Os Quatro Amores

Os Quatro Amores C. S. Lewis

Resenhas - Os Quatro Amores

Viviane.Dias 04/02/2024

Estou lendo um livro do C.S. Lewis, Os quatro amores, e logo na introdução ele fala umas coisas que me fizeram ficar maluquinha. Lewis cria uma teoria sobre o amor-dádiva, aquele que nos faz ter preocupação, cuidado e senso de proteção, e o amor-necessidade, que é aquele que geralmente faz com que procuremos a Deus. Na verdade esse é o amor que Deus espera ver de nós, pois realmente precisamos Dele pra ter vida em abundância.

Mas uma coisa que eu li e que me fez ter vontade de compartilhar foi sobre as formas que nós temos de nos aproximar de Deus. A gente pode se aproximar Dele por semelhança, ou seja, pelo fato de sermos imagem e semelhança do Senhor, ou por abordagem, quando nós buscamos ser semelhantes a Ele através de nossos atos. A comparação que o autor faz é a de que a aproximação por semelhança é como observar uma cidade do alto de uma montanha: você está perto dela, mas para chegar até ela há uma grande distância. E a aproximação por abordagem é aquela que nos faz percorrer o percurso necessário que separa o cume da montanha dessa cidade lá embaixo.

Quando nós decidimos sair do status quo de sermos semelhantes pela aparência da criação, devemos então buscar estar próximos de Deus imitando a Cristo, que "é a própria vida divina operando sob condições humanas" (Lewis, C.S., Os quatro amores, p. 18). Lendo isso, não pude deixar de pensar na vida de Cristo, em seus feitos, seu amor, sua justiça, seu cuidado para conosco, em tudo o que Ele fez por nós e em nosso favor. Se um dia eu for capaz de amar um pouco do quanto Cristo nos amou, sei que estarei mais próxima de Deus. Se eu puder cuidar e fazer pelo meu irmão um pouco do bem que Cristo fez pela humanidade, então terei a certeza de que minha vida não foi em vão.

Senhor, meu Pai, peço que me ajude a ser mais semelhante a ti através de Cristo! Peço-te, meu Deus, que teu Espírito Santo invada meu coração do teu amor e da necessidade de estar perto de ti. Que minha sede por conhecer-te seja intensa, que minha disponibilidade de coração seja ampliada de acordo com Tua vontade. Que Teu amor dentro de mim transborde e que eu possa alcançar mais pessoas através do Teu bom perfume! Amém!

"Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos.

'Ele não cometeu
pecado algum,
e nenhum engano
foi encontrado em sua boca.'

Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se áquele que julga com injustiça. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados e o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados." - 1Pedro 2.21-24

Raquel.Albuquerque 27/01/2024

Linguagem difícil de entender, mas os pontos principais são os amores classificados por Lewis como os mais importantes: afeição, Eros, caridade e amizade.
Muitos assuntos polêmicos que precisamos lê duas três vezes pra pegar a linha de raciocínio dele. Mas, como sempre, leitura fantástica e esclarecedora. Lewis como sempre trazendo luz a assuntos relevantes.

laviss 25/01/2024

Os Quatro Amores
O livro é muito interessante pelo fato de abordar quatro formas de amar, mas tem umas horas que fica muito entediante. mas de resto, super recomendo a leitura!

rafeules 23/01/2024

Pra mim, a leitura de um livro de Lewis geralmente tem 3 características: ele fecha muito bem a ideia, é enfadonho e genial. E as 3 características falam sobre a mesma situação, porque quando ele lança uma ideia ele vai muito profundo sobre ela, o que é genial e enfadonho ao mesmo tempo, pelas muitas voltas que ele dá... Mas não posso reclamar de ele deixar algo pela metade, porque ele sempre fecha a ideia lançada. Os capítulos que mais gostei desse livro foram os que falam do Amor Amizade e Amor Caridade. Tem trechos muito legais e eu rabisquei bastante esse livro. Recomendo a leitura, com a ressalva de que os livros do autor são sempre bem densos e precisam de paciência.

Rebe 18/01/2024

Incrível. perfeito. inteligente.
C.S Lewis e sua habilidade encantadora?

Um dos meus livros favoritos - até o momento - do Lewis e também da vida!

