O Homem Duplicado

O Homem Duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Ana 08/12/2021

"Há uma parte de ti que dorme desde que nasceste..."
Esse livro foi publicado pela primeira vez em 2002. É um suspense, mas naquele jeito Saramago que já conhecemos. Os diálogos nao tem travessão, nao tem ponto de Interrogação, é corrido e isso dificulta no primeiro momento a identificar quem esta falando e se é uma pergunta ou uma Afirmação. Mas assim como no ensaio sobre a cegueira, é questão de tempo e costume. Logo nos adaptamos e conseguimos identificar certinho o que esta sendo dito e por quem. O enredo é sobre um professor de história do segundo ano que assisti um filme e percebe que um dos atores secundários tem exatamente a mesma aparência que a dele. Obviamente, ele fica muito intrigado e investiga o nome do sujeito descobrindo seu numero e endereço.
O nome do professor é Tertuliano Máximo Afonso e tem uma rotina repetitiva e maçante. Dá aulas, corrige provas e participa de reuniões de professores. Uma coisa interessante é que ele defende que o jeito mais adequado para ensinar história não é partindo do passado para o presente, mas o contrário. Partindo do presente para o passado.
Agora quem é ou o que é esse duplo dele. Posso garantir que não é um irmão gêmeo perdido. Nem um clone.
Saramago crítica aqui a perda da identidade e a massificação das pessoas. Todo mundo se parece porque age parecido, se veste parecido, tem trabalhos igualmente chatos e frustrantes. Mas vão vivendo meio que dormindo e sem perceber isso.
É interessante analisar a dificuldade que o personagem tem em lidar com mulheres. É divorciado, não se dá muito bem com a mãe e não valoriza, as vezes até rechaça uma amiga com quem tem relações sexuais esporádicas.
É quase como um misógino.
A relação com a mãe é a mais interessante de se analisar, já que o tipo de relacionamento que temos com nossas mães influenciam todas as nossas outras relações. Principalmente amorosas quando se refere a meninos. Pelo menos de acordo com Freud e o seu complexo de Édipo.
Tertuliano se incomoda ao conversar com a mãe porque ela percebe quem ele realmente é. Ele não consegue esconder nada dela ou mentir. Há um momento que ele a chama de bruxa. Porque ela consegue lê lo muito bem. Isso faz com que ele se feche para sua amiga e para todas as mulheres.
O final é surpreendente e brilhante. E tbm bastante diferente do filme. O livro é excelente.

Gisele 19/11/2021

Uma excelente história, porém a escrita corrida, sem parágrafos e com poucos pontos finais torna a leitura cansativa.

Julio.Jose 26/10/2021

Genial Saramago
Como o título sugere, o enredo é de um homem com um duplo idêntico vivendo outra identidade e morando na mesma grande cidade.

Mas a mágica é como essa história é escrita, contendo toda a linguagem genial de Saramago com sua ironia, fluxo de consciência das personagens, a sua melancolia e pessimismo talvez com a humanidade.

E o final é de literalmente cair o queixo, dar tontura e provocar uma explosão na mente, leiam e descubram o que eu estou dizendo?

O modo de contar dessa obra me lembrou muito outra obra genial de Saramago que é ?As Intermitências da Morte?. Recomendadíssimo!

RhD 13/10/2021

O homem e seu duplo...
Essa foi minha primeira leitura de Saramago e confesso que me apaixonei por seu estilo. A forma de escrita, a simplicidade da estória recheada com reflexões filosóficas, e o final para mim inesperado. Tudo começa quando Tertuliano Máximo Afonso (o nome é repetido incessantemente ao longo de todo o livro), um professor de História, descobre em um filme um ator idêntico a si em aparência e decide ir ao seu encontro. Desse encontro resultam consequências inimagináveis das quais vou me limitar a essas palavras. As identidades dos dois se cruzam e a semelhança absoluta lhes possibilita um se passar pelo outro. O livro é uma crítica à perda da individualidade e o surgimento de um ser "fabricado", não original, na sociedade atual, em que todos parecem ser o "duplicado" do outro. Uma leitura marcante, cujo final me comoveu muito. Bem vinda outra ressaca literária hehe.

isa 12/10/2021

quanto mais tempo passa e mais eu reflito sobre, mais eu gosto desse livro ! mas o começo foi tao mas tao enrolado e meh que nao consigo dar 4 estrelas. recomendo ver o trailer do filme quando estiver mais ou menos em 40% foi oq me motivou a nao descartar essa leitura? porem o final é mt bom mesmo bem complexo amei criar teorias na minha cabecinha sobre oq de fato aconteceu

Cibele 12/10/2021

Em choque
Gostei bastante, foi uma surpresa pra mim eu ter conseguido terminar o livro porque no início achei bem chato. Mas depois fica muito bom, envolvente!!
Eu não esperava por esse final, ainda estou processando tudo. Mas de forma geral é um livro que eu recomendaria.

Leituras da Pam 11/10/2021

Um bom exemplar da literatura de Saramago
?? E se você descobrisse que existe uma versão duplicada sua, o que faria?

??Saramago, no livro "O homem duplicado", consegue nos envolver em uma narrativa poderosa que nos faz refletir sobre diversos temas, desde os mais particulares até os mais sociais.

??Tertuliano Máximo Afonso, um nome estranho e enfadonho, não é? Achei o mesmo do dono do nome. Como eu dizia, Tertuliano Máximo Afonso, um professor de História, depara-se com um duplo de si e passa a viver completamente obcecado em conseguir respostas plausíveis para esse fenômeno. Até aí tudo bem, será?

??Afinal, "não sabemos tudo que nos espera para além de cada acção nossa". Uma verdade tão real, tão dura muitas vezes...

