A sucessora

A sucessora Carolina Nabuco

Resenhas - A Sucessora

Djeine 18/01/2022

A Sucessora
Gente, que saco ter que escrever resenha para poder contar na meta.

Eu li o livro e ele é muito bom. Pronto. Acabou a resenha.

Alguns pontos que valem destacar:
? príncipe encantado não existe,
? cuidado com o que você deseja/cobiça,
? relacionamentos sem comunicação clara não dão certo,
? se valorizem!

É isso aí.
Carol 18/01/2022minha estante
Mas amiga é só tu colocar o ano 2022 e lido e ele conta na meta, pelo menos para mim ele aparece aqui...

Djeine 18/01/2022minha estante
Valeu pela dica!!!!

Juju 17/01/2022

Nada incrível, mas válido.
Pra mim existem dois principais "problemas" num livro, a escrita é a história. Esse não sofre do problema da escrita, a leitura fluiu bem. Mas a história (dada a época que leio, que muito difere da época que foi escrita) me trás muitos incômodos. Nenhum personagem me encantou, e a personagem principal destruía constantemente a simpatia que eu tentei ter por ela. Algumas circunstâncias, aqui considerando a época em que foi escrito, não me convencem. Mas tem lá suas qualidades, e tirei duas boas reflexões da história.

Mez 07/01/2022

Tão doce e importante que amarga à memória de sua obscuridade.
Uma narrativa simples, como Marina, mas cheia de voltas e reviravoltas de uma mente inquietantemente brilhante (Aqui falo tanto de Carolina Nabuco quanto de sua criatura). A forma como uma cultura brasileira pós-abolição é desenhada em minúcias, revelando a mentalidade da época para além de caprichos da alta-classe, é o que mantém a leitura tão digna de ter nossa atenção. E também é por esses detalhes que a boca amarga ao lembrar que a obra plágio é mais conhecida, e que não se vê falar tanto de Carolina Nabuco como destaque do modernismo brasileiro.

Talvez, o único detalhe que não me agradou, um juízo totalmente pessoal, advindo de expectativas ligadas ao "Rebecca, a mulher inesquecível", é o desfecho pouco dramático. Mas extremamente sensível e sincero. Até no único demérito (ainda que subjetivo), a obra de Carolina Nabuco se mostra precisosa.

Taitasiq 04/01/2022

Esperava outro final
Conta a história de Marina, jovem do meio rural que se casa com um viúvo rico do Rio de Janeiro e, ao morar com ele, passa a ser assombrada pelo retrato da falecida esposa.

O final desse romance psicológico pode não agradar a todos. Eu, por exemplo, imaginei algo bem diferente. Apesar disso, gostei muito da escrita da autora e de toda a ambientação criada, que tem um leve toque de terror.

Eukaua 31/12/2021

Minha biblioteca sempre tem ótimas indicações...
Mas essa?
Eveline se você estiver lendo isso, obrigado por tudo, menos por me indicar esse livro kkkk

Siliane.Ferrari 19/12/2021

Nota 10/10
Gostei bastante da história, a leitura foi muito agradável. Uma obra de 1934, com detalhes da alta sociedade brasileira daquele período. Vale a leitura ;)
Sinopse (google books) "Marina, jovem criada na fazenda que se casa com o viúvo Roberto Steen. Ao mudar-se para a mansão dele, no Rio de Janeiro, Marina se depara com o retrato de Alice, a falecida esposa, e passa a sentir a presença dela. Num ambiente em que muitos a comparam à primeira Madame Steen, seu amor por Roberto resistirá ao fantasma de uma mulher tão especial?"
Carol 19/12/2021minha estante
Aiii quero ler esse também!! ?

Siliane.Ferrari 20/12/2021minha estante
Me surpreendeu positivamente e acho que você vai gostar dele.

Ana Roque 02/12/2021

Polêmica de plágio
Estou tão animada em fazer essa resenha, desde que eu soube da polêmica envolvendo esse livro fiquei doida para ler, estava imaginando o escândalo de um livro nacional ser acusado de plágio e no final o livro gringo que nos plagiou, em uma entrevista a autora comentou o seguinte sobre o ocorrido:
?Eu fiquei muito triste. Mas pus a minha dignidade acima de interesses financeiros do filme. Um advogado norte-americano veio cá ao Brasil me perguntar se eu escrevesse um papel dizendo que podia ser coincidência, eles me pagariam uma quantia patrimonial?

Infelizmente eu ainda não consegui achar uma boa promoção para adquirir o físico, mas durante minhas pesquisas fiquei sabendo que o áudio book está disponível no aplicativo ?Storytel?, fui logo ouvir e terminei no mesmo dia.

