Um Homem Célebre Machado de Assis

Resenhas - Um Homem Célebre

Eryca.Gonzaga 23/02/2018

Um Homem Célebre
Na minha opinião achei um livro interessante, mas um dos muitos contos de Machado de Assis que fez muito sucesso .
O livro me chamou atenção , entretanto com uma linguagem um pouco complicada .
Mas de fato a história em si muito interessante.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos, realmente a linguagem é uma característica de Machado, ele tem um apurado cuidado com a palavra, por isso, muitas vezes sentimos um certo obstáculo, uma certa dificuldade. Porém, com o passar das leituras essa dificuldade será ultrapassada.

Alessandra.Santana 23/02/2018

Um homem Célebre
O Homem célebre nos mostra o resultado da insatisfação de Pestana, um homem que possuía fama e dinheiro, mas que não se sentia satisfeito com aquilo, dessa forma, buscando alcançar a sua satisfação pessoal, ele fez coisas que acabou o prejudicando e assim perdendo tudo o que tinha conquistado até então, mostrando assim que devemos ter cuidado com o desejo e ambição para não acabarmos perdendo tudo que já conquistamos.
Ana Paula Paim 01/03/2018minha estante
No conto Um homem célebre, Machado de Assis discute a dualidade do sucesso X fracasso. O público reconhece e exalta Pestana por suas composições populares de polca, mas o que ele deseja é fazer sucesso com composições clássica, eruditas.

A duplicidade relaciona-se também com público X privado; para o público Pestana vive a felicidade satisfatória do reconhecimento suas produções populares, que tanto empolgam as pessoas, porém no privado ele se chateia, se irrita com suas composições de polca.

Hoje, com as tecnologias muito se debate sobre a falsa felicidade promovida pelas redes sociais. O mais legal da obra é Machado discute esses e outros aspectos, valor mercadológico, vocação, ambição, criatividade, entre outros. Todos esses aspectos podem ser visualizados no conto, vai depender da visão de mundo de cada leitor. Machado é maravilhoso por isso, após mais de um século encanta leitores com sua atualidade.

Sara.Correa 23/02/2018

Valeu a pena?
Já começo dizendo que esperava mais do livro, a ideia é simplesmente incrível mas a história em si me deixou um pouco decepcionada. Muito cansativa de ser lida e confusa. Mas como sempre nos deixa com uma ótima reflexão. Será que vale a pena fazer tudo pela fama? Vemos o exemplo do próprio pestana que ficou cego pelo ego e nem notou que sua esposa ia morrendo aos poucos. E é incrível que nós somos assim... Somos ambicioso e isso é triste deveriamos aproveitar sempre o momentos com quem amamos antes que seja tarde e você se arrependa de nunca ter dado a devida importância, tudo tem seu tempo.
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Você tem razão: todos temos um pouquinho do Pestana.. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede:
" Quando o preto acendeu o gás da sala, Pestana sorriu e, dentro d'alma, cumprimentou uns dez retratos que pendiam da parede. Um só era a óleo, o de um padre, que o educara, que lhe ensinara latim e música [...] Os demais retratos eram de compositores clássicos, Cimarosa, Mozart, Beethoven, Gluck, Bach, Schumann [...]" Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Nalanda.Rocha 23/02/2018

Dinheiro?Amor?
O conto o homem celebre foi o melhor que eu li, pois me fez pensar se o que fazemos é por dinheiro ou por gostar. E eu penso isso muito na minha vida pois as pessoas me influenciam no que eu quero fazer, falando "isso não dá dinheiro".

O livro fala de Pestana que é um famoso muito rico pela herança de teu pai. Ele é famoso por ser compositor de polcas, mas não era satisfeito pelo seu trabalho por não gostar da suas músicas. Ele acaba falindo por não ser tão boas, sua esposa morre e infelizmente ele tambem acaba morrendo sem concluir seu sonho.

Eu recomendo pois o livro não só tem uma, como varias lições de morais. Nos fazendo pensar que não é todo rico que é feliz, que não podemos perder tempo com coisas desnecessárias, dentre outras...
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Eu ficaria com o amor. Todos temos um pouquinho do Pestana, não é mesmo?
É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação, não é mesmo? Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Típica humanidade! Continue suas leituras!!! E viva Machado!!

