Otelo, o Mouro  de Veneza

Otelo, o Mouro de Veneza William Shakespeare

Resenhas - Otelo

André 24/03/2022

Maravilhoso
Amei o livro. Já estava em minha estante há alguns anos, mas tinha receio de ler algo de Shakespeare novamente. Minha primeira leitura de uma obra do autor foi o Rei Lear e, na época, achei bastante desafiador.
Contudo, talvez por deter uma bagagem de leitura mais ampla, encontrei em Otelo uma leitura fluída, o livro é instigante e vale muito a pena.

saintmwah 16/03/2022

Alucinante e Insano
Em tempos modernos como os de hoje, lermos atos de puro ciúmes, machismo e má comunicação em um relacionamento de época se torna meio absurdo. Porém, é uma obra indispensável e clássica quando se trata de controle e insanidade, um livro de gosto lento, que com certeza explode no final.

Seria loucura, honra ou amor?

gangafefe 11/03/2022

As sombras
Talvez tenha lido a megera domada cedo demais, ou talvez Otelo tenha conversado intimamente com certos cantos da minha alma que exploro hoje mais do que já explorei um dia, mas, de um jeito ou de outro, Shakespeare traz no clássico dramatúrgico a emersão de diversos dos traços humanos vivenciados por aqueles que alguma vez já experimentaram o amor, sentimento demasiadamente humano.

A leitura é simples quando se acostuma com as construções do antigo inglês traduzidas para o português, a trama se desenrola de maneira voraz sem muito tempo para devaneios, encontra-se nas duas estrelas faltantes minha falta de costume com o tipo textual no qual a obra é escrita, mas aí é coisa minha.

Steffany.Monteiro 10/03/2022

Digno de Shakespeare
Como o título diz, digno de Shakespeare de verdade, a história é boa, é uma adaptação de uma peça teatral mas foi muito bem escrita. Ele é bem rapidinho de ler, sem palavras difíceis e a leitura consegue fluir. O final é nada menos do que se espera do autor original, dramático e surpreendente. Eu amei!

juh 08/03/2022

Enfim
Li esse livro pra escola, então eu não posso falar ?ah não gostei? porque eu sei que é um clássico muito reconhecido. Obviamente não é o meu estilo de leitura, mas foi com certeza um dos melhores que eu já li para a escola.

Flavia.Rios 08/03/2022

Ciúme e inveja
Leitura rápida e fluida. Uma peça que tem como ponto central os sentimentos mais incontroláveis e mais humanos: a inveja e o ciúme. O desfecho é trágico, o que é típico do autor.
Um clássico sobre o que há de pior na humanidade, o próprio homem.

nabel 02/03/2022

só li esse livro por conta da escola, por ser um clássico a leitura é bem cansativa por isso demorei para acabar, achei q ele fosse ser pior mas é legalzinho

Stuart.bookster 15/02/2022

Otelo, de William Shakespeare
Shakespeare é um dos maiores autores do mundo, atemporal e sagrado escritor inglês. Otelo é uma de suas obras mais famosas juntamente com Romeu e Julieta e Macbeth. Otelo é uma obra que não importa quantas vezes você analise ela, sempre haverá novos fatores que você levará em consideração, a cada nova investigação e novo parâmetro usado para abordar a obra a visão a respeito muda. Eu tive o privilégio de ter uma análise mais jurídico-filosófica, graças a faculdade, que, entretanto não farei-a aqui, sobretudo por ser longa e não querer cansar. Uma obra carregadíssima de conceitos e simbolismos, elementos que hoje são dignos de crítica, mas não devemos nos ater a anacronismos. Uma obra fenômenal e digna do título de "clássica", recomendo demais, mesmo diante do momento de decolonização é necessário entendermos o porquê de tantos clássicos serem clássicos, essa obra realmente faz jus ao título.

Simone 04/02/2022

Minha primeira leitura de Shakespeare e agora entendi porque de seu sucesso, e porque é sempre tão atual.
Delícia de enredo.

Gabi 03/02/2022

*3,5

Preconceito, traição, ciúmes... Esses são alguns temas que encontramos nessa peça de Shakespeare, que apesar de ser de 1604 não poderia ser mais atual.

