Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Noites Brancas

Beatriz Lima 21/05/2024

O Sol da Meia-Noite
Não sei se li errado, mas achei esse livro extremamente patético. Me diverti horrores com a mediocridade dele e ri muito com ela comparando ele com o outro e dizendo que mesmo assim ela escolhe o outro. Coisas que acontecem, gente como a gente. Dostoiévski que me perdoe mas que personagem insuportável.
Porém amei a relação com o fenômeno natural e o que o personagem sente. Genial.

Julia 21/05/2024

Noites brancas é um conto clássico do autor russo Fiódor Dostoiévski, que narra a história de um homem solitário que encontra uma jovem mulher em São Petersburgo e passa várias noites conversando com ela. A história explora temas como solidão, amor e ilusão, culminando em uma reviravolta emocionalmente impactante. Gostei bastante da forma como Fiódor escreve apesar de não ser comum no meu dia a dia, achei que ele poderia ter explorado mais no final, porém gostei.

sosojwx 20/05/2024

"Sinceramente já desisti. Tenho 26 anos, nunca beijei nem transei. Assinei o Tinder Premium por 40 reais e não dei nenhum match. Sinto que fracassei como homem, as mulheres tem medo de mim. Minha família pergunta pq eu não namoro, e eu tenho que dar aquele sorriso dizer que não quero"

Mark 20/05/2024

Mergulhe com sua solidão
O livro descreve de maneira muito interessante sobre a solidão e angústia de viver desesperançado com a simples possibilidade de um dia ser feliz.

Em muitos momentos a leitura teve um certo ar cômico, especialmente nos momentos em que mais pareciam dois desesperados famintos pelo contato um com o outro. Já em outros momentos a leitura me rendeu algumas reflexões inclusive um texto, que talvez um dia publique, em alguma proporção conseguiu cutucar uma ferida que eu achei não mais existir em meu coração.

A leitura deste livro, aparentemente tão curto, torna-se um mergulho profundo e denso a partir do momento que permitimos abrir os braços e nos impulsionarmos em direção ao centro que a história nos propõe: a solidão.

Saulo106 20/05/2024

Emotivo, romântico e triste
Foi um livro muito impactante! A escrita é bem fluida, cheia de diálogos emocionantes e reflexivos. O principal assunto abordado é a solidão e a amizade entre homens e mulheres, com o final, de partir o coração, sintetizando bem esses temas e nos convidando para reflexão. A forma como foi abordada a solidão e a angústia do protagonista foi linda e poética! Me identifiquei muito. Ótimo livro!

Eduardo 20/05/2024

A solidão por Dostoievski.
Comecei a ler sem muita pretensão e fui sendo cativado pouco a pouco, sempre me impressiono com alguns reflexões tão singulares nas obras de Dostoievski e nessa não foi diferente.

A maneira como a livro se desenvolve é agradável demais e ao mesmo tempo angustiante e sofrida, acompanhar a visão do protagonista sobre a solidão foi certeira numa época em que sentia coisas parecidas.

Dara.Leandra 20/05/2024

Noites Brancas
Esse livro é bem curtinho e como eu queria conhecer literaturas de outros países, decidi começar a literatura Russa por ele livreto.

Embora pequeno traz uma profundidade do personagem principal, confesso que me surpreendi com o final. Não posso dizer mais do que isso para não estragar a surpresa...

Foi uma leitura desafiante no começo, porque não entendi direito o personagem. Mas pesquisei algumas resenhas e voltei a ler novamente!!!

Luiz111 20/05/2024

A vida não é fácil para os sonhadores
Outro dia li uma discussão sobre a quantidade de páginas que um bom livro deveria ter. Noites Brancas não chega a cem, no entanto, dependendo da sensibilidade de quem lê, pode provocar muitas reflexões. E é aí onde encontra-se o valor de um livro bem escrito, ele permanece depois que o concluímos. Aqui acompanhamos as noites do narrador, denominado apenas como "o sonhador" e seus encontros com Nástienka. Ao concluir a leitura, alguns pensamentos se formaram na minha cabeça: de quanta felicidade precisamos? devemos dar limites aos nossos sonhos? qual o limite da empatia? até que ponto a solidão é ruim?

juliasamy 20/05/2024

Perfeito
Em poucas páginas, o autor consegue colocar em palavras o significado do verdadeiro amor. Ele demonstra que apesar da dor e sofrimento, existem momentos que são inesquecíveis.

Mab 19/05/2024

Eu amo eu amo eu amo
O personagem principal é um iludido?? Ele é!! A personagem feminina é maluca e meio egocêntrica?? Também! Mas esse livro tem o povo: ELE TEM EUUUUUU!!! Que frases mais lindas, que jeito delicadinho de abordar sentimentos e emoções. Adorei adoreii? gostei muito de começar a literatura russa por esse??

Mari 19/05/2024

Um amigo avisaria...
Acho que Dostoiévski teve febre uma noite, sonhou com os personagens mais ridículos e resolveu escrever sobre eles, deve ter sido assim que Noites Brancas foi escrito.

O final me arrancou uma boa risada, porque fiquei o livro inteiro sem entender como podia esse autor escrever algo sobre um romance tão estapafúrdio, com personagens tão bobos, sem colocar uma colherzinha da sua melancolia e tristeza. No final eu entendi hahah

Mesmo assim a leitura, em sua maioria, fica irreal e besta, dá muita raiva. Os personagens têm atitudes súbitas, tudo é gritado (todos os diálogos são finalizados com "gritei") e a ambientação de São Petersburgo é totalmente secundária.

Talvez o objetivo da leitura seja causar um estranhamento com o romancezinho entre o Sonhador e Nástienka mesmo, mas ainda assim, não deixa de ser irritante. Se o Sonhador tivesse um amigo, ele com certeza falaria: "Esquece essa maluca aí..."