O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Mariane 28/11/2023

Um dos melhores livros que já li com certeza! Não dá pra parar de ler, é muito bom! Ainda bem que não li na adolescência, não teria entendido quase nada.
Gleidson 28/11/2023minha estante
Nossa, legal saber disso! Pretendo ler em breve!

Keilizie.Santaroza 29/10/2023

O Crime do Padre Amaro é isso ne, Eça com sua crítica afiadíssima sobre o clero e seus discípulos próximos. A história não é ruim, longe disso, mas é muito descritiva e cansativa. Além do que não tem como não sentir raiva dos personagens (todos eles) e juntando ao excesso de descrição e detalhes fica difícil de "descer".

Mas um clássico é um clássico e acho que todo mundo deveria ler uma obra dessas para poder tirar suas próprias conclusões sobre o assunto !
asisoynara 31/10/2023minha estante
Já quero ler! ?

Emanuelle 29/10/2023

Tudo se ilude e se evita, menos o amor!
"O Crime do Padre Amaro" é um romance de Eça de Queirós que conta a história de um jovem padre chamado Amaro Vieira. Ele é enviado para uma paróquia em uma cidade,Leiria,e lá se envolve em um relacionamento proibido com uma jovem chamada Amélia. No livro são abordados temas como corrupção clerical, hipocrisia social e a luta entre o desejo carnal e os valores religiosos. A trama revela as consequências trágicas desse envolvimento e expõe as contradições da sociedade da época.

O livro é bom,a linguagem,por ser do período do realismo,não é de difícil compreensão,não tem subjetividade como os clássicos do período romântico.

Os personagens nos irritam,falam coisas que nos deixam incrédulos.A história em si te choca e mesmo sabendo que o padre vai aprontar no livro,se surpreende no início.
Pontos que achei muito interessantes de serem explorados,foram a dependência emocional e persuasãoa na relação.
A forma como Amaro usava a religião para convencer Amélia me deixou indignada.
O ego frágil do protagonista era algo explícito.
Não gostei do final,mas entendo que possui a característica fundamental do realismo,de que nem tudo são flores.
Spoiler:O Padre Amaro não era o único pároco a cometer crimes.

"Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, por que impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade? É melhor talvez que o vá procurar pelas vielas obscenas!
- Porque a carne é fraca!"

"[...]nasceriam espontaneamente rosas brancas, como prova celeste de que a virgindade não se estraga nos braços santos dum padre...[...]"

Julia 20/11/2023minha estante
vc pode me falar qual página ele fala isso ??

Karebbean 26/10/2023

A historia é interessante, bem padrão fofoca. Mas a escrita do Eça é arrastada e quase me mata. Li por conta da faculdade e foi até interessante em algumas partes.

Yasmin_Eyre 25/10/2023

Os ?crimes? do padre Amaro
O livro devia se chamar os ?crimes? do padre Amaro. A princípio como todos achei que seu crime fosse amar Amélia, mas ao longo do livro foram tantos crimes que me surpreenderam.
É fato que Amaro foi ?obrigado? a seguir a vida monástica, mas durante a leitura é possível perceber inúmeras e incansáveis sinais escancarados de que ele adora como se sente superior e poderoso nesse papel. Inclusive ele lamenta inúmeras vezes o fato da inquisição ter acabado e com ela o poder supremo da igreja, na qual ele poderia desfrutar. Desde criança já é possível perceber seu caráter duvidoso, além de suas blasfêmias (inclusive se deleitar com q imagem de Nossa Senhora) e também de seus caprichos e desejos. Ele é controlador e infame, manipulou completamente Amélia desde o começo. Foi o responsável por encaminhar para morte seu filho, impiedosamente.
Amélia uma menina cristã e ingênua que ao se apaixonar pelo padre perdeu totalmente o controle de si mesma, atribuindo todo a ele, que como o crápula que é aproveita disso. Amélia é ameaçada, inclusive agredida, torturada psicologicamente e manipulada com base em sua fé. Amaro usava de seu poder sobre ela pra conseguir controlá-la sempre que quisesse.
João Eduardo um personagem incrível, declaradamente contra a igreja e os padres porém de índole e ideais respeitáveis foi um personagem que me cativou muito, inclusive sendo o único que percebeu como Amélia era apenas uma vítima nas mãos do poderoso Amaro.
E claro, após tudo isso Amaro saiu impune e feliz, como ele já tinha desejado a morte tanto da criança quanto da Amélia, sua imagem foi restaurada e ele se tornou uma folha em branco.
O autor é cirúrgico, durante todo o livro escancarou toda a hipocrisia religiosa que persiste até os dias de hoje. O livro já é insanamente incrível, e levando em consideração a época de publicação só aumenta a gratificação que o autor merece. É um livro incrível e Eça é incrível. Que cara sensacional e apocalíptico.

