Um Brinde de Cianureto

Um Brinde de Cianureto Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Um Brinde de Cianureto

iamlucaz 01/10/2023

Falta coisa?parece sem conclusão!
Nada nesse livro me conquistou, nem a ideia do crime, nem o andar da narrativa pareceu interessante. Empurrei tudo goela abaixo e a resolução até que um pouco brilhante, ganha sua dose de absurdismo, que nesse livro até é passável, se comparado a falta de explicação e as ligações entre os inúmeros acontecimentos que ocorrem, sem falar na justificativa. Me encheu o saco, e acabei frustrado. Bem ruinzinho?

Para não dizer que não gostei de nada, o recorte dos perfis dos personagens sempre é feito com maestria pela Agatha. E por mais que isso precise ser feito com moderação e cautela quando se trata de apresentar suspeitos, nem isso me cativou no livro. Não rolou pra mim? Nada funcionou, nem separadamente, nem em conjunto.

juliamoedo 27/09/2023

Mais um da rainha do crime
Entre os livros da Agatha que eu li, este é o que eu menos gostei - senti falta da Miss Marple ou do Hercule Poirot. O enredo é legal, mas não gostei tanto da execução e fiquei com preguiça dos personagens.

@vaisetratarleitora 25/09/2023

O assassino não era óbvio
Dando continuidade ao meu projeto de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 47º livro, publicado em 1945.

Eu achei a história super interessante e tentei de todas as formas descobrir o assassino, e cheguei mesmo a achar que tinha descoberto hasuhsausahush a iludida!

O segundo assassinato confundiu muito as coisas, pois o assassino não tinha motivos para cometer aquele crime (aparentemente), então quando foi revelado, foi muito surpreendente e me deixou de boca aberta.

Talvez um ponto que algumas pessoas possam não gostar é que a história se passa muito em recapitular o primeiro assassinato, que já aconteceu, e conta o desenrolar que culmina no segundo assassinato. Talvez as pessoas possam achar que isso deixa a história mais lenta, e talvez seja verdade, mas não me incomodou e traz um contexto necessário pra história, então não me importo e até gosto.

O detetive é um policial que não aparece muito nos livros da Agatha, embora ele claramente seja muito inteligente, mas eu achava que essa história seria do Poirot, então me decepcionei um pouco, porém isso foi expectativa minha, o detetive utilizado sem dúvida esteve a altura do caso e fez um ótimo trabalho, é só que eu gosto muito do Poirot haushauahsu

Sem dúvida recomendo muito a leitura.

Julia3932 16/09/2023

Sempre satisfatório
Ler Agatha Christie é sempre um prazer. Acho que só pelo contexto criado em volta do nome Agatha Christie já dá um ar misterioso ao livro em questão.

A história é sim instigante e viciante, só a apresentação dos fatos em sim já deixa a história muito interessante.

Amei todos os personagens!
Adorei a forma como todos eles tiveram um papel nessa história mesmo que mínimo. Todos bem representados e apresentados como verdadeiras pessoas que tem participação nessa história.

Eu não consegui ter um suspeito durante a leitura, não sei se foi escrito pra ser assim ou se por lerdeza minha. Cheguei até a pensar que o final seria sem sentido, sem nexo e talvez com pontas soltas. Que idiotice a minha pensar que Agatha Christie faria isso.

Iris 13/09/2023

Um brinde a Rosemary!
Rosemary era boa, gentil, muito bonita e rica, até o dia de sua morte, ela cometeu suicídio na própria festa de aniversário, após uma forte gripe. O suicídio foi classificado como depressão pós-gripe, mas nenhum dos convidados conseguiu digerir e entender bem o que aconteceu, ela sempre mostrou gostar de viver, sempre muito verdadeira ou era isso que todos pensavam. Rosemary escondia segredos e mesmo sendo uma garota quase inofensiva atraia olhares daqueles que tinham inveja e desprezo por ela.

Iris Marle, irmã de Rosemary, sempre quis ser mais parecida com a irmã, a amava, mas sabia que Rosemary tinha tudo, dinheiro, beleza, roupas, e isso despertava, uma pontada da inveja. Ruth Lessing, secretária do marido de Rosemary, tinha certeza que o homem merecia alguém melhor, talvez até mesmo, ela, dedicada, interessada e focada, não alguém que está somente pensando em festa e tem pouca inteligência. Anthony Browne amigo de Rosemary, desde a época em que ela estava solteira, é um rapaz misterioso, que junto de Rosemary escondem um segredo. Stephen Farraday e Alexandra Farraday, o casal de vizinhos e amigos, parece muito interessado em Rosemary, enquanto Stephen nutre um sentimento de desejo, Alexandra não aprova nada que venha da garota, muito menos a proximidade com o marido. George Barton, marido de Rosemary, é um homem apaixonado e dedicado a esposa, nunca pensou em nada além dela e a morte repentina, faz com que ele se transforme em um homem diferente, soturno e fechado, e quando cartas misteriosas começam a chegar, George começa a se dedicar a um novo foco, talvez Rosemary não tenha se matado, talvez, tudo que aconteceu, foi um crime planejado.

Rosymare, poderia ter sido assassinada?

