Cidade de Deus

Resenhas - Cidade de Deus

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

suellen 01/05/2023

CIDADE DE DEUS
"Acreditava que todos ali tinham medo dele, porque sempre fora ruim, e a ruindade é melhor coisa que pode se estabelecer num bandido para ser respeitado. Para ele não existia paz, arrependimento, não fazia nada de que não pudesse colher os frutos depois, tudo o que fazia de bem, jogava na cara do beneficiado, pois sofria quando não era retribuído, destruindo assim tudo o que não passasse pela sua cruel compreensão de mundo, de vida, de relacionamento. Tinha o poder de trazer à tona a violência do fundo dos homens e multiplica-lá a seu bel-prazer. Fala sozinho pelos cantos da sala, do quarto, da cadeia e da liberdade, qualquer coisa que ele entendesse como agressão a sua pessoa era devolvida em forma de morte. Era ele senhor do seu desengano, dono da ruindade de nunca perdoar, de aniquilar o que não coubesse nos liames de sua compreensão bandida, de inventar coisas que o outro não tinha feito para ter motivos para exercer a sua crueldade."

Vidas Secas desencadeou em mim uma vontade enorme de consumir livros nacionais, então parti para Cidade de Deus.

Tive vontade de ler depois de ter assistido o filme Última Parada 174. Não sabia nada sobre a história do livro, também não tinha assistido o filme (ainda não assisti). Tinha as minhas especulações, mas lê-lo foi uma experiência inimaginável.
Posso resumir em duas palavras: MUITOS SENTIMENTOS.

Julio 08/02/2017

Cruzamento de várias histórias pessoais contando uma história maior. Como o estado brasileiro permitiu que uma parcela da população se tornasse tão abandonada. Restando apenas a violência.

Jessica280 27/03/2023

Cidade dos Brutos
Um livro forte, com vários relatos pesados e chocantes sobre a Cidade de Deus, desde a formação inicial do Bairro até o começo do tráfico e final da vida de alguns traficantes.
O livro é dividido em três partes com o nome dos principais traficantes da área: Inferninho (cabeleira), Pardalzinho (Bené) e Zé Miúdo (zé pequeno) que é o que mais aparece na história inteira.
Mas a personagem principal pra mim foi a "evolução" do crescimento do bairro e com ele os problemas que toda população colocada à margem da sociedade enfrenta: Violência, preconceito, o poder do tráfico, corrupção da polícia, a falta de respeito e educação precária...
É muito chocante ir percebendo que a maioria dos integrantes das "facções" são crianças que vão perdendo sua infância para as promessas de vida boa do tráfico.
E com a leitura do livro você vai percebendo também que até quem não quer se envolver com o crime, acaba sendo violado por ele. O principal pra mim foi o envolvimento de Zé bonito (mané galinha no filme), pois ele era de boa família, da igreja, namorava pra casar, tinha planos de fazer faculdade e teve sua vida atravessada por Zé Miúdo. Nesse último capítulo conseguimos ver como o personagem mudou de bom moço à um matador frio depois que declarou vingança para o traficante Miúdo.
Outro ponto importante que o autor deixa bem claro ao longo da leitura é o fato de a polícia agir exatamente igual ou pior do que os traficantes... o abuso de poder e corrupção da organização fica muito evidente em vários momentos da obra.
Apesar de todo o peso trazido, consegui rir muitas vezes e me vi torcendo para alguns criminosos, como o Pardalzinho que pra mim foi o traficante mais gente boa que existiu na Cidade de Deus.
Por fim...um relato chocante, mas muito importante.
Gostei demais.

Sakurazuka 10/08/2023

Um livro completamente explícito, tem gatilho para todos os lados. Um livro denso, forte, tenso... Um livro cru, mas muito bem escrito, um livro fantástico, mas horrível.

Estrella â 25/01/2023

"Pediu para que Exu fosse avisar a Oxalá que um dos seus filhos tinha a sensação de estar desesperado para sempre"
Comecei a ler por admiração ao cinema brasileiro, mas que livro extraordinário!! Todo o desenvolvimento, tanto dos personagens, romances, história... Tudo!! Simplesmente uma obra prima, espero me sentir assim novamente com algum outro livro.

Cristiane.Franca 26/07/2020

Outra realidade, triste e cruel
A princípio o livro parece ter sido escrito pensando num roteiro cinematográfico (não sei se foi intencional, uma vez que se torna filme depois), por isso, as vezes, fica confuso pelos inúmeros personagens descritos e, suas histórias aparecem "em atos", o que faz com que vc se familiarize com cada um no decorrer da leitura. CDD é um livro que traz informações da vida nas favelas, com todas as suas peculiaridades seja sobre a vida do trabalhador como a vida do bandido (foco principal). Mostra com inteligência as desigualdades sociais e suas consequências. Vale a pena a leitura e o filme.

