Papisa Joana

Papisa Joana Donna Woolfolk Cross

Resenhas - Papisa Joana

1 | 2 | 3 | 4

Fabiana.Canuto 07/04/2024

Sou completamente apaixonada por este livro. Um enredo totalmente inesperado, um romance surpreendente em um contexto em que seria a última coisa que pensaríamos que viria acontecer. Faz muito tempo que li. Certamente lerei de novo.

Rafa 09/03/2024

Uma história plausível, e provavelmente real
Sinopse retirada da Amazon:

"No ano de 814, Idade Média, que ficou conhecida como a Idade das Trevas, as mulheres eram impedidas de estudar, podiam ser estupradas e até mortas pelos maridos. O conhecimento estava sufocado, os países hoje conhecidos na Europa não existiam, nem os idiomas modernos. Cada região tinha o seu dialeto e a lingua culta era o latim, herdada do Império Romano, que já havia sido derrubado pelas invasões bárbaras. Foi neste período sombrio que uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e tornou-se ela mesma papisa - durante dois anos. A história da Papisa Joana foi conhecida até o século XVII, quando o Vaticano resolveu apagá-la da história da Igreja."

Já conhecia a história "por cima", mas nunca tinha visto um livro sobre o assunto.

A existência da única mulher papa da história é algo fascinante e até hoje gera debates sobre sua veracidade. Donna Woolfolk Cross se utilizou dessa dúvida histórica para criar um romance sobre Joana de Ingelheim, que assumiu a identidade de um de seus irmãos, chegando ao posto de Papa.

Pessoalmente, não sou católico, muito menos tenho alguma religião. Sou apenas um cara que gosta de história e acredita que existam muitas verdades ocultas, mentiras, política e manipulação na formação da Igreja e da fé humana (nenhuma intenção de ofender a crença de ninguém, é apenas minha opinião).

Joana acaba assumindo a identidade de João, seu irmão, passando a ser conhecido como João Ânglico, e posteriormente assumindo o posto de João VIII.

O livro, embora seja um romance, foi baseado em uma enorme pesquisa, com acontecimentos históricos que de fato são ratificados por meio de documentos da época, ou mesmo posteriores.
Embora, novamente, tenha que reafirmar a minha falta de religião, essa obra me fez pensar no quanto Joana foi corajosa, e o quanto sua história é inspiradora.

A história de uma figura que desafiou os costumes, se tornou uma médica excepcional, salvou inúmeras vidas, foi a primeira a adotar a intinção (ato de molhar a hóstia no vinho durante a comunhão) e chegou ao maior posto da Igreja Católica, em uma época onde ser mulher era terrível.

Para ser quem ela queria ser, teve que se fingir de homem.

Pessoalmente, acredito que a existência da Papisa Joana seja verdadeira, e obviamente, a Igreja tem muitos motivos para esconder e negar esse fato.

Recomendo a leitura? Com toda certeza.

Nota 4,5/5

Kelly362 14/11/2023

Livro otimo de se ler, recomendo ele apenas para pessoas que gosta de uma leitura dificil, pois ele é bem dificil de entender por sua escrita antiga, mas de pensar que talvez a historia de Joana pode ser real e que pessoas cristãs a escondem para n admitirem que houve uma mulher acima de todos e mais inteligente.
Sinceramente livro perfeito

Bachtéria 29/10/2023

Uma história muito boa e cheia de acontecimentos mas que tem uma escrita chatinha e complexa. A história de uma mulher se disfarçando de homem pra ir atrás de seus sonhos é uma história boa e interessante. O problema foi o romance, mas no final me adaptei. O FINAL É MUITO BOM PQP

Lara Reis 30/08/2023

Não o que eu esperava
Enquanto a história realmente é boa quando foca na astúcia da Joana, na trajetória dela, e no jogo de poder que fez com que ela subisse ao poder, o livro não me impressionou muito. O que é estranho, porque ele tem todas as características de livros que eu geralmente amo. Acho que não consegui me apegar aos personagens (que eram sim personagens "históricos", mas como o livro é de ficção histórica a autora teve o poder de construir as personalidades deles). Eu reconheço que é uma história poderosa sobre uma mulher incrível, mas simplesmente não foi pra mim. Talvez se eu tivesse lido em outro momento.

