Papisa Joana

Papisa Joana Donna Woolfolk Cross

Resenhas - Papisa Joana

1 | 2 | 3 | 4

Vivi.Montarde 09/01/2021

Um dos melhores livros que já li
Que livrão hein! Socorro! Baita livro!

História maravilhosa, surpreendente e muito bem construída. Se você gosta de romances históricos precisa ler esse livro.

Além de ser uma história incrível, é muito dinâmica, em cada capítulo tem algo importante acontecendo. Ficamos presos na história em cada linha que vamos lendo.

Importante ressaltar que não é uma biografia ou estudo histórico. É um romance. Com personagens, diálogos e enredo. No epílogo a própria autora explica a opção por escrever um romance, uma vez que é impossível determinar com absoluta certeza se Joana existiu ou não.

Mas independente da sua opinião sobre a veracidade da história, se você acreditar que Joana existiu ou que tudo não passa de lenda, leia! Não deixe de ler, se emocionar e se surpreender.
Katia C. Menezes 09/01/2021minha estante
Copiando a dica!?

Vivi.Montarde 09/01/2021minha estante
Maravilhoso, Kátia. Leia mesmo que vc vai me entender rs

Fabricio268 09/01/2021minha estante
Com certeza lerei em 2021. Valeu pela dica.

Vivi.Montarde 09/01/2021minha estante
Vc vai amar, Fabrício!

Celina 10/01/2021minha estante
Opaaa! Vai pra lista!

Vivi.Montarde 10/01/2021minha estante
Celina, esse livro é incrível! Precisa ser lido!

Vivi.Montarde 10/01/2021minha estante
Pessoal, para quem tem Kindle, está no Kindle unlimited. De graça :)

Fabiano.Mata 10/01/2021minha estante
Gratidão pela dica. Vou ler.

Fabricio268 10/01/2021minha estante
O que seria da minha vida de leitor se não fosse o Kindle unlimited ??.

Vivi.Montarde 10/01/2021minha estante
De nada, Fabiano! Espero que vc goste tb.

Katia C. Menezes 10/01/2021minha estante
Peninha só terno Kindle, gosto físico.k?

Katia C. Menezes 10/01/2021minha estante
Peninha só ter no Kindle, gosto físico.

Vivi.Montarde 10/01/2021minha estante
Tem dele físico tb, Katia. Só é mais difícil de achar. Vc encontra em sebos ou no site da estante virtual.

Katia C. Menezes 10/01/2021minha estante
Vou verificar, Vivi. Obrigada!

De nada :)

Ester 08/12/2012

Minha opiniao
O livro é um dos melhores que eu já li. Não se deixe enganar pela capa, que aparenta ter um conteúdo muito chato e apenas histórico, o que não é. O livro é muito bem escrito. Este e o tipo de livro que quando começa, não dá vontade de parar de ler e quando acaba, quer ler de novo. Conta a vida da unica mulher papa da história. Fascinante! Talvez nem tudo que esteja escrito seja verdadeiro, mas ele é sim baseado na vida dela, e ela realmente existiu. A maior parte dos fatos existentes no livro são reais. Indico para todas as idades, não e uma leitura difícil. Quem gosta de livros de historia, amará lê-lo e quem não gosta, provavelmente também achará legal, pois não relata apenas o modo como as pessoas viviam naquela determinada época e local. Relata também situações que as pessoas vivem hoje em dia, mesmo a mudança que ocorreu durante todos esses seculos que se passaram. Muito bom e recomendado.
Evellyn 12/03/2013minha estante
Concordo plenamente com você! Também considero um dos melhores que já li.

Mayara 21/04/2013minha estante
Está na lista dos melhores livros que já li também.

Dai Michaelsen 24/05/2013minha estante
Também é um dos meus favoritos. Vale a pena ver o filme também. Só discordo em relação a capa, a acho linda.

Mayra 23/08/2013minha estante
Super concordo o livro é ótimo

yNietz 14/08/2017minha estante
EXATAMENTE! O MELHOR LIVRO...

Aroldo Campos 08/01/2021minha estante
Livro sensacional, recomendo!

Ana 19/01/2022minha estante
Me recomendaram e me apaixonei! Super bem escrito equilibrando a história, romance e ação. Entrou pros meus preferidos

Cinquenta Páginas 30/05/2015

Um livro sobre a alma de uma mulher
É inevitável dizer que "Papisa Joana" foi, até o momento, um dos melhores livros que li. Me apaixonei pela história dessa mulher (ou será mito!?).

