A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

cat 27/12/2021

É um livro realmente muito denso, por isso pode ser um pouco complicado manter o foco, acredito que a edição que eu escolhi também não tenha ajudado muito, tornando o livro ainda mais cansativo. Enfim, uma leitura que precisa ser feita com calma e tempo, muito interessante para quem se interessa pelo assunto.

Ana 16/11/2021

Natura non Facit saltum.
Esse livro é um clássico de não ficção lançado originalmente em 1859. Escrito pelo biólogo e naturalista Charles Darwin Relata que as espécies tanto a fauna como a flora foram evoluindo baseado num princípio que ele chama de seleção natural. Ou seja, são pequenas mudanças na estrutura dos seres que são imprescindíveis para sua sobrevivência. Mudanças que proporcionam vantagem com relação aqueles que não a desenvolveram. Por isso diz que quem sobrevive são aqueles que conseguem se adaptar melhor as condições que estão expostos. Aqueles que se tornam mais aptos são aqueles que sobrevivem, pois conseguem se reproduzir, se espalhar. E que todos os seres tem uma origem em comum. Vale ressaltar que essas mudanças levam milhões de anos e são passadas de geração em geração.
O princípio da seleção natural tem alguns elementos que são: A variabilidade dentro das espécies, A competitividade já que a população cresce num ritmo maior do que a disposição de alimento e A evolução. Ele também fala sobre a seleção artificial, que são mudanças nas espécies feita de propósito pelo homem e a seleção sexual, ou seja, aqueles mais vistosos para a fêmea se reproduz mais facilmente. Achei que seria uma leitura maçante, mas não foi o que aconteceu. Embora tenha partes muito técnicas sobre biologia, principalmente sobre as plantas, acabei gostando bastante da leitura. É interessante reparar na capa dessa edição de 2014 da Martin Claret. Os cantos são como peças de um quebra cabeças que se encaixam. É isso que Darwin defende. Que a evolução das espécies estão intimamente relacionadas e que uma não seria possível sem a outra. Como uma grande rede de relações onde tudo está conectado e uma coisa puxa a outra. Nessa edição também tem resumo no final de cada capítulo, o que torna a leitura mais didática. "A natureza não dá saltos." Adorei!!!

Yuririn 30/10/2021

O modo como o Darwin descreve suas experiências e teses é legal e embora tenham tido partes perto da metade q foram meio maçantes pra mim, tiveram outras q me mantiveram super entretida. A escrita não é pra cativar o leitor, é mais uma obra expositiva, mas q tem também seu lado sentimental (notável principalmente quando Darwin fala sobre as expectativas dele em relação aos próximos naturalistas e o q ele espera acontecer no futuro). É interessante conhecer um pouco de biologia para apreciar melhor a obra, mas tem um glossário no final (colocado lá já q muitas pessoas na época reclamaram dos termos). No geral gostei do livro e sinto como se conhecesse mais a personalidade do Darwin após ter lido.

Rodrigo 20/10/2021

A origem das espécies
Para quem não é um expert em biologia, que é meu caso, essa obra prima é bem complexa para absorver.

No entanto, vale a pena o esforço, a leitura deve ser feita lentamente e com muita atenção para compreendermos a mensagem de Darwin.

Rodrigo.Rodrigo 07/10/2021

O livro que revolucionou a história da humanidade. Se fomos originados por uma única célula, qual seria nosso limite na evolução?

