Harry Potter de A a Z

Harry Potter de A a Z Aubrey Malone

Resenhas - Harry Potter de A a Z

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/11/2015

Dessa vez o livro que trago para vocês é bem diferente, ele traz fatos e curiosidades sobre Harry Potter e tudo que encontra-se a sua volta, nele sabemos um pouco mais sobre a J. K. como ela teve a ideia, os problemas que ela teve que enfrentar e outras coisas mais.
Ele é praticamente um dicionário, nos faz relembrar alguns nomes de feitiços, poções, personagens e trás algumas curiosidade que eu desconhecia mesmo sendo fã da saga (risos).
O que achei interessante nele é que trás títulos de outros livros relacionados a Harry Potter que pretendo pesquisar sobre eles depois. A Diagramação dele é bem bacana, como disse parece um dicionário vem na ordem alfabética, ma pode ser livro na ordem que você quiser o que torna leitura bem dinâmica. No mais só lendo para saber! rsrsrs

site: www.suka-p.blogspot.com

izasabatine 21/09/2015

Expectativa grande
O Universo de Harry Potter de A a Z, de Aubrey Malone, me chamou muita atenção no início. Quando vi seu nome e sua apresentação no verso tive certeza que seria muito bom (afinal, difícil um livro sobre Harry Potter não ser) e já quis logo adquirir para compor a minha coleção. A ideia do autor é realmente brilhante e é super compreensível que seja um guia não completo (como ele já deixa claro em sua nota). Só que não sei se a minha expectativa foi alta demais ou alguma outra coisa, mas o livro não me agradou tanto quanto o título ou o que eu esperava dele. O que mais gostei nele foram as curiosidades - muitas das quais eu não sabia - sobre a vida de J.K., já o resto tive uma tremenda decepção. Alguns comentários sobre os atores ou quaisquer pessoas do elenco são bem maldosos, além de conter alguns verbetes pouco relevantes, deixando de lado outros que eu julgaria muito mais importante. Consegui também encontrar pequenos erros em relação a série. Em geral, o livro não é tão ruim, mas me decepcionou. As curiosidades são realmente ótimas, talvez eu só tenha criado uma expectativa grande demais.

Ana Carolina Santos 13/09/2015

Um a A a Z que deixa a desejar
Há muito tempo tenho interesse em adquirir "O Universo de Harry Potter de A a Z", do jornalista Aubrey Malone. O livro, que, em sua primeira edição se chamava apenas "Harry Potter de A a Z", busca organizar os verbetes dos livros de J. K. Rowling em uma espécie de dicionário, para facilitar a vida de quem precisa relembrar rapidamente algum feitiço ou personagem periférico, por exemplo. Ideia brilhante, execução nem tanto.
Na nota do autor, ele logo afirma que o guia é seletivo e que não busca de forma alguma ser completo. Até aí, tudo bem. Porém Malone não foi muito feliz em suas escolhas. Muita coisa importante ficou de fora e muita coisa supérflua foi incluída. Por exemplo, a fundadora da casa Lufa-Lufa Helga Hufflepuff não tem um verbete para chamar de seu, enquanto há verbetes para muitos dos atores da adaptação cinematográfica.
Há muita imprecisão nas explicações dos verbetes. Parece que Malone só deu uma rápida lida na série (ou nem isso) e começou a escrever o livro na tentativa de faturar alguns dos milhões que J. K. conseguiu com seus livros.
O que mais me incomodou foi tom "jornalismo de fofoca" que permeia todo o livro. Malone parece de fato uma Rita Skeeter, sendo tão maldoso quanto a personagem da série Harry Potter. Sim, Malone faz questão de imprimir seu estilo em toda a obra, não satisfeito em apenas definir os verbetes.
Se você abstrair todas essas faltas, dá para apreciar o livro. Há muitas informações das quais eu não sabia, coisas que J. K. falou em entrevistas, curiosidades, possíveis inspirações para a autora, brigas judiciais, entre outras coisas.

Mundo B - Jéssica Brenda Landi 14/04/2015

Sete livros. Oito filmes. Dez anos. Um tempo longo e memorável para quem cresceu sonhando e vibrando com cada detalhe que compôs uma das séries de maior sucesso mundial. Ícone de uma geração. Acabou, mas deixou saudade e cada fã dá o seu jeitinho de relembrar.

Em O Universo de Harry Potter de A a Z, o autor faz uma viagem no tempo em forma de glossário, relembrando alguns momentos da série, assim como também explicando termos que a grandiosa autora tão sabiamente usou, não deixando de contar as consequências no decorrer da criação.

Os prós. Os contras. Há aqueles que condenaram e ainda condenam, mas J.K. Rowling dá uma explicação por ter usado um simbolo que representa o mal muitas vezes (bruxo/bruxaria) de forma tão diferente, mais próximo de humano.

O livro é completo? Não, claro que não. Seria necessário muitos outros glossários como esse para explicar dez anos de sucesso. Mas é uma forma muito legal de relembrar. Aubrey Malone, reuniu trechos dos livros, acontecimentos dos filmes, pesquisas e entrevistas com o elenco e autora.

O livro mostra também parte da vida pessoal da autora, o contexto em que ela se encontrava quando escreveu seu primeiro livro, as dificuldades para escrever os outros. As críticas, tanto boas quando negativas. Influências literárias e até mesmo outras obras que podem ser consideradas coincidentemente muito parecidas.

