Vida e Sexo

Vida e Sexo Chico Xavier

Resenhas - Vida e Sexo

1 | 2 | 3 | 4

jumorgensten 03/03/2021

Ao todo, o livro possui 26 capítulos e vai discorrendo sobre os relacionamentos humanos de modo geral e todas as suas questões.

Inicia abordando o sexo em si e depois passa para a família, namoro, ambiente doméstico, energia sexual, comportamento afetivo, casamento, divórcio, união infeliz, filhos, alterações afetivas, desajustes, tédio no lar, vinculações, desvinculações, aversões, aborto, pais e filhos, amor livre, controle sexual, homossexualidade, adultério e prostituição, abstinência e celibato, carga erótica, sexo e religião e à margem do sexo.

Além das explicações excelentes do autor, a obra também tem como base O Livro dos Espíritos e as questões referentes ao assunto comentado naquele capítulo.

Um exemplo: Capítulo 17 - Aborto. A resposta, inicialmente vem, da questão 358 do O Livro dos Espíritos e depois a resposta de Chico / Emmanuel sobre o assunto juntando a visão espírita com o cotidiano.

Lembrando que a obra teve sua primeira edição lançada em 1970 e se você for ler parece absurdamente atual. Naquela época pouco era comentado sobre homossexualidade, amor livre, sexo fora do casamento, adultério, controle sexual e divórcio e o autor, com toda a sua coragem tradicional e conhecida, colocou tudo em um único livro. Chico sendo Chico sim ou com certeza?

Inclusive, muitos tem dúvidas sobre algumas questões na visão espírita e eis uma ótima oportunidade para entende-las. Além disso, os capítulos são curtinhos e práticos. Tipo: Você quer saber disso, é isso e próximo. Acaba não se tendo justificativas para a não leitura.

Apesar de antigo, o texto é de fácil entendimento e a fluidez de leitura depende da sua intenção com a mesma. Também é um ótimo livro de estudo ou base para Evangelho no lar ou estudo do O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Ele também é daqueles para serem lidos em cada ciclo da sua vida porque, com certeza, ao longo dos anos você descobrirá mais coisas e/ou terá percepções diferentes, principalmente quando já estiver mais amadurecidx.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/03/03/vida-e-sexo-francisco-candido-xavier/
Wagner 03/03/2021minha estante
Muito bem comentado Juliana. Ainda não li essa Obra completamente mas vou fazer isso. Obrigado pela resenha.

jumorgensten 05/03/2021minha estante
De nada. Realmente vale bastante a leitura.

Celia.Rabelo 31/07/2009

O livro aborda o sexo, a sua função, consequencias se abusarmos dele e etc. Nesse livro fla que todos os namorados(as) que tivemos e fizemos sofrer, pagaremos por isso. o0'
hujuahuahuahuahuahua

Larissa2518 10/01/2010

O querido Emmanuel sempre nos trazendo lições maravilhosas e que deveríamos levar para o nosso cotidiano.

Neste livro a pauta fica entre a vida e o sexo.

A ligação e responsabilidade que um acarreta ao outro, apresentando questões que ignoravámos e implementando outras.

Sem dúvida, um livro que se todos lêssem o grau das ligações entre casais seria muito mais puro e respeitado.

Josy 25/01/2011

Compreender para viver bem.
Diversas são as visões que circulam em torno do sexo na vida das pessoas.

Por incontáveis vezes deparamo-nos com historias que nos impressionam pelo grau de envolvimento, maldade, desilusão e tantos outros "sentimentos" que envolvem a sexualidade humana.

Em Vida e Sexo o autor inspirado pelo Espírito de Emmanuel traz a tona inúmeros temas como aborto, família, aversões, homosexualidade.

Situações as quais em sua base está a sexualidade. Sendo bem ou mal resolvida e vivida, as consequências poderão ser na mesma proporção.

Uma orientação que sem a menor dúvida só tem a contribuir para o desenvolvimento, compreensão e evolução da nossa intelectualidade.

Keka 19/02/2011

Esse livro é muito esclarecedor, e recomendável, não apenas aos espíritas, mas a todos aqueles que preocupam-se com suas condutas morais.

Moitta 21/05/2012

O livro traz diversos trechos do "Livro dos espíritos" e " O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec. Muitos capítulos começam com um trecho de alguns desse livros, e o capítulo são os comentário do Emmanuel sobre o assunto, expandindo esclarecimentos e abordando temas próximos.

É interessante, mostra que não se pode fazer mal a outro sem fazer mal a sí mesmo. Relembra que cada um colhe o que planta, que a lei da atração é constante, e que se estamos vivendo algo de alguma forma atraímos aquilo.

Fala que devemos ser regrados, sem exageros para nenhum dos lados, e comedidos nos julgamentos, uma vez que não sabemos a amplitude de nossas próprias faltas.

Joyce 17/04/2014

Bussula da construcao familiar saudavel
Aconselho este livro para estudo entre os casais. Retrata as problematicas num relacionamento na visao espiritual e elucida as solucoes despertando-nos a responsabilidade do amor conjugal, do sexo, da paternidade e maternidade.

