Um defeito de cor

Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves

Resenhas - Um Defeito de Cor

Alexandra 24/03/2024

Nossa História como legado.
Inegável o esforço e a grandiosidade da pesquisa histórica empreendida por Ana Maria Gonçalves. Recomendo a leitura pela tanto de nossa História que nos é deixado de legado.

Simone 24/03/2024

Não é possível manter a mesma visão de mundo depois de ler Um defeito de cor. Fiquei muito impactada com esse livro. É uma leitura necessária à todos os brasileiros.

JAeh.Pereira 24/03/2024

INCRÍVEL!!!
Serendipidade: esta palavra aparece no romance "um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves. Essa palavra incrível diz respeito ao fenômeno de encontrar coisas pelo caminho por mero acaso. Rubem Alves disse que tudo que deu certo na vida dele foi porque o planejado deu errado, ou seja, os caminhos desenhados vão nos levando para uma trilha desconhecida (em muitos dos casos, positiva).

Em relação à história, a personagem principal, Kehinde, é uma africana que veio ao Brasil em busca do seu filho perdido. Aliás, a personagem é baseada em Luisa Mahin, suposta mãe de Luis Gama, o qual foi responsável por libertar vários escravizados.

O mais interessante deste livro é a abordagem de várias divindades. Em grande parte da história, a narradora-personagem enaltece a dona do seu ori, Dandalunda, que é nkisi (inquice) de candomblé de nação Angola (às vezes, ela menciona Oxum, a qual é simétrica no candomblé de nação Ketu, apesar da peculiaridades de ambas).

É legal pontuar que Kehinde era uma àbikú, termo utilizado para crianças que nasceram, mas que possuem uma data limite para viver. Em outras palavras, crianças que morrem cedo.

A liamba, a maconha, aparece no romance. Em determinado momento, a protagonista menciona o momento que a planta foi traduzida para o Brasil, bem como pontua o significado cultural desse elemento de revigoramento e de diversão.

Há diversos momentos de ojeriza, de pavor e de raiva. Não consigo esquecer do momento em que o namorado de Kehinde é torturado. Lembro que, quando li, por causa da excelente descrição, comecei a me sentir mal.

A ancestralidade da protagonista e dos seus familiares é trabalhada nesse romance de quase mil páginas.

Recentemente, no carnaval, o livro foi usado como tema por uma escola de samba. Com isso, o livro ficou ainda mais conhecido.

Lerei mais vezes: este livro é um dos meus favoritos desde a leitura dele.

Carol 20/03/2024

Um livro que demorei muito pra ler e quase me trouxe uma ressaca , mas muito bom e muito necessário
Muiito brasileiro, infelizmente
Retrata com muito detalhe e muito sentimento uma das piores épocas nesse país
Tudo muito sofrido, mas foi importante conhecer um pouco mais
Foi legal ver os costumes, a religião e entender mais da nossa história

Antonio Maluco 20/03/2024

Escravidão
O livro conta várias histórias de vários personagens que são escravos e seus donos no tempo que existia escravidão no Brasil

MIRANDA 19/03/2024

Na verdade eu esperava mais desse livro porém , contém um belo e apreciado texto literário , muito bem escrito no qual a leitura romântica flui de forma bem agradável .
Palavra para o livro : Oxum

Talita.Martinho 18/03/2024

Essa Obra consegue te arrastar para dentro da história de uma maneira que você não se cansa de ler, apesar de ser um livro extenso, a leitura é muito prazerosa. É impossível não se apaixonar pela história de Kehinde.

Luiza.Bara 17/03/2024

Amei o livro! A história de uma mulher inteligente e forte, que apesar das circunstâncias ruins, foi se reinventando a cada dificuldade enfrentada! Foi um livro que demorei quase um ano para terminar, pois precisei fazer pausas da leitura.
É uma leitura necessária para entendermos o que aconteceu no Brasil na época da escravidão.

ANDRE350 16/03/2024

Um mês de Leitura desse calhamaço de 952 páginas. Um mês que valeu a pena. Um Defeito de Cor fala da saga de Kehinde,escravizada aos 8 anos Um Uidá,no Daomé e trazida ao Brasil para trabalhar em uma fazenda na ilha de Itaparica ,Bahia. Entre tragédias,curtos momentos felizes e sua participação na Revolta dos Males em 1835,em Salvador-BA,temos um relato comovente de uma mãe em busca de seu filho,embora tendo nascido forro, foi escravizado(o livro é uma carta ao filho). Um turbilhão de emoções e uma narrativa gostosa. Kehinde é Luiza Mahin,mãe do advogado e poeta Luiz Gama. Recomendo.

Fellipemota31 14/03/2024

Como foi incrível acompanhar a fantástica e épica história de Kehinde! Esse livro foi um deleite, que me acompanhou por quase um ano.

Philipe 14/03/2024

Um defeito de cor
Livro lindo e muito bem escrito a pesar da amarga história sobre nosso período de escravidão. Entramos a fundo na cultura africana e de como foi dura a luta pela sobrevivência...

Victor 12/03/2024

Surpreendente
Uma aula de história sobre a formação do Brasil!
Diversas informações e relatos de acontecimentos históricos do Brasil (foco principal na Bahia) e da África.
Excelente livro, e só não classifico como 5 estrelas, pois, na minha opinião, tiveram momentos que a autora se estendeu demais nos detalhes de certas coisas, com isso, essas partes pontuais chagaram a ser um pouco cansativas, mas nada que estrague a leitura.

Livro "obrigatório" para quem quer saber/aprender sobre o Brasil de antigamente.

cbachiega 11/03/2024

História inspiradora e essencial para compreendermos a formação do nosso país. Kehinde é ilustre! Força em pessoa! Completamente antifragil

Rimylles.Silva 09/03/2024

Uma verdadeira epopeia
Esse livro conta a história de Kehinde desde sua infância quando ela é sequestrada e enviada como escrava para o Brasil até sua velhice, permeada pela busca por um filho que é vendido como escravo pelo próprio pai. Eu achei o livro maravilhoso até o capítulo 5, mas depois disso me pareceu que tem muita coisa que poderia ter sido cortada e o livro não teria tantas páginas. Mas ela fez um trabalho de pesquisa maravilhoso!

Lipe 09/03/2024

Um clássico brasileiro
Um romance histórico, ficcional e de formação que narra a travessia árdua e dolorosa de Kehinde (Luísa) sequestrada, ainda criança, e trazida para o Brasil escravagista do século XIX. Uma travessia marcada por dor(es) e sofrimento(s) expressos em separações, mortes, violência física, estupro e tantas outras formas de violência e opressão. Nesse clássico brasileiro, encontramos a esperançosa busca de Kehinde pelo seu filho vendido pelo próprio pai como escravo, em meios às memórias e reflexões sobre o seu doloroso passado na África e no Brasil como escravizada.