Cruzando o Caminho do Sol Corban Addison

Resenhas - Cruzando o Caminho do Sol

Leandro | @obibliofilo_ 19/04/2012

John Grisham não estava exagerando quando disse: "Um romance belíssimo com uma importante mensagem.". É um livro forte, que mexeu comigo de todas as maneiras possíveis. E mesmo após ter concluído a leitura, ainda não consegui esquecê-lo. Ele conseguiu superar minhas expectativas e ainda me mostrou um outro lado do mundo, onde as pessoas — mas principalmente mulheres e crianças —, são tratadas como mercadoria e não como seres humanos, dotados de sentimentos e fragilidades.

"Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano."

Sita e Ahalya — duas irmãs adolescentes, que possuiam uma vida agradável, moravam com seus pais e praticamente não se preocupavam com praticamente nada. Em um determinado dia, seus pais as levaram para verem o nascer do sol. Um dia comum, como qualquer outro. Porém, o destino, às vezes, consegue ser traiçoeiro. De repente, o que parecia ser um lindo passeio entre família, tornou-se um desastre total. Um tsunami aconteceu e destruiu não só uma parte da vida de cada uma, como também toda a costa leste do país onde moravam.

Em meio a todo aquele caos, várias perguntas começaram a surgir em minha cabeça: O que será que irá acontecer com ambas? Elas sobreviverão a todo aquele desastre? Elas irão conseguir alguma ajuda? Essas e outras perguntas foram surgindo e eu consegui sentir todo o sofrimento que ambas estavam passando. Foi realmente doloroso observar todo o sofrimento delas.

Os únicos parentes que restavam na família moravam muito longe e a única solução — ou melhor, explicando, melhor abrigo — era no colégio interno onde estudavam e que ficava muito longe; em outra cidade. E ir a pé, era praticamente impossível. E é justamente quando vão procurar ajuda para ir até o colégio, que tudo muda; muda para pior.

Do outro lado do continente, Thomas — um renomado advogado, filho de um prestigiado Juiz — não se encontrava em um bom momento da sua vida. Na empresa onde trabalhava; onde dedicou alguns anos de sua vida para ajudá-la, depois de um erro cometido, resolvem inesperadamente darem a ele, um ano de licença sabática. Ele tinha que tomar uma decisão difícil e com o apoio da sua mãe, resolveu voltar para a Índia — onde sua mulher, Pryia, estava — e reconquistá-la.

E é justamente quando ele volta para a Índia, que os caminhos entre ele e as irmãs — Sita e Ahalya — se cruzam e toda a história flui ainda mais. Ele vai estagiar na Aces — uma ONG que trabalha no combate ao tráfico humano.

"Como aconteceu para dormir, as meninas brigaram pela comida. O estômago de Sita doía de fome, mas ela não queria participar do combate. Ela ficou quieta em um canto, esperando que uma das meninas sentisse no coração o desejo de compartilhar. Nenhuma fez isso."
Pág.: 359

Ficou claro que ambas — Sita e Ahalya — sofreram bastante. Porém, em minha opinião, Ahalya sofreu um pouco mais. Ficou bastante perceptível — pelo menos para mim —, o sofrimento dela em proteger a sua irmã e a si mesma e acima de tudo, sobreviver a tudo aquilo que estava acontecendo com ela.

"— Você não está aqui porque eu sinto prazer no comércio sexual. Você está aqui porque existem homens que gostam de pagar por sexo. Eu sou apenas o intermediário. Alguns homens de negócios vendem objetos. Outros vendem conhecimento. Eu vendo fantasias. É tudo a mesma coisa."
Pág.: 394

Eu fiquei completamente admirado com o talento do autor. Gostei muito da sua maneira de narrar — principalmente em determinados momentos, onde ele soube conduzir de uma maneira bastante real, passando uma sensação de realidade — o que não deixa de ser, apesar de se tratar de uma obra fictícia.

O livro já está entre os meus favoritos! Foi realmente uma leitura perturbadora e ao mesmo tempo bela. O autor me impressionou de várias maneiras positivamente. Espero poder ler outras obras dele e me surpreender ainda mais. É uma leitura que deixará qualquer leitor — mesmo ao concluí-la —, pensando nela algumas vezes.

