O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Bruna 03/10/2023

Amaro: being boy lixo since 1875
Fiquei chocada como Amaro era boy lixooo! hahaha e o mais chocada que ok, podemos passar um pano e dizer que seria anacronismo, que eram os costumes, era a época,e de fato, era bem mais comum passar pano pra atitude dos machos antigamente. O que choca mesmo é que ainda existe boy lixo exatamente assim hoje em dia, que faz a mulher aceitar certas condições, e quando ela aceita, ele fica com raiva porque ela aceitou fácil demais! Deve ter é gostado!! Óia...kkk foi tenso.
Contei com a ajuda de audiolivro pra terminar, porque sendo um livro antigo, a história é beeeeem devagar, dava pra cortar metade das páginas fácil.
Foi bom conhecer Eça de Queiros, mas pra mim tá legal já parar por aqui.

Emille.pravereler 19/09/2023

Que padre.. ?
Eça de Queiroz foi além da sua época e debateu filosofia, religião e fé em um livro de 1875. O Crime do Padre Amaro é mais do que um livro de romance onde um padre arrogante e egocêntrico se apaixona por uma linda jovem ingênua. O livro fala sobre como se consegue manipular as pessoas através de sua fé, fala sobre o papel da Igreja em uma sociedade antiga e que em alguns lugares perdura até hoje.
Apesar de não gostar de absolutamente nenhum dos personagens, é incrível ver como os diálogos trazidos no livrk são importantes para a época e que continuam sendo tão atuais nos dias de hoje.
O livro que debate sobre religião e fé, que fala sobre política e crime, tem um final digno de tragédia grega e consegue trazer algumas questões a se pensar mesmo séculos depois.

Deysiane 11/09/2023

Assustadoramente brilhante
A cada página, sorrindo e arfando de êxtase, eu pensava: "genial, que genial!". As expectativas que eu tinha pra este livro foram mais que atingidas, foram superadas. Adorei tanto.
Em certos livros os "pensamentos" dos personagens são por vezes cansativas e ignoráveis, mas nesta obra-prima eu li avidamente essas partes que, para a minha satisfação, foram bastante frequentes e perfeitamente desenvolvidas. Os diálogos não são menos incríveis, mas a introspecção é tão brilhante que chega a ser assustador.
O título é bastante sugestivo e se você já sabe a qual escola literária o livro pertence, pode tirar várias conjecturas. No entanto o desenrolar da história é de tirar o fôlego, como eu já disse, simplesmente genial.
Sobre o tal do Padre Amaro, não consigo me lembrar ter lido em nenhum livro de fantasia ou terror um monstro pior do que ele.

Tati.Lima 27/08/2023

FANTÁSTICOOOOOOOOO...
Esse é o primeiro livro clássico q leio q considero simplesmente PERFEITOOOO...
Esse espetáculo de livro escrito por Eça de Queiroz deve ter causado muuuuuito na época q foi publicado. A história dele é muuuuuito atual, cheio de teias, intrigas e suspense. O padre Amaro é um MONSTRO...Sério, o bicho é o cão. E pra conseguir o q deseja e manter sua sacra imagem perante a sociedade, ele é capaz de mentir, trair, maltratar e até matar. Sai passando por cima e destruindo quem tiver q destruir, ainda q ele ame essa pessoa, se éq pode se chamar aquilo de amor. Pobre da Amélia, entrou numa canoa furadíssima quando se apaixonou pelo capiroto do Amaro. Eu imagino o escândalo q esse livro deve ter causado, principalmente, porq ele expõe real um lado bem podre da igreja, uma obra publicada em 1875. Chocante, um livro tão antigo, ter uma trama tão atual, sendo muito bem escrito e desenvolvido. O final é q foi dolorido demaaais. Um misto de tristeza e raiva q me deu. Eu adorei esse livro. Absolutamente incrível.

Sarah 21/08/2023

Eça e sua crítica ao clero português nos trás pensamentos que fazem muito sentido até nos dias de hoje. Lembrei muito de Bentinho nessa questão de um padre que não deveria/queria ser padre. Uma ótima leitura.

