A mala de Hana

A mala de Hana Karen Levine

Resenhas - A mala de Hana

Beatriz3345 11/06/2024

Amei
É um livro que conta a história de uma família judia e de seus desafios enfrentados no Holocausto as consequências dele também, ela mostra uma história que deve ser muito parecida com diversas família que tiveram que lidar com essa situação também

z..... 08/09/2018

Mais um relato sobre o holocausto, resgatando história de crianças em obra que mistura passado e presente. Vemos o paralelo entre três pessoas: Hana (a menina vitimada pelo nazismo, que teve sua história pesquisada a partir de uma mala em museu), Fumiko (jovem japonesa que trabalha com crianças, empreendedora de busca emocionante pelo passado da menina da mala) e George (irmão de Hana, único sobrevivente de seu núcleo familiar, que faz o elo revelador entre o passado e presente).

O livro é relativamente curto, de leitura fácil e cativante, tendo destaque maior nos últimos capítulos. Não o li de uma vez porque havia propositalmente deixado as últimas páginas para hoje, em um reencontro que não imaginava tão tocante, rejuvenescedor de ternos sentimentos. Terminei flutuando diante de um testemunho que edifica e sensibiliza.

Também não deu para dissociar do contexto atual em nosso país, entre a valorização em aprendizagens com o passado e o que vimos no presente, relacionado ao destrato com nossa história, nossos museus...

Gisele.Souza 21/09/2018

A Mala de Hanna
Livro simplesmente arrasador, surreal, inacreditável. Ainda estou em choque, em prantos, emocionada com está história.

Mariane 22/10/2018

A mala de Hana conta duas histórias paralelamente.
A de uma menina que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial, e no presente a história de uma professora e seus alunos moradores do Japão, que buscam descobrir quem foi Hana e de que forma a guerra afetou sua vida.

Luh 04/04/2019

marcante/chocante
Como falar sobre Hana? Só de pensar já recomeço a chorar... Como entender os atos gerados pela intolerância, pelo preconceito e pela loucura de um homem? Já havia lido muitas coisas sobre a II Guerra Mundial, mas nada tão marcante quanto a Mala de Hana, é um livro maravilhoso que conta a história dessa pequena guerreira.. você consegue se ver nos lugares descritos no livro... voce se coloca no lugar dela e imagina sua vida na época do regime nazista. Acho que todos deveriam ler, é muito forte e havia muito tempo que eu não chorava tanto com um livro... a ponto de ter que para de ler, pois não conseguia enxergar as palavras.

Elis.Naiara 19/09/2019

Livro interessante para conhecer um pouco mais sobre esta parte da história que continua a me chocar com tamanha crueldade.

Bina 07/03/2021

Livro ok
É um livro sobre o holocausto voltado para crianças. Trata o assunto de modo bem brando sem citar explicitamente os horrores daquele época. Tem uma leitura fácil e rápida.

Lu Fauber 08/06/2021

chorei igual uma desgraçada
meu aluno do sétimo ano precisou ler, então também tive que ler pra ajudar durante nossas aulas de reforço. e caramba, a carga emocional que esse livro deixou em mim, eu ter que passar pro meu aluninho sobre como o mundo foi cruel... as novas gerações realmente precisam saber o que aconteceu pra não deixarem acontecer de novo.

Aludra 14/07/2021

O que dizer desse livro? Emocionante a história de Hana e sua família. Esse livro, mesmo sendo triste, nos dá esperança.

Gustavo Ascimo 23/07/2021

Livro que me prendeu muito, retrata também como os Judeus e outros grupos sofriam perseguições dos nazistas. e remete nos dias de hoje, como intolerância seja ela religiosa, sexual, de classes sociais e entre outras que trazem sérias consequências para a sociedade.

Nati 04/08/2021

Tocante
Não costumo ler livros assim, tanto que só tenho ele por causa da escola, mas é muito bom, adoro ele pois além de contar a história de Hana conta sobre a história também de Fumiko e tudo que ela teve que passar pra achar a história dessa menina

lory 12/08/2021

A mala de Hana: uma história real
O livro é incrível, muito emocionante. É um ótimo livro pra quem quer começar a ler. Dá pra ler tudo em menos de 24h. Traz temas muito importantes! Recomendo muito

Caio47 18/08/2021

Livro necessário para todes!
A mala de Hana é uma leitura bem curta, para todas as idades. Além de ter uma história ótima e real, em que acompanhamos a segunda guerra na visão inocente de uma criança, o livro tem uma mensagem muito importante e poderosa no final!

Jade 24/08/2021

A mala de Hana
Adorei o livro, foi recomendado por uma amiga minha e gostei muito, apesar de saber que o livro era sobre o holocausto não imaginei que iria chorar, me emocionei bastante. Livros como esse são importantes para ficarmos cientes do que a ignorância e o preconceito podem causar.

Julia 20/10/2021

Livro necessário
Li esse livro no meu ensino médio, através de uma sugestão de leitura pela professora de português.

Lembro que iniciei a leitura com muita má vontade? estava lendo porque ia ter prova sobre o livro.

Para a minha grande surpresa, foi uma leitura extremamente fluida e me fez abrir os olhos para os horrores que aconteceu durante a época de Hitler.

Fiquei tão chateada com o final, e me questionei durante semanas sobre o ocorrido.

Vale a pena cada página. É necessário, e todos deveriam ler, para compreender o aconteceu no passado e não permitir que aconteça novamente.