Recomendo!
Silvia 25/04/2012minha estante
Tipo de livro que eu gosto.

Leandro | @obibliofilo_ 01/05/2012minha estante
É muito bom!

Leandro | @obibliofilo_ 02/05/2012minha estante
Concordo plenamente com você, Suh! :)

Marcia.Lara 01/08/2023minha estante
Acabei hj... gostei muito

Leandro | @obibliofilo_ 02/08/2023minha estante
É realmente muito bom! Quero reler em breve.

Bruno Rodrigues 19/01/2023

Emocionante
Ficção sobre um advogado norte americano que está sofrendo de amor por complicações em seu relacionamento, sua esposa cruzou o continente e se mudou para Índia. E sobre duas jovens irmãs Indianas que perdem toda sua família em um tsunami, sozinhas e em busca de ajuda, as duas são sequestradas e traficadas. Em uma história emocionante, as vidas das duas irmãs, do advogado e sua amada esposa vão cruzar o caminho do sol.
Livro difícil e pesado de ler em conta dos detalhes sobre o tráfico das irmãs indianas, vai te encher de revolta e tristeza. Mas também vai te encher de bons sentimentos, amor, compaixão, muita esperança entre outros, uma certeza é que vai te emocionar.
Corban Addison adiciona um lindo romance ao livro, o que equilibra um pouco a ficção frente a todo o peso do trafico humano. O autor apresenta uma riqueza multicultural impressionante, que abrange os Estados Unidos, Europa e principalmente Índia. Mas principalmente o autor consegue emocionar e comover o leitor sobre um assunto tão difícil e importante que é o tráfico de seres humanos, algo que pode parecer tão terrível mas que infelizmente é muito recorrente. Isso culmina em uma linda história emocionante, que tem uma linda conclusão.

A. M. 03/03/2023

O amor vence barreiras e supera obstáculos.
Esse livro é muito intenso e conta sobre amor, perdas, sofrimento, tráfico humano e superação. A história de Ahalya e Sita é muito triste e surpreendente. Também adorei os personagens Thomas e Priya que teve um papel muito importante na vida das duas irmãs. A escrita é fácil e agradável, e a leitura nos mantém preso do começo ao fim da história. Esse é um livro que adorei ler e super recomendo.

@bibliotecadedramas 08/06/2021

Corban Addison – o autor do livro, escreveu essa história em 2008 – embora seja uma ficção o tema é bem real e pouco falado no nosso mundo moderno: o tráfico humano. Ele foi para Índia, Europa, Eua e mergulhou nesse submundo pra dar voz a esse livro, passou um tempo com ativistas e foi disfarçado para os bordéis de Mumbai para atender as vítimas, além de escritor, Corban é um defensor de causas de justiça, uma delas a abolição da escravatura moderna, tráfico humano e exploração sexual de crianças, o que eu acho importantíssimo pois vejo como um assunto tão pouco falado.

O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos se intercalam entre um advogado americano e uma menina indiana de 14 anos que é raptada junto com sua irmã dois anos mais velha após perderem toda a sua família num tsunami. O livro por si só já trata de um tema super pesado, é uma história muito bem contada, mas pra mim pareceu que o autor em muitos momentos teve um certo receio de pegar pesado e mostrar como é de fato a realidade do assunto com o leitor. Tanto que no final do livro ele diz que escreveu essa obra de uma forma mais branda, então talvez tenha sido mesmo essa a ideia; contar, mas sem chocar demais – o que pra mim foi exatamente isso que faltou.

“Cruzando o Caminho do Sol” é sim uma história emocionante e comovente do inicio ao fim e ao mesmo tempo muito revoltante tal qual como qualquer assunto que envolva o tráfico de pessoas, mas pra mim faltou o aprofundamento, faltou dar um sacode no leitor, faltou ele mostrar muito mais a realidade crua, direta e cruel do tráfico humano, quem leu Natascha Kampusch ou O Quarto de Jack sabe do que eu estou falando, eu acho que quando se trata de um tema tão pesado e que muita gente faz vistas grossas como esse, você tem que passar o máximo de detalhes e contar da maneira mais revoltante que puder pra justamente dar voz à essas vítimas, então foi por isso que minha nota foi 3/5 porque pra mim deixou a desejar:

site: https://shejulis.com/livro-cruzando-o-caminho-do-sol/

Aline Oliveira 25/08/2021

Cruzando o Caminho do Sol
Maravilhoso, fiquei extremamente marcada por essa leitura.
O livro traz uma temática muito real e necessária, que é a questão do tráfico humano.
Eu fiquei emocionada em vários capítulos,
Me encantei pelos personagens, e foi muito bonito ver o amor e a esperança de Ahalya e Sita.
Apesar de todo sofrimento no decorrer da história, o desfecho deixa o coração da gente quentinho.

