Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Gabyyy_bezerra 20/04/2024

UAU
Dostoiévski explora a profundidade das emoções humanas e como elas podem desafiar nossa compreensão da realidade. Ele questiona se esses momentos de intensa emoção não são, na verdade, mais reais do que tudo o mais. Essa reflexão nos convida a repensar nossa percepção da realidade e considerar o papel das emoções e experiências intensas em nossa compreensão do mundo ao nosso redor e sobre a dualidade da vida e da realidade, questionando se a experiência humana é verdadeiramente uma manifestação concreta ou apenas uma ilusão. Ele desafia a percepção comum da realidade, levantando a questão de por que, em momentos de intensa emoção ou experiência, sentimos uma sensação tão vívida de realidade.
Fica como reflexão que momentos efêmeros e experiências curtas também possuem significados duradouros e conexões profundas, nem tudo que é significativo é eterno, breves momentos podem ter mais impacto que longos, tudo é subjetivo e depende da sensibilidade de cada indivíduo, experiências se mostram ilusórias e pouco concretas.

wAnnah_ 19/04/2024

O balde de água fria que eu não sabia que precisava!
Como descrever esse livro? Senhor, é surreal a forma que é possível se identificar com dois personagens muitos distintos ao mesmo tempo, e Dostoiévski sabe MUITO bem como fazer isso. A cada frase do protagonista eu me identificava e me assustava ao mesmo tempo, como pode um homem sofrer tanto mas ao mesmo tempo criar esperanças, sendo que no final elas vão ser em vão?

"Era como se de um momento para o outro todos se tivessem esquecido de mim, como se, no fundo, eu fosse completamente estranho para todos."

E que final foi esse! Eu fiquei sem chão! Será que nosso querido Dostoiévski nunca vai poder nos dar o luxo de termos um livro com um final feliz?! A forma como a Nástienhka deixou o protagonista do livro, mas ao mesmo tempo pediu para ele continuar sendo amigo dela e continuar amando ela, me deixou pasma! Sem reação! O livro faz a gente sentir na pele oque o protagonista passa. Sem palavras, Dostoiévski nunca erra.

"aquele raio de sol que de súbito surgiu por entre as nuvens, para logo depois voltar a esconder- se por detrás de outra ainda mais escura, anunciadora de chuva, de tal maneira que todas as coisas se tornaram ainda mais lôbregas e mais sombrias... Ou seria que os meus olhos divisaram o meu futuro e nele viram algo de árido e de triste, algo semelhante a mim mesmo, ao que eu sou agora, àquilo que serei dentro de quinze anos, neste mesmo quarto, igualmente só.."

Leticia.Ramos 19/04/2024

Dor e sofrimento
Odiei ter me identificado com a nastienka depois que teve seu coração partido e odiei mais ainda ter me identificado com o cara depois dela largar ele sem mais nem menos. Ótimo romance. avassalador e Triste. só não foi 5 porque o começo não me prendeu tanto.

?perguntas por onde andarão teus sonhos e meneando a cabeça dizes: "Como os anos voam!". E novamente te perguntas o que fizeste dos teus anos? Onde enterraste os teus melhores momentos? Viveste ou não? "Vejas, dizes a ti mes-mo, vejas como está esfriando. Anos passarão e com eles virá a sombria solidão, virá a velhice trépida acompanhada da bengala e em seguida a angústia e o desânimo. Teu mundo fantástico está empalidecendo, teus sonhos estão murchando, definhando e desprendem-se como as folhas amarelas das árvores...?

Essa aqui pegou forte em mim

Thalita 19/04/2024

Uma ilusão tão prazerosa, apesar de ser torturante...
Em apenas quatro noites, e em 8 hrs de leitura, consegui me irritar e me identificar com ambos personagens. E, no entanto, como eu posso ser tão parecida com eles? Se eles estão em papéis tão divergentes? Pois é, eu me perguntei isso durante todo o trajeto.
O desenvolvimento da história é coerente com a dos personagens, e faz com que, todas as emoções e sensações depositadas nas linhas, façam sentido, é sentido na carne!
Me perdi e me reencontrei diversas vezes que foi difícil fazer as contas.

!!!POSSÍVEL SPOILER NA FRASE A SEGUIR!!!

