Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Randriely 25/04/2023

Poucos livros nos pegam pela mão e nos fazem entrar em uma viagem de 1285 páginas de pura história. Kehinde nos faz entender o que é ser resiliente, o que é ter que encarar dia após dia situações desumanas com uma força inacreditável. Em cada página desse livro eu me descobri mais ignorante sobre a história do Brasil, cada capítulo nos mostra que a gente estudou somente um lado de uma história que massacrou famílias, culturas e religiões. Por outro lado, é lindo entender a raiz da cultura brasileira, rica e diversificada.
Eu ri e chorei demais com a vida da Kehinde (ou Luisa, ou Sinhá Luisa). Mulher, preta, forte e determinada, que passou por muita coisa em uma vida nada romântica. Considero quase uma leitura obrigatória para todos que tenham qualquer interesse em compreender como nossa sociedade é formada.

Gabi Pontes 25/04/2023

Leitura obrigatória
O livro é forte, didático, esclarecedor e nos mostra uma história de Brasil que não estudamos. Um clássico da literatura contemporânea que deveria ter sua leitura obrigatória nas escolas. Todo mundo merece ler esse livro. É maravilhoso.

Rê Vaz 24/04/2023

Intenso e dificil
Esse livro parece ser uns 15 livros dentro de um, pois tantas coisas acontecem que não parece ser um livro só. Você se envolve tanto na leitura que acaba fazendo parte da história mesmo que em algumas partes seja tão difícil de ler tanto pela narrativa quando pela densidade dos fatos narrados. Vale a pena demais ter um pouquinho de paciência e dar uma chance a este livro.

Biafort.Meireles 23/04/2023

Defeito de cor
Uma menina africana, Kehinde, é raptada para ser levada para o Brasil como escrava. Quanta história ela passa. Já nas primeiras páginas, acontece o inimaginável. Pesado. O que se passava com os escravos trazidos ao Brasil também era pesado, senti compaixão. Mas a história não é sobre peso, mas sobre como Kehinde passou por tudo isso. Também adorei reconhecer costumes e culinária citados no livro. Aprendi muito sobre as crenças africanas, achei difícil. Terminei o livro amando Kehinde. Compartilhei todas as alegrias e tristezas dela e desejei que o melhor acontecesse. Valeu a pena!

Lusiana 23/04/2023

Complexo!
Geralmente escolho o título da resenha antes de fazê-la, mas dessa vez não encontro palavras!
Estive com esse livro em minha cabeceira por quase 4 meses!
Não foi um livro fácil de ler. Não porque seja uma leitura complicada, mas pela história longa e cheia de detalhes e algumas coisas tinham que ser digeridas antes de serem continuadas.
A história da protagonista eh linda e cheia de superação e fico muito satisfeita pela oportunidade de ter lido.
Não vou me alongar nos comentários sobre o livro, pois eh um livro para ser sentido.
Espero que ela tenha conseguido seu final feliz ?

Pâm 21/04/2023

Um livrão
Acho que uma das melhores leituras desse ano. Quem se aventurar pelo romance de Ana Maria Gonçalves encontrará uma diversidade da cultura que foi negligenciada para nós brasileiros. Kehinde é uma personagem forte e sensível que narra sua história desde a infância em África. Alguns momentos são muito fortes e tristes, mas sempre estamos lado a lado com essa mulher querendo seguir seus passos e entender melhor seu caminho. É uma leitura muito necessária!

Juliana Rodrigu 19/04/2023

Todo brasileiro deveria ler para aprofundar em suas origens! Nos mostra que existe dificuldades sim , preconceitos mas não limites. Uma africana veio criança para o Brasil e com a sua determinação escreve uma história maravilhosa da sua vida! Cada capítulo é um aprendizado onde nos mostra resiliência! Obrigada Sinhá Luísa por me ensinar tanto!

Mayara 17/04/2023

Todo brasileiro deveria ler
É daqueles livros que mudam o leitor, que se tornam livros da vida, agora que acabei o livro e acompanhei a história de Kehinde ou Luísa dos 9 anos até sua velhice, sinto que terei até a sensação de estar órfã.

Adriana261 17/04/2023

Finalmente, depois de quase 3 meses, cheguei ao fim. É um livro para ler com calma, ficção e fatos históricos se misturam numa incrível narrativa. São enormes descobertas sobre um passado que não temos ideia. É um livro longo, com muitos detalhes, que pode até parecer um pouco monótono em algumas partes, mas deve ser lido até o fim.

J^! 15/04/2023

A travessia
Sensacional. Incrível a força dessa história. Transformadora do início ao fim. Uma celebração à vida, à força, à crença. O amor como motor pra caminhar. Para viver.