Juliana 28/05/2014

Muitas perguntas para poucas respostas
Quando ouvi falar de um livro espírita que tratava de sexo, erotismo, traição, relacionamentos, ele muito me interessou. Afinal de contas, muitas religiões veem esse assunto como pecado/ tabu, algo a ser reprimido da natureza humana. Então ter a espiritualidade falando de algo tão comum e importante na nossa vida quanto o sexo seria muito significativo. Mas a ideia foi muito boa, a confecção não tanto. Diante tópicos sobre homossexualidade, traição, atração física, desejos sexuais tudo o que vemos é uma redação rebuscada que parece tentar esconder que em nenhum dos temas teremos qualquer aprofundamento. O tempo todo se nota que uma leve pincelada do assunto é feito e o lugar comum “devemos procurar o angelicalismo/ melhoramento/ burilamento dos nossos atos/ pensamentos/ impulsos sexuais”.
Homossexualidade: além da já conhecida explicação de que este “fenômeno” é causado, não sempre, mas pelas sucessivas reencarnações que ora se dão em um gênero e ora em outro e que o espírito seria, basicamente, bissexual, nada mais é dito. E há muito para se falar sobre esse assunto.
Há muito o que se falar sobre casamentos, namoros, abortos, gravidezes... Toda uma temática que fica apagada pelo excesso de formalismo e o compromisso de não afirmar muita coisa.
Seríamos menos religiosos e evoluídos se pregássemos a importância de uma vida sexual saudável? De que o ato sexual, a sexualidade entre duas pessoas do mesmo sexo não tem nada de errado?
O livro é uma oportunidade perdida de se posicionar de forma mais humana, aberta, moderna.

Gabi 14/11/2014

Um ótimo livro, mostrando as influências da vida sexual nas nossas vidas, os princípios que regem as relações afetivas e as consequências referentes a ação e reação de cada indivíduo perante o outro.

Golbery 11/08/2016

Levinho
O livro é bem curto, é de leitura suave e amena. Emmanuel cata passagens d'O Livro dos Espíritos e d'O Evangelho Segundo o Espiritismo e tece comentários sobre vários aspectos da sexualidade humana. Seu texto segue o estilo dos livros Pão Nosso, Fonte Viva, etc, em que a citação é tomada como inspiração e o autor espiritual faz comentários muito pessoais sobre um tema.

Yuri410 10/04/2017

O exercício vital da sexualidade sob a ótica espírita
Escrito por Chico Xavier sob orientação do espírito Emmanuel, "Vida e Sexo" elucida alguns pormenores que permeiam a sexualidade humana (homossexualidade, adultério, aversão, aborto, família, erotismo) de forma clara e concisa, segundo os preceitos da Doutrina Espírita, que busca compreender e acolher ao invés de julgar e reprimir.

Porém, não espere uma abordagem profunda, que talvez seja de longe a única ressalva que faço quanto ao conteúdo do livro, que poderia ser mais abrangente e contar com exemplos específicos de relatos de pessoas que tomaram lições através das provações, ou que agiram com insensatez no que diz respeito aos temas expostos em algum momento da vida, e que agora precisam pagar o preço de suas escolhas geradas tão somente pelo livre arbítrio. Tirando esse único porém, a obra é recomendável para quem queira absorver e ter conhecimento da visão espírita sobre assuntos relacionados ao exercício vital da sexualidade.

Sarah 28/02/2018

Um guia esclarecedor
Um livro ditado pelo espírito Emannuel, que se baseia em questões tiradas do Livro dos Espíritos e passagens do Evangelho Segundo o Espiritismo, para esclarecer melhor algumas perguntas sobre os relacionamentos afetivos e sexuais.
"De que formas as teses do sexo são tratadas do Plano espiritual para o Plano Terrestre?" - pg 7
Tópicos importantes são abordados como a energia sexual, o compromisso afetivo, o casamento, uniões infelizes, o compromisso com os filhos, aborto, homossexualidade, o amor livre, entre outros.
Emmanuel sintetiza, já nas primeiras páginas, os conceitos que veremos ao longo do livro, a respeito da conduta sexual:
"Não proibição, mas educação.
Não abstinência imposta, mas emprego digno, com o devido respeito aos outros e a si mesmo.
Não indisciplina, mas controle.
Não impulso livre, mas responsabilidade." - pg 8
Se todas as pessoas fizessem a leitura deste livro, com certeza teriam a oportunidade de enxergar com outros olhos suas relações de forma a terem relacionamentos mais felizes.

RhD 03/04/2020

Esclarecimentos espirituais oportunos acerca da sexualidade humana
Uma obra cujos ensinamentos acerca do sexo são indefinidamente esclarecedores e edificantes. Por meio de uma análise dos mais variados aspectos concernentes à sexualidade humana, Emmanuel nos apresenta a visão espiritual por trás de cada elemento, bem como as obrigações de um indivíduo para com a expressão e concretização de sua energia e impulsos sexuais. Não resta dúvidas da importância da presente obra para a Doutrina Espírita, sendo imprescindível a qualquer espírita que busca o aperfeiçoamento moral, este que também inclui a sexualidade.

Guilherme 17/04/2020

Belas mensagens e Linguagem cansativa.
Em primeiro lugar acho um pouco incômoda a escolha de palavras, mesmo para a década em que o livro foi lançado (1970), o vocabulário rebuscado de Emmanuel pode tornar a leitura maçante muito depressa.
Mas, apesar disso, é possível extrair os valiosos mimos de sabedorias espirituais que o livro apresenta.
Abordando algo em torno de 25 tópicos, entre eles sexo e erotismo, relações familiares, celibato, prostituição e adultério, além de aborto e poligamia, assuntos polêmicos, o mentor tece seus panoramas.
Minha única recomendação para a leitura desse livro e qualquer um com pano de fundo religioso é nunca abrir mão de seu próprio pensamento crítico e, leia, muito bem lido, as entrelinhas. Os verdadeiros ensinamentos nunca estão na superficialidade do texto. Nem nas imagens e significados que aprendemos para traduzir o mundo.

Boa leitura.

1 | 2 | 3 | 4