Um homem célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Bernardo 22/03/2018

Homem celebre
O conto é bom e bem forte, ele traz situações/sentimentos são sentidos por todos nós. Achei o conto bem legal, ele fala muito de características humanas e tudo mais.... A leitura é um cansativa,mas eu gostei do livro
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Patrick.Cesar 22/03/2018

Um homem célebre
Um Homem Célebre é um conto escrito por Machado de Assis, onde o autor trata dos conflitos entre os ideias e a realidade, mostrando a impotência de um homem. O Conto fala sobre a historia de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico, ainda assim, Pestana detestava as suas musicas, por ter seu sonho de compor uma peça clássica. O desgosto pela suas polcas faz com que Pestana vá a falência e se desfaça das suas coisas para o pagamento das dividas. A sua reputação não te fazia feliz e ele morre sem conquistar o seu sonho.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Nicolle.Adria 21/03/2018

Resenha Critica- Nicolle Adria 2M
Grace 27/03/2018minha estante

Agenor.Augusto 21/03/2018

Meu ponto de vista
Esse livro me entreteve bastante pôs, achei a característica parecidas com a obra alienista! O de machado de Assis, uma crítica bastante robusta...

Amanda.Souza 20/03/2018

Um homem celebre
Um homem celebre é um conto de Machado de Assis. A Obra é sobre um compositor insatisfeito com seu trabalho e que queria chegar ao nível dos tão famosos compositores como Mozart e Beethoven.
Certo dia, antes de ir trabalhar, Pestana, o protagonista, ganhou a inspiração que precisava e começou a compor uma musica uma polca. Sua criação fez sucesso, ele se casou com Maria, que possuía tuberculose, mas compartilhava a mesma paixão pela musica. No entanto, algo trágico acontece, sua querida esposa perece e ele acaba se afundando na tristeza.
O conto, como característica de Machado, tem um final inesperado e triste, a historia deixa claro os sentimentos e a realidade que o personagem passa dando um toque de drama e assim prendendo o leitor até perceber que a historia já terminou.

Grace 08/04/2018minha estante

Joao.Pedro 20/03/2018

O conto Um homem célebre, de Machado de Assis, inicia quando pestana vai a um sarau em comemoração ao aniversário de sessenta anos da viúva Camargo e lá é convocado pela viúva para tocar algumas polcas ao piano. O detalhe que nos chama atenção, de repente não à primeira lida, é que Pestana toca as polcas sem nenhum entusiasmo. Logo ao se retirar do piano é abordado por algumas senhoras que lhe enchem de elogios devido às suas composições. Porém, Pestana não parece feliz, todos lhe oferecem remédios, mas ele recusa e vai embora.
Esse fato inicia a trajetória narrada na vida de Pestana. Em seguida Machado aumenta o ar de mistério em torno da polca, os fatos da seqüência só demonstram cada vez mais o quanto Pestana procurava fugir de suas composições. Entretanto, quanto mais fugia, mais suas polcas estavam presentes no mundo a sua volta.
Seu grande sonho era compor música clássica, mas apesar de seus esforços acaba sempre compondo polcas. Esta citação, retirada do conto, define perfeitamente a vida de Pestana “[...] eterna peteca entre a ambição e a vocação”. O mais próximo que Pestana chegou de realizar seu grande sonho foi uma “suposta” composição de música clássica, que foi identificada por sua mulher como sendo de Chopim. E realmente era, sua cabeça havia lhe pregado uma peça.
Quem acaba pregando uma peça é Machado de Assis, ao criar um final nada bom para Pestana, que termina por não realizar seu sonho. Como sempre Machado surpreende trazendo a realidade às suas obras, ao contrário dos finais idealizados encontrados em muitos dos românticos.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

jones10 19/03/2018

Ambição e Vocação
"Um Homem Célebre" conta a história de Pestana, um famoso pianista compositor de polca (estilo musical) que busca criar obras sérias e profundas, inspiradas em grandes compositores como Mozart e Beethoven.

Neste conto vemos um conflito entre ambição e vocação. Pestana tinha talento para compor polcas, mas queria compor música clássica. Às vezes, queremos muito fazer uma coisa para a qual não temos nenhuma habilidade, mas, por outro lado, de nosso ser emergem outros talentos que precisam ser reconhecidos.

Machado de Assis fala da essência humana, da aniquilação dos sonhos, do sentimento de impossibilidade, onde o homem é forçado a abandonar um ideal para viver no mundo das aparências numa sociedade dominada pelo capitalismo.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Muito bem, Dai! Sempre temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
"Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Figurar na eternidade!

