Tudo Menos "normal"

Tudo Menos "normal" Nora Raleigh Baskin

Resenhas - Tudo Menos “Normal”

Ray 27/06/2020

Eu queria dar uma avaliação melhor, eu realmente achei a ideia boa, e por uns momentos até interessante. Mas a leitura se tornou maçante pra mim, algo arrastado, às vezes eu nem entendia, e só esperava o final, e quando chegou o final, eu só pensava "quê?"

Natty Boiani 23/06/2020

O que é normal para você?
Tudo menos "Normal" da Nora Ralingh Baskim

Foi o meu primeiro livro com o tema #autismo que li, apesar de viver o autismo bem de perto.
O livro é contado em primeira pessoa o personagem é um garoto com autismo Jason de 12 anos O que faz ter uma ideia melhor de como é a percepção do mundo de um autista que é bem diferente da que nós "neurotípicos" temos... coisas normais para nós no dia-a-dia como se expressar, manter um diálogo simples e olhar para as pessoas, e até mesmo para os próprios pais se torna uma coisa difícil. Mesmo Jason sendo um autista de alta funcionalidade, ele sofre preconceito e bullying na escola. Por não se encaixar nos padrões do que é considerado normal. Só que quando lemos seus pensamentos no livro percebemos, que ele é um jovem adolescente como todos os demais, que sentem medos, tem sonhos. É um livro que indico ?

Sophia 30/11/2020

"Nunca vemos a nós mesmos da mesma maneira como as outras pessoas nos veem."
Uma leitura muito sensível e que te faz refletir sobre a nossa realidade, repleta de pessoas que esquecem da empatia, mas estão sempre prontas para julgar aquilo que para eles fogem do seu "normal".
Amei que a história foi contada pelo ponto de vista do Jason, sendo possível entender como ele pensa e mostrar que ele não passa de um garoto assim como qualquer outro.

Larixsf 23/04/2021

Resenha Tudo menos normal
Este ano, eu investi um tempo em leituras de pessoas com transtornos mentais e, principalmente, livros na perspectiva de crianças com o espectro autista.

Esse é um dos meus favoritos. Na narrativa vamos conhecer Jason Blake, um menino de doze anos que deseja contar a sua história pelo jeito que ele enxerga tudo ao seu redor.

A visão de mundo de pessoas neurotípicas é bem diferente daquelas que possuem autismo e isso foi o suficiente para já me conquistar logo nas primeiras páginas.

Jason conta sobre as suas limitações, relata suas memórias relacionadas ao diagnóstico, sua dificuldade de convívio social, a maneira como a mãe às vezes não consegue entender a sua condição e, até mesmo, seu problema em usar calça.

Uma das maiores características do autismo é o impasse na comunicação e Jason, para conseguir se expressar, posta histórias publicadas no site Storyboard.

Um usuário do site, Phoenixbird, que ele depois descobre ser uma menina, Rebecca, começa a comentar, se encantar pelos textos dele e, ainda perguntar opiniões sobre os dela. Não demora muito até que eles virem amigos.

A partir desse momento, é como se o mundo se transformasse, porque ele finalmente tem alguém para conversar. Tudo desanda quando surge a oportunidade de eles se encontrarem pessoalmente e Jason teme que Rebecca não o aceite da maneira que ele é.

A leitura é muito fluida e a escrita é tão cativante e delicada que o leitor pode sentir como se realmente conhecesse não apenas o Jason, mas a forma como a mente dele funciona.
Esse livro me tocou de uma forma tão pura que, provavelmente, vou reler em algum futuro próximo.

Espero que tenha gostado da dica, até a próxima 🦊

site: https://www.instagram.com/p/CFxqnjRDzdZ/?utm_source=ig_web_copy_link

Larissa.Jerba 11/11/2020

Livro simples e necessário
Terminei agora de ler e que livro sensível e gostoso de ler. Eu adorei conhecer a história do Jason e entender mais o que se passa na cabeça de uma criança autista. Vale muito a pena.
Falarei mais sobre o livro no meu instagram @larissajerba.

Leitura que aqueceu meu coraçãozinho.

