O jardim de cimento

O jardim de cimento Ian McEwan

Resenhas - O Jardim de Cimento

1 | 2 | 3 | 4 | 5

camyle 11/08/2021

não sei como esse livro foi aparecer na minha biblioteca mas ele estava lá. nunca tinha ouvido falar sobre e nem me dei o trabalho de ler sinopse. então, imagine meu susto lendo aquela página do começo. definitivamente não esperava nada disso. eu li algumas resenhas e comentários por aqui e decidi continuar leitura. e aí, aconteceu mais aquela cena. eu não sei que p*rra o autor tomou quando escreveu esse livro mas confesso que a escrita é tão boa que me prendeu. não tenho nenhum comentário inteligente sobre o livro - ainda estou processando o que aconteceu - mas posso afirmar que a escrita é muito boa. leia com a sua conta em risco.

Iuri 23/08/2021

Crianças perturbadas
Ian McEwan, um dos maiores autores britânicos da atualidade, é um escritor que navega perigosamente nos limites do doentio do ser humano. Ele mesmo diz : "Quando comecei a escrever, aos 20 anos, queria chocar, escapar da cinzenta e provinciana literatura inglesa e ir atrás de William Burroughs, Philip Roth, John Updike e Henry Miller, que pareciam estar em busca de algo mais ambicioso, mais arriscado."

Acabei de ler agora “Jardim de Cimento” um livro pequeno (132 páginas) que confirma a fama do autor. A obra, quase gótica, conta a história de quatro irmãos órfãos (dois casais) que perdem o pai e depois a mãe (cujo corpo encerram no porão). Ao se verem sozinhas, as crianças entram em viagens existenciais individualizadas onde a inocência e a perversidade se confundem. Entre eles estabelece-se um jogo complexo, um arremedo de arranjo de necessidade da continuidade da vida que acontece num cenário de absoluta liberdade de ação onde não existem figuras de autoridade. Daí, sem ninguém para guiá-los, os irmãos se desagregam e se integram, se desenlaçam e se apóiam numa mistura de atração e repulsão. É estranho, triste e sedutor acompanhar estas almas infantis abarcadas pela escuridão, para elas incompreensível. Presos à imaturidade os comportamentos se deformam e os irmãos enredam-se cada vez mais num caminho fadado ao abismo.

No fim de tudo, masturbação, mentiras, apatia, loucura,inocência, incesto, pecado e redenção são acrescentados ao caldeirão onde as crianças queimam e onde encontram sua derrota....Ou quem sabe sua vitória?

Carla 24/10/2021

Livro difícil
A leitura desse livro foi difícil. A escrita do autor é boa, mas a história é áspera, amarga e incomoda.

Uma família de 4 irmãos se vê, de repente, sem adultos para lhes dizer o que fazer e estabelecem uma dinâmica peculiar.

Essa dinâmica é incômoda pq as crianças e adolescentes da história são conduzidos apenas pelos seus desejos e não por normas sociais que estabelecem o certo e o errado, o moral, o ético.

O narrador é o adolescente Jack e não há pudores nessa narrativa. Jack é irônico, cruel, egoísta...

Os protagonistas criam seu próprio mundo e a única coisa doce na história é a forma como se agarram uns aos outros para enfrentar o mundo externo.

É um livro que não me arrependo de ter lido, mas ele não suscita bons sentimentos. O que resta no final da leitura em um gosto amargo e um nó na boca do estômago.

Valeria.Honorio 29/01/2021

Intrigante
Intrigantemente bizarro.
Uma família desestruturada que se ama e após um acontecimento específico fica adormecida pra vida.

Natália 05/03/2020

Estou realmente me questionando se não gostei tanto da leitura justamente pela qualidade da escrita que transmite a todo momento um tom tétrico e mal cheiroso da trama ou se por algum moralismo entranhado, embora não costume ser pudica com as minhas leituras. Acredito que o desconforto seja proposital, mas achei que o livro tangencia questões espinhosas (incesto, sexualidade, morbidez, vilipêndio, etc.) com personagens muito rasos. Embora sejam quatro crianças e a proposta pareça sugerir um cenário de ?suspensão moral? pela perda dos pais e os quatro forçados a seguir em frente sem jamais terem sido estimulados a buscar apoio no meio externo, ainda assim, talvez pela idade dos personagens (6, 13, 15, 17), a maioria nem tão criança assim, achei forçada a condução dos eventos, principalmente, a falta de higiene e limpeza... Desde o início fiquei com a impressão de ser um ?Lavoura Arcaica?, mas sem o lirismo da escrita e com personagens bem ?porquinhos?...

Lilia Carvalho 17/03/2010

Não gostei!
Achei o livro enfadonho!

Uma realidade bem nua e crua, mas confesso que achei exagerada!

