nossa consciência nos faz acreditar
?A Outra Volta do Parafuso? é aquele tipo de obra que reverbera em nossas lembranças depois que a terminamos. Mesmo sendo uma leitura rápida, nos deixa pensando, interpretando possibilidades a respeito da história em si, e sobretudo sobre o seu desfecho.

Antes de lê-la, fui atrás de algumas resenhas, as quais iam do céu ao inferno, com as mais diversas impressões! Resolvi encará-la sem pré-conceitos e acredito que tenha sido o que melhor poderia ter feito. Não foi minha ?história de fantasmas? favorita, mas talvez tenha sido uma das mais envolventes tramas a respeito da consciência humana.

A muitos deve ter desagradado pelos fios que aparentemente teriam ficado soltos? a outros, justamente pelo desfecho poder não ter sido o que se esperava? A mim me agradou justamente por tudo isso, mas principalmente, por me fazer pensar nas possibilidades que a obra permite serem refletidas!

Enfim, uma boa leitura rápida! Ótima para aquele típico intervalo entre leituras maiores e mais densas.

Nayane.Keilla 20/08/2020

Voltas infinitas
O livro é um clássico de suspense do século XIX, porém muito pouco divulgado e nada popular. Talvez pela complexidade a qual a narrativa foi construída.
Um jovem resolve contar uma história real de fantasmas a um grupo de pessoas, escrito em cartas que ele recebeu há anos de uma velha amiga, que seria a narradora da história.
A narrativa envolve os leitores em um mundo subjetivo, psicológico da narradora, que pode ser interpretado como as muitas voltas que sua mente dá, através de suas impressões em relação aos demais personagens e das visões de aparições de fantasmas e nos faz refletir sobre questões existenciais como vida e morte, razão e loucura, assim como a questionar os valores burgueses da época.
Uma leitura válida e surpreendente.

natalianvn 19/07/2021

um livro ?ok?. não gostei da linguagem, achei a narradora repetitiva e muito chata ? mas não achei de todo ruim, só não foi muito meu estilo.
é daquelas narrativas que tu questiona se a narradora endoidou ou se o que ela tá vendo realmente tá ali...
algumas passagens são bem confusas - acho que só entendi a história no início porque tinha assistido aos primeiros episódios da série da netflix ?a maldição da mansão bly?, que é inspirada nesse livro.

Rosie 28/10/2023

FANTASMAS
Já fazia um tempão que queria ler esse livro, mas toda vez que pegava ele, não conseguia engatar na leitura.

A história é um pouco confusa, principalmente na parte II do livro. A governanta aqui fica obcecada com os tais "fantasmas" que ela vê e enfia na cabeça que as duas crianças que ela cuida conspiram com esses fantasmas.

No finalzinho eu estava duvidando da sanidade da senhora Grose, mas no final só me fez ter certeza que quem estava com a sanidade duvidosa era a governanta.

Final extremante aberto: De fato eram fantasmas? Ele morreu por qual razão, foi a governanta que acabou matando ele ou ele de fato viu o fantasma e com esse susto o morreu? O que aconteceu com a outra criança e a sra Grose? O que acontece com a mansão Bly?

Enfim, é uma narrativa confusa e você precisará se concentrar muito para acompanhar o ritmo, além de se fazer necessário umas releituras para entender mais camadas desse mistério.

Nessa edição da penguin, foi bem interessante pois tem um posfácio de David Bromwich onde é explicado algumas cenas e falas dos personagens do livro do começo ao fim, o que me ajudou muito entender algumas partes.

Marina 13/08/2023

Esperava uma história mais envolvente
Não é o que se espera de uma história de fantasmas. A linguagem beira o barroco, o que não é um problema mas torna a leitura mais pesada. Entretanto, a história é enrolada e demora a se desenvolver apesar de ter apenas 145 páginas. Particularmente, achei impossível gostar da protagonista, mas o livro permanece sendo um clássico bem escrito.

edzlke 03/03/2022

meu Jesus amado o que exatamente aconteceu aqui
Esse livro inspirou a série A Maldição da Mansão Bly, mas antes eu devo dizer que não tem muito a ver com a série, a não ser alguns personagens e suas personalidades. O enredo é bem diferente e bem menos interessante do que o que a Netflix lançou.
Eu devo ter lido esse livro quando eu tinha uns 14 anos, e resolvi reler porque lembro de ter gostado muito. Na época, a senhora da biblioteca me perguntou se eu achava que era uma história de fantasmas, e eu nem pestanejei: respondi logo um SIM bem grandão, e ainda pensando ?como que essa mulher dessa idade não notou isso??.
Bom, a verdade é que não dá pra saber a resposta dessa pergunta. Você pode ler e reler e não vai encontrar provas de que é ou não é uma história de fantasmas. Tudo que dá pra fazer é interpretar do seu jeitinho.
Agora, um pouco mais velha, eu entendi outra coisa. Pra mim essa não é mais a história de dois fantasmas obcecados por criancinhas. É a história de uma mulher que não conheceu o amor até então e que acha que pode conhecê-lo se conseguir despertar a aprovação do pretendente, se mostrar que é uma mulher capaz de desempenhar seu trabalho com eficiência. O problema é que isso acaba sufocando tudo que há de bom no dia a dia da casa.
A escrita de Henry James não é uma das coisas mais simples do mundo, são palavras antigas e ele usa adjetivos demais, mas com um pouco de esforço dá pra desvendar os significados que ele procura dar.

iammoremylrds 14/02/2022

gostei bastante da obra apesar de boa parte da obra tenha uma leitura bem lenta e enrolada, mas nada que atrapalhe a leitura, se pode falar do fato da experiência ter sido um tanto quanto impactante

Bruna 12/05/2020

As Voltas que o Parafuso dá e suas interpretações
Um clássico da literatura inglesa (gênero novela), que fez muito sucesso na época do lançamento e, continua entretendo e explodindo a cabeça dos leitores com suas possíveis interpretações.
A narrativa vem carregada de ambiguidade, desde os dois narradores, quanto aos personagens que vão se somando ao longo da história. A preceptora é uma ótima personagem para analisar a sua construção pelo viés do autor, pois ela entra na história como uma personagem ingênua e que possui um conhecimento restrito sob a vida , mas depois podemos inferir, leitores, de que ela tem um caráter duvidoso, cheia de imaginação e frustrações sexuais, que eram pertinentes a época vitoriana (época do livro). O que abre um novo caminho para a interpretação.
Dica: para quem nunca leu este livro e quer pegá-lo sem resquícios de outras interpretações- a cerca do enredo e seus personagens-,não assistam o filme "Os inocentes", antes da leitura do livro. O filme vem "carregado" com a interpretação que os roteiristas tiveram lendo o livro.
Obs.: Um dos roteiristas foi Truman Capote, um literato :)