Apesar da peça receber o nome de Otelo, a impressão que temos é que Iago é nosso personagem principal. Um vilão impiedoso e com uma mente ardilosa, que consegue reunir diversas pontas e manipular diversos personagens para que seus planos malignos se cumpram. Com a imagem de um bom e sincero homem, Iago consegue enganar a todos e principalmente a Otelo, que passa a ter sua mente repleta de desconfianças incutidas por Iago.

É interessante como a peça, apesar de antiga, consegue tocar em temas ainda muito atuais. Otelo, como mouro, é visto como inferior e como um bárbaro, apesar de ocupar um papel de destaque e se mostrar eficiente em seu trabalho. Em diversos momentos temos falas preconceituosas e racistas de personagens que apontam Otelo como um ser que não merece confiança e que desperta medo. Infelizmente, o desfecho de Otelo, apesar de condizente com a trajetória, para mim ficou quase como uma comprovação desse racismo, como se não houvesse outra maneira a não ser que ele fosse um homem sem escrúpulos e violento.

O tema do ciúme é o que move a peça. Podemos ver como o ciúmes acaba se tornando algo incontrolável e como o poder do homem sobre a mulher, principalmente como marido e mulher e principalmente naquela época, fazia com que a mulher ficasse a mercê das vontades desse amo. Desdêmona é o estereótipo dessa esposa dedicada, que chama o marido de “meu amo e senhor”, que lhe dá tudo e lhe serve. E, mesmo seguindo toda essa “cartilha” de boas maneiras da época, recebe a ira desse marido que não admite uma suposta traição e a mata. Mesmo Emília, esposa de Iago, que se mostra como uma mulher forte e que decide não se deixar ser calada, tem um destino cruel nas mãos desse marido que não admite sua fala. Uma história que, infelizmente, ainda é muito atual.
Alê | @alexandrejjr 07/05/2022minha estante
Shakespeare é quase como um espectro onipresente da literatura ocidental, Gabi: todos os grandes escritores sofreram, direta ou indiretamente, influência dele. Me recordo agora de uma fala que o Sérgio Sant'Anna, um dos nossos grandes escritores, disse ao podcast "Escritores leitores": "Como é possível um homem entender tanto sobre os sentimentos humanos?" É uma pergunta que permanece sem resposta...

Ed 02/02/2022

Tragédia de alto nível
Shakespeare é incomparável. Otelo foi, das suas peças, a que achei os personagens mais envolventes. As personalidades são interessantíssimas e trabalhadas de maneira impecável, como é de costume do mestre inglês.

A degradação de alguns personagens e a firmeza moral de outros é uma constante até o fim da peça.

As temáticas debatidas no livro nunca sairão de moda.

Desdêmona é a cereja do bolo. Casta até a última gota, é uma personagem encantadora e um verdsdeiro símbolo de virtude.

Leitura obrigatória para os amantes de Shakespeare e de tragédias.

Tiago Fachiano 13/01/2022

Tragédia classica
Mais uma tragédia incrível de Shakespeare. Otelo é um livro curto e direto que traz a tona as questões morais e como cada pessoa reage a questões psicológicas. Esse livro traz um história de amor, amizades, inimigos e muita emoção envolvida.

Jeh 12/01/2022

Este foi meu primeiro contato com Shakespeare. E eu não sei como relata-lo.
Foi um tanto inesperado todo o desenrolar da história, e eu esperava que Otelo pudesse recobrar a sanidade antes de toda tragédia acontecer.
Agora entendi o verdadeiro sentido de: dramaturgo. Caraca realmente o drama aqui é grande... De todas as partes.
Eu fiquei bestificada como Iago conseguiu fazer todos de fantoche, para tramar sua vingança tanto contra o Mouro, como contra Cássio, e fez isso bem debaixo do nariz de todos, muitas vezes de saindo como o Honesto.
De todos, quem realmente não merecia o final que teve foi a doce Desdêmona, que caiu de gaiato numa história de ódio e vingança injustificadas.
Realmente a dimensão que o ciúme alcança nesse clássico é surreal!
Otelo poderia ter acreditado em Desdêmona... Enfim, são erros que infelizmente não podem ser voltados atrás. Para se pensar...

Sheila Natali 21/01/2022minha estante
Bom saber...