Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Bonkis 18/04/2024

Palmas, somente.
Eu abri esse livro esperando uma linda história de amor, e o que recebi foi uma pedrada bem no meio da minha testa. Eu tô me sentindo massacrado.
E o pior é que eu entendo perfeitamente esse homem. Já ouvi dizerem que ele é chato ou coisa parecida (vai ver eu também seja chato afinal), mas eu não concordo, eu entendo o que ele sente e sei do que ele tá falando...........
Dostoiveski nunca erra mesmo.

sass.off 17/04/2024

Um romance clássico incrível
Não tem como eu começar essa resenha sem falar sobre a edição belíssima da Antofágica. Primeiramente, é uma edição igual eu falei antes extremamente bela, desde a capa as belas figuras que fazem você se ambientar ainda mais no livro, além de ter o bônus da equipe que fez esse trabalho e a vídeo aula mais aprofundada sobre a história.

Sobre o livro, eu considerei um livro fantástico por vários pontos que foram:

1- um clássico relativamente fácil de ler
2- um romance profundo e escrito de forma belíssima
3- uma leitura extremamente fluida

Não vejo a ora de ler outras obras desse autor.

Bluemaria 17/04/2024

Adorei
Meu primeiro livro do Dostoievski, simplesmente adorei, a história flui bem e a leitura fácil
A história me cativou muito!! Um turbilhão de emoções, ao decorrer compreendi o sonhador, quem nunca foi iludido? E amou intensamente alguém. É um livro que mostra como é estar apaixonado por alguém que não sente o mesmo, como é doloroso amar sozinho. Mostra a frustração e a angústia de um sentimento não correspondido.
Pretendo ler mais obras do Dostoievski.

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira?..." ???

valentinadmoura 17/04/2024

Foi meu primeiro contato com o autor, e dou 3.5 ??. Achei o começo do livro bem confuso e lento, principalmente nas partes de reflexão do narrador, mas do meio para o final fica mais intenso. O final é bem inesperado e emocionante.
De um modo geral, curti a leitura!

belalchemist 17/04/2024

Acho que botei muita expectativa
Por ser um livro do dostoievski e um clássico acho que botei muita expectativa e o livro não atingiu oq esperava, apesar de ser uma leitura legal, ainda mais por ser mt curto, compensa.

achei esse protagonista o maior coitado do mundo, parece aqueles adolescentes usuário de discord que ficam choramingando sobre a vida e em como nunca tocou uma mulher, mas são uns emocionados insuportáveis, ainda fica falando como superior e reclama quando a garota fala pra ele falar que nem uma pessoa normal.
tem gente que é sozinha pq é chata!

agora a nastienka, que vi uma galera metendo o pau, achei super ok, ela tem 17 anos vive trancada em casa e deixou claro as coisas desde o início, muito mais madura que o protagonista que sonhou tanto que ficou cego da realidade.

a história é sobre dois emocionados solitários com final previsível, mas tem muitas frases bonitas que você sente quando lê, achei a escrita maravilhosa quero ler outros do autor pq esse realmente não foi pra mim, mas acho que valeu a pena ler
Muna.Mendes 19/04/2024minha estante
amg eu to lendo crime e castigo, meu primeiro contato com a obra do Dostoievski, e a sensação está sendo completamente outra. Se Noites Brancas tivesse sido o primeiro, eu acho que não daria nem chance pra outras obras

belalchemist 19/04/2024minha estante
quero mt ler outro dele pq gostei da escrita, acho q comecei pelo errado msm kkkkkk

Myka 17/04/2024

Eu não tenho o que descrever sobre esse livro, o turbilhão de emoções que ele trouxe. Noites brancas conta a história de um sonhado que mora em Petersburgo que passa o dia vagando pela cidade, um homem solitário e sem ninguém. Até que um dia ele conhece uma bela moça sentada em um banco sozinha chorando, ele começa ter apego por ela ter uma paixão, até que ele se dá conta que a ama. A única pessoa na cidade que deu moral pra ele quem não se apaixonaria. Até ele descubri que ela esperava outro com isso ele se sentiu a pior pessoa do mundo, pq ela tinha carinho por como irmão.confesso que fiquei merendo de raiva da Nástienka o tanto que ela magoou o sonhador

Deysiane 17/04/2024

Uma história curta, mas profunda e com escrita linda. Vale a pena reservar uma horinha para apreciar este clássico romance.

starsfeld 17/04/2024

"Um minuto inteiro de felicidade plena! Seria isso pouco para toda a vida de um ser humano??"

Confesso que tinha colocado expectativas demais nesse livro, mas no início não me cativou e somente na metade do livro a leitura fluiu e comecei a gostar. O final me surpreendeu demais e me deixou emotiva, pois não estava esperando por isso.

Beatriz3345 17/04/2024

Excelente
O narrador, inicialmente misterioso, revela gradativamente parte de sua história e de sentimentos que já lhe pertenceram/pertencem. Partilha com Natienská conversas. Há uma troca entre eles de revelações sobre os sentimentos que carregam consigo. Nas partes iniciais do livro, Natienská tem um bom ouvinte, que pouco fala de si. Na última parte da obra, o narrador (que se autointitula ?um sonhador) afeta os leitores com sua descrição tão intensa. Ele parece sufocar o que sente ao decorrer do livro. Até que por fim, sente uma necessidade de revelar o que não aguentava mais guardar somente para si.
brenda1 17/04/2024minha estante
esse livro é muito bomm

Isa_04 17/04/2024minha estante
De um livro que terminei e nem vi ??

Debora 17/04/2024minha estante
muita vontade de ler! vale a pena?

myle 17/04/2024minha estante
vale! é curtinho até.

jope𪽠16/04/2024

Gente primeiro que eu achei tanto o principal quanto a nástienka uns coitadinhos moradores da coitadolandia, e eu estava ficando bem irritado que o cara é muito chato, mas na quarta noite começou a ficar TAO TAO bom e meu deus que final foi esse, muito bom

Marcelo 16/04/2024

Curtinho, mas difícil de superar
Amei o livro, terminei em um dia, ele é bem curto.
Estou começando a ler o autor, e curti demais de verdade.

Isaquesims 16/04/2024

Curto, porém profundo
Tido como "a melhor porta de entrada para Dostoiévski", Noites Brancas é um romance envolvente que entrega reflexões profundas sobre o que é ser solitário, o que é a intimidade e o que é o amor.
O protagonista é simples em seu geral, porém tem suas profundidades expressas em sua essência. Solitário, incorruptível e acima de tudo, sonhador.
Nástienka é também romântica e sonhadora, porém mais egoísta e indecisa do que nosso querido romântico.
A trama se torna uma montanha russa de esperanças e desapontamentos, até o final o qual somos tomados pela apreensão.
A leitura é fluída e simples, há vários detalhes em certas circunstâncias mas apenas para valorizar ainda mais o espaço que foi expresso.
Recomendo a leitura, é viciante.