A Esperança de Uma Mãe

Resenhas - A Esperança de Uma Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Nilda 30/07/2012

MARAVILHOSO!!!
Está entre os meus favoritos! A capa em si não é muito atraente, mas como já sou fã de carteirinha da Francine Rivers, assim que foi lançado adquiri o livro... e não me arrependi.
O livro conta a saga de uma família, vista pelos olhos de Marta, uma menina que convivia com a opressão do pai, mas de temperamento forte e decidida a não seguir os passos da mãe, uma mulher subjugada que morria à vista da família sem que nada fosse feito por ela.
O livro tem uma narrativa rica, onde fala de fé, sonhos, decepções e acima de tudo sobre a força do amor.

Livro SUPER RECOMENDADO!!!

Leninha Sempre Romântica 29/04/2013

A Esperança de uma mãe é a primeira parte da saga Marta's Legacy. O livro nos conta a história de fé, perseverança, luta e conquistas de Marta, na sua longa trajetória em busca de realizar seus sonhos.
Desde criança ela se sentia uma prisioneira, sonhava em estudar e ter uma vida melhor, mas sua única serventia era ser empregada de um pai violento e carrasco, apanhando sempre que se destacava mais que o primogênito da família.

Sua mãe, uma mulher delicada e frágil, conhecendo a fundo o coração da filha e sabendo que ela queria mais da vida, lhe deu o conselho que ela seguiria para sempre: ”voe Marta”. A princípio seus medos e receios a mantiveram presa junto à família, mas depois de um trágico acontecimento, Marta voou. Viajou pelo mundo, aprendeu novas línguas, fez amigos, ousou viver seus sonhos.

Dentre suas conquistas realizou a maior delas: ser proprietária de sua própria pensão. Foi durante essa etapa de sua vida que Marta conheceu o amor e por ele abriu mão de tudo para viver uma grande aventura por terras desconhecidas.

Lutou bravamente, formou uma família, e sofreu as mais diversas situações, o que a tornou uma fortaleza. Dentre seus filhos a que mais necessitava de ajuda era Hildemara, pequena, frágil e dependente. Marta não queria que sua filha se criasse assim, então tratou de torná-la forte, mesmo que para isso tenha erguido uma grande barreira entre elas.

Marta é um exemplo a ser seguido, ela não suportou a prisão que lhe era imposta, largou tudo e foi em busca de seus sonhos, sempre confiante de que Deus tinha algo melhor para ela fora de sua casa, longe dos braços opressores de seu pai.
Quem não gostaria de ter essa coragem? Ainda mais numa época onde tudo era mais difícil para uma mulher. Emocionei-me com sua longa jornada de tristezas, alegrias, privações e conquistas.

Não foram raros os momentos que tive vontade de dar uns bons tapas em Marta, mas aí eu me lembrava de todo seu sofrimento e conseguia me conter, por saber que todos os seus atos eram justificados, mesmo que eles fossem totalmente desprovidos de sentimentos, ainda mais vindo de uma pessoa que passou por tantos problemas.

Sua relação com a Filha Hildemara era a mais complicada, Marta conhecia o amor, mas não se deixava externar de forma clara. Mãe e filha, uma não sabia como expressar o amor e a outra não se sentia merecedora de recebê-lo.

Hildemara foi outra guerreira que com seu jeitinho pacato e manso vai trilhando seu caminho. Em certos momentos tive vontade de adentrar nas páginas da história, para olhar nos olhos de Hildie e falar: Seja forte, responda à altura, não abaixe os olhos!

Mas essa era a pequena Hildie, que suportou seu destino, sempre querendo agradar a todos.

Uma história devastadora que arrebata o leitor o deixando prisioneiro de suas páginas. Mesmo depois de quase uma semana do término da leitura ainda estou com toda a história na cabeça, louca para pegar sua sequência e devorar, para saber mais sobre o destino dessa família desbravadora e inesquecível.

Uma narrativa impactante que abrange uma época de descobertas e lutas inglórias. Tentar passar o turbilhão de emoções que senti durante a leitura é uma tarefa quase impossível, as palavras me fogem, é complicado narrar tantos fatos, tantas sensações, sem deixar escapar alguma coisa, que faria perder o encanto da leitura.

Marta e Hildemara são personagens que nos enriquecem e nos enchem de emoções conflitantes, não é difícil amá-las ou odiá-las. Força e fragilidade, numa luta constante, que vão galgando aos poucos a longa trajetória de vida dessas mulheres marcantes e inesquecíveis.

