O Trono do Sol - A Magia da Alvorada

Resenhas - O Trono do Sol: A Magia da Alvorada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karisma 17/02/2020

Li o primeiro da saga.
Não me senti cativada para continuar a coleção de livros. Esse primeiro livro, não é ruim, só que eu não amei.

Louise 23/10/2019

Fantasia criativa e escrita direta. Já entrou para os favoritos!
Primeiramente, preciso ressaltar que li O Trono do Sol depois de já ter lido As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin, e é impossível não fazer a comparação. Os dois são livros de fantasia em mundos com características medievais, mas O Trono do Sol possui descrições menos elaboradas, uma menor quantidade de personagens e uma trama um pouco menos complexa. Nada disso desmerece o livro, eu particularmente gosto quando as coisas são mais diretas, mas se alguém for lê-lo procurando a mesma riqueza de detalhes da Guerra dos Tronos, pode acabar se decepcionando.

O que eu achei mais interessante e criativo em O Trono do Sol foi a relação que o autor fez entre magia, religião e ciência. No caso, nesse mundo existiria uma espécie de energia mágica, que a religião oficial do reino chama de Ilmodo, que apenas aqueles ligados à Fé estariam autorizados a utilizar, e qualquer tipo de uso dissociado da religião seria considerado heresia. Por outro lado, existem pessoas, que o livro chama de numetodos, que acreditam que o uso da magia não estaria ligado à fé, e sim que cada um deveria experimentar e descobrir a melhor forma de moldar essa energia, numa espécie de analogia com o método científico. Na maioria das histórias tanto a religião quanto a ciência se colocam como inimigas da magia, então essa forma de entrelaçar as três me chamou bastante a atenção.

A trama em si trata de uma disputa de poder, tanto pelo Trono do Sol quanto pelo cargo de archigos (que seria o chefe da religião oficial do reino). Os personagens são bastante passionais e às vezes previsíveis, e estranhamente um dos meus favoritos é o chefe da guarda da imperatriz (chamada no livro de kraljica): Sergei ca’Rudka. Não vou dar spoilers, mas apesar de no começo da trama ele parecer uma personagem construído para ser odiado, mais pro final ele se mostra praticamente a única personagem sensata quando estoura a guerra. Quanto à protagonista, ela (não muito supreendentemente) começa a trama sendo bastante ingênua, mas se desenvolve ao longo da história. Espero ver mais dela e de suas habilidades no segundo volume, que estou bem curiosa para começar.

Marcos Antonio 09/09/2017

O trono do Sol
Eu sou daquelas pessoas que se apaixonam pelas capas dos livros, depois leio a sinopse do livros e comentários de outros autores sobre o livro. E deste que vi a capa do livro do trono do sol eu queria o livro, desejava-o, porém para mim é um livro sem vida.
Os nomes escolhidos para os personagens não combinaram, as trama equivocadas e mal desenvolvidas, nenhum personagem se saiu bem no livro.
A parte central do livro é a luta pelo poder religioso chamada de Fé Concéziana e que adora um único deus chamado Cénzi, grande parte do poder está nas mãos da igreja que tem um lider central, o Archigos que no momento é Dhosti Ca’ Millac um anão que foi encontrado pela a Archigo anterior usando o poder do Ilmodo sem saber em suas apresentações de circo, um personagem que tinha tudo para dar certo, mais foi criado sem vida. Orlandi Ca' Cellibrecca é o O' Teni que queria dar um golpe na igreja para se tornar Archigo.
Ana Co’Seranta a escolha do Archigo para o substituir para que Ca' Cellibrecca não assuma o poder após sua morte é outra personagem que poderia ter um poder bem usado, mais não brilhou.
Mahri um cara cheio de poder que não se mostrou por que estava no livro e que para mim seria o melhor pfersonagem do livro mais não foi.
E o livro acaba sem um fim, tem que ler o segundo. Porém é uma ideia nova. E a Trono do Sol me pergunto por que do nome.