Campos 18/01/2021

Me surpreendeu
Ganhei esse livro faz tempo e estava na minha estante parado e resolvi que esse ano ia ler. A história que achei que seria um romance bobo ou algo assim pela capa, me surpreendeu com uma profundidade e com momentos de tristeza e tensão. Não consegui desgrudar o livro. Uma pena o autor só ter esse livro publicado no Brasil.

Ticiane 04/01/2023

Romance que vale a pena ser lido.
Romance maravilhoso, rico em detalhes e que nos prende do início ao fim. A história é uma ficção, porém os casos de tráfico humanos são reais e acontecem no mundo inteiro. O sofrimento das garotas nos faz refletir e tentar buscar respostas para perguntas de como o ser humano é capaz de atrocidades para conseguir dinheiro e poder. A leitura flui de maneira leve, e o desfecho da história nos dá uma sensação de conforto e de esperança. Recomendo a leitura, os personagens são cativantes.

Aylane Nunes 11/10/2022

Muiito bom !!!
Parece um livro que não acaba mais de tantas cenas sofridas que tem. Mas no conjunto da obra, foi um livro bem escrito e fora da minha zona de conforto pois nunca tinha lido nada sobre o tráfico humano. Simples e fluido, da para ler rápido.
Gostei da experiência e recomendo essa leitura.

Leitora Viciada 25/04/2012

Antes da resenha, reli muito bem a sinopse, porque estou com tanta vontade de comentar o livro que não posso, de forma alguma, soltar spoilers. Respirando fundo e tentando escrever uma resenha que esteja à altura. Não apenas do livro, mas também do tema e do turbilhão de pensamentos e sentimentos que me sufocam nesse momento pós-leitura.
Confesso que demorei um pouco para ler o livro, pois os temas centrais são tão impactantes que me fizeram mais refletir e pesquisar sobre eles que ler: tráfico humano, escravidão moderna e pedofilia.
O livro é ótimo, polêmico e nos faz pensar em como existem submundos dentro da sociedade. Como as leis civis e de direitos humanos são ignoradas bem debaixo do nariz de cidadãos comuns e corretos; que jamais desconfiam que algo realmente vil, terrível, escandaloso, grotesco, possa estar ocorrendo todos os dias, bem próximo a eles. Como a realidade pode ser falsa, maquiada, escondida. Em como não conhecemos nada da natureza humana. Ou seria desumana??

O livro é bem estruturado em quatro partes e trinta e três capítulos e um epílogo. No final existe uma nota do autor, o que quase me fez bater com o livro em minha própria cabeça. Não, repito: o livro é ótimo! O problema é que após inúmeras pesquisas sobre o assunto durante a leitura, nas últimas páginas o autor deixou explicações e referências sobre "onde, como e por que" ele próprio se aprofundou, incluindo links! Acho que esta nota deveria ter sido colocada antes da história.
Talvez esteja no final de propósito, pois ao terminar, o leitor fica inquieto, revoltado, estupefato! Então vem essa importantíssima nota do autor para nos fazer jamais esquecer que o problema é global e tão antigo quando a Humanidade.
Nessa nota, o seguinte trecho me foi especial: "Se você trabalha na mídia ou detém uma plataforma pública, mesmo que seja apenas um blogue, pode utilizar essa plataforma para despertar a consciência sobre o problema."
E eu pensei se com uma resenha eu poderia fazer algo. Concluí que não acrescenta nada à luta contra a escravidão e exploração humana, mas pelo menos expresso minha opinião, não apenas sobre o livro, mas pelo tema.

