Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Apenas Evelim 14/10/2022minha estante
Adorei a resenha! Vontade enorme de ler!

@larinovaes.solar 14/10/2022minha estante
Tentei ler em 2014 mas não consegui. Ainda não sei se estou pronta, como uma mulher preta, alguns gatilhos podem ser acionados com a leitura. Gostei demais da sua resenha resgatou o desejo de ler. Quem sabe uns anos a frente eu consiga mergulhar nesse livro. Vou recolocar na listinha s2

Jorlaíne 14/10/2022minha estante
Lari, tem muitos gatilhos mesmo. E é una leitura lenta. Não é aquele livro pra devorar. Tenho certeza que na próxima vez você vai conseguir. Um abraço!

Jorlaíne 14/10/2022minha estante
Obrigada, Evelim. Boa leitura pra você!

Fausto.Mota 15/10/2022minha estante
Sua resenha fez aumentar a minha vontade de ler esse livro.

Jorlaíne 15/10/2022minha estante
Fico feliz, Phausto. Recomendo muito!

@_leandropaixao 12/10/2022

“... apesar de não ter culpa por ser africana e preta, eu seria constantemente punida por isso...”
Aqui vamos acompanhar a história da incrível Kehinde, ou posteriormente chamada de Luísa Mahin. A história se inicia com o sequestro de Kehinde, sua irmã gêmea e sua avó na África, todas elas capturaras a fim de serem escravizadas aqui no Brasil, porém infelizmente nem todas chegam aqui. Nessa época todos os africanos, antes de pisarem em terras brasileiras, precisavam ser batizados com nomes “cristãos,” o que nos faz pensar até que ponto era praticada a intolerância religiosa na época. Já em terras brasileiras essa criança que protagoniza o livro irá encontrar e conhecer pessoas ao longo do livro que se tornam essenciais para sua formação, mesmo passando por momentos extremamente absurdos, desumanos e repugnantes ela sempre se manteve forte e pensando muito além dos demais que ali estavam na mesma situação.
Esse livro tem um tipo de narrativa em terceira pessoa que não dispõe de diálogos, cuja a qual, me perdoem por não saber qual o nome caso tenha, mas que na minha opinião não funcionou pra mim, é indiscutível o fato dessa obra ser rica em estudos e documentos estupendos, longe de mim desmerecer essa riqueza, mas quero ressaltar que isso pode ser sim um ponto negativo para pessoas que não estão habituadas a esse tipo de narrativa, mas também sentem essa necessidade de diálogos de marcados né maneira tradicional. Além disso, temos um livro de quase mil páginas que poderia muito bem ser reduzido sem a perda da qualidade, uma vez que ultrapassamos 70% da leitura vemos a introdução de muitos acontecimentos que não somam para a história como um todo mesmo sendo interessante e que chega a ser maçante muitas vezes.
Foquem nos relatos históricos e na riqueza de detalhes sobre essa época que marcou a humanidade para sempre!
Edicleia 29/10/2023minha estante
Sim concordo, já estou passando da metade do livro e não aguento mais tantos relatos massantes, leitura muito cansativ???

@_leandropaixao 29/10/2023minha estante
Simmm ele é mesmo, eu tentei focar nos relatos históricos e coisas que realmente agragavam aos relados da escravidão, mas não deixa de ser um livro incrível!

Gabriel.Henrique 01/11/2023minha estante
Após a páginas 600 eu senti o peso da história, muitos acontecimentos ou nada acontecendo, achei extremamente cansativa em alguns pontos.

@_leandropaixao 02/11/2023minha estante
Sim, tem muito disso mesmo

celebrateyourpride 12/10/2022

Livro - Um defeito de cor 2
Uma verdadeira obra de arte. Uma aula de cultura e história em formato de romance. Um livro Incrível. 2
Rafaela1829 12/10/2022minha estante
uau

Gabriela.Oliveira 08/10/2022

Emocionate
Eu posso dizer que essa leitura mudou a minha vida. Mudou a maneira como eu enxergo as coisas. Hoje eu tenho um coração mais aberto e acolhedor, sou grata pelo o que tenho e mais respeitosa acerca das diferenças ??

Karolyne65 03/10/2022

O que falar desse livro? Esse é um daqueles livros que choramos do início ao fim, mas nos dar algumas alegrias. Um livro enorme, que literalmente não dá pra ser lido em apenas um fôlego. Mas, não somente por ser imenso, mas por ser narrado uma história de basicamente uma vida inteira. Começa na infância da personagem e termina na velhice. Sem spoiler, a história trata-se de uma carta de uma mãe para seu filho perdido. Onde ela conta com detalhes tudo que vivenciou desde seu sequestro em África, ainda criança. São relatos ricos e importantes para nos contar uma história talvez desconhecida do que foram os navios negreiros, e do que foi a escravidão. Bom, acho que já é o suficiente para que você tenha interesse em buscá-lo e se debruçar nessa viagem junto a Kehinde ou a Luísa Mahin, como é mais conhecida.

lays.azevedo.94 29/09/2022

Meu Deus, eu n acredito que terminei esse livro!