Joana era uma garotinha muito esperta, cheia de questionamentos, que buscava entender os "porquês" de seu tempo. Ambientada no período conhecido como das "Trevas" na história mundial, Joana passa por muitos desafios, aventuras e desventuras e torna-se João Ânglico. O destino, nada facilitador, a afasta de seu grande amor, um amor que talvez a tivesse desviado da grande glória que agora havia alcançado. Gerold foi seu protetor, amigo e amor, e apesar dos golpes dados pelo destino tão infeliz de ambos, eles voltam a se encontrar.

Particularmente, eu me apaixonei pela história. Na verdade, me apaixonei logo de cara pela capa quando estava bisbilhotando uma pilha de livros no sebo. O Livro trás a religião, a fé, o amor e a sede de conhecimento de uma mulher em um período da história onde mulheres eram apenas para procriar, tidas como serem completamente inferiores aos homens. Interessante, envolvente e crítico, essa história me fez refletir sobre o poder exercido pela Igreja, e também, sobre essa "inferiorização" da mulher. Assunto este, infelizmente, ainda presente em nossa atual sociedade.

Enfim, não vou falar muito porque acabarei dando spoilers. Mas leiam quando puder, esse Livro é FANTÁSTICO.
Arlete 22/06/2015minha estante
Gostaria de saber se alguém tá afim de trocar comigo? por alguns romances do nicholas sparks?

Anna Karen 04/11/2015minha estante
Gostaria de saber onde posso encontrá-lo para comprar, você comprou recentemente, este ano? Pois em nenhuma livraria física ou virtual encontro para adquirir.
Estou fascinada pela história. Deve ser uma leitura muito boa e envolvente.
Obrigada.

Cinquenta Páginas 13/12/2015minha estante
Oi Gente

Eu encontrei esse livro por acaso em um sebo na minha cidade. Realmente, só depois, vi que é um livro difícil de achar.
Acredito que dei muita sorte ;)

Tatá 28/12/2020

Um dos melhores desse ano.
Um livro que nos faz ver as atrocidades e a força de uma forma muito peculiar.
Joana foi simplesmente uma mulher de inteligência e garra imensuráveis, eu a amei.

Vou deixar aqui um trecho polêmico, mas que eu gostei bastante .

"? Sua ignorância, menina, fica evidente nessa pergunta. Pois o próprio são Paulo afirmou esta verdade, que as mulheres são inferiores aos homens em concepção, em lugar, e em vontade.
? Em concepção, em lugar, e em vontade? ? repetiu Joana.
? Sim ? Odo falou muito pausadamente, como se estivesse se dirigindo a um imbecil. ? Em concepção porque Adão foi criado primeiro e Eva depois; em lugar porque Eva foi criada para servir Adão como companheira;
em vontade porque Eva não pôde resistir à tentação do diabo e comeu a maçã.
Ao longo das mesas, cabeças assentiram. A expressão do bispo era de seriedade. Do lado dele, o cavaleiro ruivo não demonstrava o que estava pensando.
Odo sorriu afetadamente. Joana sentiu uma profunda antipatia por aquele homem de cara delgada. Por um instante ficou silenciosa, puxando o seu nariz.
? Por que a mulher seria inferior em concepção? ? ela perguntou por fim. ? Pois embora tenha sido criada depois, ela foi feita da costela de Adão,
ao passo que Adão foi feito de mero barro.
Houve diversos risinhos apreciativos nas mesas da parte de trás do salão.
? Em lugar ? as palavras iam saindo na velocidade do pensamento de Joana ? a mulher deveria preceder o homem, porque Eva foi criada dentro do Paraíso, e Adão fora dele.
Houve outro zunzum da audiência. O sorriso na cara de Odo murchou.
Joana prosseguiu, interessada demais na sua linha de argumentação para levar em conta o que estava fazendo.
? Quanto a vontade, a mulher deveria ser considerada superior ao homem ? aquilo era muito ousado, mas não havia como voltar atrás agora ?, pois Eva comeu da maçã por amor à cultura e ao conhecimento, enquanto Adão comeu simplesmente porque ela pediu que ele comesse."
Joana.Dias 28/12/2020minha estante
Mal posso esperar para começar a ler, parece ser mesmo bom! Vai ser o primeiro livro de 2021

Tatá 28/12/2020minha estante
Se quiser me chamar no chat para falar sobre ele, fique a vontade.
Boa leitura.

Joana.Dias 28/12/2020minha estante
Com certeza! Obg

Silvia 16/02/2012

papisa joana
Uma mulher passou a maior parte de sua vida vestida de homem, estudou medicina, foi médica do papa e torno-se papisa. Uma história que foi conhecida até o século XVII, quando o Vaticano resolveu apagá-la da história da igreja.
Um livro surpreendente, que mostra a força da mulher e o preconceito de uma época contra o sexo feminino.
Ana 20/04/2012minha estante
Esse tem tudo a ver comigo!

