Knulp Hermann Hesse

Resenhas - Knulp

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Eduardo Mendes 30/12/2022

Knulp é um espírito livre, um poeta e espectador da vida
“Podemos assistir à estupidez das atitudes das pessoas, podemos até rir-nos delas ou lamentá-las, mas temos de deixar que cada um percorra o seu caminho”

Antes de falar sobre Knulp, preciso compartilhar minhas impressões sobre Hermann Hesse. Neste segundo contato com o autor, depois de ler o incrível “Sidarta”, apreciei ainda mais a forma fluida da escrita de Hermann Hesse, devorei o livro em dois dias.

Além de te prender à história em pouquíssimo tempo, Hesse consegue em poucas páginas criar personagens complexos, narrativas cativantes, e o melhor: te coloca pra refletir constantemente. Te desafio a ler este livro e não terminar pensando nas decisões que você tomou pra sua vida ao longo dos anos. Hesse é um dos poucos autores que conseguem despertar em mim um viés positivo da humanidade.

O livro é curtinho, tem apenas 112 páginas, e temos aqui 3 histórias que se passam em diferentes momentos da vida do protagonista, o andarilho Knulp, que passeia por uma Alemanha rural se mantendo sempre à margem da sociedade, cultivando amizades e seguindo seu instinto. As convenções sociais, muitas vezes desprezadas por ele, de certa forma se torna um dos temas centrais da obra.

Knulp é um espírito livre, um poeta e espectador da vida. Totalmente desapegado a bens materiais, prezando acima a sua liberdade acima de tudo. Assim, ele desperta sentimentos distintos nos outros: alguns o invejam, outros têm pena dele, e certamente poucos o entendem. O que me marcou é que Knulp está em constante busca pela compreensão da sua própria existência.

Ele tem amigos por onde passa e vive a vida de forma simples. Nessas suas andanças e interações com outras pessoas, Knulp tem conversas sobre virtudes, amor, amizade… Nesses momentos que o autor te coloca pra refletir com o protagonista sobre os mais variados temas.

Excelente!

“Vivi minha vida como me apeteceu e nunca me faltou liberdade e coisas belas, mas fiquei pra sempre só.

site: https://jornadaliteraria.com.br/knulp-herman/

fernanda 29/08/2022

confesso que comprei esse livro despretensiosamente, porque achei a capa bem bonita, mas acabei me surpreendendo bastante! ele é bem curtinho e a leitura é muito fluida e leve. foi meu segundo contato com a escrita de Hesse - o primeiro foi em Sidarta - e já tô com vontade de ler outras obras dele

Vicente 25/08/2022

Knulp
Knulp um livro que faz grandes reflexões sobre a vida, etapas onde todos passaram mesmo em histórias diferentes.
As pessoas são como as flores, Também retornam Quando chega a primavera. E assim nunca mais cairão doentes, E tudo será perdoado.

Marina516 09/08/2022

Gostei muito da minha primeira leitura de Hesse, muito contemplativa. Mas, honestamente, tive dificuldade de me conectar com a história. Ainda assim quero ler suas aclamadas obras sidarta, lobo da estepe e demian o quanto antes

Jean Bernard 14/05/2022

A Jornada do Andarilho
Que livro maravilhoso. Uma escrita no ponto. Não é lenta nem rápida. Atravessamos a narrativa da forma que o autor quer que apreciemos essa leitura. Com candura e reflexão. Leitura simples mas recheadas de passagens que nós fazemos refletir sobre nossa jornada no mundo.

Pedro.Henrique 09/05/2022

Knulp
Eu certamente não esperava por algo tão terno e gentil como esse livro acabou sendo, sem perder a profundidade que eu antes esperava.

Obra prima.

Renata.Borges 18/04/2022

Um andarilho
Um dos mais importantes escritores alemães do século XX, foi um solitário, mas teve três esposas. Infelizmente consigo entender a contradição desta frase.

Ganhou o Nobel em 1946.