A forma como o autor escreve também é bem organizada, não existem capítulos desnecessários e os acontecimentos fluem. Já nas primeiras páginas não há enrolação sobre a introdução das personagens principais e a ação se inicia rapidamente. São apresentados cenários e protagonistas.
Nos revezamos entre a Índia e a vida de duas irmãs de classe alta, bonitas e cultas, que possuem uma família feliz com pais realizados e casa á beira mar; e a vida de um advogado experiente que vive nos Estados Unidos e passa por momentos ruins no escritório em que trabalha e com a mulher que é indiana e o abandonou.
Os conflitos iniciais são intensos. As meninas ficam órfãs e perdidas após um tsunami destruir a região onde vivem. O advogado não supera um grande trauma e sente-se cheio de dúvidas e perdido quanto ao rumo de sua profissão. Sem precisar de grandes trechos impactantes ou floreios literários, o autor de forma muito simples já consegue cativar o leitor com as personagens e seus problemas imediatos. As meninas são Ahalya de 17 anos e Sita, de 15. O que fazer após perder absolutamente tudo? Casa, família e paz? O advogado é Thomas, e sua (ex?) esposa é Priya.
As personagens secundárias também são excelentes, e são muitas. Cada uma está no livro para causar determinado fato. Ninguém é desperdiçado e não fica confuso para o leitor.

O grande forte do enredo está no que acontece com essas três pessoas em destaque. Você torce demais pelas meninas, página após página. A forma como Thomas entra na vida delas é incrível (apesar do leitor já saber que isso ocorrerá). A ligação que passa a existir entre eles é forte, convincente e emocionante.
O autor nos mostra um pouco da cultura e vida na Índia, os bastidores das diversas ONGs, polícia e Justiça (não apenas na Índia) que lutam contra o tráfico humano, pedofilia e escravidão forçada. Uma enorme rede que enfrenta corrupção, desleixo político, burocracia e bandidos.
A rede contra a pedofilia/escravidão/tráfico humano é grande, eu nem imaginava que existam tantas pessoas altruístas que praticamente deixam de viver suas vidas totalmente para se dedicarem a uma causa humana tão comovente.
No entanto, a rede clandestina dessa exploração e praticante do crime contra a vida e liberdade parece maior. É muito complexa, obscura e entrelaçada.
Os cenários mudam constantemente, viajamos por três continentes e conhecemos a vida de muitas vítimas (a maioria menor de idade), heróis (só existe essa palavra para nomear as pessoas que de forma direta e indireta agem contra isso) e criminosos nojentos, desprovidos de caráter, ética, respeito e consciência.

E para mim, pior que esses bandidos de corpos e corações são os que os apoiam! Sim, o consumidor. O sujo cidadão que paga para estuprar menores de idade. O que acessa vídeos e fotos, dando visitas a sites de pedofilia. Pessoas da pior escória da sociedade, que participam de grupos secretos e frequentam bordéis onde as mulheres e crianças são prisioneiras, exploradas, escravizadas.
Existem ainda os participantes indiretos, os cúmplices, os omissos e os que auxiliam indiretamente. Às vezes escondem uma pessoa na própria casa por uns trocados. E mesmo os que nada fazem, mas sabem "onde ou quem". Sabem e ignoram!

A vida que elas são obrigadas a ter não é vida nem prisão; é o inferno na Terra. Enganadas, raptadas, presas, espancadas, envergonhadas, estupradas, humilhadas, marcadas para sempre. Jogadas de um lado para o outro, como se suas vidas não valessem nada. Ah, mas valem! São negociadas descaradamente, suas vidas são barganhadas. Elas veem dinheiro sujo enriquecendo bolsos podres.
Mesmo as que não sofrem o abuso sexual, sofrem a escravidão e espancamentos durante trabalhos pesados forçados ou são obrigadas a traficarem drogas. Algumas sofrem um pouco de tudo, e a grande dor não é apenas física; é psicológica, emocional, espiritual.
Sonhos e inocência são arrancados delas da pior forma possível. Algumas são vendidas ou exploradas pelos próprios parentes, outras desaparecem e a família nunca mais as encontra, sem ao menos imaginar se estão vivas.

O autor mostra em detalhes esse mundo terrível e chocante.
Me interessei pela parte jurídica e burocrática, pois por ser advogado envolvido com os direitos humanos internacionais, tendo entrevistado vítimas e salvadores e tendo se aprofundado diretamente no esquema desses crimes, ele soube nos apresentar a batalha diária para tentar salvas essas pessoas.
Quanto aos abusos por elas sofridos, o autor nos comove na medida certa, sem nenhum melodrama. Afinal, não há a necessidade disso. Tudo que acontece com elas já possui dor e sofrimento necessários para nos atingir fortemente. Por diversas vezes tremi, imaginando o sofrimento das meninas.

