Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

RaAssa.Esteves 29/06/2023

Livro da Vida
Esse livro pra mim foi uma serendipidade, eu procurava apenas um livro com um bom enredo para me tirar de uma ressaca literária e acabei por encontrar o livro que explicava muitas das perguntas que eu tinha, além das que eu nem sabia que tinha, mas que tinha dúvidas a respeito.

Me conectou com minha ancestralidade e me fez dar sentido a situações, crenças e comportamentos sociais muitas vezes incompreendidos ou naturalizados.

O livro conta uma história incrível, a princípio parece se tratar de uma mártir, e talvez ela seja, mas não é uma heroína, ela comete erros e às vezes eu me pegava pensando, que nossa protagonista era egoísta, e as vezes eu me achava egoísta em pensar que ela era egoísta, enfim... Esse livro traz muitas emoções, acredito que nos faz ter um olhar social mais humano, um pensamento mais flexível e compreensível.

Enfim, embora algumas partes sejam um pouco mais enfadonhas, principalmente na parte muito extensa sobre alguns períodos históricos, acho que tudo que está no livro é relevante e importante para a construção da história e da sociedade.

O livro somente é 5 estrelas, pois é o máximo e não é possível dar mais.

Ueslei 28/06/2023

Um mar na travessia
"Sempre mudamos, mas quando estamos perto de alguém, a pessoa vai se acostumando com a gente, com o que estamos nos tornando, e aprendendo a gostar daquela nova pessoa. De longe isso não acontece, e tenho certeza de que não nos reconheceríamos de imediato, eu e você, se nos encontrássemos de novo." [(p.901)]
Acompanhar a narrativa de Kehinde foi fenomenal. Aprendizado de um Brasil mesclado, e marcado, de narrativas ficcionais, construídas com a intenção de enfraquecê-las.
É lindíssimo perceber o quão feliz foi a autora ao utilizar-se da escrita de rebote, da ficção como meio de (re)escrever a história de Luísa Mahin, mulher esquecida(?) da história brasileira. O fluxo de consciência nos apresenta uma personagem complexa, profunda rica e culta, antagônica ao pensamento escravagista. A liberdade é a prisão da própria liberdade. Estar livre é físico, não somente, pois livre é a alma que tem o direito de viver a plenitude da tranquilidade de sua própria existência. Leitura inesquecível. Livro indispensável aos brasileiros.

Marina 27/06/2023

Que livro incrível
Eu demorei para digerir esse livro, ainda to absorvendo tudo.

Mas acho que nunca li nada que mexesse tanto comigo.

Esse livro não é um soco na boca do estômago, é um espancamento. Luiza, ou Kehinde, é absurdamente real, de um jeito que poucos personagens ficcionais históricos conseguem ser.

O livro já nasceu clássico. Nenhuma aula de história do Brasil devia ser dada sem que esse livro fosse citado. Leiam leiam leiam.

Bernah 26/06/2023

Sensacional
Um dos melhores livros que já li na vida.
Uma verdadeira aula de história pela visão dos africanos escravizados.
Algumas partes um pouco massantes, com umas estórias que pareciam "encher linguiça" mas no todo, o livro é fantástico. Vale mto a pena encarar o desafio das mais de 900 páginas.
A riqueza de detalhes da autora nos colocar dentro das cenas. Com sons, imagens, cheiros...etc

Bruna.Bandeira 22/06/2023

Incrível
Calhamaço de narrativa envolvente que não dá vontade de parar de ler. Conta a história (ficcional) de Kehinde (Luísa Mahin), mãe do advogado abolicionista Luis Gama, personagens reais e importantíssimos da história brasileira.
Um deleite!

Gustavo 18/06/2023

Uma leitura necessária
Um Defeito de Cor já deve ser considerado um clássico da literatura brasileira. Li e reli, e sempre vou defender como sendo o meu livro favorito. Não há como expressar em palavras como a obra é grandiosa, é uma experiência em que você ser tornará outra pessoa.

Rebeca257 17/06/2023

Lindo!
Que livro perfeito, estou sem palavras para descrever a escrita e a atenção aos detalhes dessa história. Simplesmente um dos melhores livros que já li na minha vida, todos deveriam ter essa experiência.

Renatita 13/06/2023

Primeiro, preciso pontuar que foi o livro mais longo que já li para deleite e isso me deixou muito orgulhosa de mim, principalmente por conseguir ir além do primeiro capítulo que, sem dúvida alguma, foi um dos mais doloridos e difíceis que já li...

