A Esperança de Uma Mãe

A Esperança de Uma Mãe Francine Rivers

Resenhas - A Esperança de Uma Mãe

1 | 2 | 3 | 4

Claudia Cordeiro 05/02/2015

Gostei da leitura, bem escrito, personagens reais.

ritita 27/07/2019

Muito bom!
É muito, muito mais que a resenha daqui.

Apesar da resenha enfocar Hildemara, Marta é a personagem principal do início ao fim.
Uma menina à frente do seu tempo, sem estudo formal, mas com uma vontade ferrenha e facilidade de aprendizado, vai à luta por sua independência feito um trator desembestado, é autodidata no seu estudo por idiomas e acaba falando fluentemente francês, inglês e cozinhando como uma chef graduada.

Após casar com Nicolas, um moço tranquilo e comodista, continua na mesma vibe de trabalho e imposição de suas vontades à família, visando a melhora de todos.
Como diz Nicolas num trecho do livro "o que seríamos de nós sem sua força"?
Excelente saga de uma família germano/suíça que inicia a vida morando de favor numa tenda e termina como fazendeiros, com todos os filhos formados, de ótimo caráter e felizes.

Claaaaro que me vi aí em algum lugar.

Que personagens interessantes, que história, que livraaaaço!

Prof. Angélica Zanin 05/06/2015

Muito mais que uma esperança
Marta, uma mulher forte e determinada, tem sua história contada por Francine Rivers, Sua relação com os pais, com os filhos, com os amigos, com os inimigos, com os irmãos, enfim uma vida rica de experiências. A saga de Marta é contemporânea às duas guerras mundiais, e claro, que estes acontecimentos interferem em sua trajetória. Dentre muitas qualidades esta personagem me marcou pela sua incapacidade de se autoapiedar. Mesmo diante de grandes conflitos e perdas, erguer a cabeça e ir em frente era para ela a única alternativa. Sabe-se, quando um livro me agrada, pelo tempo que levo para lê-lo. Leitores, este foi rapidinho! E já estou muito interessada em saber se Marta conseguirá convencer Hildemara- sua filha- de que a ama.

Isadhora0 26/03/2024

Amei conhecer essa família.

Suas lutas e anseios por muitas vezes me lembraram a minha família. Fiz muitas reflexões durante as páginas lidas. Foi importante como filha, esposa e futura mãe ter lido esse livro.

LetAcia1104 29/08/2021

Como é possível eu querer dar 5 estrelas pra todos os livros da Francine??

A esperança de uma mãe é uma obra tão linda que não consigo nem expressar em palavras

O enredo é envolvente e a autora aborda vários assuntos, nos levando a refletir em diversos momentos

Consegui extrair muitas lições e, confesso, me emocionei um pouco (ainda estou meio emocionada)

Me identifiquei com a Marta em alguns aspectos, estou até um pouco surpresa ao descobrir que temos pensamentos um pouco parecidos, aprendi muito com ela e com a Hilde

Ansiosa para ver o que acontecerá no próximo livro!!

letscia 27/01/2024

12 (2024)
Os livros de Francine Rivers são emocionalmente profundos, a ponto de deixar qualquer um contemplando a parede por alguns minutos, absorvendo cada palavra. E bem, foi exatamente isso que aconteceu.
Dizer que amei "A Esperança de Uma Mãe" seria um grande eufemismo, o livro é mais do que bom. São tantas camadas que envolvem o relacionamento de Marta e Hildemara. Marta tinha todas as razões para ser uma mulher desconfiada e solitária. De alguma forma, a união matrimonial reconstruiu uma lacuna que existia dentro dela, mas ainda não foi o suficiente para amadurecer alguns pensamentos.
A jornada dela foi inspiradora. A forma como ela absorveu experiências, conhecimento e relacionamentos ao longo da vida, frutificando tudo isso na realização de um sonho, foi impressionante! E quando chegou a hora de sacrificar suas aspirações pela família, ela o fez. Como mãe, errou em algumas questões, mas acreditava que estava protegendo seus filhos. Ela foi nada além de uma mãe amorosa, uma esposa obstinada e uma mulher muito inteligente. Olhando para trás, quando não tinha nada além de alguns francos, a roupa do corpo e um caderninho de receitas, vemos que a protagonista conseguiu fazer coisas admiráveis com muito pouco.
Hildemara, em alguns momentos, provocou em mim a vontade de sacudi-la, assim como Marta, mas suas posturas são um exemplo. Ela foi uma mulher mais destemida e forte do que a mãe jamais fora capaz de ver. Diferente dos irmãos, tudo que conseguiu foi trabalhando - e muito. Isso, certamente, a tornou mais forte e grata pelas conquistas, mas até que ponto isso foi benéfico? - esse pensamento ocupou o meu pensamento por alguns minutos.
Foi triste ler o ponto de vista dela. Hilde, sempre pequena, frágil e invisível, teve poucas oportunidades para ser ela mesma.
No esforço e na invisibilidade, ela se assemelha à mãe. É triste que em um lar cheio de amor, Hildemara nunca tenha se sentido verdadeiramente amada por sua mãe. No entanto, apreciei testemunhar sua força e determinação. Foi inspirador observar a transformação do relacionamento de Marta com Deus, outrora uma menininha que desejava que 'Deus pai' se assemelhasse mais à mãe que ao seu pai. As agressões deixaram cicatrizes de mágoa e distância bastante evidentes. Hilde também enfrentou suas próprias provações, e devido à sua personalidade e estilo de vida (refiro-me ao fato dela não ter reservas quanto a servidão), acredito que para ela tenha sido mais fácil cultivar confiança e fé. Resta saber como Hilde lidará com o perdão e a reconstrução de seu relacionamento com a mãe. Se ela ainda recordar as lições de seu pai, terá êxito. Ele era habilidoso com as palavras, muitas delas tocavam o coração de seus filhos e esposa de maneiras que ele talvez nem suspeitasse.
Agora, lerei a sequência. Estou torcendo para que a história tenha um final feliz.

