O jardim de cimento

Resenhas - O Jardim de Cimento

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luan 21/03/2023

Bizarro
Simplesmente não pude lidar com esse livro da forma que gostaria. Li relativamente rápido, mas em nenhum momento me senti realmente preso à leitura. Além disso, em vários momentos, o horror das ações das personagens e a estética do nojo apresentada durante toda a obra me fizeram sentir angústia.
Dessa forma, acho que o autor conseguiu me influenciar da exata forma que gostaria, mas a leitura, grotesca e bizarra, não me levou a apreciar o estilo da obra. Como estou avaliando a experiência como leitor, não só a qualidade da escrita em si (muito boa por sinal), darei 3 estrelas.

Rose.Agra 23/01/2020minha estante
Tbm achei que eles fossem enterrar o namorado da Julie no porão. Pelo que entendi o dinheiro da mãe era depositado em nome de Julie pelos Correios e como eles ñ informaram morte dela, continuaram recebendo.

DayS.J. 16/01/2024

Eu tinha uma ideia do que esperar do livro, mas passou longe do que o imaginado.

Embora a escrita seja muito boa, a história não me prendeu. A negligencia, a descrição do ambiente, do personagem, os comportamentos - como cada um lidou com o trauma -, me deram agonia. Eu me sentia parada no tempo, Mas talvez esse seja o objetivo do livro.

Gley 09/05/2018

O improvável provável do ser humano
Um maravilhoso soco no estômago. Isso. Se vc quer um soco no estômago advindo de uma qualidade literária única, leia este livro. Qq um, mesmo que não goste de ler, se enjoará, se excitará, se entristecerá, se angustiará, se espantará, se identificará nessas poucas 105 páginas.
Eu o devorei em todos os minutos livres q tive. Agora falta fazer a digestão. E aí  partir pra mais outros livros do autor...

Saulors 09/05/2022

Uma história cruel
Já tinha lido "enclausurado", do autor, e tinha me fascinado pela sua escrita, e neste livro "o jardim de cimento", ian mcewan consegue em pouco mais de 100 páginas pintar personagens e cenários tão vivos que impressiona. Nesta história, 4 crianças e jovens perdem o pai, e depois a mãe, mas criam relações e performances sociais de adultos, não tão responsáveis, pela casa. Um livro ousado, duro, cruel, divertido, com uma escrita que só o ian mcewan é capaz de ter.

TAIS.COUTINHO 03/02/2022

Numa história em que não sabemos onde nem quando acontece, vamos acompanhar a vida de quatro irmãos (Jullie, Jack, Sue e Tom), que após perderem ambos os pais, procuram levar uma vida "normal", com medo de serem mandados para um orfanato por serem menores de idade. Entre brincadeiras no mínimo suspeitas entre eles, o leitor vai perceber ali uma estranha relação entre esses personagens e um segredo macabro que eles guardam no porão de sua casa.

thaissa__ 26/02/2024

Sufocante
O tipo de livro que lemos um capítulo e paramos para respirar de tão mórbido que é. O que eles fizeram com o corpo da mãe foi demais para mim, precisei dar uma pausa. É um livro nojento, mórbido, estranho e bem incestuoso. O último capítulo é um absurdo, não entendi bem o propósito dessa obra e penso que não era necessário ter tantos detalhes em certas cenas, apesar de tudo, Ian McEwan escreve de uma forma que vicia e quando vemos já não queremos mais parar.

arthur966 15/09/2020

"não matei meu pai, mas às vezes tinha a impressão de que o havia ajudado a ir desta para a melhor."
não estava esperando nada desse livro quando peguei pra ler mas jesus amado. a escrita é muito boa, clara e dura, dá a impressão de ser um conto de fadas num mundo que a magia não existe. aquela parte no finalzinho (você vai saber qual se ler) achei um pouco ?? mas já esperava na verdade. de um modo geral gostei bastante da história

Amanda.Andrade 30/03/2017

Só tenho uma palavra à dizer: Bizarro!!!