Micael.Lopes 04/01/2017

Impressões pessoais sobre o livro
O mais legal desse livro é a linguagem, o autor criou toda uma estrutura linguística sofisticada para esse livro. Essa estrutura enriquece o livro e faz a gente se conectar com o mundo.
Quanto a estrutura do texto, eu gostei bastante da organização. E gostei bastante da estrutura de observação das personagens. Gostei de ver o ponto de vista das personagens tanto protagonista como antagonistas.
Quanto ao enredo. Eu achei um pouco confuso principalmente o início. Ao mesmo tempo que eu amo a Ana, eu odeio ela. Porque ela está no meio de trama e parece viver no mundo da lua, demorou muito pra acordar. Senti falta de uma personalidade mais marcante.
Contudo, eu gostei bastante da história. A escrita do autor é bem fluida, e a história é super interessante.

Fernando 07/12/2016

O Trono do Sol - A Magia da Alvorada (O Ciclo Nessântico #01)
Ganhei esse livro em 2014, tinha me interessado um pouco pelo plot e pedi pra um amigo de aniversário. Comecei a ler e fiquei muito indisposto a continuar. Achei a forma de escrever do autor meio artificial, não sei explicar. A narrativa me deixava meio incomodado. E, fã que sou de As Crônicas de Gelo e Fogo, não consegui parar de comparar as duas obras (isso foi culpa minha, de fato. Elas nem são tão parecidas). Enfim, larguei no começo e ele ficou pegando poeira na estante.

Esse ano achei que deveria acabar. Peguei nas férias de janeiro e me esforcei pra terminar. Lá pela metade peguei o embalo, parei de me esforçar e terminei o livro. Então, não me decepcionei muito com ele, porque já não esperava muito. Achei algumas sacadas interessantes, as partes que exploram uma sociedade com magia praticada cotidianamente, o final não foi de todo ruim (embora eu ache que ficou apressado). O universo fantástico em si é bem interessante, e mesmo que você precise visitar o glossário várias vezes durante a leitura, não achei tão cansativo. Pra mim, um 3 estrelas que não me deu vontade de ler os próximos.

Laini.M 02/11/2016

Surpreendente
Quando peguei para ler, esperei encontrar algo mais que parecido com ASoIaF, mas me surpreendi com O Trono do Sol. O livro foge da maioria dos clichês da fantasia, e foi interessantíssimo para mim ler algo diferente. Os personagens me cativaram bastante, e gostei de quase todos, algo raro para mim. Estou agora em busca da continuação.

IgorP 06/10/2016

Misture religião é fantasia e o resultado será? NESSÂNTICO.
Já pensou na possibilidade de magia e religião monoteísta se casarem? Não? Então se prepare para um choque de fantasia. Isso é exatamente oq S. L. Farrel faz com o leitor nessa obra...
Nunca tinha ouvido sequer falar nele, até ler o primeiro livro escrito por R. R. Martin, A Morte Da Luz em q, já no marca pág havia uma referência dele ao altor de O Trono Do Sol. Comprei. E hj já estou ansioso para visitar esse mundo cheio de intrigas políticas, romances avassaladores e muita magia outra vez.
Diferente de as Crônicas de Gelo e Fogo, a magina está presente aki de "capa a capa", os elementos religiosos da Igreja Católica dominam o enredo da história e as personagens ganham vida enquando vc entende q religião nesse caso tbm é a magia. Tudo converge para uma trama sinistra cheia de farsas e reviravoltas. Creio q como cada capítulo e ditado por uma personagem diferente o leitor emerge mais fundo na trama.
Em nenhum momento me perdi por causa das riquezas de detalhes q, outra vez, diferente de as Crônicas de Gelo e Fogo, são descritos numa línguagem muito simples.
Mas acima de tudo estão as últimas cinquenta páginas. AiAi, foram as melhores. Cheias de lutas pela guerra, sangue e muita magia.
Se vc gosta de imergir em outros mundo e não se importa em perder personagens favoritos, então venha e estacionamento na cidade de Nessântico, pq sua aventura vai ser a melhor de todas.
Louise 23/10/2019minha estante
também não consegui deixar de fazer a comparação com as crônicas de gelo e fogo, mas apesar do estilo diferente e mais direto, adorei a história!

Tais.Tcheis 15/05/2016

Estou lendo esse livro maravilhoso e adorando. Confesso que tive dificuldade no início porque são muitos nomes e hierarquias e, na verdade, não aprendi, mas é surpreendente!