Thamires 19/03/2018

Um homem célebre
No conto, percebemos a presença da ironia machadiana ao relatar sobre a possível paternidade de Pestana, pois se ele fosse realmente o filho do padre, herdou o dom de compor músicas profanas, como a polca que é um ritmo fácil de compor, o conto tem contradição entre vocação , e ambição , o personagem principal , se encontra , triste , confuso , e frustado .Um Homem Célebre" conta a história de Pestana, um pianista compositor de polca (estilo musical) que busca criar obras sérias, profundas, trabalhadas, inspiradas em grandes compositores como Mozart e Beethoven
Pestana odeia suas musicas, porque seu verdadeiro sonho é compor uma peça clássica. Toda vez que Pestana busca inspiração em Mozart e Beethoven, compõe uma polca que acaba fazendo grande sucesso.As polcas são simples, por isso Pestana não as quer.As polcas são simples, por isso Pestana não as quer. Elas representam o sucesso, mas um sucesso transitório que resulta em tristeza e segundo ele uma vida sem gloria, glória que só seria alcançada com sua inclusão no mundo clássico.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Muito bem! Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita??

Rafael 2M 19/03/2018

UM HOMEM CÉLEBRE
ESTE LIVRO TEM COMO PERSONAGEM PRINCIPAL O PESTANA. ELE E DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NÃO GOSTAVA DE ESCREVER POLCAS PORQUE ERA MÚSICA DO POVÃO. ELE SE CASA COM MARIA QUE TAMBÉM GOSTAVA DE MÚSICA CLÁSSICA. ELE E MUITO APAIXONADO POR MÚSICA CLÁSSICA E RESOLVE ESCREVER UMA MÚSICA CHAMDA NOTURNO.
SUA ESPOSA MORRRE DE TUBERCULOSE E ELE TENTA ESCREVER MÚSICA CLASSICA, MAS NÃO CONSEGUE. DEPOIS DE 2 ANOS ELE VOLTA A ESCREVER POLCAS.
ELE É CONSIDERADO O REI DAS POLCAS E MORRE COM ESSE TÍTULO.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
O "equilíbrio dos verdadeiros desejos" é o desejo da humanidade. Quem não desejaria ser sempre o primeiro a ser servido?!
Machado trata do esboço de uma nova teoria da alma humana. Esse conto é fantástico! Discute a duplicidade de consciência existente entre o os outros concebem a nosso respeito e aquilo que realmente somos. Considerando um discurso direto de Jacobina, nosso majestoso alferes (hoje segundo-tenente): [...] ?O certo é que todas essas coisas, carinhos, atenções, obséquios, fizeram em mim uma transformação, que o natural sentimento da mocidade ajudou e completou. Imaginam, creio eu? [...] Então, na falta de outrem que confirmem nossa ?alma externa? utilizamos o espelho. É o espelho que testemunha aquilo que os outros reconhecem em nós, ou seja, a aparência. Somos o que somos ou o que aparentamos? Abraços

Duda Gonçalves 18/03/2018

Eduarda Gonçalves 2M
O conto narra a historia do protagonista Pestana, que é um famoso compositor de polcas. Apesar de ser muito reconhecido e admirado por varias pessoas, ele vivia frustrado por o simples motivo, não ter inspiração para compor musica clássica como Beethoven e a popularidade que tinha suas polcas não reduzia sua frustração como artista. Pestana acreditava que a falta de criatividade para compor musicas clássicas era por conta do celibato, então ele se casa com Maria , uma mulher jovem e viúva , e era amante de música. Pestana para de compor, pois quando foi compor uma peça para Maria, ela identificar o compositor da melodia e ele ficar inconformado com a falta de inspiração. Em homenagem a sua esposa , que ja tinha falecido ,Pestana pensa em fazer uma composição, mas o tempo se passar e ele não conseguir compor nada. Ele começa a fica endividado e aceita a proposta de um editor para compor novas polcas, e assim ele foi levado sua vida, frustrado, até o dia da sua morte.
Machado de Assis mostra através desse conto que na maioria das vezes queremos fazer muita uma coisa na qual não temos habilidade ou talento, que as pessoas nunca estão satisfeita com suas vidas. Como Pestana que não valorizava seus talentos e muito menos suas habilidades.
Grace 10/04/2018minha estante

Livia.Amalia 2 J 18/03/2018

Um homem célebre
Um homem célebre conta a história de Pestana, um compositor de polcas, famoso e rico.
Apesar de toda a fama Pestana odiava as suas músicas pois, ele gostaria mesmo é de compor uma peça classica e sempre que se inspirava em Mozart e Beethovem criava uma polca que fazia grandes sucessos.
A insatisfação de Pestana leva-o a falência ao ponto de vender seus bens para pagar as dividas.
A fama não faz a vida de Pestana feliz, pois ele quer uma perfeição que não consegui alcançar e acaba em desequilíbrio.

Lívia Amália
2°ano J
Prof° Grace

Livia.Amalia 2 J 18/03/2018

Tamibds 17/03/2018

Um Homem Célebre
Esse conto retrata sobre um grande músico chamado Pestana, por sua vez, apaixonado pela música encontra alguém parecido e que encha os seus olhos de amor, paixão e muita arte. Apesar desse enredo todo essa obra contém um rico vocabulário e convida o leitor a mergulhar por meio das palavras.
Olá, Tamires
Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e a música erudita é uma referência para a elite do século XIX.