Realmente uma história que fala ao coração, e faz apaixonar quem a lê. Para mim foi uma leitura enriquecedora, arrebatadora, tocante e digna de aplausos. Um dos melhores livros que li esse ano e que vai para a lista dos inesquecíveis.

Francine Rivers já fazia parte do rol dos meus autores preferidos, desde a leitura de Amor de Redenção, e agora com a saga Marta's Legacy se tornou "diva absoluta" na minha estante.

Seus livros com certeza tocam e encantam, é impossível ler e não se render a sua escrita primorosa. Seu dom de falar do amor incondicional, da relação entre mães e filhos, seu jeito fácil de narrar fatos dramáticos e pungentes, sem em nenhum momento chocar, tocam fundo ao coração.

Super recomendo a leitura!

Tamara 10/07/2020

Por muito tempo eu ouvi leitores falarem da autora Francine Rivers e especialmente de seu livro intitulado A esperança de uma mãe, porém embora fosse uma leitura que eu já havia definido que queria fazer, ao mesmo tempo eu sentia que ainda não havia chego o seu momento, pois as histórias dessa autora são consideradas ficções cristãs e esse tipo de leitura requer uma atenção maior. Mas, quando procurava algo diferente para ler, me deparei com esse livro em minha lista e resolvi que iria conhecê-lo, e confesso que tive uma experiência maravilhosa, muito melhor do que jamais esperei, e foi uma leitura envolvente, marcante, viciante e que me deixou querendo mais histórias com aqueles personagens.
Mas, em primeiro lugar é preciso esclarecer a questão da ficção cristã, para que leitores não adeptos do tema não desistam da leitura antes de conhecê-la. Apesar de o livro falar sim em Deus, em acreditar em uma força maior e etc, ele nos deixa livres, ou seja, não impõe nenhuma religião, nenhuma crença específica, apenas traz personagens que acreditam em um ser maior e onisciente, e também achei que as menções a isso, embora sejam várias, são espaçadas o suficiente para não soar algo forçado e eu gostei do modo como Deus foi trabalhado diante dos personagens.
Dito isso, é importante então ir para a história em si. Nesse enredo, acompanhamos uma família ao longo de um século. Na verdade, no primeiro livro acompanhamos até mais ou menos metade do século, e no segundo, que também já li, acompanharemos a outra metade. Tudo começa com Marta, uma criança que sofre com a vida que leva tendo um pai extremamente rígido, violento e grosseiro, uma mãe que vive acometida por fraquezas devido a sua doença no pulmão, e uma irmã fraca e dependente de todo mundo. Marta sonha em sair de sua pequena cidade e conquistar coisas, e após algumas dificuldades em sua vida finalmente consegue isso. Assim, encontramos uma Marta de doze anos ainda esperançosa, depois uma menina que vai se tornando mulher e vai ganhando força e convicção, até se tornar uma esposa e mãe.
Admito que é até um pouco chocante acompanhar a evolução de Marta com o passar do tempo, pois a vemos endurecendo e até mesmo agindo com seus filhos como seu pai agiu em algumas vezes pois Marta, temente de ter filhos dependentes e fracos como foi sua irmã dedica-se a torná-los fortes, decididos e pessoas que não permitem que pisem em si, mas nessa tentativa, especialmente em relação a filha Ildemara, a menina mais velha e que Marta sempre sentiu precisar de uma maior atenção, ela cria uma rigidez ainda mais severa. Com isso, cria-se uma grande fenda no relacionamento entre mãe e filha e por um lado temos Marta aplicando uma rigidez em comum para com a filha pensando estar fazendo o bem e por outro, temos Ildemara que se sente não amada, não digna e que cresce com diversas questões não ditas entre ela e a mãe e durante toda a narrativa podemos acompanhar e entender o lado de ambas, e desenvolvemos uma imensa vontade de conseguir consertar tudo e ajudá-las.
Nesse livro, é incrível acompanhar a vida da família e temos durante todo o enredo a descrição do passar dos anos, do crescimento das crianças, das atitudes de Marta, e embora isso para mim tenha sido muito gostoso de se acompanhar, também entendo que para os mais desejosos de ação pode ser um pouco entediante. Também nesse ínterim, acompanhamos um pouco da história mundial por meio dos personagens que passam pela primeira guerra mundial, a quebra da bolsa de Nova York, bem como a segunda guerra, o que são fatos históricos que com toda certeza deixam marcas em nossos personagens.
Sobre os personagens, achei-os todos muito humanos, muito cheios de erros e acertos e em alguns momentos queria brigar com cada um deles, mas em seguida apenas queria abraçá-los, e enquanto os analisamos, podemos perceber como é fácil reconhecer os erros de outros quando estamos olhando de fora, mas é sempre mais difícil para quem está lá, vivenciando a situação.
A partir desse livro, podemos refletir muito sobre as relações humanas, sobre como erramos querendo acertar, sobre como palavras não ditas se tornam abismos, e também sobre como cada pessoa se comporta de um modo diferente diante das coisas que lhes são apresentadas e que é apenas preciso respeitar.
Em suma, A esperança de uma mãe foi para mim uma leitura maravilhosa da qual sinto até certa dificuldade de falar, pois foi algo que me fez ter sentimentos diversos, o que torna difícil colocar tudo em palavras. Ainda, posso dizer que recomendo essa obra para os fãs da autora, ou para aqueles que gostam de livros que trazem sagas de famílias, que falam sobre sonhos, planos, desavenças, crenças e perdão, e torço para que para aqueles que vierem a ler, essa leitura seja tão boa quanto foi para mim.

