Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Francisco240 13/01/2023

A melhor Ficção histórica brasileira
Uma das melhores leituras do ano já no primeiro mês, sem sombra de dúvidas a escrita envolvente, a trama e o seus personagens super complexos fundidos com elementos históricos fazenda narrativa ? Angustiante, intrigante, interessante, convidativa e tocante.
Em minha sincera opinião o ponto forte do livro são as mesclar agem históricas e diversos citações da história do Brasil durante a narrativa e o mais interessante é a forma de Como usar acontecimentos históricos influenciam diretamente e indiretamente na vida dos personagens ou no ambiente no qual os personagens estão inseridos.

Luiza 12/01/2023

Leitura Essencial
Eu fiquei obcecada com a história da Kehinde / Luisa, os encontros e desencontros, e o tema mais que atual, escravidão, e como esse período afetou a vida dessas pessoas. Precisamos de mais livros a respeito, minha primeira leitura 2023 chegou com o pé na porta. Uma obra prima moderna!

Bru 02/01/2023

Um dos melhores livros que já li. Tem tanto nele para ser explorado. Retrata além de tudo a história do Brasil, nada ensinada pelas escolas em que fui aluna.

Kehinde me inspirou, me fez chorar, sofrer, sorrir.. um mix de sentimentos.

Dila 26/12/2022

Fenomenal
Acabei de terminar e ainda tô muito impactada com essa leitura. Na verdade já estou sentindo falta das personagens, das histórias. Durante a leitura, caminhei por Salvador imaginando as ruas, as casas e os cotidianos narrados por Kehinde, e é muito duro perceber o quão próximos ainda estamos de um passado (que ainda se presentifica) tão cruel.
Não consigo dizer muito mais além de que essa é uma leitura essencial. Não deixem de ler Um Defeito de Cor!

gabriela 22/12/2022

o trabalho da ana maria gonçalves é de historiadora
depois de mais de dois meses mergulhada na bíblia que é esse livro, o sentimento é de que aprendi mais sobre a história desse país, da religiosidade e das relações sociais que construíram o que a gnt conhece hj, do que em todos os anos de educação básica e ensino médio.

o aperto no peito causado por essa história é enorme, ainda mais por saber que teria se perdido pra sempre se não fosse ana maria gonçalves. esse livro merece estar nos maiores da america latina, ao lado de cem anos de solidão.

Cris609 22/12/2022

Essa foi uma das minhas grandes companhias esse ano. O tamanho assusta, eu sei. Mas vale a pena. Um romance que trata do passado, da nossa história, da construção da nossa sociedade. Mostra a realidade de uma época, que exibe seus efeitos até os dias de hoje.

Se vocês desejam ser humanos melhores, não deixem de ler esse livro. Se vocês desejam ter consciência do mundo em que vivemos, não deixem de ler. Se vocês querem uma narrativa envolvente, não deixem a preguiça bater.

São tantos clássicos que dizem formar a identidade brasileira, mas todos tão restritos a uma parcela da população. Sem dúvida, esse livro revela, mais que qualquer outro, a identidade do Brasil.

Pedro Matias 18/12/2022

Panorama histórico e cultural
O livro conta a história de Kehinde / Luísa, uma menina que foi sequestrada em África para ser escrava no Brasil. Por meio de sua história, aprendemos muito sobre diversos aspectos das culturas africanas e brasileira, além da história do Brasil. É um romance histórico.

dormiodiatodo 09/12/2022

Travessia.
Existe uma vida antes e depois de um defeito de cor. Alguns artistas são tocados pelo divino enquanto estão criando e tenho certeza que a Ana Maria foi um desses casos. Ainda não tinha conhecido um livro ou até mesmo uma personagem com tantas camadas quanto esse livro e como a kehinde. Eu tenho absoluta certeza que esse livro deveria tá sendo comentado e estudado nas escolas do nosso país porque conta de forma muito clara a história do nosso país.

alinevlucena 08/12/2022

?e, talvez para mim, ser preta foi e é uma grande qualidade?
esperei umas horas até conseguir escrever algo sobre esse livro, que me acompanhou durante quase dois meses. confesso que o li muito rápido, engolia páginas e mais páginas diariamente, pois, eu me senti uma amiga muito íntima da Kehinde, que acompanhou sua vida e esteve presente nos momentos mais tristes e marcantes.

é bem difícil para mim falar sobre um livro que me marcou tanto e me deixou extasiada. só devo agradecer pelo privilégio que foi ser atravessada pelas experiências e a vida de Kehinde, seus amores, seus amigos, que também se tornam nossos.

os relatos fortes e desconfortáveis da obra não devem nos privar da experiência de vivenciar esse livro. esse é o tipo de livro que a gente presenteia nossos familiares e nossos amigos.

leiam mulheres negras, estudem mulheres negras, leiam a história de Kehinde.

Sel 07/12/2022

Necessário
Um dos melhores livros que eu já li. Biografia de um incrível mulher negra, trazendo também um ponto de vista sobre a história colonial sob
o olhar de uma escravizada.

Max 15/11/2022

Kehinde, uma sobrevivente.
É um romance histórico, de formação, de uma escrava, Kehinde, trazida da África ainda criança e sua saga pela sobrevivência no Brasil e posterior retorno à África. A riqueza da escrita vem dos detalhes minuciosos acerca das religiões e costumes da África e de Salvador naquele tempo, é um livro sobre o que somos. São quase mil páginas que findas deixam a sensação que deixamos uma amiga em algum lugar. Recomendo!
Naiara 16/11/2022minha estante
Que bonito

Lucikelly.Oliveira 06/11/2022

Eu me pergunto pq nao li essa obra-prima antes?
A narrativa em Um defeito de cor é construída de modo fluido; mesmo se tratando de um livro de quase mil páginas, dificilmente a gente se sente entediada com a história. Quem tiver a oportunidade de conhecer a história de Kehind ou Luisa e seu relato desde que foi sequestrada na África e trazida ao Brasil para ser escrava, até sua volta a África e sua busca incansável pelo filho desaparecido irá se deparar com uma narrativa dura e muitas vezes cruel desse período cruel para os africanos arrancados a força de sua pátria.

". ..apesar de não ter culpa por ser africana e preta, eu seria constantemente punida por isso..."

jaquesant0s 30/10/2022

Jornada épica
Um livro incrível que narra uma jornada épica. Ao longo da leitura temos muito aprendizado sobre história, principalmente sobre lutas e revoluções da população negra e de escravizados, além de muita informação sobre religiões de matriz africana. Infelizmente a história se torna um tanto arrastada pelo excesso de informação e de pesquisa que a autora decide incluir ao longo da jornada da protagonista, o que não tira a importância que essa obra carrega.

LetAcia 28/10/2022

Uma ?serendipidade?
Apesar das suas quase mil páginas, é um leitura muito fluida. Aprendi da forma mais fácil a história do Brasil na época da escravidão -como livro nenhum de história ou trecho de reportagem retratou antes-

Viciante, ele leva o leitor para as mais profundas cicatrizes de uma criança tirada da África e que cresce aqui no Brasil, contando tantas referências nossas. Muito empático -e cru em muitos trechos- arranca lágrimas.

Aquela parte da travessia logo no início?

Chorei sem parar, vi brilhando o riozinho do kokumo, senti o cheio das mortes, suei na capoeira, me arrepiei com a espiritualidade, ansiei junto da ansiedade dela, amadureci com a personagem.

O Livro é uma saudação de respeito à história do Brasil e sua religiosidade.
Meu preferido até hoje.