A Origem das Espécies

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

luisasc 22/03/2021

É extraordinário!
Aos amantes de biologia (como eu) é um livro indispensável. Eu sou apaixonada!!

Celsin 23/02/2021

Mutação é vida!
Livro muito complexo de se ler, principalmente sendo um leigo na biologia! Maaaas, com muita dedicação, pesquisa e paciência tudo flui!

A teoria já comprovada de Darwin em conjunto com essa obra-prima, é simplesmente sensacional! Por várias vezes me peguei fazendo reflexões e analogias sobre o universo e os significados da vida.

Saio dessa leitura uma pessoa diferente e com um olhar mais minucioso sobre tudo o que é orgânico e seu propósito tanto pessoal quanto em sociedade!

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Para quem quer entender a origem dos seres vivos, esse livro é sensacional. Darwin foi e ainda é um visionário, com um pensamento a frente de seu tempo. Abordando e desmistificando a origem das espécies de forma magnífica.

Oliveira 26/01/2021

Perfeito
Incrível por se dizer, perfeito para quem quer saber da origem e evolução dos seres vivos na Terra. Pode ser chato e entedioso para quem não é acostumado a ler livros de ?estudo?, mas por ser uma divulgação científica pode ser compreendido por todos que tiverem a vontade.
Apesar de ser uma leitura pesada, e que muitas vezes tera de ler techos duas vezes para entender, o livro é muito agradavel e te deixa pensando por horas sobre o que você acabou de presenciar.
Apesar de não ser um fã ávido de biologia, conteudos como geologia entraram no assunto o que deixou o livro ainda mais interresante. Apesar de que muitas palavras tive de checar o significado em relação a biologia.
O livro nos mostra também a ignorância de muitos cientistas e do proprio ser humano na época em relação a temas delicados.
Os exemplos dados por Darwin para demonstrar as variações na natureza, a busca por descendentes, herança de caracteres, luta pela vida, ancestrais comuns, e muitos outros temas, são perfeitos e em grande numero, o que nos permite entender de varias formas os topicos, e caso não compreenda com um exemplo sempre terão muito exemplos mais a vir.
O livro tem muito mais a dar e concerteza daqui a anos pode ser relido o que claramente farei com muito prazer.
O unico problema que o livro PODE apresentar para algumas pessoas é a necessidade constante de foco se você quer realmente entender o assunto, mas isso é relativo.

Thiago Toscano Ferrari 23/11/2020

Obra magnífica!
Ganhei de presente em meados de 2005 e comecei a ler esta obra nesta época, mas abandonei. Numa nova tentativa, iniciei a empreitada de começar uma nova leitura este ano, mais maduro, mesmo esta obra sendo bastante técnica na área das ciências biológicas, com aparato de minha especialização ser na área de exatas, compreendi ela de forma razoável, mas suficiente para entender que a Origem das Espécies causou nos meios científicos de sua época de publicação em 1859 tantos abalos na comunidade científica e eclesiástica com a teoria da evolução que compartilho, ainda nos dias atuais causa um certo frenesi.

Pois bem, Darwin não teve uma saúde regular que o mantivesse no âmbito da pesquisa com maior dedicação, mas o tempo que empreendeu sua pesquisa exarada nesta obra, partindo dos 4 anos e 9 meses de pesquisas do Beagle que percorreu principalmente a costa da América do Sul e a famosa ilha de Galápagos, dentre outras, lhe deu bastante fundamentos para publicar A Origem das Espécies e ao percorrermos suas páginas, vemos que Darwin cita diversos naturalistas, botânicos, paleontólogos, geólogos, etc, dando-lhe uma insígnia de verdadeiro cientista que não se fundamenta unicamente em suas pesquisas apenas!

Creio, inclusive, que Kardec ao publicar a primeira edição da obra O Livro dos Espíritos em 1857, tenha tido contato com esta obra de Darwin em 1859, levando Kardec a publicar a segunda edição da obra O Livro dos Espíritos com uma ampliação considerável por volta de 1860. Enfim, recomendo a leitura desta obra magnífica de Darwin!

caio.lobo. 15/09/2020

Que vença o melhor adaptado.
Darwin era um exímio observador, tanto que chegou a conclusões que antecederam às descobertas da genética. Mas também a teoria não é absoluta dele, pois dependeu da observação, experimentos e teorias de outros cientistas que vieram antes dele, até mesmo Goethe teve contribuição da na teoria da seleção narural.