Isso me deixou frustrada porque esperava demais desse livro, pelas críticas e resenhas que li, mas enfim, cada um com seu gosto literário!

Manoela138 27/03/2024

Um livro desconfortável
Como muitas pessoas que também escreveram resenha sobre esse livro, eu também não sei muito bem o que dizer ou sentir sobre a história.
É um livro curto, mas impactante. Impacta no sentido de contar uma história sem censura, sem medo de explorar assuntos que são tabu e que mostra as personagens da forma mais sem filtro possível. Afinal, os protagonistas são jovens ingênuos.
É o primeiro livro que li do autor e gostei do estilo de escrita, a forma de construção dos personagens e o jeito honesto de conduzir a história. Me lembrou muito o livro Espere a primavera, Bandini do John Fante.
Tem algumas partes desconfortáveis no livro, mas o último capítulo é quase intragável kkk sério, não sei o sentido daquilo no final, mas é o que é.
Está longe de ser um livro favorito, mas com certeza o autor conseguiu prender minha atenção e vai me deixar pensando nele.

Érica 26/03/2024

Nem sei oq comentar
Eu estava lendo umas resenhas aqui sobre esse livro e é engraçado como quem nunca leu nada do autor fica horrorizado com a crueza com que ele traz as histórias.
Essa, em particular, bem curtinha, mas riquíssima de sensações. Sentimos tudo: a ausência, a perda, o abandono, o descontrole, a união, as descobertas, a dor e o amor.
E, ainda que eu sempre saiba o que esperar do Ian McEwan, a versatilidade do autor faz com que ele sempre pareça algo novo e diferente a cada livro que pego para ler.
E, pelos comentários, parece que vou ter que ler O Senhor das Moscas ainda esse semestre.

Cleany 21/09/2023

Nenhum livro que eu tenha lido até então retrata tão bem a sensação de descontrole, abandono e sujeira da negligência quanto esse. foi meu primeiro livro do mcewan e desde então me pego pensando de onde ele tira as ideias para os livros dele.

Luan 21/03/2023

Bizarro
Simplesmente não pude lidar com esse livro da forma que gostaria. Li relativamente rápido, mas em nenhum momento me senti realmente preso à leitura. Além disso, em vários momentos, o horror das ações das personagens e a estética do nojo apresentada durante toda a obra me fizeram sentir angústia.
Dessa forma, acho que o autor conseguiu me influenciar da exata forma que gostaria, mas a leitura, grotesca e bizarra, não me levou a apreciar o estilo da obra. Como estou avaliando a experiência como leitor, não só a qualidade da escrita em si (muito boa por sinal), darei 3 estrelas.

Gláucia 21/11/2016

O Jardim de Cimento - Ian McEwan
Publicado em 1978, é o primeiro romance do autor. Narra a vida de uma família disfuncional composta pelo pai, que morrelogo no início, a mãe que vai adoecendo progressivamente e os 4 filhos: Julie, Jack (o narrador), Sue e Tom, cujas idades variam entre cerca de 5 a 18 anos.
Algo não vai bem em seus comportamentos e a história toma um rumo muito macabro. Achei muito impactante, mexeu muito comigo. E quando descobrimos o que é o tal jardim de cimento...

Ana 18/11/2016

Não matei meu pai, mas as vezes tinha a impressão de que o havia ajudado a ir desta para a melhor. E, não fosse por ter coincidido com um evento marcante em minha evolução física, sua morte pareceu insignificante quando comparada ao que veio depois...

TAIS.COUTINHO 03/02/2022

Numa história em que não sabemos onde nem quando acontece, vamos acompanhar a vida de quatro irmãos (Jullie, Jack, Sue e Tom), que após perderem ambos os pais, procuram levar uma vida "normal", com medo de serem mandados para um orfanato por serem menores de idade. Entre brincadeiras no mínimo suspeitas entre eles, o leitor vai perceber ali uma estranha relação entre esses personagens e um segredo macabro que eles guardam no porão de sua casa.

Claudia Cordeiro 31/01/2012

final forçado
Achei que o final não tem nada a ver com o desenrolar da história... não gostei, por causa do final.
pedrobmendes 01/01/2017minha estante
Final péssimo! Tem uma infinidade de ótimas possibilidade de continuação mas não, acaba...

Saulors 09/05/2022

Uma história cruel
Já tinha lido "enclausurado", do autor, e tinha me fascinado pela sua escrita, e neste livro "o jardim de cimento", ian mcewan consegue em pouco mais de 100 páginas pintar personagens e cenários tão vivos que impressiona. Nesta história, 4 crianças e jovens perdem o pai, e depois a mãe, mas criam relações e performances sociais de adultos, não tão responsáveis, pela casa. Um livro ousado, duro, cruel, divertido, com uma escrita que só o ian mcewan é capaz de ter.

1 | 2 | 3 | 4 | 5