Claudia 06/10/2021

A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural
Mais de um ano e meio até que eu finalizasse a leitura desse livro. Não foi fácil. Entretanto, termino a leitura complemente impactada e com a certeza de que o relerei ao longo de toda a minha vida.
Ao longo da leitura é muito prazeroso e ao mesmo tempo intrigante a quantidade de informação à qual Darwin já tinha acesso mesmo naquela época. Diversas passagens de suposições dele hoje são campos científicos inteiros com pessoas dedicando suas vidas para investigar.
Os quatro primeiros capítulos são incríveis, pois são o cerne da explicação da teoria. Diversos assuntos abordados posteriormente são também muita interessantes, como as objeções à teoria, que Darwin faz questão de explicar muito detalhadamente e refutá-las com a maior classe possível.
Entretanto, agora no último capítulo posso dizer que finalmente me deparei com o Darwin que sempre esperei. A sensatez, a elegância, a modéstia, a riqueza de informações e todas as características do Darwin ao longo do livro, que sim, são qualidades, não me satisfaziam porque eu queria um Darwin que dissesse as verdades mais na cara mesmo. Queria ver ele escrevendo a palavra "evolução" e dizendo que acreditava na origem única da vida terrestre. Isso e tudo o mais que eu esperei por todo o livro e que não tinha mais esperanças de encontrar, apareceram no último capítulo.
Só posso dizer o quanto admiro o trabalho minuscioso de Darwin, Wallace e dos outros cientistas citados ao longo livro e também a coragem de Darwin em publicar uma obra como essa que, sim, foi feita para o grande público e que recebeu, evidentemente, diversas críticas, como o próprio autor menciona no último capítulo da obra.

Deixo-lhes uma breve citação para provocá-los à leitura.

"[...] a causa principal de nossa relutância natural em admitir que uma espécie tenha dado origem a outras espécies distintas é que demoramos muito para admitir qualquer grande inovação da qual não acompanhamos o desenvolvimento."

Ozzy 03/10/2021

Atualidade de À origem das espécies.
Ainda há muita coisa que não conhecemos, mas nosso primeira passo para o saber é perguntar qual a causa eficiente dessa situação que vemos. Isso é feito magnificamente aqui, e é o motivo de ser tão moderno.

Ananda 16/08/2021

A luta pela vida
Facilmente entrou para as minhas melhoras leituras da vida! A origem das espécies já era um livro muito esperado mesmo antes de sua publicação, escrito em 1859 Charles Darwin consegue passar aos leitores muita paixão pela biologia. Por vezes eu imaginava esse homem adulto e barbudo observando por horas a fio os hábitos das pequeninas formigas que viviam em seu jardim.
Como um compilado de estudos de vários biólogos, a proposta do livro é responder as questões como: “Qual o grau de parentesco entre as raposas e os lobos-guará?” ou “Qual a utilidade das asas do ganso das Ilhas Malvinas se ele é incapaz de voar?”, e como essas perguntas Darwin vai fazendo um traçado de como surgiu as espécies na Terra e porque essas espécies estão localizadas onde estão.
Este livro é também sobre persistência, pois mesmo tendo muito opositores, Darwin continuou firme em sua pesquisa, tinha vários problemas para corroborar suas ideias por falta de estudos mais contundentes sobre a Pangeia, um assunto que atualmente, qualquer criança estuda na escola. Valorizem a época que vivemos, e as pessoas que vieram antes de nós, que facilitaram tanto o acesso à educação e a livros incríveis como esse.

P.s.:Li a edição da Edipro, e apesar de não ter ilustrações, tem várias notas que nos auxilia a entender quem foram os outros pesquisadores e como a teoria da evolução das espécies é aplicada hoje.

Juan 02/08/2021

Perfeição
Simplesmente perfeito. Sem dúvidas um dos melhores livros que já li. Toda a história da vida na Terra desvendada por observações e experimentos. A ciência na forma mais pura. Até o fato do Darwin erroneamente acreditar no uso e desuso é perfeito, pois errar também é ciência.
Algumas partes do livro são muito técnicas, e nem todos os exemplos consegui entender, mas não compromete o entendimento do livro, mesmo pq são dados vários exemplos de uma mesma questão.

Chai 10/06/2021

Uma obra maravilhosa!
Trabalho tão a frente do seu tempo. Realmente revolucionário para a ciência (principalmente as biológicas).
Adorei finalmente concluir essa leitura!