_clarinha 09/08/2023

Obra prima
Demorei muito pra ler esse livro e não esperava gostar tanto, a escrita da Francine é realmente especial e madura. A forma como ele esboça as nuances de relacionamentos familiares de maneira clara e natural ao mesmo tempo, as subjetividades de cada mulher que ela escreve, os diálogos poderosos, a descrição do ambiente e do contexto histórico sem enxarcar o leitor, é uma experiência literária que toda leitora de ficção cristã precisa ter! Os romances são fofos e bem encaminhados sem exageros dramáticos, apenas a vida das personagens acontecendo e elas expressando sua personalidade em cada fase da vida. Enfim, leiam essa obra de arte e se apaixonem por Francine mais uma vez!

Telmalta 20/02/2015

A Esperança de uma mãe
Acabei de ler e ainda estou impactada com a mensagem deste livro

Vanessa 26/12/2015

Um história que poderia ser real
Lido em 5 dias! A obra é bem escrita e possui a dose certa entre diálogos e passagens descritivas. As personagens são muito convincentes e são o ponto forte do livro. Indico!!!
Yuri Leal 02/05/2018minha estante
5 dias? Eita.

Celia.Shigemori 31/08/2016

Relações entre Mãe e filha
Romance que conta sobre como podem ser difíceis as relações entre Mães e filhas. Conta sobre conflitos, desentendimentos, sacrificios . Mas que o mais importante é o diálogo e o Amor. Gostei muito deste livro apesar da estória não se passar em dias atuais. Fala de conflitos pelos quais todos nós passamos.

Ianca 19/09/2018

A esperança de uma mãe
1904, Marta é um agarota suíça, de doze anos, que aprendeu desde cedo a se virar e não esperar que ninguém faça nada por ela. O pai a tira da escola porque acredita que é um desperdício pagar os estudos de uma menina, pois tem em mente que as mulheres nasceram para servir. Marta praticamente sustenta a família com o seu trabalho, pois, devido à tuberculose, a mãe, costureira, não consegue trabalhar como antes. Com quinze anos, Marta sai de casa, com a bênção da mãe, e parte em sua jornada atrás dos seus sonhos, deixando sua família para trás e uma amiga, Rosie, com quem mantém contato através de cartas.

A jornada da Marta é extremamente emocionante e dramática. Os abusos que sofreu desde a infância criaram raízes e traumas e ver a Marta lutando contra os seus demônios é doloroso. Ela passa pela França, pela Inglaterra, apende a falar francês e inglês com fluência e finalmente parte para o Canadá, onde se instala em Montreal. Lá, conhece o Nicolas, um alemão também em busca de uma vida melhor, e eles se casam e constroem sua família, primeiro, no Canadá, depois, nos Estados Unidos.

A Marta se torna uma mulher forte, mas dura, e isso reflete no modo como ela educa os seus filhos, especialmente a filha mais velha, pois tudo que ela não quer é que sua filha se torne fraca como a sua irmã, Elise. Eu me peguei, muitas vezes, com um pouco de raiva da Marta, o modo como ela tratava a Hildemara me deixava chateada, especialmente porque a menina fazia tudo o que podia para agradar a mãe e suprir suas expectativas, mas sempre acabava frustrada.