Darwin observou as mudanças que os homens faziam entre os animais domésticos através de seleção artificial. Isso criou inúmeras raças, como as raças caninas que são tão variadas mesmo pertencendo a mesma família, mas o homem sempre priorizou características que lhe interessava. Darwin também observou as pequenas diferenças entre espécies e até a dificuldade de saber quando é apenas uma alteração ou uma espécie diferente de ser vivo. Também fez observações nos costumes das formigas para demonstrar que os hábitos também fazem parte de uma seleção natural. Chegou a cálculos muito próximos da idade se algumas espécies através da geologia. Fez muitas observações em diferentes países, inclusive o Brasil e percebeu como o ambiente molda os seres vivos. Darwin obervou com perspicácia órgãos que já não tinham utilidade em alguns seres vivos ou que já tinham tendência a desaparecer.

A seleção natural mostra que pequenas alterações entre gerações, que hoje sabemos se tratar dos "erros" de replicação da DNA na célula, causam mutações. Muitas dessas mutações são prejudiciais, mas algumas podem ser benéficas por acaso, então esse ser vivo consegue viver mais e melhor, obter melhor alimento ou se acasalar mais, conseguindo aumentar sua primogenitura muito mais que outros indivíduos. Não é uma evolução para um fim específico, mas apenas o torna melhor para viver naquele meio e tempo específico. Não podemos dizer que somos mais evoluídos que os répteis, pois no meio ambiente que eles vivem provavelmente seríamos presas fáceis ou não saberíamos obter alimento como estes seres.

Igor 03/08/2020

Livro muito interessante!
O livro me trouxe muito conhecimento em biologia. Ler esta obra de Charles Darwin é essencial para se aprofundar no assunto. O livro tem pouco mais de quinhentas páginas. Todas elas fizeram com quê eu quisesse ler cada vez mais.
Enfim... Minha experiência com o livro foi ótima!

July 31/05/2020

A Origem das Espécies
Lançado em 1859 por Charles Darwin, A origem das espécies, aborda as teorias da seleção natural e causa polêmica até hoje, 161 anos depois.

"A preservação das diferenças individuais favoráveis e das variações e à destruição daquelas que são prejudiciais dei o nome de Seleção Natural ou Sobrevivência dos Mais Aptos". P. 110

Sobre a relutância dos naturalistas em admitir uma nova teoria, nesse caso, que uma espécie tenha dado origem a outras espécies distintas, o autor aponta que "demoramos muito para admitir qualquer inovação da qual não acompanhamos o desenvolvimento".
E mais:
"A mente humana não consegue apreender o significado pleno do termo "um milhão de anos", nem saberia juntar ou perceber o efeito pleno de muitas variações ligeiras acumuladas durante um número quase infinito de gerações". P. 546.

Livro que rende boas discussões.
Leitura muito técnica da área das Ciências Biológicas, quem for ler e não for da área pode sentir um pouco de dificuldade com os termos, mas essa edição traz notas de rodapé e um glossário para ajudar os leitores.

Filipe Campos 24/05/2020

Edição Péssima
Sobre a edição:
O livro é ótimo, mas o modo como foi editado é horrível. É cheio de erros de artigo, palavras escritas juntas, faltam vírgulas e pontos, falta inclusive um quadro importantíssimo que o autor usa diversas vezes.
Não recomendo esta versão.

Leonardo 09/05/2020

A Lei do Mais Apto
A Origem das Espécies é um dos livros mais importante e também mais polêmico da história das ciências, do naturalista britânico Charles Darwin, um dos cientistas mais influente de todos os tempos. Nesse livro ele apresenta a Teoria da Evolução, que iria revolucionar o mundo cientifico.

Darwin faz uma viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, e faz diversas observações que seriam cruciais na formulação da sua teoria, principalmente na América do Sul, usando como base a distribuição das espécies e também os registros geológicos.