"Como os anos passam depressa! Que fizeste durante esse tempo? Chegaste realmente a viver ou não? Que frio faz neste mundo, basta que passem mais uns anos para que chegue a espantosa solidão, a trémula velhice que traz consigo a tristeza e a dor. O teu mundo fantástico há de perder então as suas cores, murcharão e morrerão os teus sonhos, e como as folhas amarelas que tombam das árvores, também eles se desprenderão de ti."

Ruliana0 19/04/2024

Gosta de sofrer, e fazer a gente sofrer junto.
?Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem??
Daniele 19/04/2024minha estante
Não vejo a hora de ler esse !!!

swiftiebookworm 19/04/2024

O narrador é muito otário KKKKKKKK (igual eu :( que odio)
nao achei q ia me conecar tanto com literatura russa, uma coisa super fora da minha zona de conforto, mas eu amei e falou mto cmg

*Day* 19/04/2024

SINGELO...
Singelo, doce e ao mesmo tempo triste.

Só não dei mais estrelas, pois vou reservá-las para a outra edição que estou lendo desse mesmo livro, embora tenha amado essa leitura e meu livro velhinho esteja cheio de marcações, vou deixar aqui somente as preferidas...

"Na verdade, quando estamos infelizes, sentimos com maior violência a infelicidade dos outros; o sentimento nao se destrói, concentra-se.... p.62"

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?... p. 92"

Recomendo muito essa leitura ^_^

Matheus uc 19/04/2024

500 dias com ela é uma releitura/cópia americana de noites brancas, e nada .e convence do contrário

Letícia Martins 19/04/2024

Triste, mas gostosin demais
Não tem como sair feliz de uma história de Dostoievski. Nesse livro que ouvi tinha mais um conto, O casamento e a árvore de Natal. Que conto horrível. Eu sei que a ideia é essa, chocar, incomodar, jogar na cara o que tem de errado na sociedade, mas eu não esperava sair tão enojada.
Sobre o livro em si, Noites Brancas, achei muito gostoso. Adoro esse romance inocente, a intensidade dos sentimentos, o drama. Claro que o final não é feliz, mas faz parte da experiência.
Letícia Martins 19/04/2024minha estante
Errata: Uma árvore de Natal e um casamento

Muna.Mendes 19/04/2024

Hão de secar por si mesmas, estas lágrimas
Um momento de felicidade! Não será isso o bastante para preencher uma vida? (p. 96)

Eu gostei bastante das reflexões postas, da centralização do que seria uma pessoa sonhadora e como ela navega a vida; mas eu não gostei dos personagens e da trama em si. O narrador quase não dá espaço para o interesse romântico, estando mais preocupado em chorar as dores da sua própria solidão, e a Nástienka é uma moça de 17 anos que (obviamente) não tem maturidade pra estar lidando com um relacionamento.

Em resumo: as personagens estão mais interessadas na idealização de um romance do que na pessoa em si
Alexandre.Iunes 19/04/2024minha estante
Este livro tem bastante do romantismo e a natureza fugaz da busca por felicidade (me lembrou tempus fugit do arcadismo) e a inevitabilidade da transitoriedade na vida (o que me pegou bastante).

_v4mpire.ghoul 19/04/2024

Primeiro contato que tive com a literatura russa e esse livro superou minhas expectativas, esperava um livro de romance bonitinho e inocente e fui totalmente iludida.

Aconselho a leitura, é um livro rápido e fácil de compreender.

C4nteiros 18/04/2024

Primeiro contato com Dostoiévski
Foi meu primeiro contato com Dostoiévski e confesso que não foi tudo isso que esperava não. Mas também, em defesa do cara, eu escolhi um livro mais simplório (em quesito de drama), justamente para começar sentir sua literatura.
Quase certeza que gostarei dos outros.
Alexandre.Iunes 19/04/2024minha estante
Leia memórias do subsolo, é um bom livro para entender a escrita do Dosto. Antes de acessar os calhamaços.

C4nteiros 19/04/2024minha estante
Obrigada! Vou ler sim!

RaquelSales17 18/04/2024

Que situação
A história do narrador solitário, a bela Nastienhka e o inquilino que se passa em San Petersburgo durante 4 noites que acontece tuuudo.
Eu adoro os ácidos romances russos