Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

DAbora.AmAvel 29/04/2023

Os quatro amores
Para C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Tami Blythe 14/04/2023

Necessário
" Quando o virmos a face fe Deus, saberemos que sempre o conhecemos. Ele também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor.

Leiam, é lindo e necessário.

Máxima 09/04/2023

Saber que está sonhando é não estar mais em perfeito sono.
É um livro para reflexão, não é uma leitura simples, trás pontos que nos ajudam a entender a forma com que amamos e a forma que as pessoas amam. Ajuda a entender o pq fazemos e pra quem fazemos as coisas.

Euuu 01/04/2023

Recomendo
Leiam este livro, é muito bom
Você vai ver outras perpectivas e entender o que cada amor realmente é

Carlos 24/03/2023

Uau. C S Lewis foi majestoso neste livro. Pra mim, ao tratar sobre o amor Eros foi o mais profundo, pois é uma realidade q como cristãos temos perdido alguns valores genuínos do matrimônio conforme a vontade de Deus.

Recomendo muito a leitura!!

ga.galvao 24/03/2023

Filosofia, Deus e Reflexão
Os Quatro Amores é uma introdução leve ao pensamento cristão de C.S. Lewis. Com esse livro ele trás opiniões intimas e menos doutrinadas do que uma pessoa de fora pensaria receber.

Falar sobre os prazeres-necessidades e prazeres-apreciacao mostra o relacionamento e confusão sutil entre esses.

E abordar a afeição, amizade, eros e por fim a caridade mostra o quanto o amor humano é diferente em cada um deles. Mas também sobre a conexao profunda com Deus que permite que eles fluam mais e mais.

Luana1022 16/03/2023

Os 4 amores
No início foi difícil pegar o ritmo da escrita do C.S Lewis, mas depois que consegue entender, fica mais fácil
C.S Lewis fala sobre os 4 amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade
São reflexões incríveis sobre o amor.
No final de tudo, "quando virmos a face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos. Ele também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor inocente. Tudo de verdadeiro amor nessas experiências era, mesmo no mundo, muito mais dele que nosso, e era nosso somente por ser dele."

thiagocarrera 14/03/2023

Sempre muito eloquente.
Sou fã do autor. Sempre incluo uma obra dele nas programações de leitura. Seu raciocínio lógico é muito denso e estável, é muito difícil não concordar com suas conclusões.

A obra em si é muito boa e leva à reflexão. Lewis trata dos nomeados quatro amores com profundidade e alguns exemplos ilustrativos facilitam a compreensão de suas conclusões.

Não é um livro de fácil leitura. Exige na minha módica opinião um cérebro mais habituado com leitura densa e com poder de concentração, caso contrário facilmente você vai se pegar lendo outra vez a mesma página para compreender o raciocínio. Mas a leitura vale.

Até hoje não me arrependi de ler qualquer coisa do Lewis.

PatyLendo2023 10/03/2023

O Amor de Deus pode operar naqueles que nao o conhecem.
Lewis tem uma forma particular de escrever e isso cativa. Todo o livro vira em torno de que o amor que sentimos primeiro que tudo deve ser a Deus para depois compartilhar com o outro.
Ler Lewis é um desafio que gosto muito.

Elisa Salles 09/03/2023

Os quatro amores - C.S. Lewis
Esse livro foi meu segundo contato com o Lewis mas o primeiro contato com algum livro de não ficção do autor, e já posso dizer que estou doida pra ler as demais obras dele (O peso da glória e cristianismo puro e simples estão a minha espera hahahahaha), nesse livro nós conhecemos alguns amores:

A afeição, que é a forma mais básica de amar, ela vive com coisa humildes e despojadas: pantufas e roupas velhas, piadas antigas? além dele ser um amor em seu próprio mérito, podendo se associar a outros amores, dando uma cor e se tornando o meio pelo qual eles operam no dia a dia , a afeição amplia a nossa mente

A amizade, considerada a mais rara e o menos natural dos amores, porque podemos viver e procriar sem amizade, ela brota do companheirismo quando dois ou mais dos companheiros descobrem algum interesse, perspectiva ou até gosto em comum que cada um achava ser só seu, e descobre isso no outro também, a amizade deseja personalidades despojadas, sendo o mais espiritual dos amores. Ler sobre esse amor me fez lembrar de Davi e Jônatas ?E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma? 1 Samuel 18:1

O Eros, o amor apaixonado, mas ele não deseja a coisa em si, ele quer a pessoa amada, ?Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela? Efésios 5:25.

O Caridade, o maior e menos egoísta do amor, se o amor é para ser uma bênção e não uma tristeza, ele deve ser dedicado à única pessoa amada que nunca morrerá, ou seja, Deus.

Ver os amores desse jeito não me fez pensar em qual caixinha cada relação minha se encontra, mas me fez ver e valorizar aqueles que me ensinam sobre o amor-caridade todos os dias ao mesmo tempo que são o meu amor-amizade, vejo a possibilidade do eros em uma pessoa e a caridade do pai comigo, sem contar que reconheci a afeição várias vezes no dia, o que foi um respiro pra mim em meio aos caos

Michele 24/02/2023

?Que nossos afetos não nos matem nem morram?

O livro fala sobre os diferentes tipos de amor: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.

Confesso que não acompanhei tudo que o autor entrega, mas do que compreendi tirei valorosas reflexões.

key Z 20/02/2023

Sensacional
Gostei do livro, apesar de no começo ter sido um pouco difícil por causa da escrita, mas logo após peguei o ritmo.
Lewis me fez refletir sobre varios pensamentos, frases e contextos bíblicos.
Recomendo a leitura