Lewis escreve com maestria sobre os quatro amores: Afeição (amor sem querer impressionar), Amizade - que se tornou meu capítulo favorito -, Eros (amor romântico) e Caridade (amor de Deus).

Ele fecha com chave de ouro ao retratar sobre o amor de Deus no final do livro, cita sobre a lacuna que todos nós sentimos, aquele buraco, aquela falta que muitos não sabem como solucionar. Contudo, há uma solução, há uma esperança, que é Cristo.

?Todavia, para novidades do mundo completamente desperto, você deve procurar quem é melhor do que eu.?

Jeniffer36 18/01/2024

A coisa mais perigosa e mais segura do mundo: o amor
É difícil tentar descrever sobre os escritos do Lewis, porque, você sente que ninguém melhor que ele mesmo pra falar por si só e deixar o livro e o silêncio como suficientes (como de fato já são)

Mas, merece a tentativa. O livro descreve os 4 amores: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.
Afeição o amor mais simples, humilde e mais amplo de todos. É o amor que nos aproxima das pessoas de idades diferentes da nossa, de animais e não conseguimos perceber quando ele se inicia, ele só existe. Ele é calmo e perseverante, nada extravagante, é o amor que faz cuidar. A amizade o amor mais raro de todos, não precisamos dele necessariamente pra sobreviver, mas, ele faz a vida valer a pena, é o que dá cor e ânimo, como andar lado a lado com alguém que nos entende, seria como: ?O quê? Você, também!?? O Eros, amor apaixonado, vê o objeto como algo admirável em si, é do tipo que mesmo que seja difícil, quer a pessoa, ele quer exatamente aquela pessoa, não mais nenhuma, só aquela. E por fim, o Amor que criou os outros amores Caridade/Amor-Dádiva. O amor que ama por amar, o amor que dá sem buscar receber, o Amor mais superior e que sustenta os outros amores, o amor de Deus. Se os amores fossem um jardim, esse Amor seria o que faz as flores e as árvores crescerem, que derrama água em suas folhagens e as poda quando necessário. Esse é o amor que deve tomar nosso coração, pra que os outros floresçam e tenham esperança. Deixo por fim um trecho do livro:

?Quando a virmos face de Deus, saberemos que sempre o conhecemos. Ele também participa, faz, sustenta e se move momento a momento no interior de todas as nossas experiências do amor inocente. Tudo de verdadeiro amor nessas experiências era, mesmo no mundo, muito mais dele que nosso, e era nosso somente por ser dele. Ao vermos, será do retrato para o original, dos riachos de amores para a Fonte, das criaturas que ele tornou amáveis ao próprio Amor de Deus.?
Millena Costa Supriano 23/01/2024minha estante
Uau, seu texto me deu vontade de ler o livro! ?

Fabio 24/01/2024minha estante
Nossa, que resenha impecável, Jeniffer
Parabéns!

Jeniffer36 24/01/2024minha estante
É muito bom Millena, recomendo! ?

Jeniffer36 24/01/2024minha estante
Obrigada, Fabio!

rebecxg 15/01/2024

Lewis é um gênio, tenho vários livros dele mas decidi iniciar com esse, mas a questão é que a escrita desse livro é dificílima, os capítulos são extensos (apesar de serem apenas 5), o que me fez ficar um pouco perdida

Lívia Gomes 14/01/2024

Há muito tempo, quando eu me via em dificuldades com relacionamentos, recebi a recomendação dessa leitura com o argumento de que seria algo indispensável e determinante no momento de escolher um parceiro para toda vida. Desde então esse livro entrou pra minha wishlist e só agora consegui finalmente lê-lo. Sem sombra de dúvidas foi uma das leituras, senão a leitura, mais difícil que já fiz. É inquestionável o fato de que Lewis portava uma inteligência acima da média e também dominava o dom da escrita, porém para mim essa leitura foi bem difícil e maçante. A impressão que eu tive quase o tempo todo era que o autor tinha uma linha de raciocínio muito lógica e clara mas que eu não conseguia acompanhar. E provavelmente era isso mesmo.
A linguagem é acessível, a narrativa fluida, eu entendia as palavras mas não consegui criar conexões e entender o que ele queria dizer com tudo aquilo no fim das contas. Talvez eu só não disponha de intelecto suficiente para uma leitura desse calibre. Apesar disso muitos pontos eu entendi e achei esclarecedor e muito relevante e fiz diversas marcações em trechos que me marcaram e me trouxeram aprendizado. Acredito que no futuro eu vá refazer a leitura, com mais maturidade, experiência e outras perspectivas.
Continuarei buscando ler outros títulos do autor e tentando me encontrar em seus ensinamentos.
Carol 20/01/2024minha estante
entendo total kkkk as vezes ele começava uma linha de raciocínio e eu ficava ?mds, onde esse homem vai chegar???? kkkk o capitulo de Eros eu fiquei voando kkk