Com essas observações, ele cria a famosa teoria da evolução, que explicava o surgimento de novas espécies. Segundo essa teoria, as espécies passavam por diversas alterações durante os seus anos de vida (isso medido em milhares, milhões e até bilhões de anos), sempre se adaptando ao seu ambiente através da seleção natural.
Certos indivíduos podem nascer com uma certa vantagem que faz com que ele tenha uma chance maior de viver, assim ele tem mais chances de deixar descendentes. Seus descentes também adquirem essas qualidades, e consequentemente tem mais chances de deixar descendentes... e isso vira um ciclo. Com o passar das gerações, essa certa qualidade vai ser predominante. E isso ocorre com todas as espécies. Com o passar dos milênios, essas espécies, além de se adaptarem ao seu meio, também se difundiam para outros meios. Assim ocorria também a diversificação das espécies, e algumas delas de forma radical, já que alguns ambientes são radicalmente diferentes de outros, como uma floresta em relação ao mar. Ele também acreditava que todas as espécies atuais descendem de pouquíssimas formas de vidas primitivas, podendo ser até mesmo de apenas uma forma. Assim, a explicação para as diversas formas de vida seria a diversificação (expansão do território de sobrevivência, desde o mar até a terra), a evolução (mutação nos genes), a seleção natural (sobrevivência dos mais aptos), a hereditariedade (os filhos herdando as qualidades dos pais) e também o tempo, já que ele acreditava que esse processo levava milhares, e até milhões de anos.

Isso é apenas um breve resumo do que é essa teoria, pois existem diversos fatores que influenciam na evolução. Nesse livro achamos diversas respostas, e também muitos fatos curiosos, e conseguimos entender de uma forma bastante profunda todo o mecanismo envolvido na evolução das espécies. Esse livro é um dos melhores para entender o assunto, porém pode ser um pouco cansativo, já que Darwin foi muito detalhista (mas não tinha como ser diferente, já que o próprio assunto é muito complexo). E por ir contra o criacionismo, acabou sendo muito polêmico, mesmo nos dias atuais. Mas é inegável os indícios que apoiam a teoria, e de certo modo podemos chamar de o FATO da evolução. Um livro que nos torna mais humildes, pois começamos a entender a nossa ligação com todas as outras formas de vida.

Marcelo H S Picoli 25/04/2020

Clássico histórico fundamental para a biologia moderna
Clássico indispensável para a compreensão das bases da biologia moderna.

Interessante conhecer como Darwin fundamentou a mais famosa teoria da evolução e origem das espécies, antes mesmo do conhecimento das leis da genética e herança.

andesonc137 30/03/2020

Um dos mais importantes livros
Sem dúvida, um livro obrigatório para todos das ciências biológicas. Esse é o livro de não ficção mais importante da humanidade
VonWry 14/05/2020minha estante
essa leitura é muito pesada?

Alexia Tedeschi 17/06/2020minha estante
Marcelo, julgo ser uma leitura pesada caso você não compreenda que, para a época, Darwin necessitou usar MUITOS exemplos "práticos" para provar suas teorias. Prepare-se para capítulos e capítulos de exemplos sobre aspectos científicos.
Como bióloga recomendo a leitura para todos, pois entender sobre a funcionalidade da natureza nos elucida muitas questões humanas, porém não irei ser hipócrita dizendo que esta é uma leitura extremamente fluída e arrebatadora.

Souza377 16/03/2020

Evolução
Este é o segundo livro do título que leio. Em relação ao primeiro, o texto está ótimo e a tradução tbm. Sim, quem é da área de biologia (meu caso), ecologia, ou simplesmente gosta do tema, deveria ler. Para os demais, a leitura pode ser maçante.
Enfim, adorei a edição e a capa que é lindíssima.

Flaubert.Echnaton 25/02/2020

Brilhante!
A leitura da obra é pesada, muitos termos técnicos. (Levei 1 ano para ler)
Recomendo ler um pouco por dia se quiser assimilar mais o conhecimento.
É deslumbrante verificar que Darwin elaborou sua teoria pela observação.

Inês 22/02/2020

Leitura obrigatória dos biólogos
Darwin está para a biologia assim como Newton está para a física, e deste modo é de extrema importância conhecer a sua obra. Por se tratar de um livro clássico ele tem um valor histórico muito forte com ideias muito avançadas para época, mas que não serve de livro-texto para alguém que esteja interessado em aprender o que é evolução. É muito interessante ver como as ideias evoluíram desde então e ver como Darwin foi um cientista brilhante e extremamente dedicado às suas ideias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6