Patcha 30/08/2022

Incrivelmente Cru
Cidade Deus narra a vida no bairro que, durante muito tempo, foi a favela mais violenta do Rio de Janeiro. Por meio de diversos pontos de vista, vemos o surgimento e o crescimento desse bairro, especialmente como ele alcançou sua alcunha de violento.
Devo dizer que esse livro me pegou de surpresa. A linguagem crua e as histórias tão violentas quanto realistas são ao mesmo tempo terríveis e fascinantes. Em diversos momentos me peguei imaginando como seria tomar uma Coca-Cola com os personagens, mesmo sendo o tipo de pessoa em que eles dariam um tiro na cabeça e roubariam a carteira.
No fim, diria que é um livro essencial para qualquer brasileiro. Recomendo fortemente.

Dira 20/05/2020

Sensacional
Cidade de Deus é e foi conhecido mais pela sua representação cinematográfica do que pela sua obra literária e nem de longe faz jus ao livro. O filme é cheio de clichês torpes, o livro é muito maior.

Octávio 03/06/2021

Cidade de Deus
Livro muito bom, ótimo para quem viu e gostou do filme. O livro possui uma história mais completa, com um número maior de personagens. Excelente leitura

Dandara Virgínia | @dandaravmachado 18/12/2021

Companheiro das últimas semanas...
Eu nunca havia visto cidade de Deus, mas sempre tive curiosidade de ler, quando soube que o filme era uma adaptação. Como eu gosto desse tipo de leitura, eu achei muito bom. Alguns trechos são difíceis de ler, fortes e muito crueis. Mas...

Daniel 20/01/2022

Uma abordagem a uma transformação social.
A obra é dividida em três partes. A primeira, cujo título é "A história de Inferninho, retrata o início das formação da Cidade de Deus e principalmente a vida dos bandidos da cidade. A s gunda parte, cujo título é "A história de Pardalzinho", retrata o início das formações da bocas de fumo e a formação de facções. A terceira parte, cujo título é "A história de Zé Miúdo", retrata as guerras das facções criminosos por disputa de poder e território na cidade de Deus. Bom mesmo é ler o livro primeiro e depois assistir o filme, ou se já assistiu o filme e gostou, vale a pena ler o livro que é mais completo.

Felipe - @livrografando 06/10/2015

Cidade de Deus soa como um dos livros mais realistas de todos os tempos, no sentido de que ele mostra como é o cotidiano de quem vive na criminalidade. Sem poupar detalhes sórdidos e com linguagem crua e direta, esse livro talvez possa ser um dos maiores da literatura policial brasileira. Mas enfim vamos a crítica em si.
O livro nasceu de uma pesquisa sobre criminalidade entre os anos 60 e 90 e como esta se acentuou a partir dos anos 90. O título faz menção à favela a qual foi escolhida para a pesquisa, no entanto é um título que soa ironia (quem não souber dessa rápida informação).
Uma história que envolva criminalidade em seu torno geralmente os personagens não vivem por muito tempo, muitos não tem finais felizes. Por isso o livro soa até repetitivo, onde a história começa do mesma maneira e termina da mesma maneira (o personagem vira bandido e morre executado ou então é preso). Quem lê Cidade de Deus parece que está vendo um filme de ação. Nunca vou me esquecer de Miúdo, o qual o autor sempre descrevia sua risada como fina, estridente e rápida. Esse talvez seja o traço mais marcante de toda a narrativa.
O enredo trata de temas recorrentes à favela como violência, sexo e drogas. Tem um personagem que eu não me lembro qual que se converte, o que gera a ideia de que a religião salva, dentro da narrativa. A história, em suma, é meio sofrível porque o autor passa de núcleo para núcleo como se fosse uma novela de tv, o que não pode ocorrer dentro de uma narrativa tão sucinta, isto é, existem personagens muito desnecessários.
A estrutura da narrativa também peca, pois o autor cria histórias como de Busca-Pé e Barbantinho, com os quais começa a história, e ao longo da leitura não consegui identificar a função dos dois personagens na trama, além de histórias como de Ari, o irmão gay de Inferninho, que só piorou o clima do livro. No entanto, o autor é brilhante em sua descrição de cenas violentas, o que dá um ar de realidade às passagens, e o autor consegue fazer isso como ninguém.
Por fim a temática que soou muito bem ao fundo tenso e pesado da narrativa, sempre com brigas, crimes, tiros, rivalidades entre facções, enfim, todos esses temas ele conseguiu abordar, apesar da trama em si ser sofrível e ruim de desenvolvimento.
Apesar de todos os pormenores, uma coisa também me chamou atenção no livro: o clima histórico, a exemplo da questão da música e dos jeitos de vestir.
Recomendo esse livro para quem tem realmente interesse nessa área ou goste da temática da violência pesada.
Nota: 2,8

lufroes_ 22/11/2023

Foda
Incrível como o filme, só que com mais detalhes, novos crimes e uma representatividade brasileira sobrenatural.
mostra o quão dura é a vida na favela, das mais duras formas encontradas para se sobreviver quando não se tem dinheiro, estudo, ou qualquer tipo de estrutura social.
certas partes só pra quem tem um estômago forte e um coração duro, mas diversos personagens ajudam a trazer uma alegria também apesar das contravenções.
recomendo pra krl

@juliusverse 05/04/2022

Uma obra prima! Narrativa envolvente e pesada, que realmente faz jus ao nome do livro ser o do local onde se passa. Diversos personagens e todos compõe um ambiente vivo, mas cheio de morte, violência, amores e redenções não concluídas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6