Contudo, por ter lidos os outros livros da autora, eu sabia que a Francine não dá ponto sem nó e que tudo o que acontecia era importante para o futuro da história. E não me enganei. O relacionamento desgastado e mãe e filha influencia na personalidade da Hildemara e no comportamento dela, tornando-a fechada em seu próprio mundo. Eu me peguei querendo abraçar a Hildie e protegê-la de todo mal, exatamente o que a Marta não queria fazer para não tornar a filha fraca.

O livro é narrado em terceira pessoa, mas contando o ponto de vista da Marta, na primeira parte, e da Hildemara, na segunda. A escrita da autora é extremamente tocante, é perceptível o cuidado que ela tem ao escrever cada acontecimento, cada diálogo. A Francine não tenta mascarar nada, os sentimentos, os comportamentos dos personagens são excessivamente reais e isso é maravilhoso. Esse é um dos motivos por eu amar tanto essa autora, pois a escrita dela é bastante real e emocionante.

A Esperança de Uma Mãe é o primeiro livro de uma duologia que conta a saga das mulheres da família de Marta em sua jornada de fé e nos mostra como o modo como tratamos nossos filhos e pais pode influenciá-los para sempre, positiva ou negativamente. Eu amei esse e o segundo livro e super recomendo. É sério, leiam esse e os outros livros dessa mulher. Deus falou tanto comigo através desse livro, tenho certeza que cada palavra escrita foi inspirada por Ele.

Dressa Oficial 03/10/2019

[Resenha] A esperança de uma mãe
Mais um livro emocionante de Francine Rivers, essa escritora tem o dom de escrever histórias emocionantes e que prendem nossa atenção do começo ao fim.
A esperança de uma mãe é baseado na história de vida da própria escritora, onde a mesma teve que realizar uma pesquisa em sua árvore genealógica e descobrir muitas coisas novas.
O livro conta a história de vida de Marta Schneider que é um lutadora, trabalhadora e um exemplo muitas vezes de mulher guerreira.
Marta sempre foi uma criança rejeitada pelo pai, tinha uma mãe maravilhosa mas muito omissa, o pai sempre nervoso com Marta não deixava a mesma seguir com os estudos e a forçava a trabalhar desde pequena, Marta deixa seu maior sonho que é estudar de lado e começa a trabalhar em dois empregos, de empregada e de ajudante em uma padaria.
Marta ajuda a família com todo o dinheiro que ganha pois seu pai a obriga fazer isso.
Marta é criado com uma irmã mais nova que é uma menina linda e um irmão preguiçoso que não gosta de estudar.
O pai de Marta lhe propõe que ensine seu irmão a ir bem nas provas com a garantia de mandar ela de volta para uma escola em outro país.
Marta se esforça tenta ajudar o irmão que consegue passar de ano para ingressar em alguma faculdade, nesse tempo Marta é enviada para outro país onde volta a estudar em colégio interno juntamente com um curso de arrumadeira.
Começa a falar com sua mãe e irmã através de cartas, e percebe que depois que saiu de casa as coisas pioraram bastante, sua mãe com suspeita de tuberculose e sua irmã tendo que também trabalhar para ajudar em casa.
Marta se esforça muito para concluir seus estudos e resolve arrumar um emprego e continuar morando fora, logo arruma um emprego e continua batalhando como sempre, muda de emprego algumas vezes pois Marta é muito ambiciosa e sempre pensa em seu futuro e sonha em ter uma pensão onde possa administrar algo que seja seu , bem perto de conseguir realizar esse sonho Marta recebe uma carta de sua irmã pedindo para a mesma voltar para casa e ajuda-la a sair das garras do patrão e seu filho que não param de abusar de sua irmã, Marta revoltada com tal situação abandona emprego e o país e vai ao encontro de sua irmã onde salva a mesma das garras dos donos e a devolve para a casa da mãe, o pai fica indignado com a atitude de Marta e a manda embora de casa, Marta sem outra alternativa vai embora para outro país e decide comprar uma casa com suas economias e finalmente abre sua pensão onde oferece serviços de refeição onde faz o maior sucesso e tem todos os quartos alugados, a pensão começa a ir de vento em polpa.
No decorrer do tempo ela recebe uma carta onde informa que sua mãe faleceu e sua irmã se matou pois descobriu que estava gravida do patrão devido ao abuso sofrido.
Marta se sente muito culpada com esses acontecimentos porém sem a ligação de sua mãe e sua irmã acaba não voltando mais para casa e seguindo seu caminho.
Marta conhece seu marido na pensão mesmo, ela aprendeu a falar várias línguas e acaba dando aulas para ele aprender a se comunicar melhor no país.
Depois de um tempo acabam se casando e o marido resolve arrumar emprego em outro país assina um contrato de permanência mínima e propõe a Marta vender sua pensão e largar tudo, Marta que descobre que esta grávida não quer vender seu sonho e ir atrás de seu marido, então seu marido vai embora e deixa Marta cuidando da pensão sozinha e gravida.
Marta sofre muito com a distância, mas não da o braço a torcer, após nascer seu primeiro filho homem depois de um tempo seu marido volta e e tenta convencer Marta a seguir com ele , Marta então resolve deixar a pensão na mão de uma amiga pois ela resolve fazer um teste antes de vender a pensão de vez, e então se muda para uma fazenda com seu marido.
Marta logo se descobre grávida novamente, e acaba ajudando seu marido na fazenda, e ficando mais tempo que o previsto no país, dessa vez Marta fica grávida de uma menina a principio pensa em colocar o nome de sua filha com o mesmo se sua irmã mas ao falar o nome para seu marido o mesmo não gosta do nome, e acaba escolhendo por Hildemara, que nasce bem menor e mais magra que o primeiro filho.
A principio Marta se sente fragilizada com o estado de sua filha, mas ao pensar por tudo que passou vendo o modo como seus pais criaram sua irmã ela resolve deixar Hildemara forte e o jeito dela achar que Hildemara é ser forte é não passar a mão na cabeça dela de jeito nenhum.
Então a criação de Hildemara e totalmente diferente dos outros irmãos que ao todo são 4 contando com Hildemara, todos sabem se impor e expressar sua opiniões, Hildemara meiga nunca fala o que pensa e se sente retraída em muitos momentos, enquanto ela aprende a ajudar a mãe desde pequena todos os outros irmãos ficam brincando e ela nunca reclama sua mãe as vezes cobra que sua filha tome alguma posição mas Hildemara sempre faz as coisas pensando no bem estar de todos.
No decorrer da história a família muda para muitos países, passa muita necessidade e Marta se mostra sempre guerreira mostrando ser forte e ajudando a família a permanecer unida.
Hildemara acaba sofrendo muito em toda sua vida, após crescer resolve se tornar enfermeira e ela mesma é obrigada por sua mãe a arrumar um emprego para ajuntar o dinheiro necessário para custear seus estudos, enquanto seus irmãos são todos privilegiados com a mãe pagando seus cursos.
Hildemara sempre faz as coisas pensando na mãe, nunca pensa em si mesma, somente quando resolve fazer o curso de enfermagem e acaba deixando sua família.
Antes de se formar ela recebe uma carta de sua mãe pedindo para voltar para casa devido ao seu pai estar muito doente e precisar dos cuidados de Hildemara, ela vai sem pensar em nada deixa um pretendente no país onde vive e dedica todos os cuidados necessário para o seu pai que sempre a tratou tão bem, após o pai falecer, Hildemara se casa com o pretendente que havia deixado anteriormente e tem um filho com ele, porém a mesma acaba ficando muito doente e o marido solicita ajuda a sogra Marta...