Flávio 07/05/2023

Intenso e triste, mas um ótimo livro.
Uma história maravilhosa, fatos baseados na realidade antiga, mas que de alguma forma perdura na atualidade. Um livro Intenso, triste e forte, mas com uma leitura fácil. A vontade é não parar de ler de tão bom que é. Vale muito.

Margarete 15/04/2023

Um bom engano
Li por engano achando que era um livro de não ficção sobre o caso, mas este é ficção total. Gostei, mesmo tendo muito romance (o que não gosto). Cenários bem definidos, clima, personagens... tudo ok. Agora preciso ler o outro livro, com o mesmo título, que tenho em versão impressa, e que fala desse curioso caso, que a gente não sabe se foi verdade ou é pura lenda (eu aposto na lenda)

Manu368 13/01/2023

Skksksjdjdjjdjdjxkdkdkkdkddkkdkdkdkdkdidjdkkdjxixkdmxixkdmxkxmxkkxmxmkkjjjxjxjxjxxxxxxxxxxxxxxxzzxifidjd

Vii 11/01/2023

O melhor livro da minha vida
Um achado maravilhoso. Não coloquei expectativa de início por ser um livro histórico, mas me surpreendeu do início ao fim. O final é incrível e a escrita é surpreendente leve e instigante.

kety 29/08/2022

esse livro é absolutamente perfeito!!!!
me fez sentir um milhão de emoções, a Joana é extremamente forte, e uma mulher admirável, fiquei intrigada ao saber que ninguém sabe se ela realmente existiu, ou é só uma lenda...
uma pessoa completamente a frente do seu tempo, com uma personalidade surreal, eu amei demais ler esse livro, ele é grande mas vale muiiiiito a pena. e o final me surpreendeu também, achei que iria acabar de outro jeito, mas gostei, de qualquer forma, ela fez história e com certeza se tornou inesquecível

Rique Viola 18/08/2022

Um achado
Me lembro bem que descobri este livro de forma totalmente despretensiosa e aleatória em uma espécie de biblioteca virtual. Acreditem, eu realmente não estava procurando por ele, mas ele foi um verdadeiro achado! De início me deparei com o título e achei um tanto curioso. Papisa? Como assim? Mas ao mesmo tempo me despertou o interesse para descobrir se era um mito ou se Joana realmente existiu.

Sem mais delongas, Papisa Joana é um romance que se passa no século IX, época com costumes muito retrógrados, onde somente os homens tinham direito ao estudo, ao trabalho e ao crescimento pessoal e social como um todo. Joana nasce justamente nesta realidade e, devido à sua inteligência e rápido aprendizado, logo consegue desenvolver muito mais habilidades (como leitura e escrita) que seus irmãos, o que seu pai não consegue tolerar, chegando ao ponto inclusive de chamá-la de "filha do diabo". É neste cenário triste de recriminação que a história se desenrola, até que Joana consegue finalmente abrir suas asas e escapar, tendo que se vestir como um jovem e se juntar a um mosteiro.

A partir daí, devido ao seu altíssimo conhecimento e raciocínio rápido, Joana consegue grande destaque e ganha cada vez mais reconhecimento na sociedade, chegando inclusive a se tornar a médica pessoal do Papa da época, até que ela mesma consegue alcançar este título (ainda que por pouco tempo).

Então é neste clima de reviravoltas que a história vai cada vez mais prendendo o leitor na intenção de descobrir o desenrolar da vida de Joana (disfarçada de Joan). E aqui fica um conselho: não se deixe levar pela capa que aparenta trazer um conteúdo técnico e histórico, pois garanto que irá se surpreender na fluidez da leitura nestas 496 páginas.

Definitivamente um dos favoritos da vida!

Silvana.Judici 21/07/2022

História fantástica.
A narração da história é perfeita. A autora conseguiu inserir fatos históricos de uma forma surpreendente, não cansativa, sem informações desnecessárias e aborrecidas. Já tinha lido o livro há alguns anos. Dessa vez ouvi pela storytel, com uma narração incrível. Maravilhoso. Recomendo demais.