Thamires.Sobral 21/07/2020

O que é Normal?
Em Tudo, menos "Normal" é apresentando pela autora novo universo para muitas pessoas, mostrando um pouco sobre vida de Jason Blake, uma criança/pré adolescente autista, que sofre bullying em todos os locais por não se encaixar no que é considerado "normal" além estar vivendo os típicos dramas de um pré adolescente.

"Porque as pessoas querem que todos ajam da mesma forma que elas? Que falem como elas. Que pareçam com elas." Página 14

Jason resolveu escrever suas histórias online, onde acaba conhecendo uma garota, que demonstra carinho na troca de mensagens e principalmente enxergou suas qualidade de escritor.

Nesse momento podermos acompanhar Jason embarcando em vários dilemas do cotidiano.

Esse é um livro curto com uma boa temática, esperava um pouco mais de desenvolvimento, contudo ao navegarmos pelos pensamentos de Jason, onde conseguimos ver como ele é um garoto, como qualquer outro, com sonhos, medos e desejos. Vale a pena a leitura!😘🤗

Leandra 17/01/2021

Tudo menos normal
Livro gostoso de ler é sobre uma criança de 12 anos com tea, ele nos conta como se sente em relação ao mundo em sua volta, as dificuldade ao som ao toque, gostei muito da leitura ??? o livro é mais do que isso é sobre ser humano independente de qualquer coisa.

Macys 31/03/2020

O que é ser normal?
Obra muito tocante, em cada linha escrita é possível sentir e perceber um toque de respeito e admiração pela diferença que existem entre outras pessoas, afinal ninguém é igual

Bia 16/04/2021

Recomendo muito.
Recomendo para todas as idades

Em vários momentos me peguei refletindo, sobre coisas que ele falava e pensava.

Achei interessante a forma como ele via as coisas de uma forma tão incrível que as vezes, nós mesmos não enxergamos.

Prinup 30/03/2020

Arrastado
Bonito porém arrastado

Cinthia 08/08/2013

Jason é um autista que sofre bullying não apenas na escola, mas em todos os lugares por mais imprevisíveis que possa existir, devido a sua maneira diferente de agir, da maneira dos NTs (neurotípicos).
É um rapaz inteligente e se destaca na escrita.
O livro mostra como a internet pode trazer a oportunidade de uma interação (até certo ponto) com pessoas como o Jason, que possuem problemas em interação social.
Pensei que fosse só uma história, mas a autora tenta mostrar como um autista se sente e porque age da forma que age em alguma adversidade. Mostra como ele vê, sente e ouve tudo, e principalmente percebe. Mostra seus sentimentos, desejos e reciprocidade que apesar de não serem demonstrados, mesmo assim, ele possui.
Para quem interessa sobre o assunto talvez seja interessante lê-lo.

Sil | @silestalendo 26/02/2020

O altismo contado por uma criança
Esse é o tipo de livro essencial caso você não tenha muito conhecimento sobre espectro altista. Um livro narrado por uma criança/pré-adolescente, que descreve como se sente em relação a vários tipos de situações cotidianas, mas que podem ser diferentes para ele.

É um livro bem fofinho mas que traz reflexões importantes, sobre a vida e como precisamos aceitar as pessoas que são diferentes, que não são "normais", porque na verdade ninguém é, cada um é único. Enfim, eu realmente gostei desse livro, só que a trama é bem fraquinha, então por isso não dei uma nota maior.

"Nunca realmente vemos a nós mesmos da maneira como as outras pessoas nos veem."

IsaApCamilo 07/02/2020

null
A história e boa, mais em alguns momentos ela enrola um pouco . Na minha opinião poderia ter sido melhor, mais e uma boa leitura. Recomendo.

Vic 25/02/2021

História sensível e gostosa de ler. Todos os livros narrados por crianças são especiais, porque nos fazem refletir sobre o mundo totalmente peculiar que existe dentro da mente deles. É um livro que dá pra ler rapidinho e faz você pensar muito sobre empatia. Me apeguei a todos os personagens e gostaria muito de mais 400 páginas sobre os pensamentos do Jason. Ainda bem que li. ??

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

no fim a sensação foi que o livro não se aprofundou em nada;
queria muito ter gostado mais desse livro, muito mesmo. mas infelizmente não rolou, achei que a autora se perdeu no meio do caminho, o livro se torna tão chatinho e o final não ajuda nada. terminei ele com a sensação de que foi legal, mas não tinha uma história em si.