Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Fernanda.Catarine 27/03/2024

Uma frase, uma leitura!
Começo essa resenha confessando que fiz está leitura por uma frase, algo que me deixou intrigada e apaixonada, e que de certa forma eu precisava entender!

“Amar é, antes de tudo, tornar-se vulnerável… Se você quer, com certeza, manter seu coração intacto, então não deve dá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva-o cuidadosamente com distrações e pequenos luxos; evite todos os embaraços; tranque-o na segurança do cofre de seu egoísmo. Mas neste cofre — seguro, escuro, inerte e sem ar — seu coração mudará. Ele não se quebrará; — tornar-se-á inquebrável, impenetrável, irredimível… O único lugar fora do céu onde você pode ficar absolutamente livre do perigo de amar é o inferno.”, essa é frase responsável pela minha leitura de "Os Quatros Amores" de C.S. Lewis, antes de ler definitivamente busquei tentar entende-la de uma visão pessoal, adorei o que minha própria imaginação criou, mas queria o ponto de vista do autor. Lewis descreve os quatros amores de uma perspectiva cristão, e deixo aqui que não sou, mas que de certa forma foi tocante a forma como ele descreveu, sobre o livro em si, sinto que foi uma leitura proveitosa, mas que ainda precisarei ler outras vezes, pois sinto que ainda se tem muito o que tirar dele.

Sobre sua forma de escrever, eu amei, o fato de o livro está repleto de citações de variados autores, muitos deles eu conheço, me deixava mais animada para continuar, não só isso, mas sua forma de escrever também é de certo modo incrível, algo que me chamava mais ainda para dentro da leitura, como disse acima, não sinto que tirei proveito totalmente do livro, mas já tenho uma base para uma próxima releitura. O livro em si é muito bom, talvez você não entenda de primeira, e como ele próprio diz, cada um entende de sua própria maneira e essas é uma das melhores coisas sobre os leitores.

Sarah 27/03/2024

Não sei
Comecei o livro confusa e terminei igual kkkk

Não me cativou, não sabia qual era a ideia dele, então fui surpreendida.

O único capítulo que prendeu a minha atenção foi "Eros", mas não consegui aproveitar como deveria.

Gabi 20/03/2024

Os Quatro Amores
"A expressão típica de começo de Amizade seria algo como: "O quê? Você também? Eu pensava que era o único!"

"Não existe investimento seguro. O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade. Ame alguma coisa e seu coração certamente ficará apertado e possivelmente partido."

Erick Cruz 14/03/2024

Como sempre 5 stars
Li esse livro com o intuito de comparar com a nova impressão feita. O que realmente muda são algumas terminologias que não alteram a compreensão do texto.

Erick Cruz 14/03/2024

Sempre bom
Nesse livro, o autor consegue distinguir e definir quatro tipos de amores, quais? Obviamente não direi, mas garanto: mudará sua forma de pensar e agir.

Maria.Barreto 11/03/2024

Os quatro amores
C. S Lewis retrata o amor em suas várias formas de um jeito tão claro e nos leva a refletir sobre cada um.

Thalita322 09/03/2024

Uau! É uma leitura qhe expande a mente de um jeito ímpar
Gente... o que dizer desse livro????

Não é uma leitura muito fácil. Precisei ler o livro duas vezes pra tentar entender um pouquinho o que ele estava comunicando. Mas, VALE MUITO A PENA!

Dica: preste muita atenção nos conceitos iniciais de prazer-necessidade, prazer-apreciação, aproximação por semelhança e aproximação por abordagem... Enfim, todos os conceitos iniciais do livro. Tomem nota e deixem de um modo que vocês possam voltar com facilidade no decorrer da leitura. Porque, em todos os outros capítulos ele vai utilizar os termos iniciais, presumindo que você já os entendeu.

lauravuada 29/02/2024

Foi um livro bom de ler, apesar de achhar que preciso reler para compreender melhor
Os livros de lewis sempre me pedem releitura kkk

Renata1004 28/02/2024

Os quatros amores de C. S. Lewis
E se... em meio às complexidades dos relacionamentos humanos, existisse um mapa, um guia que nos levasse a compreender os diferentes matizes do amor? E se esse mapa estivesse contido em um livro, pronto para nos conduzir por uma jornada de descoberta e compreensão? É exatamente sobre isso que falaremos hoje, explorando as páginas do livro 'Os Quatro Amores', escrito por C.S. Lewis.

Neste livro, Lewis não apenas descreve os diversos tipos de amor que permeiam nossas vidas, mas também nos convida a mergulhar em suas profundezas, questionando, refletindo e compreendendo.

Então, se você está pronto para embarcar nessa jornada de autoconhecimento e exploração dos sentimentos mais profundos, eu te convido a ler 'Os Quatro Amores'. Permita-se mergulhar nessas páginas enriquecedoras e descobrir o verdadeiro significado por trás de cada tipo de amor. Estou certo de que será uma experiência transformadora.

Kyuketsu 25/02/2024

Um ensaio sobre o Amor
Este livro apresenta ao leitor as visões de Lewis sobre os quatro amores que permeiam a vida dos homens: afeto, amizade, eros e caridade.

Com a maestria que lhe é típica, o autor nos conduz em uma espiral ascendente, demonstrando que o Amor de Deus e o Amor em Deus (Caridade) é, ao mesmo tempo, início e fim de nossa jornada de evolução espiritual. Ou seja, origina-se em Deus e retorna a ele.

Leitura intensa e que demanda retorno aos seus escritos, compreende outra obra que deve compor a bibliografia do Cristão.

gleiciqueli 24/02/2024

Talvez se eu lê-se em outra época poderia me conectar melhor, e entender melhor. Acabei entendendo algumas coisas já no final, então vou ler futuramente de novo pois amo a escrita do autor

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 22/02/2024

Na obra "Os Quatro Amores", o escritor irlandês C. S. Lewis disserta sobre os 4 amores que perspassam a nossa vida: o Afeto, a Amizade, o Eros e a Caridade.

Em primeiro lugar, o autor aponta que o Afeto se refere àquele aconchego caloroso e satisfação de estar junto que se dá entre pais e filhos, vizinhos, donos e seus mascotes e pessoas com quem se tem familiaridade. "De todos os amores naturais, esse é o mais universal" (p. 58), que inclui o círculo de pessoas que temos que conviver na família, na faculdade, no refeitório, na igreja, etc.

Em segundo lugar, a amizade é o menos natural dos amores, eis que podemos viver (afeto) e procriar (eros) sem ela. Nessa ótica, a "Amizade brota do mero companheirismo quando dois ou mais dos companheiros descobrem ter em comum alguma perspectiva ou interesse [...] que os outros não compartilham" (p. 92). Isto é, a amizade surge quando dois indivíduos percebem que se importam com a mesma verdade, possuem o mesmo hobby, religião, profissão ou estudos.

Em terceiro lugar, o Eros não se refere apenas à sexualidade, mas ao "estar apaixonado", ou seja, ocupar-se pensando em uma pessoa. "O Eros faz um homem realmente desejar, não uma mulher, mas uma mulher em particular [...] o amante deseja a mulher Amada, ela mesma, não o prazer que ela pode dar" (p. 129). Para o Eros, é preferível sofrer com a pessoa amada do que estar sem ela. Lembro, ainda, como Bento XVI apontou, que até mesmo o amor de Deus por nós é demonstrado pelo Eros: a Igreja é Noiva de Cristo, e como Cristo morreu pela sua Esposa, sua Esposa procura obedecer em tudo seu Esposo.

Em quarto lugar, a Caridade diz respeito ao amor que nos "habilita a amar aquilo que não é naturalmente amável: os leprosos, os criminosos, os inimigos, os tolos, os retraídos, os superiores e os arrogantes" (p. 172). A Caridade é o amor divino, pois o homem não pode dar a Deus nada do que tem, já que tudo o que tem recebeu d'Ele. Assim, os amores naturais são convocados para se tornarem Caridade e amores naturais mais perfeitos.

Por fim, Lewis indica o amor à pátria e o amor à natureza como amores direcionados aos sub-humanos. Ainda, salienta-se que o amor torna-se um demônio quando se torna um deus, isto é, há sempre o perigo de idolatrar um amor natural, prejudicando a ordem na qual os amores naturais devem se apoiar no amor divino e crescer com ele.

Luana M Moraes 14/02/2024

Os quatros amores
Eu já sabia o que esperar desse livro pois já é o quarto livro do autor que leio, como nós outro tive uma certa dificuldade pra acompanhar o raciocínio do autor, eu acho que por conta da linguagem ou os exemplos usados que não faz mais parte da vida hoje em dia.

Daniel.Mariano 14/02/2024

A beleza do amor
C. S. Lewis trata de um tema difícil e eu o leio num momento complicado. Falar de amor e elencá-lo, ou mesmo conceituá-lo, é sempre um grande desafio. Acho que este seja um tempo complicado porque se olharmos para como o mundo mudou dos anos 1960 para cá, alguns dos exemplos, metáforas ou mesmo explicações ficam meio sem sentido. Em outras palavras, me falta conhecimento do mundo em que Lewis vivia. Me falta vocabulário e experiência de vida, até porque tenho metade de sua quando escreveu este livro. Ainda assim, pude apreender algo muito especial que vai me acompanhar para o resto da vida em relação à beleza do amor e como me percebo diante das pessoas que amo ou que me amam. Talvez você também apreenda em sua leitura.

Crisan_temo_ 09/02/2024

Amores
Gostei muito desse livro, até agora o que mais gostei das obras dele. Ele fala sobre vários amores: o Amar e o Gostar, Amor-Dádiva, Amor-Necessidade, Apreciação, Afeição, Amor aos "sub-humanos", Amor a natureza, Amor a pátria, Amor romântico e sexual (que ele apelidou de Eros e Vênus), Caridade e Amizade. Foi uma leitura bem reflexiva e também uma forma de eu entender as diferenças entre esses sentimentos. Além de, é claro, saber mais sobre o Amor de Deus.