Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

lyv 16/04/2024

Apesar de ser um tanto diferente dos romances mais comuns que costumo devorar (daqueles bem 'farofonas' haha), "Noites Brancas" de Dostoiévski me pegou de jeito com sua abordagem singular. O ponto de vista da narrativa, focando no homem e deixando a mulher em segundo plano, é um aspecto que fez uma diferença absurda.

Confesso que a escrita densa e repleta de floreios não foi exatamente o que eu esperava. As frases longas e elaboradas exigiram um pouco mais de paciência e concentração, especialmente para alguém como eu, mais acostumada com livros contemporâneos. Porém, reconheço que talvez isso seja apenas uma questão de adaptação ao estilo do autor e ao universo dos clássicos literários.

Apesar das minhas ressalvas quanto à escrita, a trama em si me conquistou. A história dos três personagens principais é cativante e desperta o desejo por uma exploração mais profunda de suas vidas e relacionamentos. Fiquei com vontade de mergulhar ainda mais fundo na história e descobrir os intricados detalhes que certamente estão por trás de suas ações e emoções.

Em resumo, "Noites Brancas" pode não ter sido uma leitura totalmente fácil para mim, mas ainda assim foi uma experiência envolvente.

Bruna Gouvêia 16/04/2024

De bom, só o título!
Muito feliz de ter comecado Dostoievski por "Crime e Castigo", que amei, pois "Noites Brancas" de bom só tem o título, na minha humilde opiniao. Facilmente uma das piores experiencias de leitura que ja tive.

ka 16/04/2024

Um minuto inteiro de felicidade
Dostoiévski como sempre um gênio da aflição e sofrimento!
A linguagem é sim cansativa para quem está acostumado com os livros atuais, mas não deixa de ser uma ótima leitura.

As histórias, os causos de amor, as súplicas, as memórias e as tristezas são trabalhadas de forma sútil e melancólica.

As últimas páginas são tristes, mas é em suas últimas frases que o personagem se liberta de toda dependência que um dia circundou sua vida.

Boa leitura!

Giulia 15/04/2024

?????? Noites Brancas
Até a metade não estava gostando, mas é o final que faz a história se tornar interessante. Só consigo pensar que essa Nástienka é uma baita 🤬 #$%!& , hein? ?

isa da anya 15/04/2024

O que foi isso
Nossa nao sei mem o que dizer to sentindo uma dor la no fundo bem no fundo la dentro
que odio me identifiquei muito com esse cara to maluquinha entendi tudo q ele diz tudo tudo eu sou ele ele eh eu juro!!! a historia foi tao legal nossa eles sao tao emocionados eu sou assim tambem a escrita tao boa tao rebuscada porem compreensivel li tao feliz nossa dostoievski voce eh um pai to apaixonada por esse livro

snufkncore 15/04/2024

Verão em são petersbugo
Escrevendo a resenha agora pra entrar no desafio pq eu esqueci !
minha primeira leitura do dostoiévsky, comecei nesse conto justamente por ser mais curto. Senti uma pegada bem do romantismo, não era o que eu já tinha ouvido falar dele.
achei a história legal, mas meu deus o mano fala muito, não sei se gosto de personagens tão prolixos. No final já tava achando ele até meio crinjola, mas, vai saber, as vezes sou eu que não entendo os românticos !
agora estou lendo gente pobre, tô curtindo

tha_rbrandao 15/04/2024

Nos sonhos, crio verdadeiros romances
?Há quem diga que ainda terei muito tempo para dormir depois da morte, mas quem disse que não estou vivendo enquanto sonho?? - Letrux.

Nas noites de verão de uma São Petersburgo do século XIX, onde a luz não nos abandona e a noite é clara como a aurora, o romance de quatro noites vivido por Sonhador e Nástienka tem tom lúdico e atmosfera onírica, enevoada pela sensação de que, com a cidade vazia, eles são as únicas pessoas no mundo. Me senti em um sonho.

Tudo pareceu surreal, de uma maneira meio embriagada; a maneira como Sonhador vê o mundo ao seu redor, em uma solidão tão plena que prédios e aranhas são amigos queridos, além da entrega com que se dá aos seus sentimentos chega até ser engraçada. Me peguei rindo da volúpia com que o homem se dá de boa vontade às paixões.

Já Nástienka foi uma figura meio ilusória para mim, tal como são as pessoas que compõem os nossos sonhos. Mas ao nível real, quando foi citada a idade dela, logo pensei: imatura. Uma garota nova demais, ingênua demais e desesperada demais para se apaixonar, uma combinação nada boa. E realmente, em algum lugar entre o amor, a insânia e a amizade, ela viu a responsabilidade afetiva, achou que era uma bola e chutou longe! Não consegui a perdoar, por mais que o próprio Sonhador não acuse-a.