A escrita da autora é linda, caracteriza muito bem o Brasil daquele período com várias críticas e temas muitos interessantes. Nessa obra nos é apresentado a história de Marina, uma mulher do campo que acaba de se casar com um rico viúvo e vai sendo assombrada pelo fantasma da primeira esposa do marido, Alice.

Ana Terra 20/11/2021

Veja bem?
Quando fiquei sabendo deste livro e sua trama, me identifiquei logo de cara e quis muito ler. Demorou um pouco para que eu o comprasse, mas indo em uma livraria física (@livrariadatravessa da Rua dos Pinheiros aqui em SP), encontrei ele e não pensei duas vezes.
Foi uma leitura muito rápida e explico o motivo: além de curto (somente 200 páginas) esse livro é muito bem escrito. Carolina tinha uma escrita poética e envolvente, que faz o leitor querer saber o que vai acontecer nas próximas páginas, por isso eu engoli! Além disso, ela trabalha muito com o fluxo de pensamento da personagem principal, Marina, que se vê em uma situação complexa em que, após seu casamento com Roberto, se sente vivendo na sombra de sua ex esposa, Alice. Durante a leitura, me identifiquei com muitas coisas que Marina sentia (quem nunca se sentiu sobrando em uma conversa em que todo mundo se conhece e você não conhece ninguém, não é mesmo?) e me peguei pensando como eu agiria se estivesse na mesma situação (spoiler: eu tacaria fogo em tudo HAHA).
Sendo assim, mesmo tendo gostado muito do livro, não consegui considerar ele um 5 estrelas. Temos que lembrar que, por ter publicado em 1934, esse livro possuí certas coisas datadas que me deixaram incomodada, mas eu já sabia que isso ia acontecer. Contudo, eu não consegui não ficar desconfortável em alguns momentos. Deixando claro: isso não tira o brilhantismo da escrita de Carolina em NENHUM momento!
Por isso, já digo: recomendo muito que vocês conheçam a escrita de Carolina Nabuco, principalmente por se tratar de uma escritora brasileira. Ela tinha uma facilidade em dar vida aos seus personagens de forma brilhante!

Nado 27/09/2021

Livro de romance intimista e psicológico que tem como protagonista uma personagem feminina que, mesmo jovem, se mostra muito a frente de seu tempo.
A trama gira em torno de Marina, recém-casada com um milionário do Rio de Janeiro e que tinha ficado viúvo há alguns meses. Eles se conheceram durante uma passagem de Roberto Steen na fazenda da família dela, enquanto ela ainda estava noiva de Miguel.
Após uma lua de mel romântica, ela mudou-se para a mansão do marido e, assim que chega na casa, tem a infeliz surpresa de se deparar com um grandioso retrato de Alice, a falecida esposa de Roberto. Sentindo a presença da antiga moradora a todo momento, Marina começa a ficar insegura por se sentir inadequada a essa nova atmosfera, além de sempre se julgar incapaz para o marido.
Uma série de comparações contribuem para que a recém-chegada aumente ainda mais esses sentimentos. Por fim, uma visita inesperada e um acontecimento crucial provocam em Marina pensamentos com níveis ainda maiores. A consequência disso é uma atitude impensada e imprevisível da jovem, que tecerá o destino dos personagens principais dessa trama que retrata a sociedade do Brasil na época em que foi escrito.
Os sentimentos de Marina podem ser resumidos em medos, obsessões e alegrias. A sensação de não pertencimento a um lugar provocou nela pensamentos de autossabotagem, no qual a todo momento ela se sentia incapaz e com demérito. Gostei da narrativa e, principalmente, dessas divagações da protagonista, que pode fazer abrir os olhos para o nosso ?eu?.
?A Sucessora? é cercado de uma grande polêmica. A autora francesa Daphne Du Maurier é acusada de plagiar a história para escrever o romance ?Rebecca?, o qual foi um grande sucesso e que deu origem a um filme vencedor do Oscar. O plágio nunca foi confirmado, mas tudo indica que ela escreveu seu sucesso após a leitura da obra de Carolina Nabuco.
Marcos.Alexandre 30/09/2021minha estante
Coloquei no meu carrinho da amazon!

Rodrigo 24/09/2021

Romance psicológico
Romance com pitadas de terror são sensacionais e a autora consegue nos prender nessa narrativa tão boa.
As questões sociais levantadas na obra são sensacionais.

Denise.Marreiros 23/09/2021

Gostei bem mais do que imaginava. O livro é bem mais fluido que seu "irmão" estrangeiro. A escrita é mais dinâmica e descritiva no ponto certo, é possível ver o recorte social da época no Brasil e entender (embora eu tenha revirado os olhos) algumas atitudes da protagonista diante das comparações insistentes com a primeira mulher de seu marido. Os personagens são bem menos odiosos que em "Rebeca" e o final é bem mais aceitável, embora previsível.