Manuella310 14/10/2023

O crime
Um livro complexo em questão de palavras, já que é uma escrita antiga, acaba sendo muito coloquial. É um romance interessante, mas sem consistência.

Não recomendo para quem quer algo leve e rápido de se ler, mas para quem quer ter uma leitura satisfatória e prolongada.

Recomendo para maiores de 14 anos, mas cada um sabe a cabeça que tem.

Anne 13/10/2023

Padre Amaro é odioso...
Me interessei por esse livro por acaso e, finalmente, tive a oportunidade de lê-lo por completo. A construção dos personagens é boa, vemos um Amaro "apaixonado" cujo o amor se torna uma obsessão e uma Amélia de feliz para uma mulher perturbada. Embora a leitura seja confusa e cansativa, é um livro maravilhoso que contém críticas sociais ainda válidas em nossos dias.

P.S: o Amaro é um desgraçado.

regifreitas 09/10/2023

O CRIME DO PADRE AMARO (1875), de Eça de Queirós.

Considerada uma das obras-primas do autor português, O CRIME DO PADRE AMARO veio a público em 1875, e apresenta uma análise mordaz da sociedade portuguesa da época. O enredo gira em torno do padre Amaro Vieira, que chega a Leiria para assumir as funções de pároco na cidade. Lá, ele acaba se envolvendo com a jovem e bela Amélia.

Amaro torna-se órfão muito cedo, aos seis anos de idade. Então, acaba ficando sob os cuidados da marquesa de Alegros, para quem os seus pais trabalhavam. Quando completa 15 anos, a marquesa o encaminha para o seminário, para tornar-se padre. Amaro aceita passivamente seu destino, mesmo não possuindo qualquer vocação religiosa. Para um jovem pobre como ele, as expectativas de futuro eram bem limitadas. Uma carreira eclesiástica lhe daria, ao menos, um destino um pouco melhor.

A crítica social empreendida por Eça de Queirós é a característica marcante deste romance. Eça não hesita em expor as hipocrisias da Igreja Católica. Os padres retratados são figuras mundanas e repletas de vícios, com comportamentos que não condizem com o que pregam. A própria sociedade local é, na maioria das vezes, conivente com esse comportamento. Assim, o conservadorismo marcante e a moralidade exacerbada escondem comportamentos que caracterizam uma religiosidade de fachada.

A prosa de Eça de Queirós é afiada e ácida. O vocabulário do autor, no entanto, apresenta certa dificuldade. Por sorte, a edição que li traz anotações nas margens sobre o significado de muitos termos utilizados, além da contextualização do momento histórico e do período literário.

Esta é a segunda leitura que faço da obra. A primeira delas foi no ano 2000, durante a Faculdade. Desta vez gostei bem mais!
11/10/2023minha estante
Também apreciei mais na segunda leitura.

Bruna 03/10/2023

Amaro: being boy lixo since 1875
Fiquei chocada como Amaro era boy lixooo! hahaha e o mais chocada que ok, podemos passar um pano e dizer que seria anacronismo, que eram os costumes, era a época,e de fato, era bem mais comum passar pano pra atitude dos machos antigamente. O que choca mesmo é que ainda existe boy lixo exatamente assim hoje em dia, que faz a mulher aceitar certas condições, e quando ela aceita, ele fica com raiva porque ela aceitou fácil demais! Deve ter é gostado!! Óia...kkk foi tenso.
Contei com a ajuda de audiolivro pra terminar, porque sendo um livro antigo, a história é beeeeem devagar, dava pra cortar metade das páginas fácil.
Foi bom conhecer Eça de Queiros, mas pra mim tá legal já parar por aqui.