Muito do que está ali eu já conhecia e aposto que muitos fãs igualmente, mas também descobri muitas coisas novas. Tudo que tem a ver com Harry Potter me interessa e sempre vou querer ler mais e acho que nunca vou me cansar. No fundo, no fundo ainda não me despedi da série (risos).

A capa é muito bonita e com um ar divertido com alguns elementos característicos da série. Mesmo não sendo perfeito e completo, vale muito a pena a leitura para quem assim como eu sempre quer ler mais sobre o bruxinho mais amado do mundo.

site: http://brendalandim.blogspot.com.br/2015/04/livro-o-universo-de-harry-potter-de-a-z.html

Gabrieli68 29/03/2024

Esperava mais
É um livro mediano,o escritor focou muito mais no mundo fora de Hp,na vida pessoal de Rowling,o que não é condizente com o título do livro,deveria ser sobre o universo de Harry Potter,não sobre a criadora desse universo.
Além disso,diversos itens existentes não são sequer mencionados,parece que tudo foi escrito com preguiça e desleixo.

Patty Pizarro 18/12/2014

Decepção!!!!
Sinceramente achei esse livro patético. Além de ser completamente redundante, ele explica coisas tão óbvias que torna a leitura massante. Uma enciclopédia sobre o universo Harry Potter, na minha opinião não precisa explicar quem é Harry Potter, achei meio ridículo, como se fosse pra "encher linguiça". É um livro pra quem já leu Harry Potter, não precisa explicar quem é Hermione ou Dobby ou Sirius, se existisse curiosidades sobre a criação dos personagens até vai, mas isso poderia ser usado uma vez só, falar sobre Emma Watson na letra E e depois falar sobre Hermione na H. O livro é tipo...Letra E "Emma Watson é a atriz que interpreta Hermione"..... .Letra H "Hermione é a personagem interpretada por Emma Watson." Quem escreveu esse livro só quis ganhar dinheiro as custas da paixão dos fãs, a única coisa que achei realmente boa foi conhecer um pouco mais sobre J.K. e só .

Mary 28/10/2014

Definitivo, porém incompleto;
Esperava mais.
Li o livro na esperança de lembrar e descobrir muitos fatos novos sobre Harry Potter.
Posso afirmar que ri muitas vezes do comentário da autora. Mesmo assim acho que faltou informações que poderiam ter sido mais exploradas no livro. Como os duendes e as bolas de quadribol, por exemplo.
Por vezes achei que a autora estava mais preocupada com a conta bancárias de Rowling que com o Guia, em si. O livro foi mais focado na Rowling, sem dúvida, mas não lembro de algum momento que não fosse comentado sobre o quanto a JK ganhou ou gastou... Acho que poderia ter dado aos fãs o que eles queriam, fatos mais profundo sobre seu personagem favoritos.

Gustavo 19/10/2014

Enciclopédia básica
O livro, antes de tudo, é um espécime de enciclopédia não só do mundo mágico de Harry Potter, mas também da vida da J. K. Rowling, desde o café em que a inspirava ao seu ex-marido arrogante.

No entanto, Aubrey Malone cometeu alguns equívocos em sua obra, colocando informações pessoais, e, na maioria das vezes, não deixou-se levar pelos fatos.

O Universo de Harry Potter de A a Z é considerado um dicionário básico, mas não extremamente necessário. Vale ressaltar que há spoilers.

Carol - carollivros 14/08/2014

Extremamente simplista e com erros grosseiros...sobre o universo do Harry Potter...

Alvaro0105 12/09/2012

Abandonei
Abandonei pq não vou ficar lendo um dicionário de cabo a rabo né?, mas vai servir bastante pra quando eu quiser re-ler a saga, ou se um dia meus filhos lerem.

Junco 18/05/2012

De A a Z...
Bom, esse é outro livro do grupo que eu havia abandonado por achar extremamente ruim e voltei atrás, tentando superar o desafio...

Na primeira vez que tentei ler o livro, confesso que não fui muito persistente... Vi-o na banca, comprei, abri, folheei umas cinco páginas, achei uma porcaria, olhei para minha irmã Pottermaníaca e falei: Não gostei, pega de presente...
...Simples assim!

Agora pedi-o emprestado para ler, pois a regra é: "Nada de deixar livros pela metade!" e confesso que achei uma leitura inofensiva que até serve para revelar alguns dados interessantes sobre a saga e a autora.

Missão cumprida!!!

Trid Otaku 01/12/2010

Meu querido dicionario;
para aqueles que amam Harry Potter assim como eu, tenho certeza que irão gostar desde livro. particularmente posso dizer que este livro não pode ser lido como qualquer outro, e sim deve ser usado com livro de consulta para tirar a mínima duvida com relação com a saga... usando como uma enciclopedia do saber, seu exemplar vai acabar virando seu melhor amigo a respeito de Harry Potter. como sou um fã, li o meu como se fosse um romance... e gostei muito, então é mais um livro que eu recomendo :D

Mateus 24/08/2009

É um impresionante livro sobre Harry Potter onde poderemos saber de tudo de toda a coleção desse bruxo.
Esse livro guarda grandes significados da coleção como poderemos perseber quando lermos e também contem um grande número de coisas q não vemos nos livros comum.
Recomendo esse livro!