Italo Ruan 31/05/2021

Um desafio
Ler esse livro sempre foi um desejo que tive, esse assunto da evolução das espécies e a sobrevivência do mais apto era algo que me intrigava, que gerava em mim uma curiosidade imensa.
Quando escutei o podcast Vinte mil léguas contando a história do Darwin desde a sua viagem no Beagle eu tive certeza que precisa conhecer mais dessa obra que revolucionou a biologia no século XIX.
Essa revolução nos parece um pouco bizarro a princípio, afinal já nascemos em contato com a ideia de que os seres foram se modificando através do tempo, mas durante a leitura do livro, que normalmente é a tradução da sexta edição, vemos as dificuldades que o próprio Darwin enfrenta, as dúvidas em relação à religião, e o mais interessante é que ele está sempre comentando as críticas e as oposições que outros estudiosos apontam à sua teoria.
A leitura não é fácil, são termos muito específicos da biologia e em alguns (vários) momentos me senti um pouco perdido apesar dele sempre apresentar exemplos que facilitam um pouco, porém é isso temos que ter em mente que é um artigo científico publicado em forma de livro em pleno século XIX, o que torna a ciência um pouco ultrapassada até, mas nada que exclua o livro, pelo contrário.
Apesar de tudo a leitura é ótima e vale a pena.

Doc 17/05/2021

Cada espécie é!
O livro A Origem das Espécies é um compilado de publicações e artigos que o naturalista inglês Charles Robert Darwin elaborou sobre a seleção natural e evolução das espécies no século XIX. O tema da obra por oferecer uma explicação diferente do campo da religiosidade teve muitas críticas, com isso ganhou fama e também sendo até perseguido o autor, tentado a cancelar a obra. A Origem das Espécies é um livro que oferece muitos argumentos para a evolução das espécies, ou seja que existiu um ancestral comum mas não explica como surgiu as espécies. Então a obra é muito complexa e densa para quem busca ler pela fama que o livro ganhou, entretanto quem gosta de temas naturalistas é um livro muito interessante. A parte que mais me chamou a atenção é como Darwin teve muitas informações e argumentos para poder prova sua teoria que não se resumia a simples exemplos observaveis do dia a dia, então ele explica porque um mamífero terrestre não existe em ilhas oceânicas e o morcego existe e vários outros exemplos. Um ponto que entretanto ele não define de fato é o conceito de espécie, ou seja o que é uma espécie e o limite que a define como tal, Darwin tenta argumentar mas o mesmo não chega a um consenso do que é. Depois que li, comecei a ver de outra forma os seres vivos que hoje estão presentes, vejo-os como sobreviventes de uma batalha milenar pela sobrevivência que não é somente o mais forte porém aquele se modificou, repassou suas características, sobreviveu aos desafios da natureza como inimigos, alimentos, doenças e etc, logo é uma gama de fatores que levam esses seres até o presente momento.

Huan Carlos 29/03/2021

Evolução das espécies
Se quisermos entender o presente e quiçá o futuro devemos entender o passado. Charles Darwin nos mostra uma nova visão a respeito da vida. Ela está sempre em transformação, modificação e aprimoramento. A leitura requer atenção e um pouco de conhecimentos biológicos, o autor tenta da melhor maneira explicar seu ponto de vista usando de vários exemplos e estudos pessoais e de colegas cientistas. "A partir de um início tão simples, um número infinito de formas, as mais belas e maravilhosas, evoluiu e continua a evoluir."

Bi Tondin 27/03/2021

Darwin
Esse livro é uma obra prima, mesmo a ciência dele já ser ultrapassada, é emocionante conhecer o trabalho dessa mente brilhante que abalou o mundo com sua teoria da origem das espécies. Darwin é e sempre será meu naturalista preferido.

Natie Porto 23/03/2021

Que livro!
Me senti batendo um papo com Darwin!

Confesso que foi uma leitura difícil e várias vezes tive que parar e assistir um vídeo de algum biólogo para me explicar certas coisas e sei que não aproveitei 100%, mas foi uma experiência muito gostosa!

Todo a explicação que dada no livro como se vc estive ali do ladinho da pessoa que está te explicando... amei e com certeza lerei de novo :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6