Amanda Bento 21/09/2021

Símbolos e croquis
É um livro muito subjetivo e simbólico, com uma perspectiva feminina do início do século passado muito firme, uma crítica a todo exagero da aristocracia que acabava de abandonar as grandes fazendas e se urbanizar na capital do Rio. Assim como todo clássico de outros tempos, tem muito preconceito racial, chega a ser complicado de ler, mas não priva a experiencia.

Lorena1155 13/09/2021

spoilers abaixo!

essa leitura foi um pouco decepcionante pra mim. achei que a história se desenrolaria em um suspense ou um terror psicológico com alguma reviravolta, mas reconheço que a culpa foi minha em criar essa expectativa por conta da batalha interna e solitária que a marina cravava com o "espírito" de alice - que em certos momentos parecia vagar dentro daquela mansão. isso me deixou tão intrigada...
mesmo assim, reconheço que a história teve momentos marcantes, pelo menos pra mim;
quando marina se entediava e se cansava dos eventos sociais e dos assuntos banais dos amigos de roberto, eu a compreendi tanto. tudo era tão frívolo e enfadonho. eu sofria com ela, hahaha; e quando marina finalmente foge daquela casa assombrada pela presença constante de alice, eu senti o alívio que ela sentiu. mas ao mesmo tempo eu pensava "por quanto tempo essa tal paz irá durar?", afinal, roberto não iria compreender esse ímpeto de marina precisar ir pra longe do rio de janeiro.
marina é uma personagem forte, acima de tudo. seu amor por roberto tentava de todas as formas mantê-la sã dentro daquela casa, mas a todo momento alguém acabava por lembrá-la que ela não era alice, que nunca seria alice, e nada mais frustrante e doloroso do que não se sentir suficiente dentro daquele que deveria ser seu novo lar. eu torcia para que marina finalmente tivesse coragem de se impor e se colocar como dona daquela casa tanto quanto roberto. e me questionei: por que continuar naquela casa afinal? ou então, por que manter a pintura da falecida dentro da casa? por que mencioná-la a todo momento?
uma falta de empatia e de cuidado que só ricos esnobes conseguem demonstrar. se tivessem o mínimo do bom senso jamais celebrariam lembranças de alice na frente de marina. mas acho que faziam isso para incomodá-la, porque no fundo eles não estavam satisfeitos com a nova "sucessora". para eles, marina não estava à altura de roberto, nem de alice. provavelmente preferiam que roberto permanecesse em luto eterno e jamais se casasse novamente. marina passou tanto tempo nesta batalha injusta contra alice que mal tive tempo de conhecer de fato a marina. o máximo que pude perceber foi seu jeito mais simples de moça do interior e uma certa culpa cristã que carregava graças à sua mãe.
também é um tanto triste pensar que a vida de marina se resumia em ser esposa de roberto e passar dias e tardes tediosas dentro daquela casa imensa com os empregados procurando coisas para se entreter enquanto roberto estava fora trabalhando. claro que roberto não compreende marina, não sabe nada dela, assim como eu enquanto leitora também não consegui saber quem é de fato marina. então pra ele é impossível entender como pode marina não estar feliz vivendo uma vida de "princesa", onde praticamente não há obrigações, apenas servir ao seu marido? realmente é um retrato da mulher da alta sociedade brasileira da época, onde praticamente nada acontece e a sua mente pode ser sua própria prisão. ser fútil é um mal necessário para sobreviver neste meio. e marina não é tão fútil quanto deveria ser para ser deixar encantar pelos luxos e caprichos que essa vida oferece. sobre roberto, mal posso dizer qualquer coisa porque no fim parecia que marina havia casado com alice e não com roberto.
agora estou curiosa para ler a história que plagiou "a sucessora". uma pena carolina nabuco não ter sido reconhecida pelo seu trabalho e ainda por cima ser plagiada (e o plágio ter obtido tanto sucesso). às vezes a vida só consegue ser justa para os trapaceiros, talvez?

Caah 10/09/2021

Decidi ler A Sucessora depois de ter amado Rebecca e ter visto as acusações de plágio. E eu li o livro o tempo todo fazendo comparações, o que é um pouco injusto com A Sucessora.
Os dois livros tem a mesma premissa no começo, mas o desenrolar da história e o final são completamente diferentes. Na verdade, gostei bastante de ler essa história que conta muito sobre a sociedade do Brasil nos anos 30, a ideia do que era "ser brasileiro", Carnaval, recém abolição da escravidão, o choque da badalação do Rio e a criação religiosa e no interior da protagonista. E a parte sobre a figura da esposa morta é bem angustiante e as vibes de casa assombrada estão ótimas!
A escrita não é difícil de ler e eu gostei muito das partes do drama sentimental da protagonista. Surpresa que eu não conhecia essa autora até saber dessa treta e animada de poder descobrir outros clássicos brasileiros!