Percebi o quanto sou egoísta e finalmente formei uma opinião sobre isso. Porque antes, por mais que eu me comovesse com histórias assim, uma pequena e injusta parte de mim pensava em como essas mulheres caíam nessa rede. Como deviam ser ingênuas. Por que permaneciam? Por que não escapavam, denunciavam? Ingenuidade, na verdade, minha. Na maioria das vezes: simplesmente não há como fugir e/ou resistir! Me senti uma completa idiota e sem coração por um dia ter pensado essas coisas sobre as vítimas de escravidão e prostituição forçada.

Apesar de ser ficção, com personagens criadas para isso, imagino quantas "Sitas", "Ahalyas", "Natalias", "Ivanas", "Natashas" sofrem nesse mundo. Não importa o nome, nem nacionalidade, idade ou como caíram nas garras imundas desses criminosos. O que importa é que cada uma é um ser humano, e deveria ter o direito a uma vida livre e normal. Nem consigo imaginar.
Admirável a força, a coragem, a esperança e a fé das irmãs do livro, e também de Thomas!
O autor incrimina a sociedade, informa como tudo acontece, choca o leitor e nos arranca lágrimas por cada menina desse mundo, não importa a etnia, que se perde e quase sempre morre nessa rede de escravidão e prostituição.

Não deixem de assistir ao booktrailer. Ah, e a pulseirinha do kit da Novo Conceito é uma das coisas mais fortes presentes na história.

Trechos:
"'Então esta noite eu vou ser vendida também', pensou ela. O horror que isso lhe causava a deixou entorpecida. Ela vestiu seu traje de sedução e foi atrás de Sumeera pelas escadas,"

"Ele tranquilizou, persuadiu, bajulou, e, finalmente, implorou para que o chefe da ACI não desistisse da operação. No final, o homem aquiesceu, mas cortou um terço de seu contingente e jurou que eles estavam só perdendo tempo."

"O mundo podia roubar sua liberdade; podia acabar com sua inocência; podia destruir sua família e arrastá-las por caminhos além de seu entendimento. Mas não podia privá-las de sua memória."

"Ela colocou a mão sob o sári e esfregou Hanumam com seu polegar. Ela tentou rezar, tentou acreditar que o macaco não era apenas um pedaço de cerâmica, que o verdadeiro Hanumam vivia e procurava por ela, mas sua fé não foi capaz de sustentar o peso de seu temor."

"É um empreendimento ilegal que afeta praticamente todos os países do mundo e gera um lucro de mais de trinta bilhões de dólares, forçando milhões de homens, mulheres e crianças à prostituição e ao trabalho escravo."

www.leitoraviciada.com
Tainã Almeida 09/01/2015minha estante
nossa . q resenha fantastica. mas ainda estou com 2 coraçoes :( sinceramente, fiquei supeer tentada a ler , mas é drama . drama é mto ruim . nao gosto de ler/ver um drama sabendo que nao posso fazer nada (pq sabemos que o trafico humano existe . e no momento que tu ta vendo/lendo aquilo , em algum lugar do mundo uma historia pareçida com aquela pode estar acontecendo e estou aqui, lendo ¬¬ sem poder fazer nada ) tenho medo de ler essas coisas e ficar depressiva =/

Cínthia samm 02/02/2024

Surpreendente
Comecei a ler sem ter noção do que se tratava.
Confesso que comprei pela capa, amo a cultura indiana!
Mas no desenrolar da história a escravidão humana e a prostituição infantil são retratadas através de personagens muito cativantes e passei a torcer para que cada um tivesse um final feliz!

Silvia 20/07/2012

Lindo, lindo, lindo...