Afonso74 09/01/2012

Ian McEwan - Jardim de Cimento
Um tanto quanto irregular no ritmo e no nível de tensão, o que é um pecadilho em se tratando de um livro de pouco mais de 100 páginas, do qual se espera um ritmo intenso do começo ao fim.

Em outras palavras, a primeira parte é pujante, surpreendente, deixando o leitor sem ar e impossibilitado de largar o livro. No entanto a segunda parte decepciona pois o brilhante argumento sobre o qual o romance foi ancorado perde parte de sua força, e os personagens enveredam por um caminho de clichês e algo sem sentido.

Não estou habilitado para entrar em um debate teórico sobre a formação desse grande autor haja visto que é meu primeiro contato com Ian McEwan. Apenas especulo que o autor teria dado mais páginas de presente ao leitor se o houvesse escrito nos dias de hoje.

Polliana 23/11/2016

O jardim de cimento
Uma leitura rápida e incômoda, nesse livro de poucas páginas conhecemos uma família disfuncional, após a morte dos pais esses cinco irmãos com medo de serem separados decidim assumir a responsabilidade de cuidar da casa e um dos outros, após a chegada do namorado da irmã mais velha a história toma outro rumo, o tema do incesto é presente o que torna a narrativa intragável.

isabelle. 14/12/2021

morro mas não falo o que me passou pela cabeça em certas passagens desse livro. me lembrou muito proibido da tabitha suzuma por motivos óbvios e foi igualmente marcante pela mesma razão. nunca vou superar esse final

Renata | @am0r_p0r_livr0s 15/04/2024

Foi o segundo livro do autor que li. O primeiro, A Balada de Adam Henry, foi espetacular; esse, me deixou incomodada, mas foi um incômodo que me fez pensar.
O Jardim de Cimento foi o primeiro livro escrito pelo autor, em 1978 (ano que nasci) e, minha gente, que livro que mexe com o nosso psicológico. Tive a mesma sensação de quando li Misto Quente, de Bukowski. Uma história forte, impactante, e que me fez sentir um pouco enojada no final.
É uma história mórbida, de quatro irmãos que se vêm sozinhos, para cuidar dos próprios narizes. Julie, Jack, Sue e Tom precisam sobreviver e seguir com suas vidas em meio à sua situação de luto. Jack é o narrador, que descreve os acontecimentos dentro da situação mental de seus irmãos, sob seu olhar. Após a morte da mãe, ele vive quase como um animal em cativeiro, não toma banho, não troca de roupa e fica com suas fantasias sexuais e seus heróis de ficção científica. E diante de sua descrição a respeito dos irmãos, vamos percebendo a forma como cada um está lidando com a situação em que vivem.
No texto, não há menção sobre o lugar nem o tempo em que as coisas acontecem e, pela descrição, eles vivem em uma casa com um jardim em ruínas, em meio a uma paisagem decadente. O leitor sente a tragédia e a tristeza desses quatro irmãos e a doença psíquica que estão vivendo.
É um livro que não entrou para minha lista de favoritos, mas vai me fazer refletir sobre ele por um bom tempo. Recomendo sua leitura, até porque é um livro curto, que prende o leitor e é possível terminar em um dia.

Miss V 07/01/2019

A princípio, o incesto presente no livro pode parecer o mais chocante, mas não é. A frieza das crianças ao descobrir a morte da mãe e depois esconderem o corpo foi a coisa mais bizarra. O garoto extremamente porco que não fazia outra coisa além de se masturbar, a garota totalmente perturbada que vestia o irmãozinho de menina ou o tratava como bebê, o irmãozinho mimado que se vestia de menina e tinha brincadeiras obscuras com um amiguinho. Tudo é surreal nesse livro, com passagens que nada agregam ao enredo e cenas absurdas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5