Um homem bom é difícil de encontrar

Um homem bom é difícil de encontrar Flannery O'Connor
Flannery O'Connor

Resenhas - É difícil encontrar um homem bom

Ezequiel.Cesar 30/01/2022

Poderia ser melhor...
...se a editora (Nova Fronteira) dedicasse um pouco mais de atenção nas traduções e revisões de suas publicações. Encontrei vários erros de digitação e concordâncias.
Insistem em usar Mr. e Mrs. ao invés de Sr. e Sra. nas traduções. Quebra o ritmo e atrapalha muito a leitura.
Fora isso, os contos da Flannery O'Connor são excelentes.

Gigio 25/05/2022

Uma obra que me surpreendeu por sua perspicácia, uma mistura de crítica com humor, mesclando o grotesco com a malandragem, e algumas pitadas de religiosidade, racismo e crítica social.
Comecei a leitura com muita expectativa, e, infelizmente, não foi satisfeita.
Longe de ser um livro ruim, pode-se elencar inúmeras qualidades, mas só me conectei realmente com dois contos, o que dá título à obra e ao "O Negro Artificial".

comunistinha 21/07/2022

muito doido
juro, essa última história me chocou demais com o final. alguns contos são bem tediosos, credo, e nem dá vontade de terminar.
a maioria é ótimo e o final é sempre surpreendente. essa edição do livro é linda demais, as obras durante os contos são perfeitas.

Thali 27/07/2022

Não conhecia Flannery, até descobrir que ela é considerada uma das principais contistas dos estados unidos. Os contos que eu mais gostei foram o primeiro "Um homem bom é difícil de encontrar" e o último "Refugiado de guerra". A autora "retrata a decadência do sul americano, as complexidades da relação entre homem e Deus e a aridez espiritual dos tempos modernos, bem como a tendência à brutalidade e a perversidade num mundo necessitado da graça divina". Tem algo de grotesco nas histórias, de cruel. Gera bastante suspense e um certo desconforto. Mas é bem palpável a cultura na qual a autora vivia, do sul dos estados unidos, com seus preconceitos, sua forma de vida. No geral eu gostei, fiquei um pouco insegura em relação a qualidade da tradução, mas pra um primeiro contato com a obra achei válido.

Bea 12/08/2022

Nesse livro li bons contos, alguns chatos demais e tive que aguentar. Mas gostei de uns 3 apenas. Levando em conta que não gosto muito desse tipo de livro.

Caroline Vital 27/08/2022

Personagens cheios de camadas desconcertantes
Haja estômago! Um livro cheio de maldade, em que mesmo as vítimas são detestáveis.

Maldade às vezes de graça, a maldade pura.

Luci 02/02/2023

Mais um livro de contos para o mês! Eu gosto muito de contos, acho que dá uma fluidez à leitura, além de diversificar o ritmo, algo que nem sempre encontramos num livro que conta uma história só. Nesse livro em específico, encontramos o grotesco, o gótico, o realismo e situações absurdas reunidas, muitas vezes sórdidas e que nos mostram a desesperança e crueldade no ser humano.

As temáticas são de religiosidade, heresia, racismo, ingenuidade, traição. Alguns personagens são verdadeiras caricaturas. É preciso perceber que também há ironia, situações de humor (embora ácido), passagens que me deixaram ora boquiaberta, ora intrigada com suas particularidades (como pavões que aparecem sutilmente aqui e ali).

Saber a respeito da vida da autora adiciona uma camada de profundidade às histórias, uma mulher doente e introspectiva, que era muito religiosa e parece ter feito um retrato social da América, trazendo à escravidão, o patriarcalismo, a sua própria vida no interior reclusa na fazenda.

Dei umas boas risadas quando li, porque me lembrei, curiosamente, de Pearl. Talvez não tenha nada a ver com nada, mas fez sentido na minha cabeça (rindo). Falando mais seriamente, as influências góticas estão bastante presentes no livro e eu gostei de ter lido, como disse Toni Morrison, ela faz um ótimo retrato da alteridade nesses contos.

arthur966 14/03/2023

"minha senhora, o homem se divide em duas partes, corpo e espírito. um corpo e um espírito. o corpo, sabe, é como uma casa: não vai a lugar nenhum; mas o espírito é como um automóvel, está sempre em movimento."

Bê. 16/03/2023

É, né?
Ainda que a escrita da autora seja cativante e fluida, os contos deixam a desejar?
Pelas resenhas que li eu criei a expectativa de me chocar, de ler sobre o lado grotesco ou absurdo do ser humano, esperava até um sadismo gratuito, mas contava com histórias bem desenvolvidas?
Encontrei pedaços de histórias, algumas sem muito sentido? de todos os contos achei o primeiro, que compõem o título do livro, muito bom. Achei outros dois bons, que de resto, não gostei.
Normalmente, eu tento achar algo que faça a experiência da leitura ter valido a pena? nesse caso, o saldo não foi tão positivo.

Eliza.Bedin 30/05/2023

Não gostei
O livro é um dos mais lindos que tenho na estante. Edição maravilhosa. Fonte boa. Os dois primeiros contos me deixaram com uma expectativa boa, mas infelizmente os outros contos me decepcionaram.

Nati 04/06/2023

Aqui temos as mais variadas pinturas da maldade humana. Mesmo aos que se consideram acima dela ou capazes de julgar os outros, a autora aponta, em diversas histórias que ninguém está a salvo.

É um livro bom, rápido de ler mas esperava mais.

Bruna 08/07/2023

Um Bom Homem é Difícil de Encontrar etc
Achei ok... não me conectei muito com os contos. A edição é linda, mas acho que esperava mais...