Duas irmãs vêem as suas vidas serem destruidas pelo tsunami, toda a sua família morreu com o desastre; somente Ahalya com 17 e Sita com 15 anos sobreviveram. Quando Ahalya e Sita acham que ja passaram pelo o pior momento de suas vidas elas são sequestradas e vendidas como escravas sexuais. Ahalya tenta com todas as suas forças sobreviver a mais este infortúnio e a sua única meta é proteger a inocência de sua irmã. Mas o mundo parece conspirar contra as duas, será que elas conseguirão vencer este Mundo de horror? Onde meninas e adolescentes são vendidas e tratadas pior do que animais.
Apesar de todo o horror vivido por estas duas meninas, o livro mostra a força do amor mais puro e mais lindo entre irmãs desde as primeiras páginas.

Este livro é forte e é impossível que você não chore em algum momento; principalmente por se tratar de uma infeliz realidade o tráfico de seres humanos, seja para o sexo ou para o trabalho forçado. É o tipo de livro que após a leitura você vai acreditar que sim o inferno existe e está aqui na terra.

Telma 21/07/2012minha estante
resenha tocante, Silvia.
Parabéns por ela.
O meu está guardadinho, esperando para ser lido.

denis.caldas 21/07/2012minha estante
A Telma tem razão, você resumiu com emoção o livro; espero logo lê-lo.

silviacrika 21/07/2012minha estante
Nossa...parece muito bom!
Estou ansiosa pra ler.

Ana 22/07/2012minha estante
Entrou na lista de desejados pela resenha, por suas palavras muito expressivas, espero ler essa história emocionante.

Aghata Christinny 27/08/2012minha estante
Parabéns pela resenha!
Fiquei ansiosa para ler ^^

Rodrigues 03/09/2021

Livro incrível
Esse livro aborda assuntos pesados e poucos falados atualmente. A importância desse livro não está escrito!!! É uma história fictícia mas cativante e emocionante.
A escrita é muito boa e fluída sem enrolações, não há furos na história e condiz totalmente com a infeliz realidade da humanidade.
A história é linda e os personagens descritos neste livro são palpáveis, bem desenvolvidos.
Eu penso que todos deviam ler esse livro, felizmente meu favoritado.

Yasmin 08/05/2012

Triste e Tocante

Assim que a Novo Conceito anunciou o lançamento de Cruzando o Caminho do Sol tive aquela sensação que tenho quanto me deparo com um livro extremamente tocante e bom, mas que revira nosso mundo de cabeça para baixo enquanto lemos. A trama central do livro é um problema que quase ninguém conhece e quando conhece, quase nunca pensa nele. A venda de ser humano para uso escravo seja na rota sexual seja na rota do tráfico é uma coisa comum, muito comum, mas que as potências preferem tratar as escondidas. Tive contato o ano passado com o assunto depois de assistir um episódio de série e ir pesquisar sobre o assunto. É de arrepiar as histórias de sequestros e abusos. Mas não estou aqui para falar disso, estou aqui para falar de "Cruzando o Caminho do Sol".

O negócio é que quando vi que o livro tratava desse assunto tudo o que pesquisei voltou para minha cabeça. Os sequestros em plena luz do dia, as moças que somem sem deixar vestígio em festas, a caminho da faculdade e nos lugares mais comuns possíveis. Pessoas sendo vendidas, abusadas, torturadas, tratadas como lixo. Demorei a ler por isso. Estava evitando o tema pesado. Sabia que a leitura seria de certa forma exaustiva e forte. Não estava nem um pouco enganada. A história criada por Corban Addison é um retrato de uma triste realidade. A pesquisa que o autor fez para escrever o livro só transforma a história de Sita e Ahalya em algo mais real ainda. É perturbador pensar que agora nesse instante em algum lugar no mundo existem milhares de garotas e até garotos sendo vendidos e usados como uma coisa e não um ser humano.

Ahalya e Sita viviam com a família em uma cidade tranquila da costa da Índia. A família era da casta de comerciantes e eles tinham uma vida boa. O mar sempre foi a companhia mais agradável das meninas até o dia que de súbito aconteceu o tsunami. Ahalya escutou ao amanhecer um tremor, mas julgou não ser nada. Naquele dia ao passear na praia com a irmã e os pais ela percebeu que o mar estava estranho, as ondas estavam recuando, mas quanto viu que tinha algo muito errado já era tarde. A onda engoliu tudo. O máximo que ela conseguiu fazer foi se segurar e gritar para a irmã fazer o mesmo. Os pais não tiveram a mesma sorte, nem a empregada e nem a avó. Com a família morta as duas meninas saem em busca de ajuda. Pretendiam chegar ao colégio em que estudavam. Sem transporte elas aceitam pagar para levarem elas até lá, mas o conhecido das duas desce em um local anterior e o motorista, completamente desconhecido, as vende. Sita e Ahalya não entendem nada, mas logo na primeira noite o mundo das duas despedaça mais um pouco.