mas ó, uma sugestao de livro do cs lewis mais facil de compreender (e com mensagens muito boas): o grande divórcio. recomendo muuito

Lívia Gomes 20/01/2024minha estante
Mulher, graças a Deus não fui a única hahaha também me perdi muuuuito no Eros. Me senti burra demais lendo esse livro mas acho que em outro momento da vida pode ser que eu entenda melhor!
Obrigada pela indicação!! Vou tentar ler esse!

Carol 20/01/2024minha estante
kkkk vei, ele falando de Eros e Vênus e Mãe-Terra e Pai-Céu e eu tipo ??????????? kkk
pensei o mesmo: talvez em outro momento da minha vida (leia-se qd eu estiver apx?) faça sentido, mas dessa vez nao fez nao kkkk

sobre O grande divórcio, esse acho q é sem erro kk dificil nao gostar. ?cartas de um diabo ao seu aprendiz? é uma possibilidade tbb

Lívia Gomes 21/01/2024minha estante
Eu tenho aqui em casa "Cristianismo puro e simples" e "Como ser cristão". Depois de ler " Os quatro amores" juro que eu pensei - "Ah, pronto! Vou entender é mais nada que esse homem escreveu!". Mas assim... Vou continuar tentando! Vou ler esses que tenho em casa e vou comprar os que tu recomendou que é certo de ser inteligível hahaha

Carol 21/01/2024minha estante
eu amoo ?cristianismo puro e simples?, meu fav dele. mas assim: ele é ?puro?, mas ?simples? maaaais ou menos kkkk
mas é isso, vale a pena perseverar em CS Lewis. ele é tipo sushi, na primeira vez a gente acha esquisito mas vai aprendendo a apreciar até amar kkk (palavra de quem nao comia nem hot e hoje é a loka do sashimi kkkk)

Pedro.Felippe 12/01/2024

Agradável leitura
Para os que vieram à Lewis pelas vias teológicas o autor é de longe um escritor, mas para aqueles que não são crentes a leitura desse livro é bem interessante e o escritor domina a arte da escrita como pouco.

Cecília 12/01/2024

A diferença dos sentimentos que chamamos de ?Amor?
Lewis, nos faz enxergar a distorção que é a palavra ?amor? na atualidade. Sendo assim ele explica a diferença e nos mostra como é importe diferencia-los.
Os quatro tipos: afeição, amizade, Eros e caridade.

Ludsborges 08/01/2024

Uma vaga lembrança
Li esse livro estaca na faculdade, ele foi difícil de ler pq o Lewis é um pouco difícil, mas possui um conteúdo muito denso e para pessoas que querem entrar em um relacionamento sério chega a ser interessante. Vou reler e depois volto para uma nova resenha

Debs_Arsil 06/01/2024

Aqui, Lewis retrata os 4 tipos de amores existente. Afeição, Amizade, Eros e a Caridade. Cada um deles com suas qualidades e características. Eu, particularmente, gostei muito da forma como ele abordou a amizade e a caridade. O quanto foi mais fácil compreender o que naturalmente observamos no nosso dia a dia. Digo a respeito de fazermos algo natural que passa desapercebido. Como uma admiradora das obras de Lewis, eu gostei muito do livros ?Os Quatros Amores?.

Oscar.Valeriano 04/01/2024

Às vezes, ou é melhor falar de CS Lewis e suas obras é difícil, pq ele tem a capacidade de mexer com nosso sentidos, com a nossa fé.
Esse livro é uma reflexão, um devocional sobre o amor, os tipos de amores, uma leitura envolvente, coerente e verdadeira.