Um Brinde de Cianureto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

ClaudiaNaiNeves 16/07/2023

Não digo que esta é uma das melhores histórias da Agatha, mas chega perto. Foi muito bem escrita e deixa o leitor intrigado desde o início.

É bem fácil descobrir o verdadeiro culpado, mas o que é impossível descobrir são as motivações e os detalhes das execuções dos assassinatos.

Por ser amigo do Poirot, imaginei que o coronel Race resolveria todo o mistério, mas não foi bem assim e a pessoa que resolveu tudo me surpreendeu demais, além de ser meu personagem favorito deste livro.

A Agatha não faz questão de esconder bem a identidade do assassino, porque são tantos detalhes escondidos a cada página, que o leitor acaba surpreso do mesmo jeito.
Kess 25/11/2023minha estante
Já eu, amei haha

ni-ck 09/07/2023

No começo temos que ter certa paciência até que as coisas realmente comecem a acontecer, muitos personagens relevantes para conhecer (o que é positivo) e um mistério gostosinho de se ler.
Não muito elaborado na questão da temática, mas não deixa de ser bom. Cada personagem tem sua particulariedade e conflitos, o que deixa difícil de responder a pergunta "quem matou rosemary barton?". O passado de cada um nos traz motivos para o feito e os conflitos que se formam durante a história reforçam cada ponto.
O final é interessante, talvez não muito surpreendente para quem é acostumado com o gênero do livro mas ainda sim é uma leitura que vale a pena.

Júlia 30/06/2023

Um dos melhores livros da autora (sem nosso amado pequeno detetive). Um emaranhado de histórias entre os personagens, ligados à um antigo suicídio, com pontos que se repetem na atual história ditam as investigações do mortal brinde de cianureto em meio a um jantar comemorativo.
Com um clímax crescente onde só mais um capítulo não é suficiente, a investigação se estende até as últimas páginas do livro, com um desfecho com sentodo porém surpreendente. Genial.

Maria 29/06/2023

Um livro excelente, de leitura rápida e que mesmo tendo um final relativamente simples, me surpreendeu. Conforme você vai lendo e as peças se encaixando, se percebe o quanto Agatha era sagaz, e para quem gosta do tipo de escrita dela, tenho certeza que vai adorar.

Leonardo.Ribeiro 29/06/2023

Um Brinde de Cianureto
Demorei um pouquinho pra me enganar na leitura, é um livro bom mas não teve um plot que te deixa impressionado, eu fiquei esperando um momento que fosse aquela pessoa então não foi tão uau, mas mas como eu não tinha certeza absoluta que era ela até que foi bom o livro.

Isadora.taylors 29/06/2023

Gostei
Meu Deus que livro bom kkkk embora esperava que o assassino tivesse sido outra pessoa kkkkkk mas gostei muito do livro e quase não consegui largar ele kkkkkkkk

Natalia917 27/06/2023

Um brinde para a escrita!
Amei esse jeito de separar em 3 capítulos, com o 1° sendo o POV de cada personagem e depois as 2 desgraças.
Fiquei extremamente perdida até o final, só não suspeitava do óbvio pq tava mt óbvio e sabia q a Agatha n ia escolher eles pelo jeito que escrevia quando eles apareciam, fiquei em choque com o(s) assassino(s) e amei que o "erro" tenha acontecido.
Pela sinopse e pelo jeito que estava começando a história eu daria umas 4 estrelas por parecer ser bem fácil de resolver, mas isso foi pura enganação pq não é nem um pouco kkkkkkk.
Perfeitinho demais, por isso merece um maravilhoso: 5/5 ?.

Jessikelly0 26/06/2023

Um Brinde de Cianureto
Fico extremamente feliz, quando minhas teorias estão certas. E para a minha felicidade, minha suspeita estava correta ?.
O que não torna a história óbvia. Como sempre, Agatha trabalhou muito bem no desenvolvimento da trama.
Um Brinde de Cianureto (que na verdade foram 2 ?) conta a história de Rosemary Barton, que envenenou-se em sua festa de aniversário após um ?brinde fatal?. Quase um ano depois, seu marido começa a receber cartas anônimas insinuando que na verdade sua esposa não cometeu suicídio e sim foi assassinada. Então ele prepara outra festa no mesmo restaurante e com as mesmas pessoas que estavam presentes no aniversário de Rosemary para preparar uma armadilha contra o culpado, entretanto, o evento torna-se fatídico novamente após outro brinde.
As duas mortes estão conectadas? O mistério foi lançado, com direito a um romance ?no final?.

Kess 25/06/2023

Um ano após a morte de Rosemery, todo mundo que estava no dia de seu suposto suicídio se vê pensando nos segredos e ressentimentos que compartilhavam com a falecida. No meio dessas reflexões, uma das testemunhas da morte tem certeza que houve um assassinato naquela noite e decide recriar a mesma cena para comprovar suas teorias, sem saber que outra tragédia estaria a caminho.

Gostei, no entanto, de como o livro disponibilizou de alguma forma todas as informações necessárias para o mistério, mesmo que, como sempre, a Agatha Christie consiga nos desviar da verdade. Apesar de a história não trazer um desfecho surpreendente, você continua se questionando sobre o culpado ao longo da leitura e o livro nos traz uma boa explicação para os fatos abordados por cada um dos personagens.

O mistério da história conseguiu me embalar até o último capítulo e a engenhosidade da solução me encantou. (ADORO!)
Thales Diniz 01/07/2023minha estante
Melhor que Noite Sem Fim?

Kess 03/07/2023minha estante
Mesmo nível de maravilhoso!

Fabio 09/07/2023minha estante
Livraço!!!

Gabie 15/06/2023

Como sempre, eu amo um bom suspense, ainda mais esses curtinhos que fazem a nossa cabeça embaralhar. o trabalho da Ágatha é perfeito, já li tantos que até perco as contas!!!

Aline 15/06/2023

Um Brinde de Cianuretto
"Então era assim? Esta angústia, esta ardente e dolorosa agonia... isto era o amor!"

"É realmente alarmante o quão pouco se pode saber de uma pessoa mesmo depois de morar com ela na mesma casa!"

"O que posso fazer para afastar as recordações dos meus olhos?"

Soos 12/06/2023

Surpreendente
E estranho que esse livro não tenha tido mais repercussão como no assassinato do Expresso do Oriente, por que esse livro e muito bom.
Agatha não precisou criar uma trama meticulosamente feita ou uma história complexa. Ela simplesmente colocou uma situação simples e corriqueira que poderia acontecer com qualquer um. Mesmo sendo simples, é impossível deduzir antes do desfecho. Isso o torna um livro maravilhoso. Acho que o melhor da Agatha que li ate agora.

Liulux 08/06/2023

- A coisa estava em sua bolsa. - Que coisa? - Cianureto
🤬 #$%!& QUE FODA

Agatha não é conhecida como a rainha do crime atoa, toda sua construção de narrativa é seus pequenos detalhes são meticulosamente colocados para que resoluções simples se apliquem a casos que nunca poderiam ser solucionados, sua escrita é fluida e seu suspense não deixa a desejar, tendo sempre eficientes investigadores em seus casos e deslumbrantes modus operandi e cenários, sempre com personagens com motivos e sentimentos complexos, tudo junto numa narrativa dos anos 80 é de tirar o fôlego
Um ótimo suspense para um chá da tarde