Do outro lado do atlântico o advogado Thomas passa por uma grave crise no casamento. A vontade de crescer na carreira acabou custando caro. O casamento se desgastou e chegou ao limite quando há poucos meses a filhinha do casal morreu. Era apenas um bebê. Esse foi o limite. A esposa de Thomas saiu de casa. Foi passar um tempo com os pais dela na Índia. Quando a firma em que Thomas trabalha lhe dá um ultimato ele presencia uma cena que mudará sua vida. Ele aceita a transferência de um ano para Índia e resolve trabalhar para a ACES, uma ONG que atua contra o tráfico humano.

A partir desses dois pontos a trama se desenvolve. Não vou contar mais detalhes de como a vida de Thomas e das irmãs vão se cruzar para não estragar as surpresas que o livro trás. É o primeiro livro do autor e surpreende ao narrar com destreza um assunto sério de forma crível. Um livro que apesar de conter descrições de termos técnicos não se tornou cansativo. A cada página a vontade de descobrir como tudo terminaria ia ficando maior. É impossível ler sem sentir. Todas as minhas suspeitas sobre o livro se confirmaram. É angustiante acompanhar a trajetória de Ahalya e Sita. Mexe com qualquer um ler o que elas passaram. Thomas também é um personagem muito bom. Apesar do início um pouco lento gostei bastante do todo. Passando por várias mudanças de cenários e descrições de uma cultura muito diferente o livro não perde ritmo e os fatos se desenrolam de maneira rápida a partir de certo ponto. Addison não só narrou esse universo marginalizado do tráfico, como também mergulhou na cultura indiana com sucesso. Sem explorar utilizar de cenas vulgares e pesadas demais Addison conseguiu passar sua mensagem. Ele conseguiu dar face às vítimas desse crime tão pouco divulgado e despertar nos leitores sentimentos variados.

A edição da Novo Conceito está perfeita. Não encontrei erros e a fonte é do tamanho ideal para não atrapalhar a leitura. A editora também manteve no final do livro a lista de links que o autor indicou. Muitas editoras retiram essas listas e Novo Conceito acertou ao mantê-la. As notas de rodapé também foram bem úteis. Não encontrei informações sobre adaptação para o cinema, mas pelo enredo duvido que vá demorar a sair um filme do livro. É uma história que leva tempo para você digerir e como o autor disse no final do livro é impossível não se envolver com a história de pessoas que passaram por isso. É inimaginável e inconcebível que esse mercado não seja investigado e punido com rigor. O final da história de Sita e Ahalya foi (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com.br/2012/05/resenha-cruzando-o-caminho-do-sol.html

nanadq 09/11/2020

"Para alcançar a cura, ela compreendeu, era necessário se mexer e ter um propósito, a garantia de que a vida ainda valia a pena ser vivida."
Sita e Ahalya perdem tudo em uma tragédia natural. Sem casa, família ou dinheiro, as irmãs saem a procura de ajuda, sem saber que acabariam vítimas da exploração sexual indiana. Paralelamente, Thomas é um advogado americano que, depois de sua esposa o deixar, resolve se voluntariar num programa que atua contra o tráfico humano na Índia, sua vida acabando por se encontrar com a das irmãs.

Os capítulos são alternados entre os pontos de vista das irmãs e o do advogado, e seguindo Sita e Ahalya, conseguimos acompanhar toda sua jornada durante esta experiência completamente traumatizante, o autor não falhando em nos fazer torcer para que tudo dê certo com as meninas - já com Thomas… Eu não consegui me conectar com o advogado, achei suas motivações rasas e pouco convincentes e ele acabou se tornando, para mim, aquele típico “salvador-branco” que conhecemos de outras obras.

Resenha completa no instagram: @cortesebrochuras
Bia 04/10/2021minha estante
Tb achei isso, principalmente quando chega na parte que diz que "os EUA é o melhor país do mundo".... ahahahahah