Renata 11/02/2015

Um livro profundo, marcante, inesquecível.

Este é o primeiro livro da série O legado de Martha, uma mulher forte que constrói ao longo desta saga uma linda história de superação, determinação, amor e fé.
Este não é um romance água com açúcar que nos faz sonhar com um amor, mas garanto que romance é o que não vai faltar neste enredo.
Este foi o segundo livro que li da autora, antes me deliciei com Amor de Redenção, e confesso que não imaginei que este livro fosse me causar tanto ou mais emoções que o best seller anterior. Ainda bem que me enganei, pois tanto este volume quando o segundo "O sonho de uma filha" são de longe os melhores romances que já li. E pra completar a cereja do bolo são romances cristãos, que nos fazem crescer na fé junto com as personagens. Foi assim comigo. Espero sinceramente que seja com vocês...

dani ^_^ 15/01/2024

Oh cara, esse livro da vontade de muitas coisa. Vontade de sair pelo mundo, viajar pra trabalhar fora, vontade de ter seu lugarzinho, vontade de ter seu amor e seus filhos. terminei com meu coraçãozinho mexido!

Manda 29/06/2023

Emocionante
Acho que é o que mais me tirou lágrimas até agora!
Me apeguei aos personagens, à história ... Vários pontos do relacionamento conturbado entre mãe e filha e a necessidade de Marta se provar capaz me fez refletir em todas as vezes que agi da mesma forma!

Um livro para se ler com calma e com o coração aberto pois, Deus está presente em todas as páginas!

Letícia 13/12/2020

Drama familiar maravilhoso
É a história de Marta e como ela vai construindo sua vida com muitas batalhas e desafios. Fala sobre relacionamentos, com Deus, com as pessoas e principalmente entre mãe e filha, como os padrões são passados de geração em geração.
Se passa no contratos da duas Grandes Guerras Mundiais, oportuniza conhecer vários países.
Uma leitura fluida e dinâmica, você começa a ler e nem vê o tempo passar.

09/07/2012

Impactante
O livro tem 504 páginas, mas eu ainda leria muito mais a história dessa família, já estou ansiosa pelo segundo volume da saga... personagens fortes que me deixaram pensativa, tensa, feliz, angustiada, tudo junto e misturado.

Gostei e detestei Marta, como gostei e detestei Hildemara. São personagens reais, cheios de vida e força para lutar. Francine, mais uma vez nos surpreendendo com um livro e emocionante livro. Vale a pena ler!
Destaque especial para Niclas e Trip, homens fortes, firmes e ao mesmo tempo sensíveis, amei!

5 estrelas! TOP!

Roberta 15/01/2022

Muita tristeza
Uma família que não se comunicava e só tinha sofrimentos. Um livro angustiante. Chorei em várias passagens

Kamilla 29/07/2022

As vezes os pais erram tentando acertar
Um livro muito interessante sobre vida em família, traumas e conflitos entre gerações. O mais doloroso durante a leitura é que como leitores, nós conhecemos intimamente a história e as emoções de Marta e de Hilde, e entendemos porque elas agem como agem, e ao mesmo tempo acompanhamos as barreiras que essas ações vão construindo entre elas ao longo dos anos.

Primeiro com Marta, entendemos a sua necessidade de independência, de fugir dos mal tratos de seu pai e da passividade de sua mãe, de uma vida familiar que estava se tornando uma armadilha. Eu entendi que para ela ter um sonho que fosse só dela era uma forma de se preservar, de manter a perseverança e a sanidade nos momentos mais difíceis, de continuar seguindo em frente. Nos seus anos de formação Marte sofre algumas perdas bastante dolorosas na sua família, ela internaliza as circunstâncias que causaram essas perdas como uma lição, que ela usa para se endurecer e construir a própria vida.