??Estava claro que tudo estava se encaminhando para uma grande tensão de espírito, que tem o poder de pegar o leitor em cheio, sem aviso, sem rodeio.

??Assim foi como senti a leitura desta obra: impetuosa e arrebatadora. Viver uns dias na cabeça de Tertuliano foi um exercício ora estafante, ora desolador.

??Fiquei muito pensativa durante a leitura. Para mim, os diálogos entre a mãe de Tertuliano e ele foram a cereja do bolo da obra.

??E para me despedir aqui de vocês, vou deixar o trecho que está fazendo eco nos meus pensamentos:

"o tempo das meias verdades chegou ao fim, e o das meias mentiras também."

Italberto 21/09/2021

O homem duplicado
Um professor de história, Tertuliano Máximo Afonso, passando por um longo período de depressão após uma separação, recebe de um colega de trabalho uma indicação de filme para assistir, uma comédia, e quem sabe dar algumas risadas. Ao assistir o filme, depara-se com um duplo seu. No filme de cinco anos antes, havia um figurante que exatamente com sua mesma aparência, a mesma que tinha cinco anos antes, rosto mais magro e usando bigode. Essa descoberta insólita desperta no professor uma profunda angústia, motivando-o a descobrir o paradeiro deste seu sósia.
Tem uma adaptação para o cinema de 2013 que, surpreendentemente apesar das claras adaptações, conseguiu manter boa parte da atmosfera criada por saramago no livro intacta.
RhD 13/10/2021minha estante
Assisti o filme e discordo sobre a atmosfera ser a mesma. Para mim o filme foi sombrio e confuso. O livro é reflexivo, e me deliciei lendo. Assisti no mesmo dia que finalizei a leitura e me decepcionei muito com a adaptação

Marcelo.Alencar 20/09/2021

Sensacional
Mais uma adorável obra de Saramago com seu inconfundível estilo literário, uma forma de escrever sobre assuntos notáveis a respeito do cotidiano das pessoas.

O que aconteceria se você se deparasse com uma pessoa totalmente igual você, como um espelho? Que confusão isso provocaria na sua família, no seu trabalho, no seus relacionamentos e no seu dia dia? Um outro duplicado?

Particularmente eu já pensei nisso.
E Saramago é assim: da fantasia à realidade. Ele conversa com o personagem, conversa com o leitor, emite opinião, cria uma crítica social que te faz e refletir as situações inusitadas que só o ser humano pode sentir ao viver num mundo onde a perda da identidade, a dificuldade de aceitar o outro, a necessidade de interpretar um falso cotidiano se faz tão presente na sociedade atual!

Maravilhoso como sempre. A gente sempre aprende lendo este formidável escritor!

Alexandre 17/09/2021

O homem duplicado
Ao assistir a um vídeo, ele se reconhece em outro corpo, idêntico ao dele próprio: um dos atores do filme é seu sósia. Que livro, cada drama faz você não querer mais parar de ler.

Renato Lopes 04/09/2021

...
Minha primeira experiência com Saramago, infelizmente não tão boa; livro cheio de escolhas absurdas, além de cansativo na maior parte.

Ganha fôlego no final, mas não o suficiente para agradar a todos os gostos.
Natália 12/11/2021minha estante
Não desista dele! Esse livro foi difícil de ler até a metade sim...

bobbie 29/08/2021

Uma delícia.
Só com genialidade alguém poderia partir de uma ideia simples e escrever um livro tão envolvente e denso. Quem disse isso? Eu. Saramago parte da premissa simples de uma trama sobre um professor de história de 38 anos que vê um filme com um ator que é idêntico a ele, e consegue escrever um livro que te prende, que tem conteúdo e que surpreende com um final que tem não apenas um, mas dois plot twists. Assim é O homem duplicado. A história é essa mesmo: Tertuliano Máximo Afonso - alguém com um nome tão único, tão singular - tem 38 anos, é professor de história, divorciado, vive sozinho e anda melancólico e depressivo. Até que um colega professor, com a intenção de sugerir uma distração para Tertuliano, o recomenda um filme de comédia, despretensioso, raso, descartável. Tertuliano aceita a dica, aluga e vê o filme, e sua vida vira de cabeça para baixo quando ele percebe que um dos atores secundários (cujo nome nem aparece nos créditos ligado ao personagem), é seu duplo, alguém idêntico a ele, tanto no físico como na voz. O protagonista faz do objetivo de sua vida rastrear e encontrar aquele ator, que ele sequer sabe o nome. E você, o que faria se descobrisse que sua genética não é única e exclusiva, que existe outro 100% idêntico a você andando, respirando e vivendo por aí? Seria capaz de seguir a vida tranquilamente, aceitando o fato como uma simples coincidência, ou se deixaria abalar profundamente pela ideia de que o destino lhe pregou uma peça?

fefashelf 23/08/2021

livro black mirror
esse livro foi nada menos que uma loucura total? mas tai gostei! quero muito ler saramago de novo e pretendo fazer isso em breve?

Caroline Patueli 05/08/2021

?Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras?
Saramago conta sobre Tertuliano Máximo Afonso, professor de história, que um dia se surpreende ao ver um filme com um ator idêntico a ele. Intrigado, para dizer o mínimo de alguém que acabou de descobrir outro igual, Tertuliano resolve descobrir mais sobre sua cópia.

A ideia do duplo sempre me fascinou, encontrar alguém idêntico como um espelho me parece uma das coisas mais assombrosas que poderiam ocorrer.
É um tema que possibilita diversas abordagens para a literatura. São muitas as consequências que um acontecimento como esse poderia desencadear, é extremamente interessante.

Por fim, recomendo a leitura, assim como de qualquer outra obra que já tenha lido deste autor sensacional.