Cidade de Deus

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ildo 13/06/2011

porrada
li o original, com mais histórias, assim que foi lançado. o autor depois "editou" o livro, cortando passagens que considerou de violência gratuita, e que não ajudavam a contar a história que ele pretendia. um tanto indigesto em alguns momentos, mas importante, o livro do Paulo Lins. exemplo de indigesto: no livro que li ( acredito que esta passagem não está mais nas edições mais recentes ), tem a história do cara que desconfiava que a mulher o tinha chifrado, e que , portanto, o filho dele, não era dela, mas do "leiteiro"...numa distração da patroa, entra em casa, corta os bracinhos da criança e a deixa pra morrer sangrando...difícil de lembrar até hoje. no entanto, não se trata de ficção. Paulo Lins muda nomes, protege personagens e fontes,mas garante que TUDO É VERDADE!A denúncia é válida. aquelas pessoas estavam à míngua. o Rio parece estar se preocupando com estas comunidades pobres de uns tempos pra cá. mérito do livro e do filme?....há controvérsias! RECOMENDO O LIVRO.
Andressa 24/11/2012minha estante
Mil vezes o livro do que o filme! Adorei!

Ildo 26/11/2012minha estante
com ceteza, Andressa. Veja se vc consegue acesso à 1ª edição...é muito boa.

David 25/01/2013minha estante
O acontecimento dos braços não foi cortado rsrs fico pensando nisso até hoje, será que alguém realmente faria isso? Enfim... eu não sei o filme, mas o livro me pareceu repetitivo. Senti falta de enredo. Foi chato para mim.

Marcelo Marques 12/04/2024minha estante
Zé Bonito morrendo foi foda para o coração, mas achei que a morte do Miúdo ia vingar a sensação e no final foi meio xoxa....

isababy 14/04/2024minha estante
cara muito frustrante? quem queria mudar de vida ia pro carakho e quem não queria morreu velinho

Fabio Shiva 13/05/2018

Brutal e avassalador!
Li com horrorizado fascínio cada uma das 400 páginas deste livro, capturado pelo mesmo magnetismo da violência que me fez ficar grudado na poltrona do cinema durante cada segundo do filme. E pensar que tanta brutalidade e selvageria são cada vez mais banais no mundo!

A leitura traz também a possibilidade de muitas reflexões. Penso que por detrás da brutalidade dos criminosos de favelas como a “Cidade de Deus” está a brutalidade do sistema, a brutalidade dos poderosos, a brutalidade da indiferença dos ditos “cidadãos de bem” que acham normal que sua família tenha teto e comida, acesso à educação, saúde e cultura, enquanto tantas outras famílias não têm nada disso. O resultado da desigualdade é o câncer da criminalidade, que adoece a sociedade inteira. O Rio de Janeiro hoje é escandalosa prova de que ninguém fica imune aos devastadores efeitos de uma sociedade construída sobre a desigualdade. Mesmo dentro dos condomínios fechados, cercados de vidros blindados e seguranças armados, o medo penetra nos corações, tira o sono e a paz dos “justos”.

Lendo esse livro tão incômodo e necessário, pensei muito no lindo verso de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”. Penso que esse verso reflete uma verdade muito mais profunda, que vai além da felicidade romântica de um casal. A vida é coletiva, e tudo está conectado. Enquanto houver uma criança chorando de fome, ninguém poderá ser realmente feliz neste pequeno planeta. É impossível ser feliz enquanto existirem lugares como a Cidade de Deus.

Depoimento do autor Paulo Lins:

Trailer do filme:

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
13/05/2018minha estante
Este foi um foi um dos primeiros livros que li e compartilho das suas impressões, Fábio. Lembrei-me da música "Baader-Meinhof Blues" do Legião Urbana. Creio que ela transmite a mesma sensação e mensagem.

Fabio Shiva 18/05/2018minha estante
Valeu amigo Felipe, estou aqui ouvindo a música! Legião é bom demais!