Noronha 30/09/2015

Muita Politica, pouca ação e surpresas
Levado pela maré de GOT, este livro tras brigas politicas em torno de uma cidade e um trono. Eu comprei esse livro para minha namorada, mas eu tambem queria ler. Demorei para poder lê-lo, e tive que ler no impulso. Minha namorada só elogiava, mas li muitas criticas e isso me fez querer ainda mais ler a história.
Eu demorei para ler esse livro, foi uma leitura muito lenta e as vezes relaxante. Não me agradou, por que gosto de ação e eu considero esse livro mais envolto em tramas e politicagem do que com ação. Por isso eu li em muito tempo. As vezes o livro tenta forçar uma surpresa, mas comigo não rolou, lendo atentamente você nota as coisas rapidamente. Não teve muita coisa que me atraiu, não gostei da maioria dos personagens, o que mais me travou no universo, que alias é bem descrito e pareceu lindo, as magias são bestas e mal implementadas, achei falho e um sistema até bem criativo criativo.
Os personagens para mim são um ponto forte em qualquer leitura e isso não acotnece aqui. Você não vai amar de morrer nenhum deles, porem todos tem realmente seus pontos fortes no contexto do universo. Eu até os considerei bem elaborados.

Pontos Fortes: Boa escrita, boa descrição e até boa criatividade.
Pontos Fracos: Personagens marcantes.

Marques 07/07/2015

Nesse primeiro livro do 'Ciclo Nessântico' Stephen Farrell introduz um universo rico e cheio de potencial para inúmeras histórias.

A trama é bem escrita e os personagens bem apresentados. A magia é mostrada de forma diferente, mais ritualística em alguns povos, mais naturalizadas em outros. A estrutura social é bem parecida com a nossa sociedade medieval, gerando uma facilidade para o leitor com todos os "Cis, Cos, Cas, etc".

Contudo ele decide por nas mãos de uma criança o destino do deste mundo. Munido de vários nomes estranhos e regras mágicas pouco explicadas, a história se torna uma bagunça quando há a tentativa de golpe e o autor apressa o desenrolar do conflito ao fazer com que a "eleita" também se torne gran-generala. Uma criança.

É um livro bastante interessante, mas peca em algumas escolhas do autor.

Quebra Gelo 29/07/2014

Diferente de Qualquer coisa
Eu comprei esse livro no impulso em um sebo por causa da capa. Eu posso dizer que é uma das minhas capas prediletas, e o acabamento das páginas tira o fôlego, é muito lindo a editora Leya está de parabéns nesse sentido.
Quando eu li as resenhas após comprar eu vi muitas criticas o que estranhamente me estimulou a ler a história.
Eu devorei esse livro em três dias, e descobri no estilo de escrita do Farrel uma leitura muito relaxante, eu considero o livro mais relaxante que eu li em muito tempo. Eu não vi minha mente dispersando da leitura em nenhum momento.
O que mais me atraiu foi o universo que é lindo e as magias que são implementadas em um sistema muito criativo.
Os personajens para mim não são um ponto forte, você não vai amar de morrer nenhum deles mas analizando pelo contexto do universo (Eu sempre avalio os personajens pelo universo em que se incontram e pela história de vida deles) eu os considero muito bons e bem elaborados, cada um ocupa o seu papel sem se destacar de forma nobre ou expressiva como no livro As Cronicas de artur - Bernard Cornweel onde até o personajem secundário tem personalidade e carisma.
Eu recomendo esse livro para quem quer observar um mundo fantasioso, e grandioso pela perspectiva de vários personajens.E essa perspectiva múltipla foi uma das coisas que eu mais adorei no livro.

Lit.em Pauta 28/01/2014

Literatura em Pauta: Seu primeiro site de críticas e notícias literárias!

"Trono do Sol lançou em um momento em que tentar evitar sua comparação com a série As Crônicas de Gelo e Fogo se torna um exercício fútil. Até a própria editora brasileira Leya, a mesma do épico de George R. R. Martin, está tentando vendê-lo a partir de seu outro sucesso, utilizando artifícios simples como colocar o nome e o depoimento de Martin na capa, deixar a fonte do título similar à usada em A Guerra dos Tronos, e "criar" um título evocativo – no original, A Magic of Twilight, ele se chama, numa tradução livre, A Magia do Crepúsculo (Crepúsculo, por sinal, e não Alvorada). Porém, antes de tudo, essa comparação é feita porque ambos os trabalhos pertencem ao mesmo gênero e ainda possuem estrutura e trama semelhantes, que contam uma história que transcorre em um mundo fantástico, repleto de intrigas e mancomunações políticas."