CinMeireles 09/08/2023

Eça de Queirós já tinha um lugarzinho no meu coração desde que li O Primo Basílio, e agora esse lugarzinho só foi consolidado kkkkk.
A história de O Crime do Padro Amaro, por si só, é bem banal: um padre que se apaixona por uma mulher e faz de tudo para ficar com ela. Mas Eça de Queirós usa esse pano de fundo simples para tecer uma crítica dura - e, sejamos honestos, atemporal - à corrupção do clero, à religião católica, ao fanatismo religioso, à sociedade portuguesa, e ao próprio ser humano como um todo. Um sarcasmo que beira o deboche permeia toda a obra - a princípio discreto, escondido, mas se mostrando mais à medida que a situação se desenrola, até ser completamente escancarado nas páginas finais.
Quanto à história em si, embora banal, é bem construída, e os personagens, ainda que não muito aprofundados, têm um desenvolvimento aceitável. Em certo ponto a trama se torna bem previsível, mas nitidamente não é intenção do autor impedir essa previsibilidade: pelo contrário, ele a usa a seu favor, aumentando os sentimentos do leitor em relação a certas situações e nos deixando uma sensação de indignação e desamparo que combina com o desenrolar dos fatos.
Recomendo muito, adorei a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CzZOFPOL-w9/

Comenta Livros 08/08/2023

Achei um livro interessante com vários temas e um padre com vários questionamentos.
um final trágico e surpreendente onde você ama e odeia os persoangens.

site: https://comentalivros.com/o-crime-do-padre-amaro-eca-de-queiroz/

LetAcia811 23/07/2023

O Crime do Padre Amaro
Com a morte do pároco da cidade de Leiria, o padre Amaro é mandado para o cargo na igreja local e fica na casa da senhora Joaneira uma religiosa da cidade. Amaro se encanta com a filha de senhora Joaneira, Amélia e desperta ciúmes no pretendente da jovem.
Este livro me pegou desde as primeiras páginas, eu particularmente gosto muito de leitura de clássicos e obras mais "antigas" então não foi nenhuma dificuldade.
Os personagens são todos muito bem desenvolvidos, muito bem amarrados os seus finais, a trama de algo que parece inverossímil nos coloca com mais vontade a terminar a história. Confesso que o final achei muito vago e esperava uma atitude diferente do padre, visto o que aconteceu, mas também condiz com as atitudes de Amaro ao longo da história.

Lidiany.Mendes 21/07/2023

Intensa crítica social
Eça de Queiroz narra com maestria a história do Padre Amaro, desde sua infância como protegido de uma nobre senhora e depois na casa de um tio e, mais tarde no seminário e a vida como padre.
Um padre por necessidade e não por vocação. É assim que pode ser definido o Padre Amaro.
Em Leiria conhece a iludida e inocente Amélia. Seus caminhos se cruzam e, em razão disso, muitas vidas são afetadas.
O autor faz uma intensa crítica ao comportamento dos homens da Igreja na sociedade, bem como tangencia temas sociais do tempo em que viveu.
Uma obra rica, muito bem escrita e que merece ser conhecida.

Lucas1806 19/07/2023

Um romance trágico, uma ode ao humanismo do novo século.
"O crime do Padre Amaro" é talvez o livro mais polêmico de Eça de Queirós. Publicado em 1875, gerou controvérsia entre o clero, devido a seu teor subversivo e questionador dos dogmas religiosos vigentes.

A história gira em torno de Amaro, um jovem convencido a se tornar padre contra sua vontade, que torna-se pároco da pacata cidade de Leiria. O grande conflito moral surge quando Amaro e a jovem Amélia apaixonam-se mutuamente, paixão essa que entra em conflito com o celibato obrigatório dos sacerdotes católicos.

Durante extensas passagens, Eça de Queirós utiliza determinados personagens como porta-voz de suas próprias opiniões a respeito do embate entre a moral religiosa e a razão. Apela para o racionalismo humanista, a construção de uma moral laicista surgida principalmente durante o Iluminismo. Escancara a hipocrisia dos setores mais conservadores da sociedade de sua época, mostrando mesmo os que se julgam incorruptíveis e moralmente superiores não estão imunes a sentimentos e instintos inatos à natureza humana.

