O Crime do Padre Amaro

O Crime do Padre Amaro Eça de Queiroz

Resenhas - O Crime do Padre Amaro

Leitorconvicto 21/01/2024

Minha pergunta é...
Amaro é vítima ou não de um mundo de interesses? As contradições da sociedade da pequena cidade de Leiria são o pano de fundo de uma tragédia moral do protaginista
César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

César Moura 29/01/2024minha estante
Não é vítima. É hipócrita mesmo.

Leitorconvicto 29/01/2024minha estante
O homem como produto do meio, era a teoria dos escritores realistas da época

Samy 21/01/2024

As críticas elaboradas por Eça de Queiroz no Crime do Padre Amaro poderiam perfeitamente ser direcionadas a sacerdotes de outras religiões, caso o livro fosse escrito atualmente ou em outro contexto social. Contudo, há ali uma exacerbação das características negativas de Amaro e do clero português, pintados como exemplos de ganância e egoísmo, o que foi bastante criticada na época. Machado de Assis chega a pontuar, em crítica da época, do tom carregado das tintas e do risco do realismo de Eça resultar num sensacionalismo. É interessante observar como o relacionamento entre o personagem principal e Amelinha é abusivo e como as beatas que frequenta a casa da Sra. Joaneira são ridicularizadas pelos padres, principalmente na cena em que procuram objetos deixados por João Eduardo. Pelo que li, há mais de um final da obra, a depender da versão.

Jorge Luiz da Silva 18/01/2024

Autor ameaçado de excomunhão
Foi considerado o maior escândalo literário em Portugal. A igreja católica reagiu ameaçando o autor de excomunhão e inclusão do seu nome no Index Librorum Prohibitorum, o famoso índice de livros proibidos pela igreja, ainda vigente naquela época.

Luan.NietzsChe 15/01/2024

Uma crítica ao clero
A estória, ela é muito bem feita, apesar de a escrita ser lenta e bastante cansativa. Uma clara crítica ao clero, Eça de Queiroz nos mostra certa dificuldade dos sacerdotes na vida clerical, onde devem abster-se do que, para eles, é mundano. Privar-se dos desejos naturais é uma das regras, e ela é quebrada pelo padre Amaro, ao se apaixonar pela Amélia e manter uma relação, obviamente, em segredo, aos maiores cuidados. Ora, ora, virar um padre faz você se abster, automaticamente, dos prazeres naturais? Claramente não, vêem apenas como uma obrigação, seus desejos não vão sumir num piscar de olhos. Portanto, os sacerdotes mantêm, lá no fundo, todos esses desejos ocultos... No fundo, eles querem! E às vezes fazem! Não continuarei a descrição, não quero falar nenhum spoiler.
Para mim, a escrita do Eça de Queiroz pecou bastante por ser tão, mas tão cansativa! Estória lenta, densa, para se ler devagar mesmo, mas, sinceramente, me cansava lendo-o e isso não me agradou. Mas, o que valeu quase suas quatro estrelas ? três e meia, para ser mais exato ?, sendo assim, considerado "bom", fora o enredo, que foi muito bem feito, tudo se ligando... Muito bem feito!
Ramiro.ag 15/01/2024minha estante
Ótima resenha! Eu lembro que fiquei chocada quando li esse livro quase dez anos atrás. Sua resenha me deu vontade de reler pra ver qual vai ser minha visão atual

Luan.NietzsChe 15/01/2024minha estante
Muito obrigado. Eu gostei bastante do final, trágico, do jeito que gosto!

Luana 12/01/2024

Padre amaro deveria levar umas palmadas
A história inicial faz com que o leitor tenha apelo pelo padre, no decorrer da história, começa a torcida pra felicidade do padre com Amália, mas depois se vê que o destino e as circunstância nem sempre são como desejamos.