Mas, por outro lado, acho que também me faltaria prudência e sensatez se caísse noite entrasse dia e tudo continuasse claro. Sei bem que de madrugada, quando tudo fica quieto, tendemos a ficar mais suscetíveis à confissões desvairadas, e não sei dizer se a luz de uma madrugada iluminada ajuda ou piora essa sensação. Sei que aqui, isso tornou o cenário perfeito para pessoas emocionadas exaltarem suas intensidades.

Eu esperava amar esse livro, mas por algum motivo eu apenas gostei. Se ele tivesse mais páginas provavelmente eu teria abandonado? Não sei dizer o que me desagradou, mas acho que como obra introdutória a Dostoiévski é um bom livro. Talvez foi o romantismo trágico? A maneira de escrever como se fosse uma pessoa com crise de ansiedade cuspindo várias palavras por segundo sem mal respirar? Não sei, mas de todo modo irei ler outros livros do autor e espero encontrar algo que eu verdadeiramente ame.

Beatriz.Mello 15/04/2024

O livro dos emocionados
Se alguma vez na vida ja te colocaram como o ?emocionado?, saiba que você não é nada perto de Dostoiévski. Além de emocionado o personagem é completamente narcisista e egoísta, a Nastienka é outra desesperada por validação amorosa e carente.
Fofos ?
Nesse livro a gente consegue ver como certos problemas e traços de personalidades são atemporais.
Mas mesmo com essa perspectiva ruim dos personagens, eu amei. Porque ele é cru. No sentido de mostrar realmente a natureza humana, mesmo sendo um romance.

?E você se pergunta: onde é que estão os seus sonhos? aí você balança a cabeça e diz: como os anos passam depressa! E outra vez se pergunta: o que foi que você fez com os seus anos? onde você enterrou sua melhor época? Você viveu ou não viveu??

Giovanna 15/04/2024

Que livro envolvente mds!! Eu amei os personagens e ao msm tempo senti desgosto pelas atitudes deles. Terminei e fiquei de cara

Maria.Eduarda 15/04/2024

Porta de entrada desse autor
Caraca que livro insano, eu achei o autor muito doido e talvez um pouquinho emocionado, mas mesmo assim achei a leitura muito fluida, já quero ler mais dele

Maara51 14/04/2024

"Ó Nástienhka! levamos uma vida lenta, monótona e vazia. Segundo ele pensa, estamos todos descontentes com a nossa sorte e atormentados pela existência..."

Yanna 14/04/2024

Comecei esse livro por ?nos sonhos crio verdadeiros romances? e terminei ele destruída por ?É fácil se apaixonar por uma ideia?.

Dostoiévski foi capaz de descrever sentimentos e emoções que eu já senti (e com certeza você também) mas nunca consegui transcrever em palavras. É como se ele estivesse sentindo todas as emoções da humanidade e as tivesse colocado no papel.

O livro é curto, então, consequentemente tudo acontece muito rápido, mas isso só melhorou a experiência do livro, pois você vive um misto de emoções a cada página!

O plot desse livro é uma coisa tão besta e óbvia, mas ao mesmo tempo é algo tão triste e surpreendente que você não sabe se rir ou se chora. ?

Dostoiévski é genial.

Julia 14/04/2024

Noites Brancas
A história é bonita, tem muitos detalhes que são diferentes do que eu estou acostumada com os livros contemporâneos mas se torna cativante por isso.
O final me deixou muito frustrada, pq não é um final feliz. Porém, os planos não
pareciam certos, parecia que ia dar tudo errado mesmo. E deu.
Gostei das explicações no final do livro e sobre o Dostoiévski, que é um grande autor. Por eu nunca ter lido nenhum livro dele antes, sendo esse o primeiro, não sabia os seus costumes e características mas gostei de ter uma analise das obras dele.
Minha nota é mais pela minha experiência com o livro e pelo meu gosto de leitura não ser esse.

dartres 14/04/2024

"Um momento de felicidade! Sim! Não será isso bastante para preencher uma vida?"

Tá aí um livro que mostra que rancores não acrescentam absolutamente nada em nossas vidas.
manoellen.ferreira 14/04/2024minha estante
tô maluquinha pra começar a ler Dostoievski!!!! nem sei por onde começar!

dartres 15/04/2024minha estante
Esse foi meu primeiro, peguei por recomendação de uma amiga e gostei muito!!