Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Ri :) 21/02/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL!!! Não consigo nem comparar com outros da mesma temática. Que potência na escrita! Valeu por cada lágrima.

eduardajlima 14/02/2023

Em maior número.
Foi um ano para eu ler Um defeito de cor, muitas pausas pelo peso que esse livro carrega, muitas desistências por querer me empenhar mais na leitura e o fim chegou.

A sensação é de conforto, depois de longos capítulos que já demonstravam que o final seria esse, confesso que tinha esperanças que tudo ia acabar de outra forma. Mas muito satisfeita com a conclusão, tornou o livro incrível até a última linha.

Kehide, teve uma vida longa, explicou em detalhes tudo que viu e por onde passou. E ter passado por tantos lugares onde vivo é como se eu entendesse todas as ações dela, como se cada passo realmente fizessem sentido, porque eu sei o quanto a história dela representa onde eu estou hoje.

É um misto de identificação, com muita coragem. Foi um ano me acompanhando entre choros, risos e completos desespero. Semanas para digerir uma só página, em que ela trazia dores e feridas ainda abertas.

É um livro para conhecimento, um livro para saber o quanto o racismo marcou a nossa existência, o quanto a escravidão definiu destinos, mas muito para além disso, o quanto a vida seguiu, o quanto kehide lutou para fazer o próprio destino.

Com certeza, é o meu livro favorito da vida, guardarei com muito carinho tudo que me ensinou e espero que você possa me abençoar pela última vez.

Cintia295 11/02/2023

Maravilhoso
Nada que eu escrever aqui vai mostrar a beleza desse livro, que história mais comovente, linda, trágica, com amores e desamores, perdas, luto, conquistas, perdas de novo, abandono, religião e religiões (sobe vários aspectos), crenças mas acima de tudo ESPERANÇA, muita Esperança de um futuro que não sabe como vai ser.
Simplesmente lindo, e muito bem escrito, com uma sutileza e às vezes aspereza, que o momento pedia. Cada realidade jogada na sua cara de como foi e de como é em alguns lugares ainda.

Personagens uns queriam guardar em um potinho e proteger, outros queria que sofresse muito.

O final foi emocionante e diria "triste".

Leiam, só leiam.

Lemos, ACR 11/02/2023

Uma leitura necessária
Desde as primeiras linhas deseja-se não parar mais de ler. Quer beber desse conteúdo lírico e ácido, que se saber tudo o que vai ocorrer. Um livro bonito e triste, um livro que reforça a nossa tremenda dívida histórica com as pessoas negras por décadas e mais décadas da cruel e dilacerante escravidão, além de ensinar sobre a formação social do nosso país, e também de encantar com a excelente escrita. Uma leitura necessária para todos!

Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves.

tabatatucat 04/02/2023

Que livro maravilhoso, simplesmente sem palavras os suficiente para poder abarcar a grandiosidade dessa obra que é Um Defeito de Cor. Apenas leiam, vale à pena cada página e estar imersa nessa história que se torna atemporal e que representa as nossas raízes.

Ana 01/02/2023

Excelente leitura
Eu sei, o tamanho do livro assusta. Também me assustou, 950 páginas com fonte pequena é barra pesada.

Quem me indicou foi meu chefe, durante uma visita a trabalho no Museu Afrobrasileiro, no parque Ibirapuera. Como uma indicação dessas, é fácil se motivar.

Porém, semorei para começar a ler, mas engatei rapidinho. Li o mais rápido que pude.

É impossível não ficar maravilhado com a narrativa, que é um mergulho na história do Brasil, especialmente na história da escravidão no Brasil. Aprende-se muito sobre as desgraças que os negros viveram, sobre as diferenças entre povos, também sobre a vida daqueles que conseguiram a liberdade e voltaram para a África.

Leitura imprescindível.

JAssica.Leituras 31/01/2023

A história de uma mulher forte entrelaçada a história do Brasil. Sete dias de leitura, onde fiquei emergida no mundo de Kehinde. Livro incrível!

Adélia 30/01/2023

Livro maravilhoso para entender a história do Brasil. Apesar do tamanho, tem linguagem simples e é super tranquilo de ler.

Tainara.Carvalho 28/01/2023

Um livro riquíssimo
Um Defeito de Cor é aquele tipo de livro que a gente ficar se perguntando por que não é leitura obrigatória nas escolas. São quase 1000 páginas de pura história, cultura e personagens fascinantes.

De acordo com a autora, o livro é uma transcrição adaptada de manuscritos encontrados por ela na Ilha de Itaparica - BA do que seria uma carta destinada ao filho de Kehinde, personagem principal. Saber que não se trata de pura ficção torna o livro ainda mais impactante.

Amei (re)conhecer Salvador através dos olhos de Kehinde. Foi inevitável passar pelo centro histórico e tentar imaginar em qual daquelas casas do Santo Antônio Além do Carmo ela havia morado, ou em que ponto do Pelourinho ela tinha montado a sua barraca de cookies.

O livro é uma verdadeira aula de história da Bahia e do Brasil, além de trazer informações detalhadas e raras sobre as religiões de matrizes africanas. Inclusive, foi através dessa leitura que descobri que não se limita apenas ao candomblé, mas que existem vários tipos e várias vertentes, cada uma com suas particularidades, crenças e cultos distintos.

Só não dei 5 estrelas porque, na minha opinião, da metade pro final o livro ficou excessivamente descritivo, trazendo minucias sobre lugares, personagens e situações irrelevantes, o que tornou o final da leitura bem maçante. Mas ainda assim, valeu muito, muito a pena.