Cristiane 13/04/2023

Um defeito de cor
O livro conta a história de Kehinde, uma mulher que aos oito anos foi sequestrada no Benin, em África, junto com sua irmã gêmea e sua avó para serem escravizadas no Brasil. Apenas Kehinde sobrevive a travessia. Será comprada para ser companhia da filha de um fazendeiro de Itaparica. Kehinde sofrerá muito, conquistará muita coisa, será mãe e uma empresária de sucesso. Terá muitos amores. E guardará uma dor profunda, ter um de seus filhos vendidos como escravo e sofrer a angústia de não saber onde ele está.
Kehinde é inspirada em Luísa Mahin, mulher negra que participou da célebre revolta dos Malês na Bahia ( africanos de origem muçulmana).De acordo com os estudiosos Luísa Mahin era mãe de Luís da Gama (o filho vendido como escravo).
O livro é uma enciclopédia sobre a cultura negra, as diversas nações que vieram para o Brasil, as revoltas dos negros, as confrarias, os cultos... É extenso, e às vezes cansativo, mas é uma leitura obrigatória.

Gaby 09/04/2023

Aula sobre o Brasil e sobre resiliência com Kehinde
A história de vida de Kehinde cruza com a história de um Brasil escravista, o molde do Brasil de hoje. Esse livro figura na 7a posição de uma lista de 200 livros mais importantes para entender o Brasil, pela Folha de São Paulo. E de fato, eu aprendi muito. O livro conta detalhes de partes da história do Brasil que não são ensinadas nos livros didáticos. Além disso, traz personagens reais e fatos históricos importantes.

Agora sobre a história (com alguns spoilers):
Natural de Savalu na África, Kehinde veio ao mundo em época de extrema crueldade, passou por diversas provações durante a vida, desde a perda de entes queridos devido a guerras tribais na África, passando por uma difícil travessia em navios negreiros, abusos de todos os tipos enquanto foi escrava, a morte dos filhos, a traição de companheiros, o roubo das suas conquistas, a privação da liberdade e ainda assim foi uma mulher resiliente, amorosa, agregadora e guerreira. Sua resiliência e fé traçam o seu destino e são fonte de muita inspiração e admiração.

Essa leitura levou 2 meses e foi uma mistura de sentimentos.

Em alguns momentos da leitura acabei me distanciando um pouco do livro devido a quantidade de detalhes das celebrações religiosas, ou explicações das crenças, sejam africanas ou católicas. Mas não me desprendia da história principal, pois Kehinde é uma personagem maravilhosa e muito bem construída, então eu queria muito saber sobre a história de vida dela.

Que livro maravilhoso, uma aula! Eu amei e recomendo muito.

Ps: me lembrou muito Pheeby que conta a história de uma escrava na América do Norte, com uma força muito parecida com a de Kehinde.

@limasamara__ 09/04/2023

SURPREENDENTE ESCRITA NACIONAL
A escrita da Ana Maria Gonçalves é perfeita analisa a história de Kehinde que foi traficada para o Brasil no período da escravidão, onde foi retirada da sua família ainda criança, que passou por diversos traumas e mortes ao longo da história do Livro, uma história que se inspira na mãe de Luís Gama, a Luísa Mahin que viveu no século XIX e conta se baseando na história da Kehinde desde da travessia da África até o Brasil e todos os momentos que passou com seus filhos e maridos no Brasil. Além de tudo mostra a força da Kehinde em busca do sue filho que foi vendido pelo pai um Português. Ana Maria também vai mostrar sobre os costumes de África e em como os costumes foram se misturando, como os "selvagens" assimilavam os costumes. Além de abordar sobre a influência que as religiões católica e de religiões muçulmanas, nesse quesito dos muçulmanos ainda aborda sobre a Revolta dos Malês que o capítulo VII irá abordar sobre como ocorreu essa revolta e qual a influência que ela teve para despertar o sentimento de luta dos negros e muçulmanos. Aborda sobre a apropriação cultural. A personagem vai narrando de maneira que ela vai julgando a si mesma, como mãe até, o que ela fez e se julga pelas suas ações. Interessante leitura obrigatória para se entender a formação do Brasil, além de ser uma autora contemporânea incrível.

Delma 08/04/2023

Um defeito de cor
O livro retrata o Brasil Colônia e a vida dos escravizados. É tudo beeem detalhado, desde a vida da protagonista na África.
A narrativa é bem envolvente. Há muita dor, muita culpa, muitas perdas, mas há muita superação também!