Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Elisabete99 13/06/2023

Ler Lewis, pra mim, é sempre desafiador.

Dentro da minha interpretação simples, o livro aborda os tipos de amores (afeição, amizade, Eros e caridade), destrinchando cada um deles em um capítulo diferente e dando exemplos, não que necessariamente a gente (eu) vá compreender.
Vou usar as palavras do próprio Lewis para pontuar o que me chamou mais atenção:

..."Nossos amores por si só, desaparecem ou tornam-se demônios. Os amores demonstram que são indignos de tomar o lugar de Deus pelo fato de não poderem até mesmo permanecer o que são e fazer aquilo que prometem fazer sem a ajuda de Deus.
Nesse jugo está sua verdadeira liberdade, são mais "altos" quando se ajoelham...

...Quando Deus plantou o jardim da nossa natureza humana, fez com que florescesse e frutificassem amores que nele crescessem, e também configurou nossa vontade para "vestir" esses amores. Comparado com eles, o jardim é seco e frio. E a não ser que a graça de Deus venha de cima, como a chuva e os raios do sol, usaremos essa ferramenta para um propósito muito limitado."

E essa última metáfora me chamou bastante atenção, o quanto nossos amores são limitados. Limitados pela forma como definimos o que é amor. Limitados pela nossa visão terrena do que é amor. Limitados ainda pelas nossas experiências com Deus, que por mais que existam, são apenas experiências rasas, porque o real mesmo a gente vai entender quando, aproveitando o Lewis aqui, a gente chegar na Nárnia de verdade.
É isso, amei. Amei mais ainda com essa edição especial da Thomas Nelson que é lindíssima, meu tesouro particular.

Mih 12/06/2023

Mais um dia cs
Sim, a escrita do CS é bemm confusa, mas eu gosto muito!
Pq o cs faz parecer que vcs sai amigos que estão tomando chá e papeando sobre as coisas loucas que pensam ou interpretam do mundo.
Nesse livro o cs simplesmente desconstrói a palavra amor e os comportamentos que temos mediante à ela em suas várias áreas.
Tem algumas descrições dele de como tal amor funciona que eu fiquei simplesmente chocada, pq as vezes não queremos ver o quão carentes e egoístas somos, mesmo que esteja bem na cara.. tentamos maquiar muitas atitudes, aí o cs vai lá e mostra a realidade.
Eu demorei p ler, mas valeu a pena, pq quebra muitos tabus que as vezes só seguimos ao invés de pensar a respeito.

Ketlin.Chaves 12/06/2023

Amores
O livro Os Quatro Amores, C. S. Lewis mostra que a noção que temos da palavra amor é muito deturpada nos dias de hoje. O livro explica então a diferença entre esses quatro tipos. Na linguagem moderna, a palavra «amor» significa muitas coisas, e acabamos não entendendo completamente o termo. O livro recupera esse entendimento.

Primeiro, esse é um livro bem preciso em sua nomenclatura, mostrando corretamente as diversas formas de amor.

Isso ajuda muito a vida do leitor. A linguagem é acessível, mesmo sendo um assunto mais filosófico Vale a pena ler Os Quatro Amores.

Ele é um pouco abrupto no seu térmico, muito embora seja bem finalizado. Talvez se aprofundar um pouco mais no fim do livro o deixasse ainda melhor. Esse livro é fundamental para aqueles que querem melhorar seus relacionamentos através da compreensão do que é o amor.

Vitor_book 09/06/2023

Bom..
Terminei um livro/ensaio de Lewis acerca dos amores naturais, envolvendo os amores aos animais/natureza, afeição/amizade/Eros/caridade.
Com uma forma bem didática, ele transcorre a respeito de temas filosóficos tornando a leitura fácil, mas que requer esforço para ler e se aprofundar dos conceitos abordados. Recomendo vale a pena!!!

Nath Cantini 05/06/2023

Que livro!!

Minha primeira experiência com Lewis e eu estou apaixonada!
O começo foi um pouco difícil de acompanhar e entender. Ele parte para uma linha filosófica e você pode acabar se perdendo um pouco nas ideias, mas conforme a leitura vai avançando, as coisas vão ficando mais claras!

É um livro recheado de lições e trechos para te fazer colocar a mão na consciência e refletir sobre a forma como encara as coisas e enxerga os diferentes amores.

Apenas leiam!

Fabiana 31/05/2023

Que nossos afetos não nos matem nem morram.
Inicialmente, o livro abre aquele tradicional embate entre amar e gostar. Define algumas nomenclaturas, como amor-Dádiva e amor-apreciação. E lembra que quem é mais generoso é mais semelhante a Deus.

No capítulo 1, nos traz uma noção mais prática sobre apreciação e necessidade. Destaca ainda alguns perigos como o amor a coisas podem tornar-se um ídolo, como o amor a natureza, à pátria, e às nossas próprias histórias.

O livro trata sobre quatro diferentes amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.

Ele fala que a afeição é capaz de amar as as pessoas repulsivas. Aquelas que não são dignas de amor. E que, muitas vezes, não suportamos a independência que ora trabalhamos para que o outro alcance. Que na verdade, a afeição precisa andar junto da bondade, paciência, autoenganação.

