Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Geniane 05/08/2023

Tudo Menos "normal"
Tudo Menos "normal" é um livro delicinha de ler. Nele, Jason, um menino autista conta suas histórias, vivencias, lembranças e sensações a partir de sua visão de mundo. A partir de seus relatos é possível aprender um pouco mais sobre o autismo de forma leve e descontraída. Esse é um livro deixa o coração quentinho e recomendo muito a leitura.
"Amarelo é a cor do amor".

Geniane 05/08/2023

Tudo Menos "normal"
"Amarelo é a cor do amor".

Sami 27/02/2023

Leitura essencial, a gente se sente dentro da cabeça da criança com TEA , interagindo é entendendo como ele vê o mundo .

Juriti 22/01/2023

proposta interessante, porém confusa
o livro é narrado pelo Jason que é autista, mostra o mundo de acordo com a sua perspectiva, sentimentos e sensações, é bem interessante nesse aspecto, mas em outros deixa as coisas inacabadas e nem sempre há uma ordem de acontecimentos e o real se funde ao imaginário muitas vezes. É um livro pra ser lido com calma já que a proposta é uma imersão sob o olhar do Jason.

Fabiana.Esteves 18/12/2022

Apaixonante da primeira à última página
Eu poderia simplesmente dizer que li este livro porque tenho uma filha autista e pretendo aprender mais sobre o assunto. Mas não. Já larguei muitos livros de ficção pelo meio porque, cheios de informação, não tinham o principal: envolvimento do leitor com os personagens. Eu não conseguia mergulhar na história. Em "Tudo menos normal", a autora já de início me envolveu numa narrativa bem construída,cheia de nuances, alternando os devaneios, o passado, o presente e a escrita de Jason de uma maneira incrível. O que torna este livro impressionante é o foco exclusivo no sentimento do seu protagonista e em como ele sente e enxerga os outros e às situações ao seu redor. Escrita magnífica,livro incrível! Amei.

Mel ð¯ 05/06/2022

Um livro que nos ajuda a compreender um pouco sobre o que se passa na mente de uma criança com autismo.
Contado em primeira pessoas por Jason, a história nos mostra a dificuldade que é para ele se fazer entender pelos outros. Ele é um garoto muito inteligente, perceptivo e sensível aos sentimentos dos outros. Com muitas palavras na mente e um talento para a escrita, ele busca sua maneira de se mostrar ao mundo. Mas a falta de habilidades sociais faz com que Jason se sinta enclausurado, sem conseguir expressar o que sente para as pessoas a sua volta.

O interessante é que o livro destaca sobre a dificuldade que é para uma mãe reconhcer a diferença e aceitar o diagnóstico de autismo para seu filho, mostra como é presente a tentativa de normalizar e a falta de compreensão sobre os sentimentos da criança. Além disso, fala sobre bullying e como é difícil para o diferente se adaptar ao ambiente escolar. E, mais importante, mostra como é difícil o processo de autocompreensão e autoaceitação das dificuldades e das diferenças quando a criança autista se percebe perante os outros.

O mais interessante, no entanto, é a narrativa no ritmo acelerado de pensamentos e perceções que marcam uma mente neurodiversa.

Marli31 16/05/2022

Jason Blake é um garoto autista de doze anos. Ele tem dificuldade de interagir. Até que arruma uma amiga pela internet, Rebeca. Ambos gostam de escrever histórias e utilizam um site para publicar suas criações. Até que tem uma convenção. Jason e Rebeca acabam se encontrando lá. Porém, ela passa a ignorá-lo devido ao seu comportamento peculiar. Então Jason tem uma percepção maior ainda do quanto ele é diferente das outras pessoas.

Onesko 11/04/2022

Tudo Menos Normal
Um menino que foge das normas vivendo em um mundo normativo.
A capa feia é compensada pelo conteúdo, gostei da história e vi no protagonista um personagem real, com inseguranças reais. Não tem grandes reviravoltas e plot twists, o que passa longe de ser um defeito (pelo menos na minha percepção).
Valeu a leitura.

Max. 02/04/2022

Sem palavras, incrível!
Peguei o livro pra ler ontem à tarde e terminei hoje cedinho. Só li, diretaço! Que livro incrível!
O jeito que o Jason vê o mundo, interpreta o mundo, entende o mundo, é simplesmente encantador.
Super recomendo, que história fofa!

Rei 16/01/2022

Um Livro OK
A narrativa conta a história de um período curto da vida de Jason, um garoto de 13 anos com TEA, Transtorno do Espectro Autista, começa bem divertido e empolgante, mostrando coisas incomuns e diferentes entre as pessoas com está síndrome e as demais, com o passar das páginas o livro vai se tornando repetitivo, e a leitura começa a ficar um pouco mais gastada...
É um ótimo livro para quem não conhece o autismo aprender um pouco superficialmente sobre. Recomendo. :)

Liliana 29/12/2021

Tudo Menos "Normal"
A leitura acontece da perspectiva de um menino, Jason, autista que conta sua história de como ele vê o mundo. Ele escreve em um site da internet e tem uma menina que costuma ler suas histórias. Os dois começam a conversar por e-mail. Mas o grande conflito se dá quando surge uma convenção do site e há possibilidade de os dois se conhecerem.

Ana 09/12/2021

Tudo menos "normal"
Amei o fato de que a história é narrada por uma criança, ainda mais por um garoto autista.

Sensível, leve, empático, sincero. É um livro curtinho, rápido e que cria um universo desconhecido para muitas pessoas, apresentando aos leitores um pouco do espectro autista.

"Mas a coisa que as pessoas mais veem é o seu silêncio porque alguns tipos de silêncio são, na verdade, bastante visíveis.?

?Como se mostra consideração? Consideração é uma emoção. É um sentimento. Não se pode fazer um retrato disso. Porque as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam como elas. Que ajam como elas. E se não fizer isso... Se você não fizer isso, as pessoas concluem que você não sente da mesma forma que elas sentem. E então elas concluem... Elas concluem que você não sente absolutamente nada."

Ane 29/11/2021

Esperava mais
Gostei do livro, mas com certeza não foi como eu esperava. Mas de todo modo não foi uma leitura ruim.

Heloise 07/11/2021

Um olhar do mundo neurotípico por uma janela autista
Um livro de leitura rápida que explora o universo autista a partir da visão (e palavras) do protagonista Jason, um garoto com autismo de alto funcionamento.
Ele nos conta como tantos estímulos externos (sons, toques, cheiros, etc) são recebidos por uma pessoa com autismo e o motivo por agirem em algumas situações diferentes de neurotípicos. As dificuldades e desafios de se comunicar e relacionar-se com outras pessoas e ao mesmo tempo a dificuldade de um neurotípico compreender o seu modo de ver o mundo.
Indico a todos que procuram um exercício de empatia.
Olhar o mundo pela janela do outro!!!