Esta é uma obra de 1945, onde Knulp é um viajante sem posses que vive de cidade em cidade pelo interior da Alemanha, mas sempre é recebido por alguém que o conhece nas diferentes localidades por onde passa.

É um indivíduo simples, de boa índole, sereno. Trata-se de uma obra de amizade, liberdade, amor, de vida.
A personagem leva uma vida sem destino, é um andarilho, mas seu jeito sobre o bom encanta os que o encontram pelos caminhos. De qualquer forma, ele carrega seus medos, sua história e quando está prestes a morrer conta a seu amigo, um médico, parte da sua decepção de quando era jovem.

Para mim, esta parte foi uma grande decepção, pois o motivo do sofrimento foi banal para ocupar o resto da vida de um ser, afinal todos lidamos com perdas amorosas quando jovens.

Entretanto, quando Hesse escreveu esta obra, ele estava iniciando sua carreira literária e formando seu estilo de escrita, daí, talvez, a ideia, a essência não serem, ainda, tão profundas.

Francielle 13/12/2021

Não sei se é possível, mas eu amei a escrita de Herman Hesse, porém, por não gostar do personagem principal não gostei da história. Justamente a forma como Hesse escreve que não me fez abandona-lo.

Talvez, se eu ler esse livro em outro momento da vida eu tenha outras impressões de Knulp, mas por agora a que fica é a de um cara prepotente que se acha melhor que os demais. Principalmente nos contos 1 e 2.

A escrita de hesse é tão boa, que mesmo não gostando de Knulp ele me fez simpatizar com ele no 3° conto, que é o melhor na minha opinião.

Luna 16/10/2021

"De fato tudo pode ser belo é visto no momento certo."
Um livro sobre escolhas e onde elas nos levam.

LaAs183 12/10/2021

Um deleite
Mais uma vez fiquei impressionada com a narrativa do Herman Hesse, e a capacidade única que ele tem de construir personagens complexos e tocantes em livros tão curtos.

Reccanello 07/10/2021

Solvitur ambulando.
Um andarilho que não trabalha, mas que também não perturba as pessoas nem pede esmolas, aceitando o que a vida e a bondade das pessoas lhe dá, Knulp é um sujeito de paz, sensível e delicado, muito inteligente e cujas filosofia de vida e ideias sobre o mundo levaram a passear pelas paisagens interioranas da Alemanha do final do século XIX, com suas aldeias, seus festivais, igrejas, cemitérios e campos, além de seus artesãos e camponeses. Parece uma sinopse muito simples, mas, com a leitura, acabamos por descobrir um livro encantador justamente por conta dessa simplicidade e, ainda, da pureza de sentimentos do personagem título. Imagem da liberdade e do desapego aos bens materiais e aos laços sociais mais profundos (praticamente um hippie), Knulp e seu modo de vida geram um incômodo nas pessoas que encontram pelo caminho: elas acham que Knulp não aproveita a vida nem faz o melhor possível para desenvolver de forma útil seus dons e suas capacidades. Entretanto, é desse incômodo que surge a principal reflexão da obra: não seria a simplicidade uma forma de aproveitar a vida?
===
"Knulp" foi meu primeiro - e não será o único, certamente - contato com a obra de Hermann Hesse, mas sua escrita é incrível e a leitura flui muito bem. Um livro curto e delicioso, mas que você só vai conseguir apreciar e entender depois da leitura.

Dani 04/10/2021

Andar e refletir
Que leitura delicada!
Knulp trás da ficção lições e reflexões pra qualquer um que o leia.
Knulp é uma alma feliz, otimista e contemplativa.

katarinafp 17/08/2021

Meu primeiro contato com o autor e gostei bastante. Através de uma escrita simples (mas que não deixa de ser tocante) somos levados a viajar junto com Knulp e conhecer sobre a sua vida.

Diego55 19/07/2021

O andarilho Knulp
Uma bela história de Hesse sobre desapego e solidão, mas principalmente sobre as escolhas que são feitas durante a vida. Considerado percursor do estilo de vida hippie e beatnik.

1 | 2 | 3 | 4 | 5