Bianca 10/01/2024

Fui ler esperando um romance proibido entre um padre e uma jovenzinha beata e realmente recebi, mas tbm teve relacionamento abusivo, critica social e politica afiada, fofocas deliciosas e ate uma revoluçao no final.

Caroline Vital 05/01/2024

Um dramalhão digno de novela muito bom, pautado na hipocrisia da igreja católica e da aristocracia. Cheio de reviravoltas, muito bem escrito. Amaro joga a merda no ventilador de Leiria e vaza de fininho.

Maria11360 03/01/2024

O crime do padre amaro
Amaro Vieira torna - se padre por conveniência, em si nunca houve vocação clerical. Na primeira oportunidade, empenha - se numa paixão egoísta e violenta para com Amélia. Esta, por sua vez, também entrega - se total e idolatricamente a ele. Mesmo havendo no texto uma crítica evidente ao procedimento católico por meio dos personagens dos padres que são devassos, glutões e vingativos, percebo que o que se crítica é justamente a vivência de uma fé meramente de aparências, ritualista, moralista e escrupulosa. Em contraponto, o Padre Ferrão representa a fé católica verdadeira, simples, realista, baseada no amor e nas virtudes, único que trouxe a Amélia alguma paz mais para o fim da história. O Padre Amaro, em seus desejos selvagens, nunca quiz Amélia por inteiro, apenas desfrutar dela, ter poder sobre ela, a possuir de corpo e alma. O desfecho, o crime ediondo, a desgraça, por fim, não poderia ser outra, mesmo o autor tendo esperançado o leitor algumas vezes. Foi uma leitura muito proveitosa, deveras pesada tanto pelo conteúdo quanto pelo descritivismo, mas marcante, reflexiva e realista.

Monique.Dias 27/12/2023

Nao gostei do padre
A questão geral do livro é questionar os valores da igreja. Achei interessante e a história beeem construída. Apenas nao gostei do padre Amaro e da forma como ele tratou Amelia em muitos momentos. Além disso, tinha outras expectativas com a história, principalmente se considerar o título.

Mariana113 07/12/2023minha estante
Ameii!! Eça reizinho

Mariana113 05/12/2023

Essência X aparência
O crime do padre Amaro é considerado um clássico do realismo de Portugal. O autor Eça de Queirós tem como principal objetivo criticar os vícios e as mazelas da sociedade portuguesa. É uma obra excelente que demonstra como o homem é produto do meio o qual está inserido, sendo expresso isso por meio de suas ações. Vale muito apena a leitura, pois como o próprio nome já diz "O crime do padre Amaro" demonstra os verdadeiros nuances por trás de instituições sociais como o clero. Demonstra a dualidade e oposição do ser, ao abordar o conflito interno que o protagonista passa entre essência X aparência. Seguir suas próprias vontades e desejos OU abdicar de tudo para manter a sua posição social e aparência? Esse é o embate principal do livro, que nos faz refletir muito sobre a vida em sociedade.
Mariana113 05/12/2023minha estante
Ps: parece que eu estou lendo uma fanfic de amor proibido kkkkkkkk, muito bom

Lucio 04/12/2023

O crime do padre amaro
Apesar de antigo, o crime do padre é aquele livro que choca rsrs. Lembro de ter lido na faculdade e na época tinha gostado, principalmente quando soube que foi uma forma de Eça de Queiroz de vigar de beatas que ficavam o acusando de pecador rsrs. O Livro traz um romance proibido entre Amaro e Amélia, e as consequências por que esse amor proibido tem.

Paula 29/11/2023

Um livro que merece 5 estrelas.
Não é a toa que é considerado um clássico, imortal da literatura. Confesso que não consegui parar de ler até até terminar. Traz duras críticas a igreja católica e ao celibato. Escrito há tanto tempo, e com temas tão atuais com relação à religião. Como as vezes nos fazemos cegos frente àqueles que estão à frente de cargos com poder de persuasão aos seus fiéis. E como são falhos como qualquer ser humano.