Prestigiem o site e confiram a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/trono-do-sol-critica/

Vic 27/12/2013

Muitos acharam horrível o livro, e não estou discordando muito, mas..
Como a maioria, eu também fiquei encantada com a capa e o nome, tudo no livro, a recomendação do George R. R. Martin, então comprei. Assim que vi o glossário na última página, desconfiei do enredo, então fui foleando as outras últimas páginas, tinha mapa, tinha os nomes dos personagens, e como pronunciar cada um, as denominações ca'; co'; e outras, tinham até conceitos das palavras, que eu nem de onde foram tiradas, juro que eu tive que destacar aquela parte em vermelho do glossário e usar como marcador de página pra poder acostumar com tantos significados diferentes. Quando comprei, eu não tinha percebido aquilo, nem nada que pudesse ser fora do normal.

Alguns podem não acreditar, mas ficou pior depois que comecei a leitura, principalmente a adaptação com os nomes, e a conseguir pronunciar, sem dizer que o enredo é complicadíssimo, mas lá vamos nós, eu não desisti, na verdade, nunca abandonei um livro, tanto que agora estou lendo o volume 2 desse livro. Como vi em algumas resenhas e comentários, a leitura apenas começa a ficar interessante lá pela página 200, bom, pra mim, já foi lá nas 300 pra 400 páginas. Demora muito pra gente realmente querer ler. Eu tive que me forçar a continuar a leitura. Os personagens também não eram lá essas coisas. A protagonista é sem opinião, ela faz sempre o que os outros mandam, o que eu achei um absurdo! Ela sempre quer cumprir a Divolonté - tipo a Bíblia - e a vontade de Cénzi - tipo um Deus -, certinha demais, mesmo sendo a dona do poder todo, muito manipulável. Já a rainha, parecia lerda demais, já era velha, mas muito lerda, realmente. O filho dela é um mulherengo - e olha que parece que o livro se passa em uma época mais antiga - o antigo archigos - tipo papa - era até bonzinho, mas muito debilitado de saúde já que era anão e tinha algum tipo de deficiência então não facilitava as coisas, ainda mais porque o a'téni - tipo bispo - Orlandi queria tomar sua posição, queria depor ele, e ao aplicar um golpe, dizendo ser traição, pegar o lugar do archigos Dhosti.. Isso é apenas uma parte da história, olha que têm várias.

O que eu achei mais estranho foi.. onde que Nessântico fica? O autor criou um mapa imaginário, com reinos e várias cidades, isso confunde um pouco.. demora muito tempo pra adaptar a leitura, mas hoje quando estou lendo já decorei todos os nomes e sei de todos, o difícil é explicar. Quando eu ainda estava no meio do livro, eu juro que, quando os outros perguntavam como era ler esse livro, eu xingava e dizia que era uma merda, mas assim que terminei de ler, percebi que até que não é tão ruim, ele termina com uma guerra, e finalmente as coisas ficam um pouco mais agitadas daquela cidade.

Só recomendo esse livro para adultos mesmo, quem não procura um romance nem nada assim, quem gosta de livro que fala sobre política. Eu particularmente, não me identifiquei com o livro pois tenho 14 anos, apenas terminei de ler, e estou no segundo pra não deixar incompleto, queria saber como acabava, me forcei a adaptar com os nomes e o modo da leitura. Então se você está procurando romance ou algo mais divertido de ler.. CORRE PRA BEM LONGE DESSA CAPA BONITA! Tanto porque o livro não tem nada a ver com o nome nem com a capa, o trono só faz parte da história, mas não é nada demais.

Nadine 18/12/2013

Não sei por que as pessoas odiaram tanto esse livro. Deve ser por causa do tamanho dele, do formado e etc que todo mundo deve ter pensado que era uma espécie de game of thrones novo, apesar de o autor ser diferente e ele não ter obrigação nenhuma de fazer uma história tipo game of thrones só por que agora é o que tá fazendo sucesso.

Eu gostei muito da história, o cenário é todo bem construído, a sociedade, os mapas, as hierarquias e tal, bem original e bem interessante também. Game of thrones não é o único livro de fantasia que presta.

1 | 2 | 3 | 4 | 5