Já sobre a amizade, ele lembra a hostilidade. Pois ela é seletiva, porém ela a Judá a comunidade não a viver, mas a viver bem. Na verdadeira amizade a pessoa é simplesmente aquilo que é: ela representa a si é mais nada. Vale destacar que aqui ele fala que a amizade causa medo. Pois, aqueles que tem amigos é verdade serão mais difíceis de serem manejados ou abordados.

O Eros quer o corpo nu. Quer a pessoa amada. O grande problema é divinizar o Eros ou o amado. Quando as coisas naturais se parecem quase divinas, o demônio estará logo ali. Que precisamos ter cuidado para não sermos sérios de maneira errada. Nesse capítulo, ele lembra do casamento espiritual entre Cristo e a igreja. Lembra que a noiva não tem qualquer beleza, a não ser a que o próprio Cristo a dá. E se o Eros for honrado sem reservas, se tornará um demônio.

E o último capítulo, Caridade. Ele conclui que os amores naturais em si não são suficientes. Precisa de algo mais. E trabalha esse algo a mais de maneira muito didática e fluida.

Recomendo muito a leitura!

Gabriela.Rossi 26/05/2023

Um dos livros mais 🤯🤯 que li nos últimos tempos. Distinguindo os tipo de amores e o quedo diferenciam, Lewis é impecável!! Recomendo a todos essa leitura.

Paloma.Nobre 26/05/2023

Um livro maravilhoso
Apesar da proposta de Lewis ser apresentada como um relatório de um amor por capítulo, este livro trata de todos os amores em todos os capítulos, dando ênfase ao amor específico tratado no título do capítulo. Basicamente o que Lewis quer mostrar é que temos Amor-Dádiva (amor desinteressado) e Amor-Necessidade (amamos aquilo de que precisamos). E os dois amores são saudáveis e foram colocados em nós pelo Criador. Amamos a Deus porque precisamos dEle. Ele nos ama desinteressadamente. Ele começa falando do amor Afeição, é o mais humilde dos amores, porque é modesto e discreto. A afeição está em roupas velhas, programas de televisão aos domingos, comida caseira. A afeição é construída de hábitos, mas também pode ser espontânea, como quando conhecemos alguém e já gostamos de cara. A amizade é o segundo amor, amizade é o menos natural dos amores, ele não produz sensações físicas como o amor erótico e não busca benefício próprio como a afeição. E também é o menos ciumento dos amores, que alegria é para dois amigos quando um terceiro se junta a eles. Amigos estão lado a lado olhando para frente, enquanto amantes estão frente a frente olhando um para o outro. O terceiro amor, Eros, é o amor de estar apaixonado. Lewis o tempo todo salienta a importância de não deixar que os amores se tornem demônios. Nossas preferências não devem ser o centro de nossas vidas, mas o meio pelo qual vemos a Deus. O último amor é a caridade, onde entregamos todos os nossos amores ao cuidado e senhorio de Cristo, pois sem Ele, tudo se torna um demônio.

Daniela Dos Santos 24/05/2023

Apaixonada por esse livro
Eu amei o livro, pra mim eu tenho os livro do Lewis difícil de entender, mas esse foi tão simples, casa página parecia um doce que você queria comer mais sem enjoar. A única parte que achei um pouco confusa foi o amor eros. Mas que livro maravilhoso.

Michelle 23/05/2023

Uma leitura leve, fluida e edificante.
Os Quatro Amores trata o amor a Deus e entre nós de uma forma objetiva, clara, mais profunda. Uma linguagem mais leve que alguns livros do autor. Contudo, igualmente edificante.

Paulinha 10/05/2023

Muito interessante
É um livro que te faz refletir sobre muitas coisas que achamos óbvias, mas não são.
É uma leitura um pouco difícil, porque o raciocínio do Lewis é bem detalhado, se vc se perde no meio na frase, tem que ler tudo de novo. Haha
Gosto muito da escrita dele, de sua humildade em admitir que não sabe de tudo, humildade essa que falta há muitos em nós atualmente.
Não concordo com tudo que é dito por ele neste livro, mas é muito interessante entender suas perspectivas e comparar com as nossas.
Recomendo bastante.

Ka_ 03/05/2023

Afeição/ Amizade/Paixão/ Caridade - os quatro amores.
O segundo livro de maio - O Livro mostra que a noção que temos da palavra ?amor? é muito deturpada nos dias de hoje. Na verdade, ela pode significar quatro coisas: afeição, amizade, paixão e caridade. O livro explica então a diferença entre esses quatro tipos.

Na linguagem moderna, a palavra ?amor? significa muitas coisas, e acabamos não entendendo completamente o termo. O livro recupera esse entendimento.

Os 4 amores é muito didático e nos traz conceitos muito importantes para entendermos os sentimentos que temos no dia a dia.

O autor mostra que existem quatro tipos de amores diferentes, apesar de todos eles receberem a denominação ?amor?. Sendo assim, dependendo da pessoa ou da coisa, teremos níveis diferentes de amor com ela. O amor pode ser afeição, amizade, paixão ou caridade. Para entendermos o que sentirmos, precisamos diferenciar entre eles.

Primeiramente, podemos citar a afeição, que nada mais é do que um sentimento positivo relacionado a algo ou alguém que gostamos, mas temos certa distância.

Em segundo lugar, a amizade é reservada para aqueles amigos de verdade: os que têm os mesmos interesses que nós e que possuem valores parecidos.

DAbora.AmAvel 29/04/2023

Os quatro amores
Para C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.