Entretanto, longe de um panegírico ao ateísmo, o romance mostra certas opiniões favoráveis a fé cristã - como nos monólogos internos do trágico heroi João Eduardo, crítico contumaz do clero conservador, mas admirador do Jesus histórico, o amigo dos pobres e desafortuados. O abade Ferrão, consolo de uma deprimida Amélia, representa o bom sacerdote, defensor de um Deus misericordioso, paternal e acolhedor, em contraposição ao Deus vingativo e autoritário remanescente do período medieval.

Ao final do romance, são mostradas representações das mudanças sociais que ocorriam na época - rumores sobre a Comuna de Paris, os movimentos socialistas da classe operária, o sufragismo, e o anseio da nova geração por um Estado laico, racionalista, sem interferência da Igreja. Em termos de enredo, o romance termina com um gosto amargo na boca, mas em plano de fundo, no melhor estilo narrativo do realismo, é deixada uma nota de esperança. De maneira sardônica, os clérigos prestam reverência ao velho mundo e suas intolerâncias inflexíveis, ao mesmo tempo em que as mudanças agitam o tecido social e os raios de um novo amanhecer despontam no horizonte, prenunciando a renovação e vinda de um novo ciclo da História.

Julio.Argibay 14/07/2023

Padre
O crime do Padre Amaro é uma grande obra de Eça de Queiroz. Já estou na metade do livro e acredito que o crime já está sendo executado, mas será apenas um crime da carne? Tenho minhas dúvidas, pois a narrativa é muito interessante e verossímil, dá pra visualizar aquele bando de beatos tagarelando sobre: pecados, santos, missas, vida dos outros e escondendo próprias imoralidades. A obra se passa na pequena cidade de Leiria, em Portugal, em suas velhas ruas estreitas. São várias senhoras apegadas ao clero da cidade, muito devotas as coisas santas, etc e tal. Assim, nesta comunidade surge uma paixão entre o Padre Amaro, recem chegado na cidade, e a jovem Amélia, filha de uma beata chamada S. Joaneira, na casa onde acontecem as reuniões entre as beatas e os religiosos. Sobre os jovens, logo no início, o padre teve a concorrência do liberal João Eduardo, mas depois do mesmo vacilar numa empreitada infeliz, ele foi expulso dessa comunidade e o caminho ficou livre para o pároco. Nas reuniões na casa de Dona S. Joaneira, participavam: o Cónego Dias, Padre Natário, Dona Gertrudes, Padre Brito, dentre outros. O tempo passa e as consequências do romance logo aparecerem. Depois de alguns desentendimentos, reconciliações, agressões, pedidos de desculpa e choros, o Padre Amaro tem uma grande ideia para remediar as consequências do fato ocorrido. Assim, como a comunidade de Leiria tem o hábito de viajar para o litoral, então o Padre Amaro e seu mestre conseguem levar Amélia para uma quinta, longe de tudo, durante alguns meses, com a desculpa da jovem cuidar da irmã do velho Cônego, que estava doente. Assim as coisas se acertaram com o passar do tempo. Mas, todavia, senão, entretanto, os acontecimentos não saem tão bem como foi planejado. A jovem acaba tendo um destino trágico, assim como outros inocentes. Diante da tragédia anunciada, o Pároco foge para Lisboa. Isto posto, a vida segue seu ritmo e alguns sofrem as consequências das paixões e do egoísmo mesquinho. Quem foi que disse que a vida eh justa?

Valéria Cristina 05/07/2023

Adorei o audiolivro!
Gente, li O Crime do Padre Amaro na adolescência. Agora, encontrei um audiolivro maravilhoso narrado em português de Portugal no Livros para Ouvir.

Rever a história de Amélia e Amaro, as devoções das beatas, o cinismo e a hipocrisia do clero da época na entonação de Eça de Queirós foi incrível.

É uma experiência diferente à da leitura, mas tão intensa e real quanto.

Nesse canal, há outras obras do mesmo autor e pretendo ouvi-las também!