Knulp

Knulp Hermann Hesse

Resenhas - Knulp

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Chimango 05/07/2021

“ Tudo é lindo quando você olha para ele em um bom momento. ”

Publicado pela primeira vez no ano de 1915, o Knulp de Hermann Hesse é centrado na vida do personagem principal: Knulp. Existem três contos da vida de Knulp.

Este livro é tão simples, mas tão profundo, instigante e comovente.

" Sim. Mas há mais do que isso. As coisas mais bonitas, eu acho, nos dão algo além do prazer, elas também nos deixam com um sentimento de tristeza ou medo. "

natalia 02/07/2021

Esse livro me tirou de uma ressaca literária, por ser curtinho e ter uma história muito envolvente eu mal senti o tempo passar enquanto lia. É exatamente o tipo de coisa que eu gosto de ler, algo que me deixe pensativa sobre o sentido da vida e me faça refletir no meu passado e no meu futuro. Entrou pra lista de favoritos.

Prof. Edivaldo 21/06/2021

O andarilho
Uma narrativa bem construída em torno do protagonista Knulp - um andarilho simples, honesto e que soube cativar as pessoas, onde quer que ele fosse...

anoca 02/06/2021

este livro me passou bastante a sensação que tive em deserto dos tártaros: a de querer ter uma vida que não me faça sentir arrependimento nos últimos instantes.

eu sei que o autor teve um background protestante e de esquerda, mas ler este livro sob perspectiva católica me lembrou constantemente da pequena via de santa teresinha: knulp n foi justo consigo ao lamentar a vida insignificante sob o ponto de vista social pois teresinha já dizia que devemos ser exatamente oq Deus quer que sejamos, se Ele nos quer pequenos, que assim seja, até pq ngm briga pelo último lugar. somos oq Deus acha de nós, se knulp tinha tal inclinação de ser andarilho, era a vida que ele devia ter tido. claro que aqui entra um debate se knulp teve tal estilo de vida pelo trauma do passado e medo de viver de outra forma, mas ainda que isto tenha acontecido, ele conseguiu se perdoar no fim.

n dou uma nota maior pq achei a primeira história fraca e a segunda mediana, só a última que me prendeu totalmente.

Karib 25/05/2021

Me apaixonei por knulp. Um livro pequeno e simples como a personagem, mas muito profundo e encantador como todos os livros de Hesse.

Ruffo 15/05/2021

É um livro bem curto, divido em três partes da vida do andarilho, Knulp. Apesar disso, são histórias que possui certa concordância e esse detalhe com a escrita simples do autor é fenomenal.

francis 13/05/2021

A vida vale a pena quando somos nós mesmos. Um livro fantástico, Hermman continua cada vez melhor.

Perigor 29/04/2021

Knulp, três histórias da vida de um andarilho
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/COQ0J_MnHyt/?utm_source=ig_web_copy_link

Val Alves 23/02/2021

O andarilho
Knulp é um jovem que, num dado momento de sua vida,  decide peregrinar pelo mundo.  Pelo caminho, entre as idas e vindas,  ele encontra velhos conhecidos e faz muitas novas amizades por onde passa.

Em suas andanças compartilha suas experiências com as pessoas que conhece e também com os  velhos amigos que, curiosamente,  sempre não se lembram dele num primeiro momento.
O livro é cheio de diálogos sobre as questões da vida. Os personagens estão sempre em discussões profundas sobre suas visões de mundo,  resgatando o passado e analisando experiências vividas. Há alguns,  por exemplo, que ele se questiona se foi uma boa decisão viver essa vida livre e sem raízes em detrimento de ter uma casa, uma família e um trabalho.

Renata 21/02/2021

Knulp
Um viajante que era extremamente educado e respeitador, por onde passava fazia amigos.Um viajante muito sozinho

Diego 11/02/2021

Simples e necessário
Refletir sobre os caminhos que a vida pode tomar é tema principal deste livro. Knulp é o tipo de personagem em que todos colocam grandes expectativas, desde pequeno revela ter diversos dons, sabe o orgulho da casa? . Porém fatos que não convém citar (para não dar spoiler) levam o protagonista por um caminho "desviado".
É muito fácil julgar o outro pela sua aparência ou pelo que decidiu abrir mão, mas será que no fundo todos nós não desejamos possuir essa liberdade? Talvez simplesmente vagar pelos espaços e contribuir com a nossa alegria e conhecimento não seja mais do que necessário pra se ter uma vida realmente digna, sem os grilhões da vida padronizada (estudar, casar, ter filhos e morrer). Quem disse que viver é algo programável e normativo?
A liberdade reside em seguir os nossos instintos, amar a vida e os seus pequenos detalhes. Isso pra mim resume esta obra. Mais uma das grandes lições de vida que os livros do Hesse são capazes de ensinar. A leitura flui fácil e é bem menos densa do que outras obras como O jogo das contas de vidro e Narciso e Goldmund.

Julia 21/01/2021

A sensação de liberdade
Impressionada com a escrita e desenvolvimento das narrativas. Afirmo que é um livro necessarios para entender as diferentes faces da e o que consideramos liberdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5