Ana Luiza Borges 23/02/2018

Um Homem Célebre
Diferentemente dos outros contos de Machado de Assis, O homem célebre não segue uma ordem cronológica, e é um conto bem interessante. Apesar do sucesso e do conhecimento público, o personagem vive uma frustação de não conseguir compor músicas antigas. Pestana era um homem que possuía fama e dinheiro, que acabou deixando a ambição do sucesso subir a cabeça, e acabou perdendo tudo.
Ana Paula Paim 20/03/2018minha estante
Todos temos um pouquinho do Pestana. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência, sua eterna busca pela composição clássica perfeita! Abraços,

Giovanna Bahia 23/02/2018

Dinheiro traz felicidade?
No conto Um Homem Célebre, conta a história de Pestana que é um homem famoso e rico, que é compositor de polcas. Apesar dele compôr, ele odeia suas músicas. O livro me fez refletir porque ele se parece muito com a sociedade de hoje em dia, as pessoas não fazem mais faculdade por afinidade, elas já entram pensando nos bens financeiros que a faculdade lhe trará. Por isso achei o livro bom pois ele mostra que nem os mais ricos e famosos são felizes, ele nos faz refletir que nossa felicidade não se tem com os bens materiais, a gente tem que se realizar com os nossos sonhos e nunca desistir deles.
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Concordo contigo, esse conto se aplica a nossa realidade mercadológica. Quantas pessoas são comerciais e alcançam o sucesso e publicidade, mas não fazem o que gostam? Afinal, "Candongas não fazem festa". Quantos Pestanas estão por aí? Dá para considerar a eterna insatisfação do homem, essa condição de que não atingimos plenamente a felicidade. Viva Machado e continue suas leituras!! Abraços,

Ana Paula Paim 27/02/2018minha estante
"Bem com os homens e mal consigo mesmo.? Todos temos um pouquinho do Pestana!. É muito típico da natureza humana essa eterna insatisfação. Se encontramos o sucesso, queremos o anonimato. Quando somos desconhecidos, queremos reconhecimento... Por outro lado, Pestana é pretensioso, ele sabia que produzindo músicas populares não teria a possibilidade de constituir-se na "atemporalidade dos clássicos", não figuraria na galeria "perpétua da fama", com os grandes nomes que figuravam na sua parede. Apesar de tudo, pelo menos, reconheçamos sua persistência! Abraços,

Felicidade
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivas, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,

Cathy 23/02/2018

Resenha do livre " O homem célebre"
O livro " o homem célebre", narra a historia de Pestana. Um homem rico, famoso pelas suas composições musicais; porém com toda sua fama, ele nunca gostou de suas músicas, pois oque ele desejava ser, era um compositor de peças teatrais. Pestana, em suas buscas pela inspiração das peças, quando ele se inspirava em seus atores principais e de destaque em peças teatrais, ele criava uma canção e que fazia muito sucesso. Pestana, sentia muito desgosto disso tudo que acontecia, por nunca conseguir sucesso no que realmente queria fazer, e só conseguia no que ele não gostava, isso levou-lhe a falência, Pestana, se desfez de todos seus bens; a fama e o reconhecimento pela suas canções não fazem-o feliz, pois seu foco principal ele não conseguia nunca alcançar. A insatisfação pelas suas canções era considerada para ele pouca, e fazia-o achar que isso era errado, ele acreditava que peças teatrais que são um verdadeiro clássico, deveria sim ser considerada como um sucesso, mas com ele, isso nunca deu certo. Pelo simples fato de achar que era algo muito simples, ele nunca quis, e considerava esse sucesso passageiro, por isso ele nunca aceitou, pois só se sentiria orgulhado, quando entrasse na vida dos teatros clássicos.

Elder.Silva 23/02/2018

O livro Um Homem Célebre fala de uma historia de um homem chamado Pestana, um pianista compositor de polca (um estilo musical) que busca fazer obra novas inspiradas em Mozart e Beethoven, porem ele tem um grande problema de não conseguir criar grandes obras,só polcas mais simples, então o enredo passa a circular em torno disso com vários outros acontecimentos, como por exemplo ele conhecer a sua amada chamada Maria.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Apesar do reconhecimento público, Pestana era infeliz por não conseguir compor um clássico. Uma ambição que o elegeria a condição de figuração eternamente na galeria da fama da música, como os grandes músicos que estavam pendurados na parede da sala. Ele persegue o sonho por toda a vida, mas não consegue inspiração, sentindo-se frustrado e infeliz. Mesmo assim, Pestana continua usando uma máscara social, aparentando contentamento e satisfação com o reconhecimento público. O que adianta agradar ao mundo, se intimamente Pestana se sente infeliz e humilhado pela sua incapacidade de criação musical erudita.

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

vi_duarte 23/02/2018

Um Homem Célebre
A história de Pestana um músico e compositor,que tem várias profissões para ganhar o seu dinheiro. Ele dá aulas de piano, atua como músico em festas e um compositor que vende suas polcas. Mas, o seu sonho é ser um grande compositor como Mozart, Beethoven, Schumann entre outros nomes da música clássica, porém as polcas são produzidas para o público popular e não tem o reconhecimento necessário para se tornar um famoso.
O conto tem um apelo dramático, e acaba se tornando algo cansativo de ler. Mas, o que me deixou triste é que ele não conseguiu realizar o seu sonho e acabou morrendo sem se tornar um famoso.
Será que é necessário ter fama, para ser feliz? Muitas vezes somos como o Pestana, esperamos o reconhecimento e valorização dos outros, mas não nos reconhecemos como um "homem célebre".

Ellen Vitória - 2° ano J
Professora - Grace