O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz




Resenhas - O Crime do Padre Amaro


336 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


anaclaraujo 14/03/2023

O crime
Li esse livro para um trabalho de literatura na faculdade e confesso que ao iniciá-lo, não estava gostando muito (acredito que por não ser do gênero que estou acostumada a ler). vale a leitura
comentários(0)comente



Dani 12/03/2023

A escrita de Eça de Queirós chega a ser viva e me transportou diretamente para Portugal do século XIX. A ambientação e apresentação dos personagens me parece que levou mais tempo do que levaria numa obra contemporânea, mas depois da contextualização feita, a leitura fluiu como água.

O Crime do Padre Amaro poderia ser somente um novelão, mas as entrelinhas do texto com a grande habilidade do autor nos fazem enxergar vividamente a crítica contra a Igreja e a moralidade hipócrita da sociedade da época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa 26/02/2023

Publicado em 1875, mas ainda atual. Quantas pessoas se escondem atrás de uma verdade suprema , mas na verdade não honra o que diz. Nesse livro, na minha opinião, a máxima é a hipocrisia, hipocrisia de padres que não fazem o que pregam, hipocrisia de senhoras ?bondosas? que julgam a todos. Um clássico da literatura, vale muito a pena a leitura. Eça nunca decepciona!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sara999 15/02/2023

Religiosidade destrutiva.
Uma leitura muito interessante! Acho que é mais sobre a relação das pessoas com suas crenças e convicções do que realmente sobre o romance vívido pelo padre Amaro.
Quando comprei esse livro pensei que se tratava apenas de um padre que pecou por amar, mas o buraco é bem mais embaixo meu irmão, é sobre a religiosidade destrutiva e formação social do indivíduo que trazem os conceitos de certo ou errado.
as pessoas podem ser culpadas por terem atitudes provenientes de suas experiências? É errado querer sair do papel que a você foi posto sem seu consentimento real? Sua crenças pessoais devem servir de parâmetros para outra pessoa?
Enfim, embora seja a parte central da história, não trata-se apenas de romance.
comentários(0)comente



Carolina3029 06/02/2023

Livro do O crime do padre amaro
Livro em si, ele é bom pra 🤬 #$%!& , vcs vão gostar dele. Podem ler todos os capítulos são ótimos demais e toma junto com café
comentários(0)comente



ray :) 24/01/2023

incrível e único.
eu estou até agora sem acreditar no que li, o livro é realmente uma viagem!

me senti em Leiria, mais precisamente na Rua da Misericórdia. essa leitura me fez refletir muito e me divertir também. todos os personagens são únicos e com características especiais. a Amélia, Libaninho, Amaro, João Eduardo e o cônego Dias, principalmente.

no começo eu fiquei meio atrapalhada pq tem MUITOS personagens no livro e eu demorei pra decorar cada um, mas depois que peguei a manha, não quis mais soltar o livro.

essa obra reflete muito claramente o lado "escondido" da religiosidade: são muitos pecados desconhecidos e as figuras católicas da época se mostram bem preconceituosas e intolerantes com ateus e comunistas, confesso que não sabia que era tão comum que pedissem a volta da inquisição.

ri muito e chorei também. é triste ver como a religiosidade forçada gera tragédias e pecados. nada disso teria acontecido se Amaro não fosse obrigado a ser padre.

experiência única e espetacular. recomendo pra todo mundo! o eça escreve bem demais!!
mariaclara.pb 24/01/2023minha estante
Eça é bom demais!




Julia 20/01/2023

padre de Fleabag >>> padre Amaro
Nesse livro você encontra o suprassumo da hipocrisia religiosa e o pior que pode haver numa exemplar sociedade portuguesa do século XIX. Ao mesmo tempo em que achei a leitura densa e um pouco complicada, consegui me divertir e ficar vidrada na história. Um livro que nos faz refletir sobre os falsos moralistas cristãos. Bem blasfêmico rsrsrs.
Ray 10/04/2023minha estante
Kkakkkkkkk ri gostoso com a referência à Fleabag, aliás vim atrás desse livro por causa da série ????? queria ver um padre gostoso terminei puta com toda a igreja católica


Yasmin_Eyre 22/05/2023minha estante
Seu comentário me fez querer ler ainda mais KKKKKKKKKK




LidosdaCris 17/01/2023

O livro conta a história de um padre que se apaixona. Imagino como na época do lançamento do livro a polêmica que gerou. Não acho que o livro é perfeito e não gostei de algumas atitudes do padre na história.
comentários(0)comente



Tamires225 14/01/2023

Ódio a igreja - o livro
Como é dito no início do livro, contém críticas demais por ter sido escrito em uma revista, e as vezes faz perder o timing dos acontecimentos dos personagens, e torna até um pouco chato. Os personagens são bem escritos, mas é revoltante que alguns não tenham devida conclusão com suas ideias e, o personagem principal, pagado pelo crime que dá nome o livro.
Para sua época é um bom livro, revolucionário sobre muitos aspectos, mas hoje em dia se percebe problemas no desenvolvimento da história.
Que raiva do Amaro não ter sido preso, julgado, sei lá, ter caído um piano encima dele!
comentários(0)comente



Adda 30/12/2022

Li parte da época da escola e reli só agora, e que bom que esperei esse tempo todo. Escrita muito bem direcionada, crítica onde deve ser. Adorei.
comentários(0)comente



Natali 29/12/2022

O crime do Padre Amaro
É um livro muito bem escrito, com uma escrita envolvente. A história realmente choca, porque conta a história de um padre que nunca teve muita vocação para a prática. E acaba também expondo uma hipocrisia da igreja que se mistura com a política. É uma crítica à sociedade da época. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Guilherme909 09/12/2022

Impunidade
Ao terminar a última linha do romance
Só me veio uma sensação:
Pesar!
Pobre Amélia, iludida, usada, atormentada pelos demônios, de uma sociedade cruel, de uma religião impositiva.

Eça de Queiroz ao trazer a público o crime do padre Amaro, nunca intencionou a revelação desse crime, expor as barbáries do clero. Mas deixar a desencargo do leitor o veredito final. Um júri popular. Amaro e seus companheiros de batina são alegorias tão reais. E quantas amélias não foram persuadidas por padres Dias, Brotos, Amaros...

Fico feliz também pelo Abade Ferrão que ironicamente era criticado por seguir os princípios reais kkkkkk.

Pelo doutor Gouveia que se mostrou compreensivo mesmo sendo ateísta mostrou mais piedade do que os padres de Leiria

E nosso mancebo João Eduardo
Apenas 26 anos, fora perseguido pera irá paroquial. O que dizer disso.

"Como diria o Libaninho é a vontade divina!"

No mais eu verdadeiramente amei a obra
comentários(0)comente



liviad 09/12/2022

Uma crítica IMPECÁVEL ao clero. A escrita do autor de inicio é difícil de entender mas quando o Plot começa a acontecer fica incrível.
ruthyfs 13/12/2022minha estante
tentando terminar essa...




336 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR