O Trono do Sol - A Magia da Alvorada

O Trono do Sol - A Magia da Alvorada S. L. Farrell

Resenhas - O Trono do Sol: A Magia da Alvorada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lucas1429 07/03/2024

Um livro que me prendeu do começo ao fim com seus personagens únicos e carismáticos, independente de serem protagonistas ou secundários, juntos com uma imersão grande por causa da quantidade de detalhes, tanto do ambiente quanto das características físicas dos personagens e das magias que aparecem ao longo da saga.

Bruna2486 13/09/2023

Bom, mas falta algo mais
Eu gostei da história, do desenvolvimento dela e de como tudo aconteceu. Bom livro para quem gosta de fantasia política com bastante magia.
Porém eu senti falta de desenvolvimento dos personagens, particularmente eu não consegui me apegar de verdade a ninguém, pra mim parece que eles são escritos apenas pra cumprir um papel na história, não tem um desenvolvimento mais aprofundado deles, onde você entende de verdade o personagem. Um outro ponto que me incomodou no início da leitura foi o uso de muitos termos fictícios para palavras comuns, eu entendo a ideia de tentar aprofundar na fantasia, mas acho que o contexto parecia demais com o mundo real(apesar da magia e tals) para as palavras darem esse efeito, elas só incomodavam mesmo.

No geral é uma história legalzinha, mas para quem gosta de mergulhar nos personagens faltou algo a mais.

Leticia 09/08/2023

GATILHO PARA ABUSO SEXUAL
Então, eu tô adorando o livro, mas tem um BAITA gatilho de abuso sexual de pai com filha e não vejo ninguém alertar sobre isso.

Emilia 28/03/2023

Gostei da leitura, no começo foi um pouco lento ,pois tem várias palavras próprias, então pra me acostumar com elas levou um tempo.
A história é boa mas não chega a ser um guerra dos tronos , como os comentários fazem crer.

Mugano 30/10/2022

Até a metade é fantástico, depois decai bastante
Enquanto Mistborn tem muita enrolação e encheção de linguiça, em O trono do sol temos uma história contada às pressas, sem muito desenvolvimento de personagens e conflitos mal explorados. No final parecia que o prazo de entrega do livro tinha se esgotado e o autor escreveu o que tinha pra escrever mesmo que mal feito e ilógico e sem compromisso com o leitor.

O início do livro é muito bom! Tem muita elegância e originalidade e um tipo de escrita muito fácil e tranquila de ler. Cada capítulo é subdividido em capítulos menores (geralmente 2-3 páginas) de vários personagens, então você avança na história com muito conforto.

A magia é interessante também, bem variada e explorada. Não é meu sistema favorito, mas tem seus méritos. Já os combates de magia não me agradaram nem um pouco.

As motivações também são problemas absurdos que chega a ser engraçado. Eu fiquei a história inteirinha me perguntando o que a Ana tava fazendo lá kkkkkkkkkkk

Não faz sentido ela ter feito o que fez, ter sido o que foi e até mesmo ter sido a escolhida por certo personagem. Tive muitas esperanças que no final houvesse um plot que explicasse todo o arco dela, mas na realidade esse livro nem final teve kkkkkkkk

Me decepcionei demais e quando terminei o livro eu fiquei rindo uns 2 minutos antes de aceitar que havia terminado. Tenho o volume 2 aqui em casa mas a curiosidade em saber como a história de fato termina não é maior que o prazer de navegar por essa descoberta. Talvez daqui uns anos eu comece o volume 2.

Se recomendo? Bom, acho que sim. É um ambiente legal e como eu disse, até a metade do livro é muito empolgante.

Anny F5 06/08/2022

Uma fantasia mais voltada pra política e intrigas do poder.
Eu gostei, mas tive algumas dificuldades com a leitura, demorou um pouco até eu conseguir me lembrar de quem era quem, pois são muitos personagens e com uns nomes "estranhos", e os capítulos vão mudando mostrando a estória segundo a visão de cada um deles, depois que me acostumei com o formato conseguir então engrenar na leitura e gostei bastante. Só o final que foi muitoo corrido.

Neto 19/07/2022

É um outro universo amigos, um bem doido
Quando comecei a ler O Trono do Sol, eu esperava algo do tipo GOT ou talvez até um The Witcher. Mas meus caros, graças aos deuses não recebi algo do tipo. As coisas que eu "vi" lendo esse livro me deixaram pasmos! Na minha mente não vinha uma capital imperial no estilo medieval europeu como sempre usam por aí. Não meus caros! O que vi foram zigurates e amplos castelos mesopotamicos e um ambiente bem Espedachim de Carvão. E o mais incrível é que no livro não é nada do que eu imaginei!

Juro que é estou rindo muito aqui enquanto escrevo isso. O livro te dá mapas e tudo bem detalhado, mas a forma como sua imaginação voa tentando recriar o cenário e os trava-linguas que são os nomes das coisas fazem essa obra se superar em muitos aspectos. Não vou contar o enredo pois, a única coisa que digo é: leiam!
Elizabeth183 04/01/2024minha estante
Obrigada pelo seu comentário, estou lendo, muitos dizem que é ruim, estou no começo do livro, é um pouco confuso os nomes

Neto 05/01/2024minha estante
Os nomes são confusos mesmos kkkkkk, mas é bom assim. Desse jeito vc cria sua própria maneira de pronunciar. Eu imaginava que os numetodos de Paeti falavam iguais aos russos arranhando o português

Elizabeth183 05/01/2024minha estante
Adorei kkkk

Andressa 06/07/2022

O mundo é político
Como em todo reino, as traições e os jogos de interessante estão presentes o tempo todo. Na história de Nessantico isso é bem vivido, a religião também é algo muito forte na vida das pessoas e também influência na política.
A ideia da história é legal, tem uma linguagem própria que confunde um pouco no começo, mas o desenrolar é muito lento e o final é muito frustante por foi muito rápido e parece que é uma sinopse do outro livro.

Fabrício Araújo 30/05/2022

Amo
Eu particularmente comecei a ler por saber que se trata de uma série em que a política e estratégia são bem trabalhadas aqui. Amei a história e os personagens e como deu vontade de matar a maioria. Porém não vou continuar a série por ter visto um spoiler do segundo livro e já saber a merda que o autor fez. Fica com deus benção e vou fingir que acaba aqui a série

Arlyton Sil 15/04/2022

No início foi um pouco complicado a leitura, pois como se trata de um novo mundo fantasioso, muitos termos são em outra língua, dessa forma eu tive que pesquisar no dicionário que o livro oferece.
Cada capítulo do livro é com o ponto de vista de um personagem diferente, mas a personagem que podemos dizer que é a protagonista foi a que eu achei mais desinteressante, porém de certa forma ela tem uma evolução coerente e esperado.
O livro se passa praticamente todo na cidade de Nessântico, com personagens gananciosos, fanáticos, desleais, soberbos, ingênuos, prontos para concluir seus objetivos não se importando com as consequências. O livro foca principalmente na política e na religião, as consequências disso, achei até bem estruturado, apesar de ser simples.
Posso dizer que é um tipo de As Crônicas de Gelo e Fogo numa temática francesa, já que até os termos inventados para a língua aparenta muito com a língua francesa.
A escrita é simples, capítulos curtos, narrativa descomplicada. Trama de certa forma interessante me deixando curioso em alguns capítulos, apesar que há algumas passagens muito previsíveis. As descrições tanto de lugares como de personagens são fracas. Também não me agradou as descrições de batalhas e o uso da magia.
Apesar das mais de 550 páginas é possível terminar o livro rápido. Ainda irei ler o segundo volume esperando uma melhora da história.

Nina 05/02/2022

Nessântico vai te conquistar em cada detalhe
Fiquei pensando durante alguns dias qual seria a melhor forma de fazer a resenha desse livro, afinal são tantas coisas que merecem ser mencionadas e queria ter a certeza de não esquecer nenhum detalhe importante. Por fim, cheguei à conclusão de que ficaria muito extenso e fiz o possível para falar de tudo um pouco, mesmo que de forma resumida.

Primeiro vamos falar do livro em si... A capa embora simples, já nos remete a um ar de mistério e embora a descrição do salão do trono não seja tão obscura quanto à capa faz parecer, ainda assim gostei bastante dela. Uma espécie de moldura foi colocada nas paginas, o que da certo charme embora seja algo suave, a diagramação e revisão foram muito bem feitas e amei o fato de ao fim do livro ter o apêndice que é composto pelos nomes e suas pronuncias, um dicionário que também conta com a pronuncia correta de cada palavra, uma explicação sobre a fé Concénziana, sobre como funcionam os prefixos de status e a hierarquia dos Dominios entre outras coisas (o fato da linhagem ser matriarcal, por exemplo), além do mapa de Nessântico e arredores. O livro é dividido em capítulos e ao longo de cada um a narrativa muda entre os personagens, de modo que temos uma visão bem ampla dos acontecimentos em Nessântico e nas proximidades.

Falando agora da historia... Apesar de Ana Co’Seranta ser o personagens com mais narrativa e de certo modo a maioria dos eventos envolve-la, não diria que ela é nossa protagonista... Nessântico é nossa protagonista! Sim, a cidade, pois tudo envolve Nessântico e a vontade de controla-la. De um lado temos Dhosti Ca’Millac, líder da fé Concénziana (algo similiar ao Papa da Igreja Catolica) junto com a Kraljica Marguerite, que buscam pela paz nos Domínios e possuem um visão um pouco mais flexível sobre a Divolonté (algo similar a Bíblia).

Sabe no filme O Padre, quando fazem aquele discurso de que ir contra a Igreja é ir contra Deus? Pois bem, em Nessântico não é diferente, ir contra a Divolonté é ir contra Cénzi e a condenação por isso é ter suas mãos e língua arrancados para nunca mais poder moldar o Ilmodo (poder magico concedido por Cénzi, aqui religião e magia são uma coisa só e você só pode moldar o Ilmodo se possuir fé em Cénzi e se tornar um sacerdote) e se por um lado temos Dhosti com uma visão mais flexível, do outro temos Orlandi Ca’Celibrecca, um extremista que não aceita interpretações diferentes da Divolonté e muito menos tolerância com aqueles que ousam usar o Ilmodo sem acreditar em Cénzi. Não preciso nem mencionar que Orlandi almeja o cargo de Archigos que pertence a Dhosti e será capaz de qualquer coisa para conseguir.

Ainda temos é claro aqueles que almejam o trono do Sol, o posto de Kralji e o controle de Nessântico e no meio de toda essa briga por poder temos Ana Co’Seranta que a única coisa que realmente quer é a liberdade, é nunca mais ter que ver seu Vathar novamente e que Cénzi a perdoe por usar o Ilmodo de forma indevida, porém liberdade é algo difícil de se conseguir em Nessântico, principalmente se você tem um poder tão grande quanto Ana tem e no momento em que Dhosti percebe isso e põe Ana sobre sua “proteção”, põe também um alvo na testa da menina. Para complicar ainda mais as coisas (ou não), Ana conhece Karl, um numetodo (pessoa que não acredita em Cénzi, porem molda o Ilmodo) que confunde sua cabeça, coração e sua fé.

A historia é envolvente, repleta de intriga, ação e magia. Você tem uma serie de coisas acontecendo ao mesmo tempo e todas elas com as mesmas chances de darem certo ou não, o que cria aquela tensão e curiosidade de não saber que rumo a historia vai seguir, até porque uma simples decisão de um dos envolvidos pode mudar tudo. Os personagens são intrigantes e cativantes, você logo se vê torcendo e roendo unhas com os acontecimentos. Leitura mais que recomendada!

site: https://lafleurliz.blogspot.com/2019/02/o-trono-do-sol-magia-da-alvorada.html

Nila 21/01/2022

Tiro, porrada e bomba
Depois que engrena, é tiro, porrada e bomba. Uma pena que ele demora pra engrenar. Este é o primeiro livro da trilogia e, como livros de uma sociedade fictícia, ele irá te contextualizar das formas de viver, preceitos e cultura. Esse processo não é algo rápido e, torna nas primeiras 100 ou 200 páginas um tanto cansativas. Porém, estando familiarizado com a sociedade e com os personagens é intriga política atrás de intriga política, finalizando com reviravoltas que você não imaginaria. Então sim, isso faz valer a pena! A sociedade criada pelo autor baseia-se nas sociedades antigas e nas atuais sociedades do Oriente, entoa quem curte história e sociologia, provavelmente irá adorar esse livro. As intrigas políticas também irão agradar aos amantes desse tema, bem como aos ficcionados por leis. Finalmente possui um toque de magia que sempre acalenta aos enamorados da fantasia.

Caren Gabriele 30/12/2021

Breve comentário
Custei a embarcar na história por conta dos nomes "estranhos", mas depois de certa porcentagem do livro, consegui me conectar com o enredo e a leitura fluiu melhor. Gostei do desenvolvimento da Ana, personagem principal desse livro, e do fato de este não ser um romance romântico. O plot dessa história é fechado e continuar a saga me pareceu opcional.

Paloma Amren 19/11/2021

Recomendo muito
Uma fantástica história sobre assassinatos e magia, decepção e traição, política maquiavélica e amantes perigosos, em um mundo onde uma guerra devastadora está prestes a estourar...
"...uma mistura deliciosa de política, guerra, feitiçaria e religião em um mundo repleto de imaginação, povoado por um elenco de lordes arrogantes, manipuladores, mendigos, padres, hereges, fanáticos, espiões, assassinos, torturadores e damas sedutoras. "

1 | 2 | 3 | 4 | 5