A história é rica em muitos detalhes mas vale muito a pena ler, tem continuação o livro mas somente lendo para saber e passar por tantas emoções ao saber e entender melhor o relacionamento de uma mãe e filha.

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2012/11/autor-francine-rivers-editora-verus.html

Alexandra 14/05/2020

A esperança de uma mãe
Um livro emocionante. História de uma saga familiar, que neste volume retrata a vida Marta, que tem um relacionamento conturbado com seu pai e tem a oportunidade sair de casa. Com as bênçãos de sua mãe ela vai em busca de seus sonhos. Marta é dedicada em tudo o que faz. Em determinado momento ela se casa com Niclas e constitui uma família. Eles passam por diversas provações e a fé é uma presença constante. Os traumas familiares, fizeram de Marta uma mulher rígida e com a certeza de que é preciso ser forte para sobreviver. Por este motivo, muitas vezes é incompreendida, principalmente pela filha Hildemara. O que torna o relacionamento de mãe e filha cada vez mais difícil.

Marlise 23/05/2022

No início eu tive muita resistência na leitura, pois tinha certeza de que Deus teria muitas informações que valeria a pena.
Que história linda quando Marta sai de casa fugindo de seu paio violento. Ela teve a coragem de viajar sozinha em busca do seu sonho. Não conseguiu ser dona de um hotel de renome, mas foi dona de uma pensão, onde encontrou o amor de sua vida. Marta cria sua filha Hildemara com muito rigor, mas era a forma de demonstrar o amor, pois não queria que esta fosse fraca na sua vida.
Muito mais que um romance, este é um grande drama familiar, que passa por gerações. Apesar da narrativa ser lenta em alguns momentos e alguns personagens irritarem ao longo das páginas, a autora trouxe uma linda história de amor, perdão, fé e perseverança.

1 | 2 | 3 | 4