George Barton passa a trabalhar para descobrir entre os convidados do jantar de aniversário, quem poderia ter cometido tamanha atrocidade, reunindo todos os presentes no dia da morte de Rosemary, em uma nova festa e usando um plano para que o culpado se revele, mas, talvez, as coisas não saiam tão quanto o planejado, ao invés do culpado ser revelado um novo corpo é encontrado, aumentando ainda mais o mistério de quem levaria pessoas tão boas a brindar com cianureto.

A história é narrada de forma linear e é dividida em três partes, na primeira conhecemos um pouco de cada personagem envolvido no caso, cada um deles parece completamente provável de cometer um crime e de estar satisfeito com que a morte de Rosemary levou, na parte dois, temos o aprofundamento em personagens mais específicos, como Iris e George, levando a todo momento a duvidar de cada um dos personagens e perder de vista quem possa ser o assassino, até que, no final dessa partem, acontece o maior inesperado do livro e a motivação para ler se transforme em algo avassalador, a terceira e última parte, acaba sendo a mais maçante, focada em Iris, a inocente e desanimada irmã, tudo se torna longo, o ritmo do livro diminui para tentar criar laços entre o leitor e a protagonista, nem mesmo o romance com o misterioso Anthony, faz com que tudo seja atrativo.

O livro se mantém pela dificuldade de apontar um culpado, pois todos parecem ter culpa real, durante parte do livro acreditei que Iris era a grande culpada, procurando um sentido na personagem, além de ser uma moça indefesa. Assim como os outros livros da Agatha Christie, o final está envolvido por detalhes minuciosos e quase sempre passam despercebidos, as resoluções dos casos moram na interpretação dos personagens, juntando pontos e formando um desfecho inesperado para a história.

Badlagirl 12/09/2023

O luxuoso restaurante Luxembourg é o lugar escolhido para comemorar o aniversário da linda e elegante Rosemary Barton. Entre os seis convidados, encontram-se pessoas próximas, mas que não necessariamente querem o seu bem. Mesmo assim, ninguém poderia prever o desfecho da noite: Rosemary morre subitamente após ingerir uma taça de champanhe com cianureto. Tudo indica que foi suicídio...

Em um inusitado jogo literário, a rainha do suspense dá a cada um dos personagens a chance de contar sua versão daquele dia, levantando suspeitas que podem colocar em xeque a razão da morte de Rosemary.

Na Tancredi 12/09/2023

Divertido
O desenvolvimento do livro é muito gostoso de ler. O mistério em si não é dos melhores, mas adorei acompanhar esses personagens, e no geral nem identifico muito os personagens da Agatha, mas nesse livro feu pra conhecer mais eles e lembrar mais de cada um.

Carlos Jorge 10/09/2023

Mais um excelente mistério da rainha do crime
Agatha, mais uma vez, usa de sua incrível habilidade de nos confundir para fazer um livro fantástico. Faz desconfiarmos de todos, até dos mais improváveis e no final nos surpreende. Um brinde de cianureto conta a história de um possível assassinato, dado pela polícia como suicídio, ocorrido há quase um ano. Em um jantar, a bela Rosemary toma uma taça envenenada e morre sobre a mesa. Um dentre os presentes é um assassino ou ela realmente cometeu o suicídio? Este é mais um mistério que vale muito a leitura.

Babi 08/09/2023

Um Brinde de Cianureto
Mais uma vez Ágatha Christie me surpreende. Pessoalmente eu prefiro os livros dela que a resolução do caso é feita por um detetive, Poirot ou Miss Marple, esse livro entretanto quem resolve o crime é principalmente o Coronel Race.
A trama muito bem escrita, um mistério de uma milionária morta, o clássico suicídio ou homicídio? Te prende até o final

Mayara 03/09/2023

Não é meu favorito
Não foi meu favorito. Eu não previ o fim, e a Ágatha foi impecável mas não sei. Achei q esse não teve aquele sentimento de mistério, aquele brilho como ela tem em tantos outros

Helo 02/09/2023

Um brinde de cianureto
Gostei da primeira parte (como sempre) não gostei da 2 parte muito parado e a leitura N flui pra mim, mas como sempre o final maravilhoso é fui feita de trouxa pra não sair do usual.

Larissa.Ramos 29/08/2023

A cor da capa dessa edição em si já é um espetáculo à parte , conta a história de uma esposa que foi assasinada , embora não tenha o Hercule gostei muito

francezju 26/08/2023

A história desse livro é curta e fácil, então da pra ler bem rapidinho. Nesse aqui, acompanhamos o caso de Rosemary, que supostamente cometeu suicídio bebendo cianureto em sua festa de aniversário. Porém, meses depois, seu marido recebe cartas dizendo que ela foi assassinada, e o culpado só pode ser um dos seis convidados da festa.
A Agatha Christie era realmente muito criativa por escrever tantos livros de mistério sem repetir a resolução dos crimes, não é atoa que deram pra ela o nome de rainha do crime.

Maria17456 23/08/2023

A Rainha do Crime e do meu coração
Acertei quem matou a(s) Vítimas! Fico me achando a última bolacha do pacote, pois Agatha, como sempre, apresenta um mistério perfeito e entrelaçado para nós, suas cadelinhas.
Eu só não entendi uma coisa, talvez eu tenha ignorado a revelação desse fato durante a leitura kkk, MAS QUEM ESCREVEU AS CARTAS??
brenda575 10/09/2023minha estante
não foi a ruth???