Naná 31/05/2011

O pior livro que eu já li.
Este livro não tem nada de bom porque não mostra a realidade que acontece nas favela Cidade de Deus. É muito exagerado e muito detalhado.
Detalha quando um bandido esquarteja seu próprio filho de não sei quantos meses de vida, pornografia e muito mais. Por isso que eu abandonei o livro porque se isso é só no início do livro imagina no final. Por isso eu aconselho a não ler este livro.
Diego 19/08/2019minha estante
vá ler Alice no país das maravilhas então ...

Mariana 19/08/2011

Minha resenha se baseia apenas no livro, não assisti o filme...
Achei muito repetitivo. Enquanto lia, tive a sensação de ter lido as mesmas situações duas, três vezes... Da metade para o final, a leitura foi bem cansativa. Não recomendo.
David 25/01/2013minha estante
Exatamente o que achei! Eu ainda não vi o filme, mas me parece ser bem melhor. Não gostei do livro muito não. E o final foi fraquinho.

claudioschamis 11/02/2009

Excelente livro. Conta a história da transformação da favela dos anos 60 até os tempos atuais, onde hoje é dominada pela violência e pelo tráfico de drogas. Inspirou o filme de igual nome. Também é um livro difícil de se parar de ler.

Felipe 12/03/2009

um belo retrato.........
o autor escreveu muito bem a situação do rio nas linhas desse livro,um retrato do o trafico tem feito com o Rio

E. Dantas 02/05/2009

Detalhes e mais vidas.
Diferente do filme, Paulo Lins consegue dirigir nosso "cenário imaginário" para uma CDD mais pobre e humilde que violenta. Entre pipas, lavadeiras, botecos, o livro tras o épico para o concreto e não o contrário. Fora isso, muitos, mas muitos mais personagens aparecem no livro, passageiros e pouco aprofundadas, porém honestos.

Beijos e inté!

zette 16/05/2009

Um livro dramatico, qdo vidas novas são ceifadas pela violencia que determina as regras da Cidade de Deus. Descreve como uma criança ja nasce predestinada a roubar, a mentir, a usar droga e morrer cedo ou ser preso. O autor mostrou a realidade chocante do dia a dia no mundo do crime

aquelesuin 14/10/2009

Não conseguir ir até o final, pois apareceram livros mais interessantes e acabei por deixá-lo um pouco de escanteio. Ele terá sua oportunidade novamente logo, logo.

Daniellarodrigues 24/04/2024

Sofri muito com essa leitura
É muito doloroso ler sobre a realidade das favelas brasileiras escritas na prosa de Paulo Lins, que é brutal e ao mesmo tempo lírica. A escrita dele me lembra um pouco a do Gabo.

Nilson 30/08/2011

Perca um livro
Terminei de ler e acabo de cadastrar no site perca um livro: www.livr.us.
Foi a primeira vez que eu li o livro após ver o filme. Mas posso dizer que o ritmo da narrativa é tão intenso quanto o do filme.
Eu recomendo!

Rynus 01/04/2012

A realidade nua e crua das favelas e do descaso do Brasil com essa parte periférica da sociedade. Os pensamentos ilícitos, as mortes... tudo te leva a acordar desse sonho de pensar que a nação é realmente ordem e progresso.... é im livro meio que, chocante.

Flavinha 12/06/2013

"Meu nome é Zé Pequeno!"
Outro livro que chegou em mim depois do filme e que marcou minha vida: Já faz bem uns 10 anos, mas ainda lembro de mim agarrando o braço de um amigo na cadeira do cinema durante várias cenas do filme... O livro eu ganhei um tempinho depois, de presente da minha irmã, e confesso que não consegui ler até o final. Talvez pq era mto novinha e ainda acreditava que o mundo era cor de rosa... o fato é que a cada página virada eu redesenhava mentalmente as cenas do filme, com mto sangue e sofrimento, e acabei largando a leitura. Pena que não tenho + o livro, talvez hj, menos fantasiosa, eu conseguiria relê-lo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6