Quando Hildemare nasce e nos seus anos de desenvolvimento, Marta começa a notar padrões no comportamento da filha que desperta os seus gatilhos em relação a história de vida traumática de sua família, e na tentativa de salvar a filha de um destino trágico se repetindo, ela a trata de forma dura, como forma de tentar fortalecer a personalidade da filha, e é lógico que isso vai gerar ressentimentos, afastamento e uma nova rodada de traumas.

É um livro que faz refletir bastante, sobre as nossas relações familiares, sobre os esqueletos que estão escondidos nos armários de cada família e sobre as motivações e mal entendidos que muitas vezes permeiam as relações entre as famílias, e que causam dor e mágoa que podem durar anos, por mais que exista o amor.

Um dos melhores livros que eu li nessa temática de relação mãe e filha, já estou correndo para a segunda parte.

Souza.Barbosa 24/07/2021

Somos o que odiamos!!
Este livro me trouxe despertar muito grande, em relação ao que odiamos que os outros façam conosco e na maioria das vezes repetimos essas atitudes em quem mas amamos.
Sei que Marta queria fazer Hildemara Rose forte pra vida, mas despertou nela sentimentos antes que ela mesmo Marta sentia com relação ao pai.
Ficou como alerta pra mim.
Francine Rivers, em seus livros nos traz este sentimento sempre com relação a Deus e ao próximo.

Aline327 30/03/2021

O livro conta a história de Marta, que nasceu na Suiça, desde a infância, com um pai agressivo. A morte de entes queridos e sua trajetória para atingir seu sonho, criar uma pensão. Depois passa-se o ponto de vista para sua filha Hildemara, já nos EUA. A história transita durante os anos das Grandes Guerras Mundiais. Termina aberto. Felizmente tem continuação.

Ingrid.Caetano 08/07/2022

Um livro sobre relacionamentos
Difícil não favoritar um livro da Francine.
Nesse livro ela apresenta Marta, uma menina que sofre o desprezo e rancor do pai e a imparcialidade da mãe. Marta cresce, e nos tornamos íntimas dela. Entendemos seus pensamentos, suas ações e seus sentimentos. Até que muita coisa muda, e todo o afeto que foi construí por Marta no decorrer do livro, morre.
Ela se torna amarga, não é possível mais entender suas ações.
O livro explora muitas situações familiares, difíceis de não se ver em qualquer lar.
Ansiosa pra finalizar a duologia!

Prof. Angélica Zanin 05/06/2015

Muito mais que uma esperança
Marta, uma mulher forte e determinada, tem sua história contada por Francine Rivers, Sua relação com os pais, com os filhos, com os amigos, com os inimigos, com os irmãos, enfim uma vida rica de experiências. A saga de Marta é contemporânea às duas guerras mundiais, e claro, que estes acontecimentos interferem em sua trajetória. Dentre muitas qualidades esta personagem me marcou pela sua incapacidade de se autoapiedar. Mesmo diante de grandes conflitos e perdas, erguer a cabeça e ir em frente era para ela a única alternativa. Sabe-se, quando um livro me agrada, pelo tempo que levo para lê-lo. Leitores, este foi rapidinho! E já estou muito interessada em saber se Marta conseguirá convencer Hildemara- sua filha- de que a ama.

ritita 27/07/2019

Muito bom!
É muito, muito mais que a resenha daqui.

Apesar da resenha enfocar Hildemara, Marta é a personagem principal do início ao fim.
Uma menina à frente do seu tempo, sem estudo formal, mas com uma vontade ferrenha e facilidade de aprendizado, vai à luta por sua independência feito um trator desembestado, é autodidata no seu estudo por idiomas e acaba falando fluentemente francês, inglês e cozinhando como uma chef graduada.

Após casar com Nicolas, um moço tranquilo e comodista, continua na mesma vibe de trabalho e imposição de suas vontades à família, visando a melhora de todos.
Como diz Nicolas num trecho do livro "o que seríamos de nós sem sua força"?
Excelente saga de uma família germano/suíça que inicia a vida morando de favor numa tenda e termina como fazendeiros, com todos os filhos formados, de ótimo caráter e felizes.

Claaaaro que me vi aí em algum lugar.

Que personagens interessantes, que história, que livraaaaço!

1 | 2 | 3 | 4