Emille.pravereler 19/09/2023

Que padre.. ?
Eça de Queiroz foi além da sua época e debateu filosofia, religião e fé em um livro de 1875. O Crime do Padre Amaro é mais do que um livro de romance onde um padre arrogante e egocêntrico se apaixona por uma linda jovem ingênua. O livro fala sobre como se consegue manipular as pessoas através de sua fé, fala sobre o papel da Igreja em uma sociedade antiga e que em alguns lugares perdura até hoje.
Apesar de não gostar de absolutamente nenhum dos personagens, é incrível ver como os diálogos trazidos no livrk são importantes para a época e que continuam sendo tão atuais nos dias de hoje.
O livro que debate sobre religião e fé, que fala sobre política e crime, tem um final digno de tragédia grega e consegue trazer algumas questões a se pensar mesmo séculos depois.

Deysiane 11/09/2023

Assustadoramente brilhante
A cada página, sorrindo e arfando de êxtase, eu pensava: "genial, que genial!". As expectativas que eu tinha pra este livro foram mais que atingidas, foram superadas. Adorei tanto.
Em certos livros os "pensamentos" dos personagens são por vezes cansativas e ignoráveis, mas nesta obra-prima eu li avidamente essas partes que, para a minha satisfação, foram bastante frequentes e perfeitamente desenvolvidas. Os diálogos não são menos incríveis, mas a introspecção é tão brilhante que chega a ser assustador.
O título é bastante sugestivo e se você já sabe a qual escola literária o livro pertence, pode tirar várias conjecturas. No entanto o desenrolar da história é de tirar o fôlego, como eu já disse, simplesmente genial.
Sobre o tal do Padre Amaro, não consigo me lembrar ter lido em nenhum livro de fantasia ou terror um monstro pior do que ele.

Tati.Lima 27/08/2023

FANTÁSTICOOOOOOOOO...
Esse é o primeiro livro clássico q leio q considero simplesmente PERFEITOOOO...
Esse espetáculo de livro escrito por Eça de Queiroz deve ter causado muuuuuito na época q foi publicado. A história dele é muuuuuito atual, cheio de teias, intrigas e suspense. O padre Amaro é um MONSTRO...Sério, o bicho é o cão. E pra conseguir o q deseja e manter sua sacra imagem perante a sociedade, ele é capaz de mentir, trair, maltratar e até matar. Sai passando por cima e destruindo quem tiver q destruir, ainda q ele ame essa pessoa, se éq pode se chamar aquilo de amor. Pobre da Amélia, entrou numa canoa furadíssima quando se apaixonou pelo capiroto do Amaro. Eu imagino o escândalo q esse livro deve ter causado, principalmente, porq ele expõe real um lado bem podre da igreja, uma obra publicada em 1875. Chocante, um livro tão antigo, ter uma trama tão atual, sendo muito bem escrito e desenvolvido. O final é q foi dolorido demaaais. Um misto de tristeza e raiva q me deu. Eu adorei esse livro. Absolutamente incrível.

Sarah 21/08/2023

Eça e sua crítica ao clero português nos trás pensamentos que fazem muito sentido até nos dias de hoje. Lembrei muito de Bentinho nessa questão de um padre que não deveria/queria ser padre. Uma ótima leitura.

CinMeireles 09/08/2023

Eça de Queirós já tinha um lugarzinho no meu coração desde que li O Primo Basílio, e agora esse lugarzinho só foi consolidado kkkkk.
A história de O Crime do Padro Amaro, por si só, é bem banal: um padre que se apaixona por uma mulher e faz de tudo para ficar com ela. Mas Eça de Queirós usa esse pano de fundo simples para tecer uma crítica dura - e, sejamos honestos, atemporal - à corrupção do clero, à religião católica, ao fanatismo religioso, à sociedade portuguesa, e ao próprio ser humano como um todo. Um sarcasmo que beira o deboche permeia toda a obra - a princípio discreto, escondido, mas se mostrando mais à medida que a situação se desenrola, até ser completamente escancarado nas páginas finais.
Quanto à história em si, embora banal, é bem construída, e os personagens, ainda que não muito aprofundados, têm um desenvolvimento aceitável. Em certo ponto a trama se torna bem previsível, mas nitidamente não é intenção do autor impedir essa previsibilidade: pelo contrário, ele a usa a seu favor, aumentando os sentimentos do leitor em relação a certas situações e nos deixando uma sensação de indignação e desamparo que combina com o desenrolar dos fatos.
Recomendo muito, adorei a leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CzZOFPOL-w9/

Comenta Livros 08/08/2023

Achei um livro interessante com vários temas e um padre com vários questionamentos.
um final trágico e surpreendente onde você ama e odeia os persoangens.

site: https://comentalivros.com/o-crime-do-padre-amaro-eca-de-queiroz/