Esse.pivro foi um achado, um dos melhores livros que já li, mas assumo que queria mais no final, eu tô sofrendooooo

O livro é uma história de ficção mas que poderia ser a história de qualquer preto vindo escravizado no Brasil, e é chocante!

Leiammmmmmmmm

@eleeoslivros 16/09/2022

MEU DEUS QUE LIVRO MARAVILHOSO!
ok, algumas coisas me irritaram um pouco, mas esse é um livro necessário.

Edy 15/08/2022

História de uma garota que é retirada de sua família e vendida como escrava e passa por vários momentos de aflições.

Gabriel.Henrique 15/08/2022

Um defeito de cor
Que defeito seria esse? Um defeito de nascença? Adquirido com o tempo? Ou simplesmente não existe defeito? Kehinde com todo o seu espírito e carisma nos mostra que não existe defeito algum e sua pele preta retinta apenas mostrou que ela é uma mulher forte e guerreira. Este livro aborda temas bem pesados para algumas pessoas, estupro, assassinato, escravidão, torturas e injustiças, mas, acima de tudo fala sobre amor e amizade... Uma verdadeira história que não cativa e nos emociona desde os primeiros escritos.

Daniel.Nery 05/08/2022

Romance histórico
Excelente livro e sem pudores. Mostra as mazelas dos europeus, dos brasileiros e africanos como atores e culpados da escravidão no Brasil.

Mari 28/07/2022

Um livrão... Literalmente
Foram quase 3 anos envolvida nessa leitura. Eu descrevo essa jornada como a leitura de uma longa carta de uma mãe ao seu filhos, suas memórias, saudades, dores e alegrias.

Chorei, senti tristeza, revolta, cansaço e alegria. Senti que eu envelheci e rejuvenesci durante esse tempo. Esse livro passou por muita coisa ao meu lado e eu vivi cada página quase como se eu estivesse dentro dele.

Essa leitura é um aprendizado GIGANTE e o que fica é sensação de que eu ainda poderia ter aprendido mais.

Max 25/07/2022

Uma aula de Brasil
Fantástico! Uma aula de história e cultura do Brasil sobre a perspectiva de uma mulher africana capturada ainda criança e trazida como escrava para o Brasil. Sua trajetória dos 8 anos até sua velhice e sua busca por um filho pedido. Uma saga que já nasceu clássica!

Alisss. 15/07/2022

Uma grande viagem...
A leitura desse livro me trouxe diversos sentimentos: raiva, frustração, temor, alívio, ternura, e deleite foram algumas delas. Houve uma palavra cheia de significado que permeiou o sentido dessa leitura: serendipidade. Pequenas coincidências que nos marcam de uma forma diferente. Defeito de cor não foi diferente já que estive esperando por isso a muito tempo e não me arrependi de forma alguma. Me impressionei por ter havido momentos em que discordei da protagonista, conhecendo sua natureza em extensas descrições não apenas dela mas de outros personagens importantes, os tornou muito mais realísticos para mim. Kehindé demonstra força, agilidade e inteligência. Me ensina muito sobre acreditar em si e em suas capacidades e a importância de estar cercada de pessoas que te amam e te admiram (e vice e versa). Foi uma grande leitura, fico feliz por tê-la finalizado.

julha 11/07/2022

?fiquei sabendo que tinha uma Oxum muito visível e poderosa na cabeça, a quem deveria honrar, agradecer e pedir proteção.?

Bruna.Toledo 06/07/2022

Muitas camadas sobre a nossa herança africana
Estou apaixonada! Não queria que o livro acabasse!!

Um defeito de cor narra a história de vida de Kehinde, uma menina africana que passa por um perrengue atrás do outro desde a infância, quando é escravizada e trazida para o Brasil, até os seus quase 90 anos de idade.

O livro assusta inicialmente pelo tamanho. É um tijolo, difícil até de segurar rs. Mas a escrita é muito fluida, gostosa de acompanhar e me conquistou desde as primeiras páginas. Em vários momentos me senti dentro do cenário vívido de São Salvador (Salvador) e São Sebastião do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro). Tive frio na barriga e senti meu coração acelerar nos momentos de tensão. A experiência de leitura foi incrível!!

[Spoiler]
Alguns trechos da história não me convenceram. Ela demora quase metade do livro para revelar que a narração é uma carta ao filho, o que me fez questionar porque a Kehinde escolheu ser tão descritiva sobre a vida sexual dela antes do nascimento do segundo filho. Senti uma mudança de linguagem a partir desse momento, o que mudou inclusive a minha visão sobre a personalidade dela.

Outro ponto que me incomodou foi que ao final, ela acelera a história e não explica bem alguns detalhes, como o porquê da mudança para Lagos. Instabilidade política não me parece uma boa justificativa para quem participou de uma revolta sangrenta.