Rafael 17/06/2022

Mito ou verdade?
Me sinto uma fraude por ter lido esse livro há 5 anos atrás e nunca ter comentado sobre ele aqui, desde então devo ter lido ele umas 5 vezes porque me coloco a meta de lê-lo todos os anos na época do natal, não sei porque...
É um dos melhores livros que li na vida, se não o melhor, se trata da história de Joana, que de alguma forma chega a se tornar papa ou papisa, a única mulher da história a alcançar tal feito, só que ninguém sabe disso pois ela se disfarça de 'homem' o tempo todo para que toda a sociedade romana não perceba...
Esse não é nem de longe o melhor fato dessa história, a escrita impecável da autora nos deixa imersos nessa história medieval em que as mulheres eram tratadas como o abaixo do nada, remete a era em que as bruxas eram queimadas em praça pública como forma de lição e é daí a ladeira abaixo...
Leitura obrigatória a todos!

Isabella.Wenderros 10/06/2022

“Onde quer que vejais uma lenda, podeis ter certeza, se a investigardes a fundo, que encontrareis uma história”.
Quando o Papa João VIII caiu de seu cavalo durante uma procissão em 855, a população ficou preocupada que o santo homem tivesse sido acometido por alguma doença e o alvoroço foi instantâneo. Porém, o caos foi realmente instaurado quando um recém-nascido surgiu por baixo das roupas cerimoniais e foi revelado que o papa era, na verdade, uma papisa.

Joana nasceu em Ingelheim em 814, filha de um inglês e uma mulher franca convertida à força ao cristianismo. Desde muito jovem, sua sede por conhecimento era imensa. Apesar dos castigos físicos impostos pelo pai, ela contou, primeiro, com a bondade de seu irmão para se alfabetizar e se desenvolver; quando isso não foi mais possível, por sorte – ou Providência Divina? – seus caminhos se cruzaram com um sábio homem que enxergou seu potencial e decidiu que iria incentivar aquela mente vivaz e curiosa. Aliás, o poder de raciocínio e de debate dessa personagem foi uma das coisas mais prazerosas de acompanhar durante a leitura. Joana desistiu de muitas coisas e experimentou muitas dores em uma época em que a sabedoria era um luxo para poucas pessoas – e todas elas do sexo masculino. Depois de uma tragédia, ela enxerga a possibilidade de criar uma vida nova para si ao abrir mão de sua identidade e adotar outro nome: é assim que nasce João Ânglico. Conforme sua inteligência é reconhecida, seus passos levam até Roma e é lá que aquela jovem sonhadora alcança a maior das glórias.

Joana vive uma luta interna constante: vestida como homem, mas sentindo e desejando como mulher; vivendo como um sacerdote cristão, mas duvidando dos desígnios, até mesmo da existência de Deus; racional, mas muito passional. Sua vontade de aprender, sua boa-vontade e seu tratamento justo para com o próximo são características reconhecidas por todos ao seu redor – mas, enquanto mulher, menosprezada; como homem, admirado.

Com uma escrita rica em detalhes, usando alguns personagens históricos, a autora recriou e me transportou para uma época na qual eu, com toda certeza, não gostaria de estar. Foi só na minha terceira tentativa que consegui finalizar o livro, não por ele ser ruim, mas por ser penoso ler sobre o tratamento dado às mulheres naquele período. Era algo que ultrapassava o machismo – misógino talvez seja uma palavra melhor. Apesar de ser um romance ficcional, no epílogo Donna deixa claro que acredita na existência de Joana e de seu “reinado” – que teria começado por volta de 853 e terminado em 855. Explicando detalhadamente todos os meios e motivos pelos quais Joana teria sido apagada, ela conseguiu me deixou uma pergunta no ar: será mesmo? Apesar de tudo que é tomado como certo, será possível que uma mulher tenha conseguido realmente ocupar o trono de São Pedro?

Como vários “E se...?’ da história humana, talvez isso nunca seja respondido. Particularmente, acredito que toda lenda tenha um pouco de verdade – aquele velho ditado de que onde há fumaça, há fogo. Se a Papisa Joana realmente existiu, eu não sei, mas confesso que teria sido uma coisa incrível ver uma mulher ocupando um lugar tão simbolicamente masculino. Seu fim também foi perfeitamente emblemático: uma mulher no momento da sua feminilidade mais visceral, atuando numa posição sempre tomada por homens.

Um mergulho em outro século, cheio de intrigas políticas e entremeado por um romance proibido. Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4