Tendo isso em vista, preciso pontuar que, sim, é uma história muito longa mesmo. Apesar disso, há muitas passagens em que nem se percebe o tempo passar (o que é muito bom!). Em contra partida, a história se desenrola ao mesmo tempo em que se embrenha a história da escravidão no nosso país. Ao mesmo tempo em que ilustra diversas passagens que só é comentada na aula de história da escola, também desmistifica uma série de situações, ajudando a fazer sentido de tudo o que já aconteceu.

Recomendo muito essa leitura com sugestão de paciência e de coragem como acompanhamento.

hiniamaria 09/06/2023

Cansativo
O início desse livro é uma das coisas mais instigantes que eu já li mas em 50% ± ele desanda e a narrativa se torna cansativa ao extremo, coisa que só melhora nos últimos 10%

é uma história mt marcante, fala sobre diversos pontos como preconceito, solidão das pessoas pretas, dificuldades do cotidiano, enfim

como é dito no próprio livro, a história mescla realidade com ficção, então acredito que muito do que tá escrito partiu da autora "final", que poderia sim ter alterado a maneira de narrar os fatos sem alterar sua essência, focando no que realmente fazia sentido

muito do encanto se perde pela quantidade de páginas relatando absolutamente nada, aspectos sem sentido, sem relação com os personagens

no geral foi uma boa experiência e vou guardar as lições e partes boas desse livro enorme

Hilton 02/06/2023

Serendipidade é descobrir esse livro
Esse monstro gigante é facilmente uma das melhores histórias que eu já li, baseado em uma história real com alguns enfeites da autora, conversando muito com fatos históricos que eu não consigo distinguir quais foram os acontecimentos inventados de tão bem feitos que são. a escrita tem um detalhamento absurdo de bom, além de transmitir todos os sentimentos possíveis durante a leitura. nem posso descrever tudo que senti enquanto li, mas sei que refleti muito em cada momento de solidão da protagonista e me sentia no céu quando ela passava por bons tempos. explica muito bem sobre a política da época e algumas religiões africanas, explicações essas MUITO interessantes.

Cristiana 02/06/2023

Uma história boa de um tempo ruim
Eu não sou fã de ficção histórica. Mas diferente de Forest Gump, esse livro me fisgou.
A história de Luiza se mescla com a história do Brasil nos últimos 70 anos de escravidão

Luiza é a mãe de Luiz Gama. Famoso advogado abolicionista.
Mas sua história é repleta de mitos e alegorias.
Não se tem a certeza que Luiza sequer existiu.
Mas sobre o livro, a história de África, dos regressados, dos alforriados e dos cativos é narrada sob uma perspectiva que é bem diferente do que aprendemos nos livros.
É um livro necessário para se conhecer a nossa história

Leandro190 01/06/2023

"Mama África, a minha mãe é mãe solteira"
O livro é uma mistura deliciosa de ficção e realidade. Juntando romance e história essas quase mil páginas ensinam, divertem e emocionam. Achei muito interessante e rico conhecer essa estória/história a partir de um protagonismo feminino. Kehinde é mais que uma mulher, é uma entidade formada por tudo que é inerente ao humano. Desejos, medos, angústias, coragem, fé, razão. A forma como a personagem vive intensamente cada dia nos coloca sempre numa posição de leitura reflexiva. Se você leu Torto Arado gosta de ler e estudar sobre as origens do povo brasileiro e das nossas ligações com a África é bem possível que vá gostar de Um defeito de cor também. O canal do youtube "Ler antes de morrer" fez uma leitura coletiva desse livro e no final houve uma discussão com a própria autora. Sensacional ouvir a escritora falar um pouquinho sobre como se deu o "parto" desse livro.

Richard O. Silva 31/05/2023

Epopeia Brasileira
Narrativa excelente, que percorre todo o processo escravagista no Brasil e na África durante o século XIX, entendendo desde as viagens que cruzaram o oceano Atlântico, passando pelas senzalas, as formas de convivência entre os escravos e os donos,e toda complexidade envolvida,a forma de economia da época, tal qual os hábitos e costumes das religiões de matriz africana, assim como fatos históricos, como a revolta dos Malese a Conjuração Mineira.

Claudio197 29/05/2023

Um livro extraordinário! Vc fica ansioso por ler. Prende sua atenção o tempo todo. Emocionante! Uma personagem super bem construída, com momentos de grande impacto.