Telma 10/06/2012minha estante
vou ler este livro, com certeza!

Paula Catarino 29/12/2015

Simplesmente perfeito, toda a história da época, os fatos e detalhes de como viviam as pessoas e a superação de uma mulher além de seu tempo, conquistando a maior instituição de influência do mundo: A igreja Católica!!
Nina 02/01/2016minha estante
Sou louca para ler sz

Mayara 16/04/2013

Uma livro para reler
No âmbito social daquela época encontramos mais uma menina que se desenvolve na frente do seu irmão. Contudo como as mulheres eram consideradas sem inteligência não podiam nem mesmo aprender a ler.
Dentro de uma família governada por um pai muito religioso e uma mãe com resquícios pagãos foi criada três filhos, dois meninos e uma menina. O irmão mais velho de Joana ajudou-a a aprender a ler, pois enquanto ele ensinava ao irmão mais novo, João, percebeu que ele não conseguia aprender nada daquilo que ele estava a ensinar e sua irmã Joana conseguia.
Os filhos desse pastor iam para os mosteiros estudar, mas o seu filhos casula não era muito bom nos estudos. Ele era mais ligado do a guerra, com artilharia e brincadeiras física. Então ocorreu que Joana conseguiu ingressar também no mosteiro. E a partir daí mostrou-se cada vez mais uma potência de conhecimento. Era uma médica fantástica. Tornou-se papisa, mas como é inadmissível até os dias atuais que mulheres comandem a igreja Católica, quando descoberta as consequências foram drásticas.
Um livro excelente. Um dos poucos que eu faria questão de reler. Um livro que não se sabe sua veracidade, contudo é uma boa maneira de começar a imaginar causas históricas que talvez aconteceram, contudo os historiadores da época fizeram questão de apagar.

Fabiana.Canuto 07/04/2024

Sou completamente apaixonada por este livro. Um enredo totalmente inesperado, um romance surpreendente em um contexto em que seria a última coisa que pensaríamos que viria acontecer. Faz muito tempo que li. Certamente lerei de novo.

Fernanda @condutaliteraria 25/02/2014

Fascinante
Joana era filha de um padre da região da Inglaterra e de uma herege, uma pagã saxônica, nasceu e viveu em uma época bastante difícil para as mulheres, onde eram consideradas inferiores, sem inteligência e sem alma. Devido a isso sempre tinham que estar sob a tutela e sob o mando de um homem.

Desde sua infância, Joana, já mostrava inteligência diferenciada e grande ânsia de aprender. Com uma determinação fora do comum ela consegue aprender a ler e escrever em Latim.

Joana decide fugir de casa quando surge a oportunidade de ir para uma escola em outra cidade, deixando para trás os problemas com o pai autoritário e violento. Joana se destaca em seus estudos, mas sofre com as limitações por ser mulher.

Com a morte de seu irmão, Joana, se disfarça de homem, se tornando assim irmão João Ângelo, padre médico de muito conhecimento em Roma.

Com sua popularidade, bondade e conhecimentos, Joana se torna Papa João VIII e governa Roma por dois anos. Papado que foi anulado do livro dos Papas e destruído qualquer indício de sua existência pela Igreja.

O livro é resultado de várias pesquisas feitas pela autora, além de fascinante e surpreende em muitos pontos. A autora relata fielmente a ordem cronológica, não só da vida de Joana, como as artimanhas e depravações religiosas da época.

Gostei muito desse livro. Papisa Joana é uma das personagens mais fascinantes que conheci, um romance histórico maravilhoso.

Dani 15/09/2014

"Minha Pérola" Gerold
O livro favorito de todas as mulheres, daqueles que faz respirar diferente... com cuidado pra não perder o fôlego.
Papisa me inspira!
Leiam e surpreendam-se!!!

Débora 28/11/2015

Uma mulher que luta para obter o conhecimento em um seculo, onde "por direito" isso só é dos homens... MARAVILHOSO! fazia tempo que não lia um livro tão massa.

Jacó 14/03/2016

Muito Bom!
Houve boatos que essa história foi real, disso não sei, só sei que é uma história que vale a pena ser lida, um livro que prende o leitor do inicio ao fim!!

Patricia Schimmelpfeng 25/04/2016

Amei
Um dos melhores livros que li na minha vida! Uma mulher de fibra, coragem e amor ao conhecimento. Ã inspirador!

1 | 2 | 3 | 4