Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Cristiana.Fortes 08/01/2023

"No Céu, eu desconfio, um amor que nunca tenha incorporado o Amor de Deus seria igualmente irrelevante, pois a Natureza terminou. Tudo que não é eterno está eternamente ultrapassado." p. 183

No fim das contas, os nossos amores naturais são como tipologias do amor de Deus. Não devem ser desprezados ou ignorados, mas nós apontar para e ilustrar algo eterno.

anyss 04/01/2023

Ótimo para iniciar a trajetória C.S. Lewis.
Dizem por aí que os livros desse cara são os mais difíceis de serem lidos e que tem as palavras mais robustas, mas não é o caso desse aqui, por isso indico como o pontapé para aqueles que são receosos de começar algo dele.
O livro parece muito uma conversa de "mano para mano", é fluído e prende a pessoa, trazendo boas reflexões ao decorrer da leitura.
Ansiosa para ler os próximos!

dani 02/01/2023

Amor sob a ótica cristã
Lewis trata aqui do amor, analisando os 4 tipos estabelecidos desde a Grécia Antiga a partir da ótica cristã, considerando não apenas as definições, mas as sobreposições e relações entre os tipos. Um ensaio muito bem escrito como todas as obras do Lewis que já li até hoje, mas acho que precisaria de lê-lo com mais calma e parando para analisar e estudá-lo mais a fundo, porque juntando a complexidade do tema com o fato de que li em Italiano (uma língua que ainda não domino completamente), me deixou confusa em alguns momentos.
Independente disso, tive alguns insights muito interessantes, assim como meditações sobre verdades da Bíblia que são sempre boas de se lembrar.

Priamaral85 31/12/2022

Essencial
Lewis tem um jeito especial de explicar o cristianismo como poucos têm. Sem spoilers, passamos pelos tipos de amor relatados na Bíblia com o entendimento de cada um e como eles se encaixam, se completam e precisam estar presentes em nossa vida. Gostei e como o conteúdo e denso, precisarei reler pra fixar melhor o conteúdo.

Monique 30/12/2022

Os Quatro Amores
Livro bem curtinho (187 páginas) mas levei bastante tempo para ler. Para mim, ler e compreender Lewis não é tão fácil, no entanto sempre vale a pena!
Em os 4 amores o autor fala sobre as formas como o amor se manifesta: Afeto (Storge) - a forma original do amor, Amizade (Philia) - amor que escolhemos por nós identificar com outro indivíduo, amigo é aquele que ama o que amamos e repele o que odiamos, Eros - o amor romântico e Caridade (Ágape) - o amor Divino, revelado em Jesus Cristo, está baseado na doação, amor desinteressado e incondicional.
Outro ponto que gostaria de comentar aqui é sobre o "alerta" que Lewis nos faz a respeito de transformarmos nossos amores em deuses, colocando o alvo do nosso amor acima de tudo e de acordo com o autos, quando enxergamos o amor como um deus, ele se torna um demônio, pois nos leva a idolatria.

Isadora 29/12/2022

Tive uma certa dificuldade para entender a, vejo que ele fala de um modo mais poético. Mas com o decorrer da leitura fui entendendo a mensagem que ele queria passar para os leitores

Lee 28/12/2022

Último de 2022
Última leitura do ano e eu gostei bastante. Lewis tem a uma maneira muito peculiar de escrita e de como ele aborda os assuntos.

gabrieldefreitasle 26/12/2022

o amar em relação a nós
Todos amam. Amam alguém, amam sexo, gostam de alguém, tem amizade por ela ou ama um deus. E isso é meio óbvio e clichê dizer, mas eu digo. E digo porque deve ser dito. O ser precisa lembrar de que e de quem ama. o ser precisa lembrar que é bom ficar pelado (por mais estranho que pareça) diante dos que nos cercam.

Sabemos que sofremos e dificilmente alguém realmente gosta disso. E também sabemos que sofrimento é diretamente proveniente de amor. Só sofremos porque amamos. Só choramos a morte de alguém porque amamos ela; só temos o coração partido porque gostamos de alguém que se foi e só nos bate uma tristeza quando vamos nos separar de amigos porque somos amigos dele (e nessas horas fico feliz de ter nascido no Brasil e ter a palavra "saudade" no vocabulário). Resumindo, realmente só sofremos por essa droga chamada amor. E mesmo assim insistimos nele. O amor, no fim, não deve ser levado tão a sério.

ame mais, pense menos

Melissa.Casagrande 23/12/2022

''Que nossos afetos não nos matem nem morram.'' Donne
Lewis escreve com maestria sobre os quatro amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade. Ele trata sobre cada um de uma forma que nunca vi antes, coloca em palavras sentimentos profundos. É um livro cheio de aprendizados e reflexões importantíssimas. Entretanto, não concordo 100% com a opinião do autor sobre amizades entre homens e mulheres.

Cris Cristo Alves 22/12/2022

Filosófico, pode crer!
Esse livro é intenso e filosófico.
Se você não tem habilidade literária para explorar sua mente no âmbito do abstrato, não conseguirá explorar o seu potencial total.

Ele te faz refletir.

Ele te faz indagar.

Livro pontual no assunto amor, sem ficar tratando do tipo romântico, ele lida com todas as dimensões do ponto de vista do autor.

@JU.LENDO 18/12/2022

Uma mente brilhante
D todos dele esse foi um dos mais fáceis de entender. O capítulo sobre amizade é um alerta e aprendizado. 10/10 sempre.

Vitoria.Lais 13/12/2022

Vou precisar reler.
É um livro muito rico, cheio de informações importantíssimas, Nos faz refletir bastante.
Mas como já era esperado, é um livro difícil e denso.
Pretendo reler em algum momento, sinto que assim vou consegue absorver melhor.

Anna.Clara 09/12/2022

Profundo, lógico e encantador
Primeiro livro do C.S.Lewis que eu li e já me encantei com a sua escrita. Parece que todo mundo já leu Nárnia na vida mas eu nunca tinha parado pra prestar atenção nesse autor.

Sobre o livro: fala sobre os quatro tipos de amores e como ele se assemelha ao do tipo de Deus. O que eu amei nele é que traz o cotidiano, no qual a gente se identifica muito mas, ao mesmo tempo, parece que traz uma tese acadêmica pros seus pensamentos, MAS não baseado em seus próprios sentimentos mas com base no cristianismo. MUTO interessante!!! Com certeza eu vou ler mais livros dele.

Não dei 5 estrelas porque teve uma parte que eu não concordei e achei bem estranha em um dos capítulos, talvez um pouco machista em suas falas, mas não tirou minha opinião sobre a escrita e a sobriedade do autor. Precisamos levar em conta a época que ele escreveu e o contexto em que ele vivia.

Marsinicius 02/12/2022

Belíssimo
Livro surpreendentemente belo. Muito edificante principalmente para quem deseja ser uma pessoa melhor em seus relacionamentos de amizade, amor, familiares e com Deus. Vale muito a pena ler. Alguns conceitos são mais complicados de entender, mas a leitura é muito gostosa. Vale a pena!

Lorena626 01/12/2022

Ahhh o amor
Lindo e profundo, leitura meio difícil pra mim q não tem mt costume de ler esse autor, mas gostei bastante!