Paixão 27/01/2023

Razoável
Livro muito bom do começo até o meio do livro, porém perto do fim, fica um pouco chato. No geral é um bom romance que traz aspectos culturais até então pouco abordado.

Vanessa.Mariano 25/01/2023

Um livro que todos deveriam ler.
Meu primeiro livro lido de 2023 e não poderia ter escolhido livro melhor.

São quase mil páginas , que passam super rápido e não dá vontade de largar e mergulhar na história contada por Kehinde / Luisa.

Acompanhamos a história de Kehinde, desde a África com sua família , quando foi capturada e enviada para ser feita de escrava no Brasil.

Além de podermos entender um pouco do que foi a escravidão , como era triste a situação de quem foi retirado da sua terra , para um trabalho em condições desumanas , que muitas vezes nos faz perder o folego e precisar refletir muito, ainda temos a narração de muitos fatos históricos do Brasil e do Mundo .

A construção e desenvolvimento dos personagens é maravilhosa e nos prende totalmente, gosto principalmente que a personagem principal , apesar de todos os revés , conseguiu a sua maneira e da melhor forma que pode seguir em frente e construindo a vida de acordo com o que queria.

Esse livro é uma aula , sobre o Brasil, África , escravidão e principalmente sobre cultura, o quanto eu aprendi e olho ainda com mais respeito para cultura africana, para religiões de matrizes africanas.

Um livro que todos deveriam ler.

Katia 24/01/2023

Uma aula de história e literatura
Foram as 900 e poucas páginas mais fáceis que já li. A autora vai construindo a história de maneira tão natural que quase não percebi a passagem do tempo. Kehinde/Luísa é uma personagem completa e real demais. Acompanhá-la nas viagens foi engrandecedor e curioso demais.

manu 20/01/2023

Iniciei a leitura desse livro no dia 18/11/2022, era tanta a ansiedade para ler que acabei não conseguindo me concentrar nas palavras.
Porém, quando li as primeiras páginas de verdade e compreendi a importância do que estava ali na minha frente, não larguei mais.

Um defeito de cor vai muito além de um simples relato, vai além de mostrar o horror da escravidão e as marcas que são deixadas, vai além de tudo que você imagina quando está lendo ele.
Fora acontecimentos históricos que ocorreram aqui no Brasil que talvez por pura ignorância minha, eu não sabia, mas que me fizeram olhar de um jeito diferente para o Brasil de hoje.

Deixando de lado um pouco isso, sempre que leio um livro eu prezo muito também pela sensação que ele deixa enquanto acompanho a história. E esse livro foi um dos melhores nesse quesito, acompanhar as palavras de Kehinde fez com que eu sentisse todos os sentimentos possíveis.
Como se eu fosse Tico, Hilário, Jacinta, Maria Clara, João e acima de tudo, Kehinde.

Não sei explicar ao certo como as palavras desse livro me atingiram, mas a todo momento em que eu lia era como se os sentimentos de Kehinde entrassem em meu peito, como se eu me tornasse a Kehinde enquanto tinha o livro.
Acho que por isso uma certa tristeza me acompanhou nas últimas páginas, fora essa sensação estaria deixando uma personagem que acompanhei todas as suas dores e alegrias.

Apegada demais ao livros e os personagens, eu sei.

Confesso que o final dele me causou uma estranheza, a sensação de que a Kehinde queria escrever mais e por isso não se parecia com um final.

Fora isso, Um defeito de cor pode ter sido uma serendipidade na minha vida.

caspaeletrica 18/01/2023

9/10: Vanessa da Mata #
Nunca vi em vida um livro tão rico historicamente em fatos e detalhes. É uma história viva que te faz sentir presente o tempo inteiro ali, sofrendo junto com os personagens. Confesso que achei o livro um pouco extenso demais, não que seja um problema para mim, mas no caso desse livro achei que não eram necessárias algumas partes.

Uma autobiografia ficcional rica em detalhes históricos que mostra com maestria as lutas no dia-a-dia dos afrodescendentes de nosso país; dos que já estiveram aqui e dos que ainda perduram.

Atemporal;
matheusfellpps 18/01/2023minha estante
??????

caspaeletrica 18/01/2023minha estante
obrigado mat me tirando da flop era amo

Max 18/01/2023minha estante
Um livro pra entender o que somos. Também gostei muito!?

Carol 18/01/2023

Meus 3 tipos de Brasil.
Devo abrir a resenha dizendo que não foi tormento nenhum ler um livro sem um único diálogo. Passei pouco mais de um mês na compainha de um Defeito de Cor. Não o levei para passear na cidade, porque temia chorar em espaços públicos. Outra ressalva é a de que entre as páginas 600 e até chegar as 900 páginas achei a leitura um pouco custosa. Talvez tenha deixado passar as história de Chacha.

Enfim, Um Deito de Cor se junta a dois livros que tem uma importância imensa para mim enquanto leitora, princiapalmente leitora de Literatura Brasileira. Que são O Cortiço, fundamental para me chamar atenção não só para leitura de clássicos, mas por abrir meu interesse em descobrir pedaços da História do país em romamces que contam costumes. O segundo é Grande Sertão: Veredas. Que li somente no ano passado. É um Brasil real, eu quase posso VER a narração de Guimarães nas imagens do cerrado brasileiro. E nunca, quer dizer, ainda não pisei lá. E agora o livro de Ana Maria Gonçalves entra nesse lista. O Brasil que eu gosto de ler está nesses livros e temo por não encontrar o que tanto gosto na literatura desse país em outros livros. Seguirei na busca.

Vou seguir com a mente expandida pela sabedoria e a persistência da Kehinde.